domingo, 31 de março de 2013

Mangala, a Torre

Mangala marcou o 1º golo, enviou uma bola à trave e, indiscutivelmente, foi um dos melhores no Académica x FC Porto. Não por acaso, quer A BOLA, quer O JOGO, escolherem-no como o melhor em campo.

Há cerca de dois meses atrás, publiquei um artigo intitulado 'Mangala, o monstro voador', em que, para além de recordar a notável evolução deste defesa-central francês, antevi a sua saída do FC Porto a curto prazo (muito possivelmente já no final desta época).

E cada vez estou mais convencido que o destino deste parisiense será o seu clube do coração (o atual Qatar Saint Germain...), ou um dos "tubarões" da Premier League (Manchester United, Manchester City, Chelsea ou Arsenal). Aliás, observando as extraordinárias características físicas de Mangala, não tenho dúvidas que encaixaria como uma luva no futebol inglês (com o seu potencial, imagino o que seria no centro da defesa do Man United, trabalhado por Sir Alex Ferguson).

Apesar da eliminação prematura nos oitavos de final da Liga dos Campeões, numa época onde o melhor clube português dos últimos 30 anos podería ter ido mais longe (custou-me mais a eliminação em Málaga do que a previsível não conquista do tri-campeonato), estou cada vez mais convencido que o passe de Mangala não ficou desvalorizado e irá ser avaliado num valor superior ao do Bruno Alves (22 MEuros) e próximo do recorde estabelecido por Ricardo Carvalho e Pepe (30 MEuros), outros dois defesas centrais que saíram do FC Porto para colossos europeus (Chelsea e Real Madrid).

(Mangala, melhor em campo do Académica x FC Porto, O JOGO)

Infelizmente, a FC Porto SAD só é detentora de 56,67% dos direitos económicos, mas é um privilégio vermos o Mangala vestido de azul-e-branco e, daqui a uns anos, vamos poder dizer que um dos melhores defesas centrais do Mundo jogou no FC Porto e foi aqui que evoluiu e deu o salto para a elite do futebol europeu.

5 comentários:

Azulantas disse...

questão dos direitos resolve-se com a compra da restante percentagem justamente antes de negociar par Inglaterra ou França.

Este Verão saem Moutinho e Mangala (50-60 M Euros) para manter James e Jackson mais uma época. M's por J's.

Miguel Lourenço Pereira disse...

"Infelizmente" Zé, é algo sobre o qual já discutimos, não é bem o termo. Digamos que foi antes uma decisão financeira da SAD em abdicar desses 43,23% quando havia outros jogadores com menos projecção no plantel para despachar!

Filipe Sousa disse...

E se assim for, falta saber quão inflaccionados serão esses 43,23% comprados de volta.

Costa disse...

"...abdicar desses 43,23% quando havia outros jogadores com menos projecção no plantel para despachar!"

Queres ver que os 'investidores' andam a nanar e deveriam ter comprado os passes do Kelvin, Kleber ou Miguel Lopes, que o FCP deveria ter 'despachado', não ?!

O FCP só arranja parceiros para gajos que tenham potencial.

Falar é fácil, muito fácil, aliás nos tempos atuais é fácil de mais...

Amorim disse...

Volta Mangala!