segunda-feira, 4 de março de 2013

Os fidalgos da casa mourisca


«O final do clássico entre o Sporting e o FC Porto foi tudo menos pacífico na tribuna presidencial de Alvalade. Os ânimos exaltaram-se e foi preciso a intervenção de Godinho Lopes para evitar que os incidentes ganhassem proporções maiores.
O ponto mais crítico aconteceu já no final da partida e envolveu diretamente Pinto da Costa e Paulo de Abreu, ex-vice presidente do Sporting, assim como Reinaldo Teles, vice presidente do FC Porto. Segundo fontes dos dois clubes contactadas por O JOGO, tudo aconteceu porque Paulo de Abreu "passou praticamente todo o jogo a provocar" os dirigentes portistas, tendo como ponto de partida "as decisões do árbitro Paulo Baptista".
As provocações "foram constantes" e, já no final do encontro, Pinto da Costa convidou Paulo de Abreu a ter o mesmo tipo de comportamento na próxima visita que fizer ao Estádio do Dragão. Foi nesse preciso momento que os ânimos aqueceram ainda mais entre os já referidos intervenientes, de tal forma que Godinho Lopes, que não gostou da atitude do antigo vice, foi obrigado a agarrar Reinaldo Teles para evitar males maiores.
Já depois de tudo serenado, Godinho Lopes ainda se dirigiu ao parque de estacionamento do Estádio de Alvalade para "se despedir com um abraço" dos administradores do FC Porto.»
in O JOGO


Este comportamento é ilustrativo do nível de alguns dos "fidalgos" de Alvalade. Convidar os dirigentes do clube adversário para o camarote presidencial e depois passar o jogo a mandar bocas provocadoras a esses dirigentes, mostra bem a estirpe e o saber receber desta gente. Mas, vindo de quem vem, não é nada que me surpreenda.

O que me surpreenderia era se este Paulo de Abreu, que pelos vistos esteve quase a levar no "focinho" em pleno estádio de Alvalade, os tivesse no sitio para, na próxima época (*), acompanhar o seu clube na deslocação ao Porto e fizesse algo de parecido no camarote presidencial do Estádio do Dragão. Isso sim, era algo que eu gostava de ver...

(*) Estou a partir do pressuposto que o sporting não vai descer de divisão.

12 comentários:

Anónimo disse...

Foi uma pena não terem deixado o "chefinho" desenferrujar os seus dotes de boxeur, o "fidalgo" bem merecia o correctivo.

Anónimo disse...

Ó José Correia, vale a pena discutir as recepções que o seu clube faz aos outros ou não ? E por recepções incluo também tudo o que sucede na sua tribuna de honra, porque falar em pedradas e afins...bem é o pão nosso de cada dia.

Desculpe a pertinência mas este é um post tremendamente desajustado. Se depois o enquadrarmos na pena de um portista..aí passa a surreal.

Cumprimentos.

José Correia disse...

Ó José Correia, vale a pena discutir as recepções que o seu clube faz aos outros ou não?

Vale, claro que vale.
Que eu saiba, em mais de 30 anos de presidência de Pinto da Costa, nunca um presidente de um clube adversário, que tenha sido convidado para se sentar ao lado dele, foi alvo de provocações ou insultos da parte de outras pessoas presentes no camarote presidencial.
E sabe porquê?
Porque isso, mais do que provocar a pessoa convidada, seria desrespeitar o anfitrião, o presidente Pinto da Costa.
Ora, no FC Porto, ao contrário do sporting, não há "fidalgos", nem "fidalguinhos". Há uma pessoa que manda e é respeitado por todos.

José Correia disse...

E por recepções incluo também tudo o que sucede na sua tribuna de honra

"Tribuna de Honra" é um conceito do Estado Novo, que eu compreendo perfeitamente vos (benfiquistas e sportinguistas) seja caro e deixe saudades.

No Estádio do Dragão não há uma "Tribuna de Honra". Há, sim, um camarote presidencial.

DC disse...

O José Correia com este post já ganhou fãs nos blogs dos calimeros hehehe

José Correia disse...

falar em pedradas e afins...bem é o pão nosso de cada dia

Já algum presidente de um clube adversário foi apedrejado no camarote presidencial do Estádio do Dragão?

Não misture alhos com bogalhos, porque com esse tipo de argumentação só se cobre de ridículo (desculpe, esqueci-me que você é daqueles que escreve sob anonimato...)

.:GM:. disse...

José Correia, esse nosso amigo anónimo parece desconhecer que esse vício das "pedradas" fora do estádio começou a ter muito mais relevância a partir de um Estoril - Porto, se não estou em erro. Sem mencionar a "invasão" do autocarro da equipa de hóquei portista, que resultou no traumatismo craniano por agressão do Filipe Santos (???), ou ainda do autocarro incendiado às portas do Estádio da Luz. Eu de facto não compreendo a mente destes iluminados.

Delindro disse...

Se lhes acontecer o que espero que é descerem de divisão esse ser pode sempre deslocar-se ao Estádio de Pedroso.

Anónimo disse...

Tenha vergonha seu lagarto! Que vem aqui fazer? eu percebo que os blogs do sporting é so tristezas! e aqui ainda se vão vendo algumas alegrias...
basta ver o segundo post desse blog em que escreve:"Maior goleada da história é do sporting". Só me dá vontade de rir!

Anónimo disse...

Pedras? Só se forem aquelas que a Manuela Ferreira Leite quase ia levando no Estádio Nacional na famosa final da Taça de Portugal com o João Pinto a defender-se com a Taça à frente da cara..
Pedras lançadas por adeptos do Sporting após (uma vez mais) terem perdido.
Sim, e era a famosa "Tribuna de Honra".
Que moral do catano por parte dos lagartos.
Sempre melhores que os outros mas, "at the end of the day", exactamente a mesma merda.

D.Pedro disse...

"Choramingar" é um vicio muitas vezes sem razão.

O arbitro podia ter expulso o avançado holandês por cotovelada ao Otamendi ? Podia.

O arbitro podia ter expulso o avançado holandês, por gesto "improprio" para com Maicon ? Podia.


Lembrar que Costinha já apanhou castido como jogador do Fcp por esse motivo mas também foi o unico.

Anónimo disse...

Só duas coisas José Correia, pensei ter distinguido correctamente entre comportamentos desviantes no 'camarote presidencial' e as pedradas (que não, não começaram em nenhum Estoril-Porto, é um método bem antigo, comum a quase todos os clubes mas com especial preponderância num determinado ponto do país). Quero com isto dizer que no seu 'camarote presidencial já houve sim insultos a dirigentes de outros clubes - ameaças de agressão incluídas - portanto, aqui todos têm telhados de vidro.

Por fim, essa mênção ao Estado Novo fez-me pensar em Urgel Horta.