sábado, 9 de março de 2013

Dois golos e pouco mais !


Foi um jogo bastante medíocre, com um excelente resultado. Entrámos desenvoltos, com boa dinâmica e, através de bolas paradas, aos 12 minutos já estávamos na frente com dois golos sem resposta. Durante o resto da primeira parte, o Estoril empertigou-se, perdemos o comando do jogo:  o adversário ganhou as primeiras, segundas e terceiras bolas,   raramente conseguimos sair para o ataque de forma apoiada  e até no momento da "posse" maltratámos a bola, em excesso. Nem o esférico merecia, nem quem tinha ido ao Dragão à espera de melhor espectáculo.  O Estoril não criou grande perigo, mas ocupou melhores espaços e tinha sempre mais gente próximo da bola. O jogo tendeu a ficar empastelado e chato, mas o Estoril esteve bem mais lúcido que o FCP.
Foi com alívio que vi chegar o final da primeira parte com dois golos de pecúlio. É assim o futebol. Na segunda parte, depois das alterações introduzidas, ficámos um pouco melhor. O Estoril teve menos bola, fomos mais competentes no controlo do jogo e ainda conseguimos uma outra situação em que poderíamos  ter chegado ao golo. Foi uma daqueles desafios, em que as balizas não parecem ser o destino último do jogo. As equipas esgotam-se a contrariar os avanços do inimigo e não sobra criatividade e alegria para jogar de forma mais desinibida e construtiva. Tudo muito chato e sonolento, abanado por algumas boas jogadas que não disfarçaram a má qualidade do jogo e exibições constrangedoras. No topo James, que tem sido  uma desilusão. Depois Lucho em quebra acelerada,  e Defour que não podia com uma gata pelo rabo a meio do segundo tempo. Martinez não esteve muito assertivo, Ismaylov entrou complicativo e, pasme-se, Castro trouxe vontade e dinâmica e deu um pouco de vida a uma equipa em estado de  anemia. Cometeu alguns erros (um dos quais grave) mas lutou, correu e construiu. As  vedetas fizeram muito menos.
 
Otamendi esteve bem, Maicon melhorou, os laterais sofríveis, Atsu não esteve mal  e Varela  sem brilhantismo esteve uns furos acima de James que me tem desiludido, insisto, porque salvo a marcação do pontapé de canto que deu o primeiro golo,  foi um jogador a menos. Espero que o treinador tenha coragem de pôr a jogar os que estão melhores e James está longe do valor que julgo ter, mas que demora em provar. Um bom jogador não pode ser tão intermitente.
 
Valem os três pontos e estou muito expectante que FCP vamos ter em Málaga e nas duas saídas perigosas nos próximos jogos para o campeonato.
Oxalá nos surpreendam. Ficamos à espera!


19 comentários:

Rui Anjos (Dragaopentacampeao) disse...

Depois de um calendário rigoroso e antes de um jogo para a Champions, não me choca este tipo de exibições, tanto mais que ela aconteceu depois de quase garantida a vitória.

É verdade que esta equipa, mesmo em poupança, tinha a obrigação de oferecer melhor espectáculo.

Agora todos esperamos um bom desempenho frente ao Málaga, até para justificar de algum modo esta economia de esforço.

Um abraço

Duarte disse...

Espero que as poupanças sirvam para alguma coisa. Teremos mais um dia de descanso que o Málaga e, provavelmente, vimos de um jogo disputado a um ritmo e intensidade bem mais baixos do que aquele que eles vão ter.

De resto, não deixa de ser extraordinário como mesmo num jogo como o de ontem o Liedson não entra (se estávamos numa de poupanças, então substituía-se o Jackson, que joga sempre) e conseguimos, mesmo num ritmo baixíssimo, ter um jogador a lesionar-se. Fantástico!

João disse...

O Estoril tem dois ou três jogadores que não tinham lugar aqui na equipa da terrina e mesmo assim o James conseguiu ser o pior em campo. Que nódoa. Se é para isto mais vale nem ser convocado. Começa a ser preocupante a falta de forma em que os nossos lesionados se apresentam, se é para o Moutinho e Mangala virem neste estado, o campeonato ardeu

Pedro Ramos disse...

Já tinha dito à várias semanas que voltariamos às más exibiçoes com a desculpa esfarrapada da liga dos campeoes. Joga-se mal antes para poupar e joga-se mal depois porque estao cansados.
Parece-me que a equipa quer dar-me razao.
Vermos se também me dao razao quando depois nao encontro nas exibiçoes da liga dos campeoes nenhum beneficio desta "politica".

José Correia disse...

Depois de um calendário rigoroso...

Um calendário rigoroso?!
Tirando o FC Porto x Málaga, quantos jogos a meio da semana é que o FC Porto fez nas últimas 4-5 semanas?

José Correia disse...

De resto, não deixa de ser extraordinário como mesmo num jogo como o de ontem o Liedson não entra (se estávamos numa de poupanças, então substituía-se o Jackson, que joga sempre

Penso que essa substituição não foi feita porque, devido a questões fisicas, foi necessário/imperioso substituir outros três jogadores: James, Lucho e Defour.

José Correia disse...

Castro trouxe vontade e dinâmica e deu um pouco de vida a uma equipa em estado de anemia. Cometeu alguns erros (um dos quais grave) mas lutou, correu e construiu. As vedetas fizeram muito menos.

De facto, quando um jogador do nível do Castro, se destaca pela positiva em comparação com os seus companheiros de equipa, está quase tudo dito (acerca do nível exibicional dos outros jogadores).

José Correia disse...

James que me tem desiludido, insisto, porque salvo a marcação do pontapé de canto que deu o primeiro golo, foi um jogador a menos. Espero que o treinador tenha coragem de pôr a jogar os que estão melhores e James está longe do valor que julgo ter, mas que demora em provar

Este James pós-lesão está irreconhecível e, mesmo que o Moutinho não recupere, penso que é quase certo que James não será titular em Málaga.

Duarte disse...

James concordo. Lucho podia perfeitamente nem ter sido titular. Defour não entendo porque foi substituído, nem lhe denotei nenhuma quebra física. O Jackson joga sempre e até ao fim, não durará em alto rendimento um ano inteiro e com o jogo feito podia e devia ter descansado. Liedson veio para quê? Não serve para encontros de um ritmo que consegue ficar a baixo de muitos jogos do Brasileirão, mas por outro lado entra em Guimarães (num jogo em que o resultado também estava feito, mas ainda assim de muito maior intensidade)? Incompreensível, verdadeiramente incompreensível.

Voltando ao Lucho, não entendo porque é titularíssimo indiscutível seja qual for a situação. Para já falha passes fáceis uns atrás dos outros; passes de ruptura nem vê-los; remates, golos, apontamentos individuais também não. É fundamental para os equilíbrios da equipa? Talvez. Defende? Sim, defende. Só que estamos a falar de um médio ofensivo, essas tarefas não são sequer da sua incumbência, ou pelo menos não serão sequer as principais.

Duarte disse...

PS: Além de que em Málaga provavelmente já teremos o Moutinho e nessa situação não é crível que o Defour seja titular.

José Correia disse...

em Málaga provavelmente já teremos o Moutinho e nessa situação não é crível que o Defour seja titular

Não sei porquê.
O onze titular na Luz foi o seguinte:

Helton
Danilo, Otamendi, Mangala, Alex Sandro
Fernando, João Moutinho, Lucho
Varela, Jackson Martínez, Defour

E este onze foi repetido no FC Porto x Gil Vicente (5-0)

Duarte disse...

Parecendo que não, já lá vai algum tempo depois disso, José Coreia e nessa altura não havia o James. Bem sei que este último não está em forma, mas duvido que o onze seja esse (veremos) e, seja como for, continuo sem perceber a não entrada do Liedson num jogo destas circunstâncias.

Anónimo disse...

Se o Rui Anjos classifica o calendário do Porto de rigoroso!!! Gostaria de saber como classifica o calendário dos vermelhursos; estes sim que há semanas que andam a jogar no minimo duas vezes por semana. O que acontece é que o plantel do Porto foi muito mal estruturado para esta época. Como é possivel ter o plantel mais caro e onde mais dinheiro foi investido nestas duas últimas épocas e ter tantos buracos como este tem. Então não é o Antero o supra sumo dos directores para o futebol!

Anónimo disse...

"Espero que as poupanças sirvam para alguma coisa."

Também eu. É que a última vez que o Porto entrou em poupanças, tudo nos saiu ao contrário, fomos corridos da Taça de Portugal e a seguir perdemos em Paris e o 1º lugar do grupo para o PSG.

Anónimo disse...

Quanto ao Liedson; sinceramente não entendo esta contratação por parte do clube; no inicio fez-me confusão por várias razões: Idade, Preço (custo elevado em vencimentos) e a mais importante delas todas, que tem haver com o tempo que Liedson esteve inativo por causa de uma lesão. Dito isto, e eu que não passo de um simples sócio; pensei que os responsáveis do clube, com Antero á cabeça, tivessem como é natural, outro tipo de informações sobre a forma do jogador para avançarem para a sua contratação e tendo em conta que não havia alternativa ao Jackson. Passadas umas semanas, começo a chegar á conclusão que eu através do jornais brasileiros estava bem mais informado que os ditos responsáveis.

Anónimo disse...

"Voltando ao Lucho, não entendo porque é titularíssimo indiscutível seja qual for a situação."

Vendo bem, quais são as alternativas no plantel para substituir o "indispensável" Lucho, tendo em conta o modelo de jogo do Porto, que é sustentado por três médios com um papel bem defenido dentro do modelo de jogo imutável de Vitor Pereira. Os médios no plano teórico que melhor desempenham esse modelo, são sem dúvida os "insubstituiveis" Fernando, Lucho e Moutinho, que só parcialmente podem ter como substituto Defour, o unico com o real valor no actual plantel do Porto para poder desempenhar parcialmente o papel de um dos três. Quem mais além de defour? Eu não vejo ninguèm. E não reconheço capacidades em VP para descobrir ou desenvolver dentro do plantel, alternativas válidas, como acontece amiude em outros clubes e com outros treinadores.

Anónimo disse...

De quem será a culpa? do departamento médico ou do departamento tecnico e do treinador? Uma pergunta a que eu igualmente gostaria ter uma resposta.

Anónimo disse...

Eu pessoalmente não só concordo consigo, como subescrevo por baixo o seu comentário. Só acrescentaria, o seguinte: Espero que esteja redondamente enganado e que os motivos que nos levaram a ser afastados da taça de portugal, tenham sido uma vez sem exemplo. Agora, que me é dificil pensar positivo, é; quando no banco temos o "grandissimo" Vitor Pereira como treinador, o tal que colocou o Porto a jogar o 2º melhor futebol da europa, só atrás do mitico Barcelona; sim aquele futebol tipo rolo compressor que que quase todos começaram a constatar e a elogiar, após o Porto cilindrar o "potentissimo" GV por cinco bolas a zero e que se repetiu no jogo contra o VG e que começou a diluir contra a equipa de Olhão e que agora já ninguém fala. É que uma coisa é dominar as estatisticas, outra é ganhar.

Duarte disse...

"Vendo bem, quais são as alternativas no plantel para substituir o "indispensável" Lucho"

Izmaylov desde logo. Eu não digo que o Lucho não jogue a maior parte dos jogos (os mais importantes principalmente), mas não entendo é que jogue todos e sobretudo não percebo porque joga durante tanto tempo na maior parte deles.

O Izmaylov é médio ofensivo, não é extremo e creio ter sido contratado nessa lógica. Disse em Janeiro que nos fazia mais falta um número 10 que pudesse substituir o Lucho do que propriamente um extremo. Pois bem, ele veio e já provou estar fisicamente apto. Que comece a ser utilizado nessa posição mais frequentemente e que se poupe El Comandante, que não é eterno e tem feito jogos verdadeiramente em claro subrendimento.