sexta-feira, 1 de março de 2013

O golpe do baú da BTV ao futebol televisado

O golpe no baú!
O SL Benfica conseguiu os direitos de transmissão exclusiva da Premier League para as próxima temporadas e vai ter o direito de exibir no seu canal de televisão todos os jogos que se possam ver em território português da competição nacional mais vista do planeta.

Como é possível que um clube de futebol consiga um contrato deste nível pelo qual empresas em todo o Mundo pagam fortunas, a começar pela própria Sky no Reino Unido (seguido do Canal Plus em França e Espanha)? Simples, com a ajuda dos amigos da Portugal Telecom, essa empresa que apesar de já não ser detida pelo governo, ou seja, por todos os portugueses, continua a comportar-se no mercado como se tal fosse certo (porque tem as costas muito bem cobertas)!

O negócio é simples de entender. Um esquema muito bem montado que permite à empresa de telecomunicações e ao clube eliminarem de um só golpe dois rivais dos últimos anos: ZON e Joaquim Oliveira.

A PT nunca esteve de boas relações com Joaquim Oliveira o seu império Controlinveste e durante os últimos anos ambas as empresas travaram uma luta surda nos corredores do poder. O império mediático montado por Oliveira foi-se desfazendo à medida que começavam a aparecer novos jogadores, nomeadamente o dinheiro que vinha de Angola, e que ajudou a safar a PT de muitos problemas quando a crise apertou. Esse dinheiro, coordenado pela família do actual presidente angolano e coordenado pela filha, serviu para adquirir títulos de imprensa e entrar no accionariado da PT.

Por outro lado, a plataforma detida pela Portugal Telecom leva vários anos de luta contra a ZON, depois de que ambas as empresas se tivessem separado, pouco amigavelmente, e seguido o seu caminho de forma distante. A BenficaTV optou por aparecer apenas na Meo, ligando-se intimamente à PT na sua influência de poder, no que foi um primeiro golpe para a Zon. Mas não o último.
A primeira ameaça ao poder da SportTv e da Zon chegou com a ideia de Pais do Amaral em criar um canal alternativo de desporto em Portugal na plataforma Meo. Pais do Amaral tinha adquirido os direitos para os próximos três anos da liga espanhola e sondou o Benfica para vender-lhe os seus 15 jogos em casa mas no final não conseguiu juntar dinheiro e meios para avançar e a SportTv apareceu à última da hora com dinheiro exigido pela Mediapro (empresa que gere os direitos do futebol em Espanha) e manteve esse trunfo na manga. Tinham abortado o plano inicial da PT mas não poderiam fazê-lo com o alternativo.



A PT entrou em força na própria SporTv, adquirindo 25% da empresa (os outros 25% são da ZON e 50% pertencem à empresa detida por Joaquim Oliveira). Foi uma forma de ganhar sem perder. Não só garantia para si parte importante dos lucros da empresa como apaziguava Oliveira em relação à jogada que preparavam. Membros influentes ligados à PT serviram de intermediários na negociação entre a direcção da Premier League e a BenficaTV, garantindo aos ingleses que não só serviam de fiadores como davam a cara pela gestão dos direitos da competição face às dúvidas iniciais dos ingleses em ter a sua competição num canal de um só clube.

O que conseguem com isto?
Em primeiro lugar tiram uma das máximas jóias da SportTV.
Para LF Vieira (que agora conta com a ajuda e os contactos importantes de José Eduardo Moniz no meio audiovisual) é um golpe que sabe particularmente bem depois da guerra aberta com Oliveira nos últimos anos, com choradinhos à mistura, que estavam por detrás da criação da BTV, do seu posicionamento na Meo e na compra dos direitos da liga brasileira, por exemplo.
Em segundo lugar dão um golpe muito sério à ZON, obrigando a todos os que queiram seguir a competição a mudar-se para a Meo, independentemente do clube que apoiem. É o primeiro passo para acabar progressivamente com o rival directo nas plataformas audiovisuais. Para isso contam com o apoio do Estado - que até à bem pouco tempo ainda detinha uma golden-share na companhia e que mantém uma influência tremenda - e do dinheiro angolano que lhes permite este golpe tão ousado sem temer perdas financeiros nos primeiros dois anos.

Por fim abrem a porta a transformar a BenficaTV no canal que Pais do Amaral quis criar, um concorrente desportivo real à SportTV. A Premier League é apenas o 1º passo. Seguem-se os jogos em casa do Benfica, a eventual compra dos direitos da Taça da Liga/Taça de Portugal, alguma que outra competição nacional europeia e talvez um ataque mais directo às provas da UEFA, nomeadamente nos jogos que actualmente dão em sinal aberto por um dos 4 canais generalistas que começam a perceber que não têm pernas nem fundos para suportar os preços exigidos pela UEFA. Se a isso juntarem outros desportos, o plano da PT e dos dirigentes do Benfica é ter um canal multi-desportivo de projecção para os próximos dois anos. Precisamente quando acaba o contrato da liga espanhola e da Champions League, à qual planeiam optar com uma oferta muito mais alta que a que possa fazer a SportTV. Nada é deixado ao acaso.

Essa realidade permite ao Benfica não só aumentar o número de subscritores ao seu canal como também o aumento das receitas em publicidade. E é também o primeiro e inevitável passo antes de passar o canal ao serviço fechado, garantindo então um lucro muito superior em subscrições exclusivas da plataforma Meo.



Com essa jogada não só esperam ir esvaziando de conteúdo e assinantes a SportTV - com quem têm mantido uma forte rivalidade e que actualmente não tem potencial financeiro para competir, e que depende cada vez mais do dinheiro angolano que também está na PT - como criar uma receita paralela e sem precedentes num clube de futebol.

A operação terá custado cerca de 15 milhões de euros e para isso o clube pediu um novo empréstimo obrigacionista no valor de 80 milhões, metade para pagar um empréstimo que vence agora e o resto para investir em força no novo canal. A PT funcionará como fiador, garantindo que o projecto tem pernas para andar porque é do seu especial interesse que a Meo crie uma plataforma desportiva alternativa sólida à da Zon. Porque se muitos portistas e sportinguistas podem passar para a Meo para verem os jogos da Premier, com o passar do tempo o objectivo é esvaziar a SportTv de assinantes à medida que a sua oferta vá diminuindo. O aumento da transmissão de jogos via streaming online pode permitir aos adeptos de muitos clubes simplesmente cancelar o contrato com a SportTv se a oferta baixar significativamente e só com isso a PT e o Benfica conseguem uma vitória importante. Aumentar os assinantes do canal é só a segunda parte do plano. Um plano com um alvo bem definido e que roça o limite do legal e do ético. Uma competição nacional exclusiva de um clube obriga sempre os adeptos de outros clubes a dar audiência ao mesmo. Se esse canal se tornar (como é óbvio) canal fechado por subscrição, obriga-os a dar dinheiro a esse clube para ver os jogos de uma liga independente.

E o Estado português, que até há bem pouco tempo manteve uma golden share na PT - mas cuja a influência permanece e permanecerá na companhia - pactua de forma silenciosa com este claro assalto aos direitos dos consumidores, da mesma forma que a RTP também adiantou dinheiro para que Paulo Futre vestisse a camisola vermelha durante uma temporada. É assim Portugal e é assim que se gere o futuro e a salvação financeira de um clube eternamente protegido contra um empresário que se tornou personan non grata na capital quando começou a dizer que não às exigências que vinham de governantes, empresários e dirigentes desportivos sediados no sitio do costume.



173 comentários:

Anónimo disse...

Falas muito do que não sabes, não fosse tamanha prepotência envolta nessas palavras e até perdia tempo a debater a questão e explicar como as coisas são de facto.
Mas quem fala assim, sabe de tudo e não precisa de ouvir nada, já andou melhor este blog.

Anónimo disse...

Vamos ver o que a PT pode fazer contra a ZON/SNC.

Não me parece tão linear esse seu raciocínio que o futuro está em cheque.

Não esquecer que muitos milhares de pessoas vêem os mais diversos campeonatos europeus via streaming.... eu sou um deles e assim continuarei

Cliente da ZON para manter até ao tutano e que todos os portistas façam o mesmo

cumprs,

aguardemos serenamente

Rui disse...

Nunca irei pagar um euro que seja para ver um jogo na Benfica Tv nem que seja um Benfica-Porto e tenho fortes duvidas que continuando os jogos do Porto e Sporting na Sportv haja muitos adeptos sem ser do Benfica a subscrever o canal, ainda para mais num contexto e crise profunda.

Hugo disse...

Parabéns. É bom que alguém escreva/diga as verdades. Eu falando por mim, jamais pagarei algo por esse canal.

disse...

O passo seguinte é conseguir comprar os direitos dos jogos do Porto à Sportv. Com os nossos comentadores...era lindo! :)

Saudações,



Anónimo disse...

Desculpa mas depois de ter lido o teu artigo com atenção apenas posso dizer que te limitaste a apresentar factos e nada do que disseste comprova ser um acto vergonhoso, como sabes o benfica nao está com boas relações com a sporttv até pelo facto do tipo de contracto que esta assinou com o porto e sporting em que estes aumentariam o seu contrato dependendo do montante envolvido no contracto do benfica por isto o benfica achou por bem nao assinar contrato com a sporttv qual o mal? nenhum... depois comprou a transmissao da liga inglesa qual o mal? nenhum é o mercado até porque como mesmo que seja com o dinheiro da PT como disseste o estado já vendeu quase tudo (infelizmente) mas vendeu ou seja apenas tem golden shares que são ilegais (um a unica ilegalidade aqui) ou seja apenas posso concluir que tu achaste bem nesta aposta do benfica mas como é o benfica é mais dificil de admitir eu percebo mas eu acho que é uma optima noticia para o benfica, se como dizem que os clubes são cada vez mais empresas então isto é jogada brilhante. Negócios são negocios umas empresas crescem e eliminam as outras eu prefiro não eliminar a sporttv mas limitar o seu poder porque essa sim tinham um monopolio e isso nunca é bom

disse...

"Para isso contam com o apoio do Estado - que ainda detém uma golden-share na companhia e uma influência tremenda - e do dinheiro angolano que lhes permite este golpe tão ousado sem temer perdas financeiros nos primeiros dois anos"

já não há golden share. Depoois mais à frente dizes "até há pouco tempo tinha uma golden share"

foi lapso?

Pedro M. disse...

muito boa análise.

no entanto, há uma coisa que me faz confusão.
com o aumento da qualidade dos streamings online, as receitas destes canais terão tendência a diminuir.
Logo, enquanto o canal for grátis na MEO, eles ainda podem ter muita gente a ver. Agr, há algum portista/sportinguista que vá pagar 15€ (ainda longe dos 25 da sporttv) para assinar a benfica tv? se ao menos fosse um canal minimamente camuflado...

Logo, podem estar a criar condições para um monopolio nas transmissoes televisivas importantes, mas duvido que seja um negócio da china como eles pensam.
Pessoalmente não estou muito preocupado pelo facto de ser relativamente fácil arranjar streamings de qualidade na net.

.:GM:. disse...

Para mim, pessoalmente, existem duas questões que não posso ignorar. Sou assinante SportTV com os canais HD incluídos e hoje em dia não prescindo de ver um jogo em HD. A opção streaming online, simplesmente não é uma opção dada a perda da qualidade assim como as interrupções inerentes à mesma. Até as transmissões na TVI ou na SIC me fazem confusão. Prefiro pagar pela qualidade da transmissão.

Por outro lado, não irei patrocinar a Benfica TV de forma alguma. Poderão passar para lá todos os outros campeonatos que isso não irá mudar a minha perspectiva, para além de duvidar que mesmo com o apoio da PT, a concorrência da SportTV não deixará de existir.

Mencionando a possibilidade da exclusividade de transmissão de competições nacionais, não me parece possível. Não estou a par dos contornos legais dessa questão mas parece-me um conflito claro com os interesses de outros clubes. Se o canal de um clube assegurar a transmissão de todos os jogos de competições em que o próprio clube está envolvido, como se pode garantir a isenção e igualdade de tratamento? Sinceramente, esse extremo não me parece possível ou legar sequer.

.:GM:. disse...

Queria dizer, ou "legal" sequer...

Anónimo disse...

Tudo isto faz sentido, muito sentido, embora eu pessoalmente não tenha dados fiáveis que me permitam ter a certeza desta estratégia. Como se combate isto, ou seja, como se mantém eticamente e moralmente impoluto perante toda esta manobra? Aos adeptos de outros clubes, pura e simplesmente não consumir. Ter acesso, se por acaso quiserem mesmo ver esses jogos, ao visionamento por streaming ou outro tipo de pirataria que hoje existe. Não há nenhuma necessidade em nós termos que ver jogos em catadulpa, sobretudo de campeonatos estrangeiros que dificilmente nos interessam. O que está em causa é um clube, aliado ao dinheiro nojento, sujo, corrupto e criminoso de Angola, descer ao mais baixo nível, tentando, não ganhar à concorrência ( porque já viram que não têm competência para tal ) mas eliminá-la, naquela lógica própria do menino que leva a sua bola embora quando não ganha. Hoje, mais do que nos últimos 40, 50 anos, o centralismo político, económico e social devora tudo à volta. Hoje, mais do que nunca, ser do benfica é, genericamente, ser de um clube da política suja, de terrorismo permanente, de propraganda indecente. Uma das únicas soluções é não consumir. Eu, pessoalmente, não consumo BTV ou como o lixo se chama, BolaTV e Bola, mais um meio terrorista em prol da causa vermelha, Correio da Manhã, só para citar alguns. Bem-hajam todos os desportistas do país, portistas, sportinguistas, braguistas, vimaranenses, e todos os outros. Alcindo.

Anónimo disse...

É muito bla bla bla... mandam um valor para o ar mas nem sabem do que estão a falar.

Se soubessem, iam revelar que o JOliveira está de tal forma atravessado que não conseguiu apresentar as garantias que a Premier League exigiu.

Anónimo disse...

Há mais de 10 anos que sou cliente da ZON(antes TVcabo). Sempre que a MEO me contacta para aderir ao seus serviços, leva a mesma resposta: MEO,jamais!Em minha casa não entra essa coisa reles a que chamam "...tv".
Nem de borla veria um jogo do FCP nesse canal, quanto mais ter de pagar.

DC disse...

Lampiões, lampiões everywhere!

Anónimo disse...

Imaginem o director de um canal televisivo a congratular-se por um canal concorrente ter obtido uma vantagem competitiva através da celebração de um qualquer acordo comercial.
Ridículo, não?
Pois aconteceu hoje com o prestimoso Delgado da Bola a tecer loas à BTV (concorrente da BolaTV) por este negócio.
Tanto amor leva-me às lágrimas.
É no entanto caricato o SLB não conseguir vender os seus direitos televisivos pelo valor que acha a que tem direito e andar a comprar direitos de outros campeonatos.
Vantajoso? Só o tempo o dirá...Só conhecendo o business plan se poderia tecer algum comentário.

DC disse...

Era uma grande idéia. Assim podiam começar a ver equipas a ganhar títulos ou até a vencer o Clássico no nosso salão de festas.

DC disse...

Isto é tudo muito bonito, mas tendo em conta a situação do País não estou a ver sequer os benfiquistas a aderir a uma BenficaTV paga.
E qualquer portista ou sportinguista que o faça é no mínimo louco, porque sabe exactamente quem estará a financiar.
Além disso, a Sportv se for inteligente fará uma grande acção de propaganda á liga espanhola e alemã que com Guardiola disparará em popularidade. E se Mourinho for para a francesa, idem.

Por mim, jogos em casa é no Dragão, jogos fora streams ou cafés e se tiver que ser relato que seja. 1 cêntimo que seja ao 5LB é que nunca!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Foi lapso Xé, será corregido, o Estado abdicou da golden-share há pouco mais de um ano. Mas a influência está lá, basta ver os quadros da empresa!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Eu não digo que isto vá suceder a 100%, o plano pode falhar. Eu nem sequer vivo em Portugal e mesmo que vivesse não gostaria o meu dinheiro na SportTV com a oferta de streaming e seguramente há muita gente na mesma situação. Mas enquanto a oferta da Btv for grátis e a SportTV paga, haverá quem caia na tentação e em 2015 que se vão disputar os golpes sérios, Champions e La Liga, isto é só um aperitivo.

Ruca disse...

Mai nada!

Anónimo disse...

Impressionante a quantidade de informação que o autor do post detém acerca da Portugal Telecom e da sua relação com o Benfica, com a ZON, com a Controlinveste, com "os angolanos"... impressionante mesmo!
Qual é o seu número de colaborador da PT? Olhe, o meu é o 10045726, e NEGO VEEMENTEMENTE muito do que diz no post. Mais, não admito que o bom nome da empresa que me paga o salário seja posto em causa por um devaneio mental do autor do post na mera procura de um bode expiatório.
Se quisesse ser honesto, se calhar perceberia que quem está a alavancar esta aposta do Benfica é uma certa empresa com sede na Vitor Cordon, em Lisboa... e não a PT.

O Reflexão Portista tinha que ter um post sobre o assunto hoje, senão começava-se a sentir que realmente o baque da notícia tinha sido muito grande. Como eu esperava, saiu um post de pura propaganda. E a roçar o saloio.

PS - Caso o autor desconheça, informo que o acesso à Benfica TV não é um exclusivo MEO. Todos os operadores de TV em Portugal (MEO, Cabovisão, Optimus/Clix) EXCEPTO a ZON e a Vodafone transmitem a Benfica TV. Ninguém precisa aderir ao MEO, podem pagar a conta ao portista Eng.º Belmiro de Azevedo em alternativa.

Anónimo disse...

A última vez que eu vi, a filha do presidente angolano era accionista de referência da...ZON!

Anónimo disse...

Aguma vez um sportinguista ou portista vai subscrever a BTV? ahahaha fdx... nem em sonhos! Por mim, morrem a fome...

Anónimo disse...

Sou Benfiquista e sai da Meo e aderi à Vodafone que não tem BTV. Tomei essa decisão por motivos de custos. Sempre assinei a Sporttv, porque gosto de desporto, e não tenho problemas em dizer que já vi jogos na Portocanal, porque não sofro da vossa atrofia clubística, que vos tolda as ideias.

Ponto 1, acho muito bom que a BTV possa passar a partir da próxima época;
- Jogos do Benfica em casa + jogos da Pré-Temporada
- Jogos do Benfica B
- Liga Inglesa
- Brasileirão
- Liga Grega
- Liga Americana (MLS)
- Jogos da Mercosul
- Jogos Internacionais de Selecções

...tudo isto de graça. Leram bem, de graça!

Ponto 2, deve o Benfica contratar comentadores de qualidade que existem em Portugal, e aumentar com isso a qualidade do seu serviço prestado.
Ponto 3, os meios técnicos e a qualidade do sinal em HD deve ser equacionado, porque o investimento nas tecnologias do futuro, não podem ser desprezadas, após um passo destes.

Dei conta à Vodafone do que vos estou a dar aqui, e exigi que eles negociassem com a BenficaTV, por forma a que este canal, pudesse estar disponível na grelha, assim como está na MEO, Clix ou Cabovisão.

Caso isso aconteça, continuo no mesmo operador, foi-me dito que tudo iriam fazer para que isso acontecesse, caso não aconteça, mudarei de operador, porque quem gosta de desporto e tem uma oferta destas gratuita, não pode recusar por cegueira ou regionalismos bacocos.

Como disse, sou Benfiquista, vivo em Lisboa e assisto várias vezes a programas do Portocanal, que já assistia antes de passar a ter o FCP como accionista. Não foi por essa mudança, que deixei de ir ver o que gosto, e porque como acho que não tenho as vistas curtas, não aceito a ideia que o FCP sendo accionista do canal, me possa "contaminar" com algo nocivo.

Quanto às ligações a Angola e ao enredo que o autor deste Blog cria, em relação ao facto do Benfica ter conseguido comprar este pacote de forma conspurcada, lamento mas mais uma vez sou da opinião que a Blogosfera deverá em breve ser responsabilizada judicialmente pelos conteúdos que os seus autores decidem postar.

Numa sociedade civilizada, as provas factuais, sejam eles documentos audiovisuais, escritos ou falados, devem servir para sustentar a responsabilidade dos seus autores, a doença ou a cegueira crónica e a menoridade intelectual não.

Parabéns ao Porto pela brilhante época que está a fazer, rivais até ao fim, e que vença o melhor. Entretanto na Champions vençam o Málaga (não tenho dúvidas que irá acontecer), para poderem andar ocupados e com isso não ficarem em vantagem em termos físicos.

Saudações desportivas

Mário disse...

Vamos a ver se esta não é mais uma campanha como aquela dos 300 mil sócios, a qual, teve um sucesso tremendo como se sabe. O Benfica tem apostado, durante a presidência de LFV, em grandes campanhas de marketing, nas quais é excessivamente enaltecido o fervor benfiquista. Estas jogadas politico-estratégicas, também servem, para camuflar o insucesso desportivo, ou pelo menos, o não cumprimento dos grandes objectivos traçados pelo seu presidente (mais campeonatos e vencer competições europeias). Estou inteiramente de acordo que hoje em dia, é fundamental para os clubes saberem vender a sua imagem, a sua marca, os seus produtos e alcançarem novos mercados. No entanto, colocando-me na posição de adepto, para mim o mais importante de tudo é: ganhar títulos! Se no final da época, o FC Porto for campeão, obviamente achincalharei os meus amigos benfiquistas e eles podem-me responder: “Oh és campeão, mas nós temos um canal com os jogos da liga inglesa!”. A grande exaltação da nação benfiquista é constante nos órgãos de comunicação social: ataque demolidor (mais um golo que o FC Porto!), tiki-taka na luz e o Benfica muito superior ao FC Porto (e o Porto chega a luz joga sem medo e faz um bom resultado). Este tipo de galvanização dos adeptos resulta numa primeira fase, mas depois, acaba por causar algum desconforto, pois o suposto domínio no campo acaba por não se concretizar e além disso, mais uma vez digo: não se ganham títulos. O LFV tenta que o Benfica tenha mais poder, controlando e espalhando as suas teias de influência por várias instituições, mas dentro do rectângulo de jogo é onde se decidem as épocas. Este anunciado golpe à SporTV não nos deve meter medo, pois como diz o Pinto da Costa, largos dias têm cem anos.

Adriano Garcia disse...

O capital angolano está na ZON (via Isabel dos Santos) e está anunciada uma fusão com a Optimus (onde o benfastv também está disponivel) por isso dentro de pouco tempo o 5LBTV estará disponivel em todas as plataformas, não vejo por isso qualquer indicio para uma teoria da conspiração.

O 5LBTV tem uma audiência residual (0.2%) o que obviamente impacta nas receitas do canal e leva muito provavelmente a que seja subsidiado pelo clube. Acresce tb o facto do LFV ter prometido que os jogos do Benfas iam passar a ser transmitidos no canal ao mesmo tempo que garantia que por menos de 40 milhões não vendia os direitos.

Ou seja, a compra dos direitos da premier league é uma fuga para a frente para aumentar audiências rapidamente e criar condições para que os jogos do 5LB se alguma vez forem transferidos para esse canal tenham uma audiência minima que garanta a viabilidade do projecto.

De qualquer modo, não deixa de ser uma boa manobra mas com uma importância muito reduzida. Acho mais interessante o timing do anúncio (logo após a eliminação da taça SLB do que o conteúdo propriamente dito.


Adriano Garcia

Joao Goncalves disse...

Sou muitíssimo Portista como todos que seguem e vêem os meus comentários sabem mas em relação a este assunto não vejo qualquer problemática.

O Estado não é nem pode ser para aqui chamado, pois não tem intervenção em empresas privadas.

A jogada BTV/MEO é perfeitamente legitima e a origem do dinheiro não é para aqui chamado... se a PT se une a Angola que a Zon se una aos chineses,Indianos, Árabes, etc, tão simples como isso.

Existe um mercado completamente anomolo a BTV que são os jogos do Porto e Sporting em casa, que são "empresas" hostis à BTV e esse mercado será sempre ligado a uma alternativa.

Contudo esta jogada da BTV/MEO foi brilhante mas falisiosa também... A BTV tem uma imagem muito manchada e todos sabem que é um local péssimo com comentadores horripilantes e essa imagem afasta muitos potenciais clientes.

Se a postura da BTV fosse como a do Porto Canal, a coisa poderia realmente ser muito preocupante para a ZON/SportTV agora assim não me parece que vá a algum lado a não ser, mais uma vez, que a linha editorial daquela espécie de canal mude por completo.

No entanto isto pode ser positivo para Portistas e Sportinguistas e afins (Braquarenses e outros não se afiliarão à BTV) pois forçosamente a SportTV irá ter de baixar preços, tendo em conta que a oferta diminui e também não paga nem os jogos ao Benfica nem a Liga Inglesa.

Pode ser que finalmente chegue a preços que não me importe de pagar para ter.

A concorrência é sempre positiva para o cliente final.

José Rodrigues disse...

Isto é um filme bastante interessante, mas a meu ver com enormes exageros.

Antes de mais, nao preciso de fazer estudo de mercado nenhum para concluir q a curto prazo o slb vai perder bastante dinheiro com isto.

Pode ser q a estrategia de longo prazo até faça algum sentido (estando eles portanto dispostos a encaixar prejuizo nos proximos 3-5 anos), mas também nesse ponto convenhamos q o Oliveira nao andará certamente a dormir e tem capacidade financeira para não se deixar comer por lorpa, quando vir q a benficaTV se pode tornar REALMENTE um grande perigo para a SportTV.

A curto prazo, vamos lá a ver: com a eventual excepcao de meia-duzia (literalmente!) de gatos pingados maluquinhos entre os nao-lamps (q é a maioria da populacao portuguesa), ninguem no seu perfeito juizo vai deixar de subscrever a Sport TV onde pode ver todos os jogos de FCP e SCP, mais os jogos fora do slb, mais os jogos da LC (e Espanha, e...) para... passar a subscrever a benficaTV, onde só tem os jogos em casa do slb e os jogos ingleses.

Mais: muito pouca gente está disposta ou tem dinheiro para eventualmente subscrever os 2 canais (tirando um numero de restaurantes, bares e cafes), e enquanto a Sport TV deter 75% dos jogos dos grandes no campeonato e os jogos da LC(entre outras coisas), a ter q escolher naturalmente q vao escolher a Sport TV. Mesmo q a Sport TV perca os direitos da Liga espanhola daqui a um par de anos. E isto inclui o universo de benfiquistas.

Alias, a curto prazo parece-me q a Sport TV vai fazer lucro com isto: nao me acredito q o q vao perder em subscritores e publicidade chegue aos 15M q o slb pagou pelos direitos da Premier League. Nao me admirava portanto q nao estejam minimamente chateados com isto.

A longo prazo estou certo q a Sport TV vai estar atenta de forma a nao perder direitos q sejam fundamentais para a sua audiencia. Em particular, (a maior parte d) os jogos do campeonato, e a LC.

Amphy disse...

Fica-me uma dúvida no ar. O que impede o benfica de comprar as transmissões dos demais clubes da primeira liga? Percebo que o FC Porto ou outros não o queiram fazer, mas se a oferta for boa e se a moda pega então porque é que um estoril não há-de vender?

E assim, será que se pode aceitar que um clube possa ter das transmissões televisivas de mais de metade dos outros clubes, por exemplo?

Será que não irá exercer pressão sobre eles de alguma forma? Por exemplo através da marcação de jogos de futuros adversários por forma a que tenham menos descanso quando os defrontarem?

Bom, é o problema destes casos sem comparação. Especula-se muito até que se consigam obter todas as respostas.


Será que a ideia do benfica não é comprar as transmissões para revenda?

Danilo Oliveira disse...

Caro Miguel,

É de facto um excelente artigo de opinião, baseado em factos concretos pelo que as extrapolações que faz têm toda a lógica.

Que os benfiquistas não morrem de amores para Olivedesportos é do domínio público. Que a PT quer acabar com a ZON (anteriormente parte da própria PT) é também do domínio público.

Posto isto, duas notas:
1. Porque é que o facto do Benfica ter os direitos da Liga inglesa é não ético para a nossa liga? Por causa do (esperado) acréscimo de receita? Pelo facto da PT estar a patrocinar (a a ser fiadora) este projecto?
2. Enquanto tiver a esmagadora maioria dos jogos da Liga Portuguesa, a SportTV não acabará. Recordo que continuará a ter depois disto, 15 jogos de Porto e Sporting em casa, 14 jogos de Porto e Sporting fora de casa, 15 jogos do Benfica fora de casa. Concordaria consigo caso o acordo agora revelado fosse em relação a jogos da liga portuguesa em que não interviesse o Benfica. Isso sim seria não só extremamente reprovável, como um atentado à verdade desportiva.

Caso os adeptos de outros clubes (Sporting e Porto) não queiram dar dinheiro ao Benfica, é simples. Não subscrevem o canal e usarão outros meios para ver os referidos jogos. Os mesmos já são usados actualmente para as transmissões da SportTV.

Joaquim Lima disse...

Eu costumo acompanhar os jogos da liga inglesa na Sporttv e a perder preferia perder os jogos da liga espanhola, onde praticamente só interessa o Barça x Real e vice-versa! No entanto, nunca mas nunca iria subscrever a benficatv para acompanhar a liga inglesa! Tal como já foi dito, há streams (e cada vez com mais qualidade) para continuar a acompanhar a liga inglesa.

Já agora, não há hipótese de a Sporttv conseguir transmitir os jogos da liga inglesa nos próximos 3 anos? Leia-se comprando também os direitos televisivos à Premier League ou a outra estação televisiva? Recordo-me de ver alguns jogos em stream com o símbolo da aljazera (se não me engano), com a imagem da sporttv por trás.

Anónimo disse...

Por momentos, ao ler isto, pensei que tinha entrado num blogue benfiquista... Tudo tão lindo e linear que até mete confusão, mas felizmente já muitos aqui disseram que dificilmente os portista poderiam aderir a este pseudo canal! Logo, balelas...

joão

Miguel Lourenço Pereira disse...

O Anónimo tem toda a razão, este blog já andou melhor.

Especialmente piorou desde que um grupo de adeptos vermelhos se fartaram de ler nos seus blogs criticas às imbecilidades do JJ, às bacoradas da sua directiva, à divida e passivo brutal, às derrotas em toda a linha em competições europeias, e decidiu, debaixo do anonimato e do pseudo portismo, vir aterrar aqui. Nisso dou-lhe toda a razão!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Rui,

Como muitos portistas. E sportinguistas. Sem dúvida. O problema vai estar quando a oferta da SportTV se for reduzindo progressivamente. E deixe de ter a Premier e eventualmente outras ligas, como a espanhola, e até a Champions. E aí que fazem muitos?

Não se esqueçam que o projecto da PT é criar uma plataforma rival à SportTV (e a BTV é a base, quem nos diz que não muda de nome brevemente) e acabar com ela esvaziando-a de conteúdos. E se algum dia seja a Btv a ter os direitos da Liga Sagres salvo os jogos do FCP e do SCP que passariam nas suas tvs respectivas?

A consequência é o fim da sustentabilidade do futebol português porque, até agora, tem sido o JO a manter muitos clubes, incluindo o Benfica, à tona!

Miguel Lourenço Pereira disse...

É preciso entender que os clubes encaixam por vender a transmissões dos seus jogos. É assim que a Premier se faz rica, é por isso que a Bundesliga despertou, é assim que a Serie A e a liga espanhola estão a apodrecer financeiramente. Se o FCP, ou outro clube, deixar de encaixar dinheiro pela venda dos direitos sem ter um rendimento sólido alternativo, é mais um buraco financeiro para tapar não algo que celebrar.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Naturalmente que apresentei factos, o pior era apresentar só rumores. O Benfica pode fazer o que quiser, tem as costas bem cobertas, e se lhe funciona a jogada é coisa que só o tempo dirá. O que é vergonhoso é que seja o canal de um clube (seja ele qual for) a ter os direitos de uma liga estrangeira. Ou em Espanha a Real Madrid TV dá a Premier e em Italia o Milan Canal dá a Bundesliga?

Miguel Lourenço Pereira disse...

Pedro,

É normal que o canal se mantenha grátis durante um tempo para a Meo captar assinantes da Zon e, inevitavelmente, com o tempo se torne pago (e até mude de nome para parecer mais neutral, mas sendo gerido pelo Benfica na mesma). É claro que há muita gente que recorre ao streaming, mas é essencialmente pessoal jovem, os mais velhos continuam a gostar de estar comodamente no sofá a ver um jogo com a máxima qualidade, o que é absolutamente normal.

O negócio da china só se verá daqui a um par de anos, mas o primeiro golpe sério na história da SportTV está aí, é um facto, e vai doer bastante ao JO. É uma desforra em toda a linha do Benfica com o apoio indirecto da PT e uma forma de desarmar um tipo, do qual não gosto, mas que tem mantido de certa forma a liga portuguesa por cima da tona de água, e um golpe mais duro para os que acreditam, como eu, que a liga sagres devia ter um contrato televisivo em conjunto e não dividido entre os clubes.

Miguel Lourenço Pereira disse...

GM,

Não há qualquer conflito. Os clubes negoceiam com quem querem. Naturalmente que o FCP e o SCP não vão negociar com o SLB, mas podemos dizer o mesmo do Setubal, Belenenses, Academica, Paços, Vitória, Braga? E ao negociar com eles não os obriga a dar os jogos em casa, incluindo os do FCP e SCP, que ficariam apenas com os seus jogos em casa para vender ou transmitir nas suas plataformas?

E, vou mais longe, se o dinheiro que salve as contas desses clubes venha da BenficaTV, quem não nos diz que também vêm as ordens de perder e ganhar em determinados jogos, viciante absolutamente a competição?

Porque legalmente não há nada que esteja escrito, pelo simples facto de que não existe legislação em Portugal que preveja esta situação que já é real. E quem faz a legislação em Portugal? E quem controla o mercado audiovisual senão a PT, que é parte interessada?

Ah pois...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Veremos se muitos comodistas pensam da mesma forma. Ontem vi muitos portistas congratularem-se da noticia porque acham que isso forçará a SportTV a baixar as quotas, sem se importarem onde vão dar os jogos. É triste, mas legitimo.

E quanto a esse jornal, que dizer de um espaço que para fazer as suas notícias na página online copia artigos escritos por sites como aquele que eu dirijo sem citar as fontes, vivendo à custa do trabalho alheio como sucedeu aqui:
http://www.futebolmagazine.com/barbara-berlusconi-a-filha-que-quer-reinar-em-milao

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=385509

Uma vergonha!

Silva Pereira disse...

Boa tarde,
Todo esse raciocínio está correto, no entanto acho que poderá não estar completo.
Todos nós sabemos que a SPORTV e os chifrudos estão numa relação de fumar o cachimbo da paz, basta ver a postura dos seus lacaios nas transmissões dos jogos do FCP e 5LB.
Por outro lado sabemos que o contrato do FCP com a SPORTV implica um pagamento de 80% do contrato do clube do regime e também sabemos o que o orelhas disse no passado e também sabemos que a PT adquiriu uma participação da empresa do JO.
Está assim montado a argumento para a SPORTV adquirir os direitos dos chifrudos sem pagar mais nada ao FCP, isto é pagam 25 Milhões (ao FCP ,8*25M = 20 M) e recompram os diretos de transmissão da liga Inglesa e assim o 5LB recebe o que pretendia e a SPORTV não paga mais nada ao FCP e SCP.
Não esquecer que a PT é acionista da SPORTV e o seu cor business é a Liga Portuguesa que se quer internacionalizar para os mercados africanos.
Isto é a minha leitura, pois como aderente a SPORTV não estou a ver-me a adquirir uma subscrição para ver a Liga Inglesa, aliás gostava de ver o que aconteceria ao share duma transmissão de Braga – 5LB e simultaneamente a um jogo da liga Inglesa.

Miguel Lourenço Pereira disse...

DC,

O problema é em 2015, quando o dinheiro da PT sirva para a BTV atacar os direitos da Bundesliga, liga espanhola e Champions que voltam a leilão!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

Tudo o que dizes é certo e faz sentido, as informações que eu tenho partem de um plano a médio prazo onde, inevitavelmente, as perdas iniciais estão contempladas. O Benfica faz um empréstimo de 80 milhões para pagar uma divida de 40, investir 15 nestes direitos e guardar-se 25 para juros e percalços nos próximos três anos. E tem atrás de si o apoio mais ou menos evidente da PT, com dinheiro angolano, que hoje é das poucas empresas com cash flow para poder fazer frente aos problemas do mercado.

O Joaquim Oliveira já vendeu parte do espólio que tinha à senhora dos Santos, não tem tanta margem de manobra como tinha há alguns anos atrás e a questão irá colocar-se não agora, onde efectivamente serão apenas alguns fanáticos e maluquinhos a mudar de operador, mas quando entre em jogo os tubarões multimedia que realmente interessam ao público, incluindo os jogos de muitos clubes da Liga Sagres em casa, a Champions e duas ou três ligas estrangeiras.

Se a PT conseguir adquirir, via BenficaTV, os jogos em casa de metade de equipas da Liga Sagres e em 2015 pagar bem pela Champions, superando a oferta do Oliveira (como o Pais do Amaral fez com a liga espanhola e a champions há um ano, faltando-lhe depois pagar), que margem de manobra vai ter a SporTv e muitos teleespectadores?

Joao Goncalves disse...

Miguel isso é tudo muito bonito mas porque é que a SportTV não sobe a oferta?

Simples... porque não seria rentável...

Então se não seria para a SportTV com assinaturas altíssimas mais receitas de publicidade é para a BTV?

Algo cheira muito mal ou senão que projectou o Bussiness Plan está a arriscar grandemente.

Pelas ultimas sondagens independentes, o Porto e Sporting Juntos tem cerca de 3,8M de apoiantes, restando para o Benfica cerca de 2,8M.

Resta cerca de 2M potenciais para explorar pela BTV

Assumindo 10% de "fuga" (uma margem de erro normal) a BTV é dereccionada para cerca de 5,2M de pessoas... ora são esses 5,2M de pessoas + publicidade que tem de alimentar 5M de Euros pagos pelos jogos da liga inglesa mais os 5-7M de Euros anuais que o Benfica recusou da SportTV, e sem falar de outros investimentos que não sei o valor como os já adquiridos jogos da Liga Brasileira (?).

Se juntarmos a isto os custos com pessoal estaremos a falar de uma necessidade directa de receitas na ordem dos 20M€-25M€/anuais.

Sem assinatura, para metade dos portugueses e em tempos de crise, não me parece de todo que este modelo seja sustentável para o Benfica ou outro qualquer meio de divulgação do desporto Rei que também é Rei nos preços que se pagam para o transmitir.

Alguma coisa cheira mesmo muito mal...

José Rodrigues disse...

"Se a PT conseguir adquirir, via BenficaTV, os jogos em casa de metade de equipas da Liga Sagres e em 2015 pagar bem pela Champions, superando a oferta do Oliveira (como o Pais do Amaral fez com a liga espanhola e a champions há um ano, faltando-lhe depois pagar), que margem de manobra vai ter a SporTv e muitos teleespectadores?"

Antes de mais, se isso acontecesse (SE) a benfica TV ficava mais ou menos em pe' de igualdade com a Sport TV em termos de subscritores, e nao com uma grande vantagem.

Mas nao tenho duvidas q a Sport TV nao vai deixar q eles lhes roubem metade dos jogos do campeonato mais a LC, aumentando a parada o q for preciso - e tem capacidade financeira para tal.

De resto a PT nao tem o minimo interesse em entrar numa guerra total com a SportTV fazendo ofertas ridiculas q lhes faca perder muito dinheiro. Nao estou a ve-los a oferecer por exemplo 5M/ano a um clube pequeno pelos jogos em casa, por exemplo.

Alexandre Burmester disse...

Eu, por mim, só assinarei a Benfica TV no dia em que esse canal transmitir os jogos do F.C. Foz em directo do Estádio da Ervilha.

José Rodrigues disse...

"O Benfica faz um empréstimo de 80 milhões para pagar uma divida de 40, investir 15 nestes direitos e guardar-se 25 para juros e percalços nos próximos três anos."

Mas que raio de contas sao estas, pardon my French?

Mas onde e' q vao "guardar 25M"?!!

A Benfica SAD tem um enorme buraco de tesouraria tal como o FCP SAD (alias muito maior do q o nosso), nao tendo qualquer manobra para "amealhar" dinheiro de emprestimos, qual carapuca.

Repara so' no seguinte numero: 175M.

175M e' o balanco negativo de deve & haver a 12 meses q a slb SAD tinha a 1 de Janeiro de 2013 (entre dividas e creditos).

80M nao chega sequer para cobrir o buraco dai' resultante, JA' TENDO TAMBEM EM CONTA as receitas q vao ter nos px meses q ainda nao estao contabilizadas (LC da px epoca, bilheteira, vendas de jogadores,...).

Vao precisar de (ainda) mais emprestimos.

Diga-se de passagem q o buraco equivalente no FCP (SAD) e' de 60M.

Anónimo disse...

1. Liga Grega? Mal posso esperar por tão emocionantes jogos.
2. "De graça". Tem a certeza?....

Miguel Lourenço Pereira disse...

Joaquim,

A Premier League confirmou a venda dos direitos exclusivos para 3 anos. É uma empresa séria, não os vejo a aceitar de bom grado uma revenda de um contrato assinado com eles directamente.

Anónimo disse...

O Benfica é umas das, se não mesmo a mais poderosa instituição em Portugal. Não se esqueçam ainda que esta mesma instituição possui uma grandeza que vai muito além deste pequeno país.
Andaram a brincar com o fogo este tempo todo e agora vão-se queimar à grande.


Este investimento vai arruinar com a Sporttv, que mesmo continuando a ter os direitos dos restantes clubes da Liga Portuguesa e Ligas Europeias (por enquanto), vai ter de diminuir em grande parte o valor da subscrição, e vão perder ainda umas valentes dezenas de milhares de clientes, sendo que ficaram sem uma das suas grandes fontes de rendimento, que era a Premier League... e os jogos do Benfica no Estádio da Luz. Classicos, derbys e tudo o mais, jogos que lhes davam uma grande receita em publicidade e não só, podem esquecer.

O Jose Eduardo Moniz vai criar um enorme impacto no canal do Benfica, tal como o fez pela TVI. E o canal não se ficará por aqui, certamente. Ainda haverão muitas mais novidades ao longo do tempo.

Fiquem por aí, e apercebam-se (se é que já não tinham conhecimento) da real grandeza do Benfica e do impacto deste clube em Portugal, e no estrangeiro.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Danilo,

1.Pelo simples facto de ser um canal de clube, forçando adeptos de outros clubes a darem-lhe audiência (leia-se publicidade) para ver jogos de ligas estrangeiras. Isso é ético?

2. Ninguém disse que a SportTV vai acabar. O que eu disse é que este é o primeiro golpe sério que leva e o início de um conflito que vai durar.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Amphy,

Nenhuma. O Benfica pode adquirir os direitos dos jogos que quiser legalmente se os clubes os quiserem vender. Não há legislação sobre este assunto porque os canais de clube são uma novidade em Portugal, e é algo que na Europa não acontece.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

Entre os "percalços" incluia o passivo. Desculpa não ter sido mais claro. Todos sabemos que o Benfica tem um passivo ainda maior que o nosso!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Se o João acha que forçar adeptos do clube A e B a ver jogos no canal do clube C é ético, não tenho mais nada a dizer!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Exactamente, e está associada igualmente à PT e à Sonae. Quem mexe em muito dinheiro não brinca em serviço!

José Rodrigues disse...

A meu ver, a forma da benfica TV poder fazer lucro depende totalmente do sector "corporate": os restaurantes, os cafes, os bares.

Esses dificilmente podem enveredar pela pirataria, e a partir do momento em q a Benfica TV tiver oferta com dimensao suficiente irao decidir (uma parte deles...ja' q muitos andam com a corda no pescoco) subscrever tanto a SportTV como a Benfica TV.

Mesmo assim nao vejo como a benfica TV possa fazer um lucro superior ao q faria vendendo os seus jogos 'a Sport TV.

Concluindo: nesta luta nao vejo nenhuns vencedores, e um grande perdedor (o tal sector da restauracao, q vai passar a pagar a dobrar para satisfazer os seus clientes).

José Rodrigues disse...

"Não se esqueçam ainda que esta mesma instituição possui uma grandeza que vai muito além deste pequeno país."

Bem a proposito, ontem 'a noite vi um filme chamado "Pineapple Express" sobre uns gajos q andavam sempre ganzados.

Ora so' um tipo ganzado e' q faz afirmacoes do genero e sonha q o slb vai fazer grande lucro com a benfica TV e q vai arruinar a Sport TV, sinceramente, pelos motivos q expliquei anteriormente.

Rui disse...

Aconteça o que acontecer nunca irei pagar 1€ para ver jogos na Benfica Tv nem me parece logico a Pt apostar num canal ligado a um clube mas eles lá sabem.

Anónimo disse...

Justificaste-te como um um cego clubista e não como um ser racional. Podes contratar a MEO e apagar o canal BenficaTv ou achas que todos os benfiquistas não têm Sporttv só por esta apoia o FCP?

Anónimo disse...

Muito bem dito! Assim é que os Adeptos do Futebol devem ser! Apaixonados mas racionais!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

Mas a ganza deste amigo tem de vir directamente da Jamaica e ser bem, bem pura!

José Rodrigues disse...

Nao e' sequer uma questao do passivo deles ser maior do q o nosso (diga-se de passagem q no caso deles inclui a divida por pagar do estadio, e no nosso nao pq isso nao esta' na SAD).

E' sim uma questao PREMENTE de tesouraria, e nomeadamente o balanco q tem a pagar & receber nos proximos meses.

Como expliquei de forma simples, eles nao tem a MINIMA margem de manobra para "guardar" o q quer q seja do emprestimo obrigacionista para eventualidades, indo tudo direitinho para pagar o q devem a curto prazo - e mesmo assim nao chega.

JCN disse...

1 - PT "influenciada pelo estado" a financiar o Benfica...

Estado a comprar um centro de estágios para o Porto com um aluguer ridículo? Estado a comprar um estádio para "n" clubes com direitos de exploração quase totais? Estado a permutar terrenos para a construção de estádios e acessos com valores no mínimo estranhos?

2 - O Benfica poderia exercer pressão por causa dos direitos televisivos.

Empréstimos de jogadores, por vezes uma mão cheia... será que também há outras contrapartidas? E contratações? será que o valor incluí uma derrota?

3 - Se a Benfica TV tiver o monopólio é um atentado ao consumidor.

E a sporttv ter monopólio, não é? Não é a sporttv que também financia o Porto com 20 e tal M€ época?OS benfiquistas que a assinarem não estarão também a financiar os outros clubes?

São apenas algumas considerações para que alguns argumentos sejam postos fora de parte na análise a esta questão.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Por isso é que digo no artigo que aqui tem de haver dinheiro que não é do Benfica, nomeadamente por parte da PT!

José Rodrigues disse...

Eu concordo com o Danilo q nao vejo nisto qualquer problema etico.

Etico poderia seriar se os jogos em questao fossem de concorrente directos do slb (i.e. de outros clubes da nossa liga) - e mesmo assim...

Os jogos da Premier League nao sao qualquer especie de bem "comum", nem se trata de concorrentes do slb. Sendo assim quem quiser q os compre; e quem quiser q de^ dinheiro aos gajos se quiser mesmo ver jogos da Premier League legalmente.

Para mim e' claro q a maioria dos portugueses (como privados) de forma alguma dara' dinheiro para o slb, porque logo 'a partida 99% dos portistas e lagartos vao recusar-se a faze-lo. Os lamps nao chegam a 50% dos portugueses.

Sobra o universo dos lamps e o sector corporate, onde so' uma minoria passara' a subscrever apenas por causa da Premier League (os lamps mais fanaticos iriam sempre faze-lo a partir do momento q passa os jogos em casa do campeonato, nao precisando da PL para nada para os convencer).

José Rodrigues disse...

"Estado a comprar um centro de estágios para o Porto"

Comprou?

Onde e' q isso foi? No mercado do Bolhao? Deve ter sido, uma vez passei por la' e ouvi apregoado "Olhó o centro de estágios fresquiiiiinho!!!"...

José Rodrigues disse...

Bem, no meio desta historia toda o q me interessa é q isto é boa noticia para o FCP.

É q, com esta concorrencia, os jogos em casa do FCP passam a ser mais valiosos para a Sport TV (tal como os restantes jogos do campeonato q detêm).

O resto é folclore.

DC disse...

Miguel, das duas uma:
-ou este negócio não dá dinheiro e o 5LB então vai-se meter numa alhada;
-ou dá dinheiro e o Joaquim Oliveira tem o suficiente para discutir os direitos televisivos dessas ligas com o 5LB.

Anónimo disse...

Por acaso há noção que o dinheiro de Angola está metido na Zon?

DC disse...

Mais uma vez, isto é tudo muito bonito mas está a assumir que o canal vai ser grátis.
Ou é ingénuo ou está a ser tendencioso.

Anónimo disse...

Como se houvesse um clube qualquer que não tenha telhados de vidros nesta história dos centros de estágio e dos Estádios (incluindo os municipais).
Os terrenos onde o SLB tem o Centro de Estágio foram oferecidos pela Câmara do Seixal. Isso já não o incomoda? E já não vamos falar das "Soluções Criativas" do Santana Lopes para a construção do Estádio da Luz.

Por outro lado, a SportTv não "financia o FCP", como afirma no seu comentário. A Sporttv compra um Produto (jogos do FCP) a troco de uma determinada verba. Se não sabe a diferença, inscreva-se numa Faculdade qualquer de economia.
Ou de Letras, pois acho que o seu problema é a compreensão da nossa lingua materna.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Mas quem disse que é só o Benfica que vai pagar tudo isto?

Carlos Santos disse...

"...e vão perder ainda umas valentes dezenas de milhares de clientes..."

que grande LOL! ficaria muito surpreendido se a perda chegasse aos 2.000 clientes...

Anónimo disse...

Pois, se fosse no Porto Canal, já tinham feito uma estátua ao Pinto da Costa, mas como foi o Benfica que teve a ideia brilhante, pronto já não presta. A Benfica TV está a crescer mais depressa do que se julga e quando os jogos do Benfica passarem para a Benfica TV, a Olivedesportos, que antes pagava mais ao FCP do que aos outros clubes, vai começar a passar mal. Temos pena!

DC disse...

ahahah são estes os que realmente interessam. Adoro quando eles me relembram porque acho aquele clube tão ridículo!
E o problema (deles e não nosso) é que mais de metade deles são assim, lunáticos!

Anónimo disse...

"Rui Pedro Soares, ex-administrador da Portugal Telecom (PT) e que actualmente lidera o grupo de investidores que tomou conta do Belenenses, terá sido um actor central na negociação entre o Benfica e a Premier League para garantir os direitos da competição, sabe o PÚBLICO. Algo que, de resto, terá estado na base da sua saída definitiva da PT, consumada no mês passado."

Olha, afinal foi um portista que ajudou a BenficaTv a comprar a Premier Ligue. Lá se foi a teoria do autor da crónica.

DC disse...

Qualquer dia temos cá mais lampiões que portistas. Parecem cogumelos!

DC disse...

Teria sido portanto mais vantajoso não ter renegociado o contrato antes desta situação...

Anónimo disse...

Mas onde é que a BolaTV é concorrente da BTV?

Anónimo disse...

A BTV não precisa dos sportinguistas nem portistas.

Anónimo disse...

"Um plano com um alvo bem definido e que roça o limite do legal e do ético"

mas qual é o espanto? isto é futebol português pá. tenham calma, tudo está bem quando acaba bem.

isto no fundo é como aquela coisa toda do apito dourado. também roçou o legal e o ético, mas os tribunais disseram que não, que estava tudo bem, e então a malta continua como se nada fosse. até o boavista vai jogar na primeira liga. não se passa nada.

ainda havemos todos de rir disto quando o luis filipe vieira e o pinto da costa fizerem as pazes sob patrocínio do notável aristocrata que nessa altura dirigir o sporting clube de portugal.

Anónimo disse...

Como dizem os Ingleses "The apple doesn't fall far from the tree". Rui Pedro Soares? Deve ter sido um negócio cheio de transparência, portanto.
Além disso, esse tipo, posto fora da PT, aparece agora envolvido nisto, ao mesmo tempo que lidera o Belenenses?

Negócios à Benfica.

Anónimo disse...

É pior uma entidade, dita independente, beneficiar o clube A em detrimento do clube B e forçar os adeptos do clube B a ver os jogos nessa entidade.

Anónimo disse...

Qual é a publicidade que vem estampada nas camisolas do FCP? É ZON???? Eu tinha ideia que era MEO e TMN, marcas pertencentes à PT!!!!

Anónimo disse...

Eu sou do Seixal e posso lhe garantir que é falso que a cÂmera do seixal tenha oferecido os terrenos ao Benfica, os terrenos custaram 1 milhão de contos na altura, o mesmo que 5 milhões de euros agora.

José Rodrigues disse...

Nao sei o q é isso de «crescer».

Para além da vantagem esoterica de alimentar egos, o q interessa em iniciativas destas é se traz lucro ou nao. Por mim a benfica TV até pode atingir os 20 milhoes de audiencia diaria, q se nao fizer lucro com isso fico todo satisfeito.

Ora como já expliquei nao vejo como o slb consiga fazer lucro com isto nos proximos 5 anos. Mesmo q faca algum, será menos do q receberia da Sport TV se simplesmente lhes vendessem os jogos.

Se isto fosse com o FCP e a Porto Canal a minha opiniao seria exactamente a mesma.

Pessoalmente fico todo contente com isto. Se os papalvos lamps ficarem contentes sem perceber a «big picture», ainda melhor.

Vímara Peres disse...

A SportTV apoia o FCP?!

Anónimo disse...

Ai não é? Nâo disputam uma coisa chamada "share"? Mas se calhar, tens razão. Ingenuidade minha. Não são concorrentes, são concubinas...

Vímara Peres disse...

A SportTV apoia o FCP? Li bem?

Anónimo disse...

Bom, parece que este comentário, deita por terra todo o texto deste tópico!!

Vímara Peres disse...

A roçar o saloio? Em que zona de Lisboa se passa isso? No Lumiar? Na Musgueira?

Anónimo disse...

As notícias sobre oferta do terreno para o Centro de Estágio do Seixal foram públicas e nunca desmentidas. O facto de ser do Seixal não lhe traz qualquer factor de supremacia sobre a veracidade das mesmas. A menos que seja presidente de (ou da) Câmara ou vereador. E sobre os 60 milhões que o Tribunal de Contas detectou como sendo ilegitimamente atribuídos ao SLB pela Câmara de Lisboa, também tem opinião?

Anónimo disse...

Eu acho estranho que se imaginem grandes teorias para explicar um negócio destes. A premier league vale muito, mas custará pouco para um País como Portugal. Não sei quanto foi pago mas duvido que seja muito.

Depois, a partir do momento em que decidem passar os jogos do clube na Benfica TV, têm obrigatoriamente de ganhar escala porque sem ela, não há como rentabilizar coisa alguma.

Se vai ser bom negócio, isso não tenho como saber, mas que é um investimento de risco (ainda por cima num mercado recessivo) isso com certeza é.

Mas já agora .. e sobre os Angolanos - eles são sócios da Zon, não da PT. E o Joaquim Oliveira é um dos maiores accionistas da PT.

Pedro Carriço

Penta disse...

fónix!!
tanto milhafre.

este espaço chama-se "reflexão portista" ou uma-qualquer-outra-merd@-lampiónica?

desculpem lá, mas se eu quisesse ler (que não quero!) tantos comentários de lampiões ia ao anti-tripa e/ou afins...

DC disse...

Eu não acredito em Madres Teresa de Calcutá no mundo dos negócios. Se o Miguel acredita é consigo...
Quem se meter nisto não mete para perder dinheiro, portanto ou as coisas são rentáveis e necessariamente teriam que o ser antes do 5LB se meter ao barulho, ou não são e alguém se vai queimar com isto.

Vímara Peres disse...

Digam-me quais são os streamings de qualidade? Há algum?

Anónimo disse...

Não pretendo ter supremacia sobre nada, apenas não gosto de mentiras, fiz uma pesquisa rapida porque tenho que sair e no 1º link logo apareceu uma noticia sobre a operação, pode ver aqui:

http://www.record.xl.pt/Arquivo/interior.aspx?content_id=25228

Afinal fala em 1,5 Milhões de contos, tenho que sair se me conseguir desmentir venho aqui pedir as respectivas desculpas, caso contrario gostava que apresenta-se as suas porque o que colocou em causa foi a Câmera do Seixal,não o Benfica.

Pedro Moreira.

Joaquim Lima disse...

Sem qualquer conflito de interesses:
http://thesporttv.eu/
http://www.firstrow1.eu/
tvtuga.tv
cocas.tv

entre as dezenas que há...

Luís Miguel disse...


A Galináceos TV existe há uns 4 ou 5 anos e ainda não dá lucro.

Ao ganhar os direitos de transmissão da Premier League, terá que investir muito, pois não deve ter sido fácil bater a Olivedesportos e/ou Sportv, mas apesar de ter garantido para os próximos 3 anos um produto de qualidade, não é garantia suficiente para que o canal saia do vermelho.

A concorrência é elevada, pois além dos canais da Sportv, existem outros canais desportivos: ABola Tv, Eurosport, Sky Sports, PFC, e ainda existe o Porto Canal e poderão haver ainda mais canais ligados ao desporto, isto sem contar com os canais generalistas que também transmitem futebol e outros desportos.

Esta oferta diversificada é essencialmente boa para o telespectador e poderá levar a que a Sportv passe a transmitir em canal aberto de modo a que consiga manter-se no topo das audiências nos canais desportivos.

Este passo ousado da Galináceos Tv provavelmente será dar um passo maior que a perna, num contexto de crise, restrição de crédito bancário e diminuição generalizada do consumo privado.

Para já existe um pedido de aprovação de novo empréstimo obrigacionista de 80 milhões de euros.

Anónimo disse...

e confirma-se

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=385984

benfica tv a pagar a partir de Julho, fala-se em 22,5, preço competitivo com a sportv dado que oferecem a maravilhosa liga grega.

Uma óptima notícia: aquela espécie de canal vai ajudar a engordar o colossal buraco da luz.

Anónimo disse...

http://www.publico.pt/desporto/noticia/benfica-tv-vai-ser-canal-pago-a-partir-de-julho-1586308

José Lopes disse...

JCN,

Parece-me obvio que ha uma grande diferenca entre a SportTV, que nao e' um cabal de clube e que compra os direitos de transmissao aos clubes da Liga Portuguesa, e a BenficaTV que esta associada a apenas UM clube e que por isso promove a marca de UM so clube. E se quiser continuar com o seu raciocinio, uma coisa coisa e' os adeptos do Benfica financiarem todos os outros indirectamente atraves da SportTV (frisando que isto nada tem a ver com financiar...), outra coisa e' os adeptos de qualquer clube que nao o Benfica financiarem-no exclusivamente para terem acesso a um produto.

Anónimo disse...

mas agora discutir o mesmo tema é copiar uma notícia? a da bola basicamente foi para pôr fotos da gaja!

E um bocadinho de humildade não?

Carlos disse...

o Pais do Amaral já apareceu com os 40M/época

Carlos disse...

Esqueçam o facto de o canal ser da agremiação de carnide e questionem-se se era esse o caminho que queriam para o canal de tv do vosso clube?
Eu não.

Eu quero que o canal do meu clube faça aquilo que o Porto Canal tem vindo a fazer.
Cada dia que vejo mais me congratulo com as opções editoriais do Porto Canal.
Um canal que serve o clube mas também a região e o país.
Um canal que não é contra ninguém.

Excelente!

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 7:20 disse "não fosse tamanha prepotência envolta nessas palavras e até perdia tempo a debater a questão e explicar como as coisas são de facto". O artigo do Miguel em nada é prepotente, portanto que isso não lhe sirva a si como desculpa para não nos explicar - a nós leigos e ignorantes nesta matéria - "como as coisas de facto são", já que o Sr. alega um conhecimento perfeito sobre este assunto.

"Já andou melhor este blog." O Anónimo deve consultar este blog hà muito tempo, e de facto, reparando a hora em que foi realizado o seu comentário, o «controlo» e a vigilância que é feito à opinião dos outros é vasta, a «Polícia do Pensamento» benfiquista quer tudo controlar, sobretudo a mente dos adversários.

Bluesky disse...

Não estou a ver os portugueses a ficarem em casa ao sabado á tarde, coladinhos á BTV só pra ver o Manchester ou o Tottenham (se é que a BTV vai passar jogos deste clube, treinado por um portista!?).
Nisto de MEO, ZON ou qualquer outra coisa, o que conta é o pilim...
Eu sou portista, e tenho a MEO porque neste momento me oferece o produto mais barato!!!!
Já fui ZON, já fui TVTEL (que faliu), já fui ZON novamente, agora sou MEO e para o ano serei naquele que me vender o artigo mais barato!!!!
É bem salutar a concorrência, e se tiver que ver o meu FC PORTO na BTV, qual o problema? Tiro-lhe o som (coisa que já faço com a TVI, SIC e Sport TV) e se o FC PORTO vencer, parto o coco a rir...

Bluesky disse...

Ah!!!! Já me esquecia...
Quem quer omoletes tem que comprar os ovos.
A BTV vai ser canal PAGO a partir de Junho/Julho!!!!!
O Vieira é avermelhado, mas não é lorpa, lorpas são os que acreditam nele!!!!!

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 12:10 afirmou: "Olhe, o meu é o 10045726, e NEGO VEEMENTEMENTE muito do que diz no post..." Tamanha certeza nas suas palavras, é algum membro do Conselho de Administração para negar ou afirmar qualquer acto ou actividade da PT? Se é, o que é que esta aqui a fazer? Não lhe pagam para vir para a Net, e para os blogues, comentar todas as notícias - sejam falsas ou verdadeiras - que circulem sobre a PT, isso é feito nos meios próprios e se se justificar o esclarecimento público.
Está a par de todas as actividades da PT? Isto sim é prepotência, para falar desta maneira.

"Mais, não admito que o bom nome da empresa que me paga o salário" Quem é o senhor para proibir a livre opinião, algum ditador? Que eu saiba a Constituição Portuguesa permite a livre opinião, o livre exame e a crítica, racional e justificada, sobre todas as entidades/instituições que prestem um serviço público ou um serviço à sociedade. O escrutínio público e o exame de instituições como a PT devem ser respeitadas, afinal vivemos num regime democrático caso não o saiba. E ninguém colocou em causa o bom-nome da PT, portanto deixe-se de demagogias foleiras, se não sabe distinguir calúnias de críticas é problema seu, e de facto a maioria dos benfiquistas não o sabe distinguir. Só faltava termos aqui um hipócrita a proibrir a livre expressão.
Muita valentia - estou a imaginar o peito inchado - em dar o nº de funcionário, quem o está a proteger? Tem as costas protegidas? Como adquiriu - a ser verdade o que afirma - o seu posto de trabalho? Alguma «cunha»? Algum Padrinho lhe ofereceu o lugar? Para falar com a prepotência que fala deduzo que não foi por mérito ou valor, portanto tenha vergonha, se tal for possível, é que a PT é - ou era - uma instituição pública ao serviço do Bem Comum.

"quem está a alavancar esta aposta do Benfica é uma certa empresa com sede na Vitor Cordon, em Lisboa... e não a PT." De facto o Anónimo conhece certos factos que não são do conhecimento geral, será que não trabalha mas é noutra instituição, provavelmente o slb?

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 12:10 disse "O Reflexão Portista tinha que ter um post sobre o assunto hoje" E porque não poderia ter? A livre opinião é proibida? Pelas suas palavras concluo que acompanha este blog. Não deveria estar mais preocupado com o seu trabalho? Se é um funcionário importante da PT, como o Sr. alega, deve gastar muito tempo com a sua actividade, ainda possui tempo para acompanhar blogues, sobretudo os que não são afectos ao seu clube?

Anónimo disse "Como eu esperava", portanto deduzo que consiga adivinhar os futuros artigos da «bloguosfera», passa muito tempo na net a apreender regularidades e causalidades? Mais um "vigilante". Estas suas palavras desmascararam-no por completo.

Silva Pereira disse...

Boa noite,

Acho que estão "todos" enganados tudo isso foi planeado para lavar a face do orelhas e não pagar mais ao FCP e SCP.
Os direitos vão ser adquiridos novamente pela SPORTV e com uma mais valia.

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 12:19 disse "Ponto 1, acho muito bom que a BTV possa passar a partir da próxima época(...) tudo isto de graça. Leram bem, de graça!" Será que eu li bem? Os canais da Cabo - seja qual for a operadora que os forneça - vão ser grátis, ou até já o são? Vou reclamar com a minha operadora para me devolver as mensalidades que paguei indevidamente, e vou aconselhar todas as pessoas que conheço a fazer o mesmo, porque de acordo com este benfiquista, os canais da Cabo são gratuitos, e as facturas que recebemos para liquidar são falaciosas.

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 12:19 disse "sou da opinião que a Blogosfera deverá em breve ser responsabilizada judicialmente pelos conteúdos que os seus autores decidem postar." Imagino quantos benfiquistas serão processados por calúnias, injúrias que habitualmente colocam na net e nos blogues benfiquistas. O problema será identificar aqueles que não se identificam e colocam comentários anónimos ou nomes inventados. Agora é que os tribunais portugueses vão ficar entupidos com processos.
S
erá que as afirmações, deste anónimo benfiquista das 12:19, advogando que os canais da cabo são gratituitos levará as operadores a colocar-lhe um processo judicial por espalhar publicidade enganosa num blog?

Anónimo disse "Numa sociedade civilizada, as provas factuais, sejam eles documentos audiovisuais, escritos ou falados, devem servir para sustentar a responsabilidade dos seus autores, a doença ou a cegueira crónica e a menoridade intelectual não" Será que engloba o canal televisivo do slb nesta sua proposta? Os benfiquistas da benficatv devem ser processados por aquilo que afirmam ou defendem nesse canal televisivo? Se assim for o Pragal Colaço já devia ter sido condenado em tribunal.

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 14:14 disse "Andaram a brincar com o fogo este tempo todo e agora vão-se queimar à grande" Só ameaças... tanta valentia ou é só garganta sentido-se protegido pelo anonimato da net. Salientar a infantilidade da sua mentalidade, só porque a benficatv adquiriu os jogos da Premier League o FC Porto vai deixar de ganhar e o slb vai passar a ser vencedor. Nem um miúdo com 14 anos era capaz de um raciocínio causal tão básico. E depois a pérola da gabarolice benfiquista, "a mais poderosa instituição de Portugal", mais do que os Tribunais????? Capaz de ditar leis ou a aplicação das mesmas? Mais nome no estrangeiro do que Mourinho? Do que CR7? Mas valioso que o Vinho do Porto? Mais valioso do que o Algarve? Mais valioso do que Fernando Pessoa? Mais do que o FC Porto?

Pedro Albuquerque disse...

Uma questão?

A BTV pagou (segundo o Diário Econímico) 15 milhões de euros pela Premier League. E recusou 121 milhões da Olivedesportos pelos 5 anos de jogos em casa. Ou seja, 136 milhões no totais, juntando as duas coisas. E pode muito bem chegar aos 150 milhões se juntarmos os gastos operacionais de manter uma TV.
Isso dá 1,5 milhão por jogo em casa durante 5 anos. Onde vão arranjar esse dinheiro, quando a publicidade em todos os canais generalistas tá a descer ano após ano?

A questão também se prende. Irão os benfiquistas pagar mensalidades para haver meses em que não vêm um único jogo? Imaginem que este ano (2012/2013) a BTV já era canal premium. Pagarão os benfiquistas 23 euros para ver um jogo em Dezembro, 1 jogo em Janeiro e outro jogo em Abril? Pagar 3 mensalidades para ver 3 jogos, o que realmente interessa?
E pagarão mensalidade para não ver nada em Junho e Julho?

Daniel Gonçalves disse...

JCN disse "Se a Benfica TV tiver o monopólio é um atentado ao consumidor. E a sporttv ter monopólio, não é..." A benfica tv é pertença de um clube de futebol, a sporttv não o é, portanto obviamente que existe uma diferença. Exemplificando (porque para a inteligência benfiquista é difícil compreender sem exemplos simples e primários, e mesmo assim!): num jogo não é admissível um jogador (slb) ser simultaneamente jogador e árbitro, a isenção e a imparcialidade que se exigem são colocadas em causa. Quem nos garante que o jogador-árbitro não vai tomar decisões a seu favor prejudicando deliberadamente e erradamente os outros jogadores. Compreendeu????? Uma entidade independente e isenta é necessária.

Dav7 disse...

Ops, os benfiquistas agora vão ter de pagar a dobrar para ver os jogos em casa (Benfica TV) e fora (SportTv)!

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 16:09 disse "Olha, afinal foi um portista que ajudou a BenficaTv a comprar a Premier Ligue. Lá se foi a teoria do autor da crónica..." A notícia em questão, referente ao papel de Rui Pedro Soares, em nada refutam a teoria do Miguel Lourenço. Lá por um portista (Rui Pedro Soares, que se limita a cumprir ordens superiores), que trabalha na PT, ter tido um papel - a ser verdadeira a notícia - neste processo significa que a PT não tenha ultrapassado os limites da ética e da legalidade.

Antonio Silva disse...

Bluesky: " e se tiver que ver o meu FC PORTO na BTV, qual o problema?"

Financias o clube rival. O problema é esse. Já agora faz-te sócio ou paga a dízima.

ManCam disse...

Daniel Gonçalves,
Sem duvida que estava errado, porque o canal vai passar a ser pago. Pelo facto pesso desculpa. Mesmo assim, aquilo que eu quis ao escrever o post,foi contradizer as pessoas que alegavam jamais irem ver jogos ao canal do Benfica poderá ser verdade para alguns fundamentalistas que respeito, mas qualquer ser normal passando por um canal vê o que lá dá, e então toma a sua decisão.
Para o deixar esclarecido, eu sou daqueles Benfiquistas, que condena os exageros de certos comentadores que por lá andam.
Por esse facto, não tive dúvidas fazendo o saneamento financeiro cá da casa, que pesando os pós e contras, faria sentido pelo preço mudar de canal e ficar assim "privado" de ver o canal do meu clube. Sobrevivi? evidentemente que sim.
Agora fala-se em cobrar o canal pelo valor mensal de 10€. Não duvido que haverá muitos milhares que irão assinar e com isso ver vários campeonatos, 2 deles, o Inglês e o Brasileiro, por 10€. A título de comparação, esse é o valor que o PFC cobra mensalmente só pelo futebol brasileiros de vários escalões.
Compreendo e aceito que um portista diga não. Lamento que com isso possa ficar privado de ver como tinha direito, sentado no seu sofá, sem ter que financiar o seu rival. Mas isto é negócio, e se calhar, depois de 2018, o Portocanal estará a transmitir os jogos do Porto, poderá comprar a Liga Espanhola(a título de exemplo!) e fazer o mesmo. Porquê? porque caso o Senhor não tenha a noção, a Sporttv enriqueceu às nossas custas. Se o fez, tanto o Benfica como o Porto que têm cnais de Tv, podem almejar ter receitas maiores através desse meio.
Acha você que o Oliveira era louco em dar 22M€ por 15 jogos do Benfica? se o fez porque é que fez? a resposta é simples, o Benfica(assim como o Porto mas em menor escala) são as alavancas desse canal. Também o Sporting. Sem eles a máquina falha, e não duvide que já está a falhar.
Perguntam as pessoas, se irá dar lucro ao Benfica tamanha epopeia. Irá certamente. Falo com conhecimento de causa, e posso lhe garantir, que só com a publicidade estática dos jogos do Benfica, e com a publicidade no canal durante os jogos, o Benfica vai receber mais que os 7,5M€ que recebia da Olivedesportos. O resto virá com o tempo. Garantidamente o Benfica afasta-se da PT neste negócio. O Miguel Lourenço Pereira, criou um cenário interessante e que até poderia ter acontecido, mas não é verdade. Pelos vistos vai o canal ser pago (My bad!), o valor é de 10€ e está disponível a todos.
Quanto a mim, continuarei a parar no Portocanal, continuarei a ver os programas gastronómicos, culturais e transmissões desportivas, porque reafirmo, não bebo desse fanatismo que outros bebem. Respeito quem assim é, cada um é feliz à sua maneira, eu sou assim.

Mais uma vez, desejo que vocês sofram que nem uns galegos, mas que vençam o Málaga, pois gosto de vos ver ocupados o resto da época. Até porque estão a jogar muito ... tal como nós.

Saudações desportivas e a promessa aos mais fanáticos que continuarei a ler este Blog, mas que evitarei comentar para não ferir susceptibilidades. By the way ... http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=wEqFEOEmvUE ... mentes abertas também existem na Blogosfera.

Fernando Dias

JOSE LIMA disse...

Caros amigos
Parabéns ao Miguel. O seu comentário está, como sempre, muito bem esgalhado. Só queria recordar que "a coisa" é muito ,mais simples do estão a fazer.
Lembram-se como começou a MEO? Foi por causa de uma "birrinha" da Sonae que achava que a PT tinha o monopólio das comunicações, ok?
Depois o que aconteceu? A TV CABO "partiu-se" em duas: a ZON e a MEO. O Oliveira é "sócio" das duas.
Há pouco tempo a Optimus "juntou-se" ao trio, é tudo farinha do mesmo saco. Oliveira resguardou-se e vendeu parte da sua parte mas... continua a dar cartas.
Não podemos comparar o que significa ter 15 joguinhos do clube da treta em casa e mais uns quantos da Premier League contra centenas de horas mensais de transmissões de diversas modalidades.
Metade do que o senhor Vieira diz é mentira... a outra metade é inventada.
Abraço

Mário Faria disse...

Estou-me a marimbar se o SLB comprou a PL. Tenho muitas dúvidas sobre a natureza do negócio e a sua rendibilidade. Diziam o mesmo quando denunciaram o contrato com o Oliveira e foram para a SIC e foi o descalabro que se viu.
O SLB mais do que enfraquecer a Olivedesportos quer asfixiar os principais rivais financeiramente : o bolo a dividir passa a ser menor e os clubes provavelmente verão reduzida a renda que recebem actualmente. A liga estará interessada em rasgar o contrato que mantém com a Olivedesportos, mas não creio que o SLB possa ser o patrocinador das nossas ligas, ainda que fosse parcial: isso seria uma “falcatrua” que as autoridades não admitiriam e que o SLB não desejaria: não são eles os donos da verdade desportiva?
Golpe, golpe era se o SLB tivesse conseguido o mesmo efeito através de um grupo amigo que andasse com os euros e que fosse capaz não só de comprar competições de algumas ligas estrangeiras, mas sobretudo que fosse capaz de alargar a sua influência a outros emblemas nacionais. O interessante é que este negócio tão atractivo não atraiu nenhum operador. O SLB está a correr um risco tremendo, para mostrar uma força que não tem.
O SLB continua em força na Sportv nos jogos que realiza fora. A Sportv tem de dar corda aos pedais e isso é bom. Espero que os demais clubes aprendam que o SLB é uma ameaça para todos e nunca pode constituir uma oportunidade para quem quer concorrer com ele no espaço desportivo.

Anónimo disse...

Miguel Lourenço, só para ver(em) o que é a força do Benfica, para lá dos 120 comentários deste Post, divulgue o tráfico que registou a Reflexão Portista no dia 1 de Março.
Abraço

Daniel Gonçalves disse...

No meu comentário das 22:22 deveria ter escrito “neste processo «não» significa que a PT não tenha ultrapassado os limites da ética e da legalidade.” Faltou o 1º não.

Anónimo disse...

Já não era da pt quando essas negociações decorreram eplo que diz o artigo do público.

Anónimo disse...

"e um golpe mais duro para os que acreditam, como eu, que a liga sagres devia ter um contrato televisivo em conjunto e não dividido entre os clubes."

Começaste a acreditar nisso recentemente, com estas notícias, ou já tem anos essa crença? Enquanto andaram a usufruir de 80% do valor do contrato do Benfica, não deverias ser tão crente...

Daniel Gonçalves disse...

Anónimo das 22:56 disse "só para ver(em) o que é a força do Benfica..." Tendo em consideração a quantidade de benfiquistas que veio aqui comentar, o que levou a uma contra-argumentação e refutação das idiotices por eles aqui expressas. Quantos dos 120 comentários serão de benfiquistas? Se fossemos a medir a grandeza de um clube pelo nº de comentários e pelo tráfico dos blogues, temos de salientar que este blog é portista, e portanto se os benfiquistas aqui aparecem a comentar e a ler os artigos aqui publicados (aumentado consequentemente o respectivo tráfico), somos levados a concluir que os benfiquistas dão enorme importância ao que os portistas escrevem e pensam sobre o slb e sobre as suas manobras, algumas ilegítimas ou obscuras. Simultaneamente o que concluímos é que os benfiquistas estão interessados em ler notícias e artigos sobre o FC Porto, portanto o nosso Porto tem muita força e incomoda muita gente.

Quantos artigos e posts nos blogues benfiquistas sobre o FC Porto, portanto por aqui também medimos a grandeza e a força do FC Porto, e, suponho eu, sem que por lá apareçam portistas a comentar e portanto aumentar o tráfico desses blogues.

No geral o que este comentário, do anónimo das 22:56, demonstra é um ego desproporcionado, muita bazófia, um sentido deturpado da realidade, uma lógica distorcida em benefício próprio. A Lógica é como uma faca de 2 gumes, e um raciocínio lógico deste baixo calibre é típico de um Rui Gomes da Silva, terá sido ele o autor do comentário?

Anónimo disse...

Um dos vídeos mais vistos neste momento no youtube é um gajo a vomitar para dentro dum balde com uma foto do Justin Bieber. Acha que esse balde também tem muita força?

Anónimo disse...

Não esquecer que o Benfica, para além de transmitir em casa os seus jogos, pode vender os direitos desses jogos directamente à SIC ou TVI. Digam lá que não gostavam de voltar a ver um Benfica-Sporting ou Benfica-Porto em canal aberto. Não estejam tão nervosos... Se até é um negócio que nem vai gerar qualquer lucro à BenficaTV... lol

Quanto ao streaming, acaba-se quando eles quiserem. Afinal, as empresas que controlam as televisões e aquelas que controlam os acessos à internet, são as mesmas.

Anónimo disse...

Esses streamings são legais? Ai se eles se lembram... Lá vão eles ter mesmo de pagar a BTV lol

Anónimo disse...

A maioria dos portugueses nao ficará colada a ver os jogos da liga inglesa. Mas, ao que julgo saber, não é a maioria dos portugueses que pagam a SporTV, por exemplo, quem paga é uma certa cota de mercado. É dentro dessa cota que a BTV quer fazer concorrência.

Joaquim Lima disse...

Se são legais ou não, eu não sei! Mas que funcionam 24 por 24h, isso funcionam!

Miguel Lourenço Pereira disse...

E aprender a ler?

Três frases que são copy-paste é discutir o mesmo tema?

Tristeza...

Miguel Lourenço Pereira disse...

Sr. número 10045726,

Pode negar o que quiser, nada do que está publicado neste artigo é mentira. Mas já estamos habituados à contra-informação vermelha na caixa dos comentários!

JOSE LIMA disse...

Caro Mário Faria
Nem mais. A "instituição" está falida, foi cravar mais umas massarocas aos do costume. Metade dos anunciados 80 milhões é para pagar um EO que se vence em Abril. Os outros 40 são para comprar mais uns restos de imberbes, a ver se algum mais tarde é vendável lá no entreposto.
Quem quiser ver a página 64 do Relatório e Contas do 1º semestre para ver como estão de finanças, pode fazer uma ideia do descalabro.
O Passivo Financeiro em Dezembro de 2012 estava em 257M€. Agora é juntar-lhe mais os 80M€. O Passivo Total consolidado da SAD vai nos 393M€. Depois somem-lhe o Passivo do benfica/clube e vão chegar a um número superior a 500M€. Para quem tem de Proveitos Operacionais (sem vendas de jogadores) 45M€ os resultados são de ir ás lágrimas.
Adaptando uma frase de Lobo Antunes no romance Conhecimentos do Inferno, podemos dizer que "o Benfica é feito de cartão como os cenários do teatro".
Abraço

Manuel disse...

Os jogos da Premier custaram cerca de 8M€ para 3 anos e não 15M€ como tentam fazer crer. Os maiores proveitos até nem vêem da subscrição mas sim da publicidade que irá disparar! A BTV facilmente irá duplicar o seu valor de facturação anual apenas na publicidade.

Vocês bem tentam convencer-se que a BTV vai dar prejuízo e que é um mau negócio mas sabem vem, lá no íntimo, que isso não é verdade. No próximo ano vamos ter a liga espanhola que ja está nas mãos do Pais do Amaral.

O Oliveira entrou numa espiral negativa, irá perder clientes a pouco e pouco e a seguir conteúdos. Ele tem contratos milionários com o Sporting e Porto até 2018 e não sei onde é que ele dentro de 3 anos irá arranjar dinheiro para os pagar. Vocês não estão a lidar com anjinhos nem estão a ver bem o filme.

Quem está à frente do projecto é o Eduardo Moniz que é quem em Portugal mais percebe de audio visual. Este não o seu primeiro projecto nesta área.

Digo-vos apenas que dentro de 4-5 anos a SportTV já era!

Manuel disse...

Não, mas tem o Bieber!

Zé_dopipo disse...

Benfica TV vai ser canal pago a partir de Julho Publico.pt - Geral on 01/03/2013 17h51 Clube está em negociações com os vários operadores de televisão por cabo, incluindo a Zon.

Hugo disse...

O tráfico? Lol estes lamps nem escrever sabem

JCN disse...

Não esquecer que um dos grandes accionistas privados do Porto é o proprietário da Olivedesportos.

O Benfica, no caso citado pelo autor, também pagaria nos mesmos termos. Quanto aos favorecimentos, eu falei no geral, porque são muitos os casos, mas parece que não me fiz entender.

O meu post servia apenas como um alerta para a falta de qualidade de alguns argumentos que se estavam a utilizar.

Se não são os adeptos a elevar a qualidade do debate no desporto nacional estamos tramados. É que não serão os dirigentes e os treinadores, disso estou certo.

Para que não restem dúvidas sobre o teor do meu post anterior. Todos os clubes são levados ao colo pelo estado local e central, usufruindo de benesses injustificadas. Usar este argumento é patético porque num país decente todos os clubes portugueses tinham fechado por sucessivas falcatruas às finanças, entre outras coisas(ex Totonegócio).

Contratos são contratos. Assumir que o Benfica pode fazer exigências paralelas é assumir que qualquer clube em posição dominante também o pode fazer. Estamos preparados para proibir empréstimos a clubes da mesma divisão? ou vão continuar a lesionar-se na véspera, ou andar a fazer que jogam 60 minutos?

Quem quer compra. Eu quando quero alguma coisa compro para meu benefício... estou lá a pensar quem é o gajo que vai ganhar dinheiro. As pessoas que gostam de futebol vão continuar a ver a PL, assim como as pessoas que gostam de basket viam o basket na Porto Canal.

JCN disse...

Eu sou de facto muito limitadinho... O monopólio faz-lhe diferença se for da Tv de um clube, mas se for da TV de um sócio bem presente de uma Sad, ou até de algumas Sad's já não faz diferença.

Eu sou limitado, é certo, mas sou sério com os meus argumentos. Eu quero uma entidade independente e isenta e imparcial e idónea e honesta, mas eu tenho reservas que seja a sporttv, da mesma maneira que o Daniel duvida que seja a BTV.

Paulo Marques disse...

A haver processo, é mais um a dar multa ao estado português.

Paulo Marques disse...

"O Estado não é nem pode ser para aqui chamado, pois não tem intervenção em empresas privadas."

Não tem intervenção, mas as mesmas pessoas trabalham para os dois ao mesmo tempo.

Paulo Marques disse...

1.Pelo simples facto de ser um canal de clube, forçando adeptos de outros clubes a darem-lhe audiência (leia-se publicidade) para ver jogos de ligas estrangeiras. Isso é ético?"

Em termos desportivos, não, mas esse navio já partiu à muito...

Paulo Marques disse...

Mais um que ainda não percebeu a internet...

Paulo Marques disse...

Claro que não são. E se acabam com um, o que nunca me lembro de ter acontecido, aparecerão logo mais 2.
É assim a internet.

Luighi disse...

Um benfiquista que se preze diria faca de 2 legumes.

Um benfiquista que se preze, ñ tem internet, o dinheiro so da para ir a tasca beber o copito.

Um benfiquista que se preze ñ pode ter mais que a 4 classe.

Um benfiquista que se preze tem que ser socio do FCP e do SCP, caso contrario ñ é benfiquista.

Eagle One disse...

O passivo da SAD já inclui o do clube, estamos a falar do Grupo Benfica consolidado!

Daniel Gonçalves disse...

JCN

O monopólio faz-me apreensão seja de quem for, mas a existir prefiro que seja por parte de uma entidade o mais isenta e imparcial possível.

JCN disse "mas sou sério com os meus argumentos", Não quis, nos meus comentários, dar a entender que você ou que todos os benfiquistas são intelectualmente limitados, gabarolas ou intelectualmente desonestos. Eu procuro ser sempre racional nos meus argumentos, embora reconheça que também posso errar ou dizer asneiras. Desconheço o valor do seu QI ou da sua inteligência - que até podem ser elevados -, mas neste assunto os argumentos benfiquistas são irracionais e pouco sérios.

Exemplificando: um Primeiro-Ministro ou um Presidente da República podem ter preferência clubística ou na vida pessoal serem accionistas do clube de coração, mas na vida pública e política devem ser isentos e não beneficiarem o clube de que são adeptos, o próprio sistema político e legal regula para que exista isenção, ou seja, por natureza os cargos e órgãos, em abstracto, são isentos. O facto da SportTV ser maioritariamente propriedade de Joaquim Oliveira - suposto portista - não implica que essa entidade SportTV, e a sua actuação no mercado, sejam parciais ou beneficiando um clube em detrimento de outros, e pelo facto de Joaquim Oliveira ter presença na SAD do FC Porto não implica directamente ou inequivocamente que a SportTV beneficia o FC Porto. Se a SportTv fosse liderada por Moniz ou Paes do Amaral já mantinha a sua argumentação da falta de isenção da mesma? As leis pelas quais se rege a SportTV são feitas para não beneficiar ninguém, e se o FC Porto ganhar ou ser campeão tal implica que a SportTV ganhe mais ou menos, ou tenha lucro ou prejuízo, não existe uma relação directa ou causal. Já o mesmo não se pode dizer de um canal televisivo pertença de um clube - que é jogador e actor no palco e não um árbitro ou espectador - seja ele a benficaTv ou o Porto Canal.
Não foi o valor atribuído pela SportTV aos direitos televisivos justo, isento e objectivo, baseados em dados transparentes? O que o Luís Filipe Vieira desejava era ser beneficiado, em detrimento de outros, pela SportTV, quando tal não aconteceu, passa a atacar o canal.
No fundo o argumento dos benfiquistas contra a Sportv baseiam-se numa superstição entranhada no sub-inconsciente, por ele ser portista, e não num fundo racional. A SIC e a TVI que são canais abertos ao público, e neste sentido prestam uma espécie de serviço público, foram, e são, lideradas por benfiquistas - Balsemão, Paes do Amaral, Moniz - e que na sua programação são tendenciosas a favor do benfica - e anti-FC Porto, lembremo-nos do programa Donos da Bola -, favorecendo-o com transmissões e notícias bajuladoras, e no entanto nunca vi os benfiquistas a protestar contra a falta de isenção e imparcialidade desses canais.

Eagle One disse...

A maioria dos benfiquistas, nunca tiveram SporTV, eu nunca tive e vou subscrever a Benfica TV, pelo preço que for. Vejo muito nervosismo nos rivais, porque será? Será que os acordos feitos com a SporTV, serão revistos em baixa? No futuro irão seguir o mesmo exemplo? Para além das assinaturas do canal, acrescentem publicidade no canal, publicidade estática e direitos internacionais!
Não se esqueçam que o canal chega ao mercado da emigração e países lusofanos: Estados Unidos, Canadá, Austrália, França, Suiça, Alemanha, Brasil, Angola, Moçambique, Cabo Verde, Guiné e Timor.

Anónimo disse...

"Mais, não admito que o bom nome da empresa que me paga o salário seja posto em causa por um devaneio mental do autor do post"

"Bom nome"?? "Não admito"?? Isto dá-me vontade de rir... trabalho muitíssimo com a PT e se há coisa que os caracteriza é precisamente a soberba, presunção e megalomania que ostentam em todas as negociações em que participam como se toda a gente tivesse de lhes baixar as calcinhas. "Bom nome" só para quem não tem de trabalhar com eles, certamente.

Anónimo disse...

Rapazinho Eagle One, não sejas idiota. As contas consolidadas da SAD, são as contas do perímetro de consolidação da SAD. E só.

A casa-mãe é o Benfica Clube, como tal não é incluído no perímetro de consolidação da SAD. Nem faria sentido uma imbecilidade dessas.
E nem fales de Grupo Benfica, porque vais ter que ir buscar as contas da SGPS que tem um empréstimo a pagar à SAD não tendo receitas... Imagina então o que seria o verdadeiro passivo do Grupo Benfica. Não da SAD, onde estão todas as receitas, mas sim do Grupo que inclui SAD, SGPS, etc.
Se houvesse contas consolidadas ao Grupo Benfica, muito benfiquista desaparecia da internet.

JNorton disse...

Boa tarde
Antes demais parabens ao slb.
Mas tudo isto deve-se a um Dragao de Ouro.
Quem negociou e intermediou todo este negocio.
Rui Pedro Soares!
Ex Administrador da PT.
Ex Administrador TAgus Park.
Ex Director Associação Comercial Porto.
Accionista maioritario da SAD Belenenses.
Dragao de Ouro - Socio do Ano !!!!
No comments...
JNorton

Anónimo disse...

A aquisição por parte da Benfica TV dos direitos de transmissão exclusiva da P.L para as próximas três temporadas é só mais um episódio de uma história que começou acerca de 20 anos atrás e que não se sabe quando e como vai acabar, ou se mesmo, alguma vez terá o seu fim.
A todos aqueles que se interessem realmente por esta história, e que por uma razão ou outra, querem compreender a sua génese e o que está verdadeiramente por detrás dela e até onde ela pode ir; deixo aqui uns conselhos de amigo:
Em primeiro lugar, comecem por despir a vossa camisola da clubite aguda.
Em segundo, comecem a estudar o passado desta história; pois só assim estarão em condições de compreender o presente e de antecipar com mais exactidão o que poderá vir a ser o futuro.
Em terceiro lugar, e para mim o mais importante de todos; esta é uma história de “PODER” e “DINHEIRO” que ultrapassa e em muito o micro mundo do futebol. O futebol aqui só serviu e serve para que determinados PODERES POLITICOS e ECONÓMICOS alcancem com sucesso os objectivos a que se propõem. Claro que está, que estes interesses de uma forma ou outra vão afectar o actual quadro de poder do futebol em Portugal, como de resto, já o tinham feito acerca de 20 anos atrás.

INSIDE INFORMATION

Sérgio Veloso disse...

É a primeira ou segunda vez que comento no blog, apesar de já o seguir há bastante tempo. Sempre gostei de vir aqui pela forma isenta e concreta com que analisam os factos, ao contrário de maior parte dos blogs que vemos na nossa blogosfera. Eu gosto de ler aqueles blogs em que os autores escrevem mais com o coração do que com a cabeça, porque, de certa forma, acabam por partilhar as minhas próprias crenças e os meus próprios pensamentos. Mas gosto particularmente deste blog pela forma como analisa os factos e pela forma como, quando é necessário, critica o que de mal se vai fazendo no nosso clube.

Mas hoje fiquei desiludido... Este post, para além de se basear no pensamento e teoria da conspiração criada pelo seu autor, tem uma série de erros factuais. Como é possível dar crédito a um post que, sem estar envolvido no negócio, consegue dizer, com tanta certeza, o que se passou, o que se passa e o que se vai passar no futuro.

Deixo só uma última questão: Se é uma estratégia da PT, então porque é que optaram pelo canal do benfica e não pela bolatv? Faz algum sentido fazer uma aposta no canal de um clube (com os custos inerentes a esta opção) quando se tem um canal desportivo?

Anónimo disse...

Antes de deixar aqui outros dados e factos para se melhor compreender esta história e na verdade quais são os principais personagens desta novela e que papeis tem desempenhado ao longo da sua história; vou por começar por comentar o artigo do caro Miguel Lourenço Pereira, por quem tenho grande estima e consideração.

“O golpe no baú!”: Na verdade diria no pote de ouro do monopolista Joaquim Oliveira; que há mais de 20 anos era um incógnito desconhecido e que entrou no mundo do futebol pelas mãos do seu irmão mais novo, esse sim, conhecido e ilustre personagem do mundo do futebol; António Oliveira. Hoje é o contrário, AO é o irmão do poderoso e influente Joaquim Oliveira. Atenção que os adjectivos utilizados, ultrapassam em muito e há muito o mundo do futebol.

“… Portugal Telecom, essa empresa que apesar de já não ser detida pelo governo.
Miguel; a PT nunca na sua história foi alguma vez detida pelo GOVERNO português, mas sim pelo ESTADO português. O que aconteceu é que anos mais tarde, quando o estado português, alienou a maioria do capital social da empresa em bolsa, resolveu manter por motivos politico e/ou estratégicos uma pequena participação, altamente qualificada; a famosa “GOLDEN CHAIR”.
Esta participação foi entretanto extinta e vendida, após pressões da EU e efectivou-se, já nesta actual legislatura do governo de coligação PSD/CDS PP.
A partir dessa altura acabou efectivamente a influência do poder politico nas decisões da empresa e passou a vingar de forma natural o poder económico, através do seu quadro de accionistas.

INSIDE INFORMATION

Anónimo disse...

“Um esquema muito bem montado que permite à empresa de telecomunicações e ao clube eliminarem de um só golpe dois rivais dos últimos anos: ZON e Joaquim Oliveira.”

Miguel; por acaso sabe o que deu origem ao aparecimento da ZON e como é que Joaquim Oliveira conseguiu construir o seu império de empresas?
Pelo o que escreve; dá para perceber que não.
“A PT nunca esteve de boas relações com Joaquim Oliveira o seu império Controlinveste”
Precisamente o contrário. Quando a PT foi obrigada por decreto desfazer-se do JN, DN, TSF, NG, etc… os tais órgãos que hoje fazem a parte essencial do grupo. Fique sabendo que só por interesse do poder político e de certos poderes económicos na altura, tendo á cabeça o BES, é que JO conseguiu “comprar” através de uma proposta bem mais baixa que as suas concorrentes esses activos. Já o mesmo tinha acontecido há uns anos algo semelhante com os direitos de transmissão de jogos de futebol e publicidade estática que de forma anormal e altamente lesiva para o estado, representada pela RTP; deixou fugir estes dois negócios para a Olivedesportos.

INSIDE INFORMATION

Amphy disse...

Eu acho que um streaming é tão legal como a "transmissão" que a benficatv faz dos jogos do benfica que são propriedade da sporttv. Sim, já me cruzei com esse espetáculo deprimente num zapping infrutífero.

Se podem desligar os streamings, porque não desligam esse canal? Porquê?

É exatamente a mesma coisa.

Anónimo disse...

Miguel; quanto ao aparecimento da ZON; esta deveu-se, mais uma vez a pressões do poder político e económico (SONAE) para acabar de vez com o monopólio da PT. Obrigando a que esta fizesse o Spin-Off da rede de cabo em detrimento da de cobre. O que levou na altura a PT perder o poder partilhado que tinha com o seu homem de mão Joaquim Oliveira na Sport TV (monopolista em termos de oferta desportiva na tv por subscrição).
“O império mediático montado por Oliveira foi-se desfazendo à medida que começavam a aparecer novos jogadores, nomeadamente o dinheiro que vinha de Angola, e que ajudou a safar a PT de muitos problemas quando a crise apertou.” Na verdade o império mediático da JO, ainda não começou verdadeiramente a desfazer-se; mas vai começar, o tiro de partida foi dado com a não renovação do SLB com a Sportinveste, agora e com a compra dos jogos da PL para as próximas três épocas.

“Esse dinheiro, coordenado pela família do actual presidente angolano e coordenado pela filha, serviu para adquirir títulos de imprensa e entrar no accionariado da PT.”

Em vez de colocar a PT deveria ter colocado ZON; onde hoje em dia a filha de José Eduardo dos Santos, passou de accionista de referência a controladora da empresa em conjunto com Belmiro de Azevedo, através de troca de participações sociais que Isabel dos Santos detinha na ZON com participação na Optimus de Belmiro de Azevedo.

INSIDE INFORMATION

Anónimo disse...

“A BenficaTV optou por aparecer apenas na Meo, ligando-se intimamente à PT na sua influência de poder, no que foi um primeiro golpe para a Zon. Mas não o último.”
Na verdade não foi a Benfica TV que optou aparecer só na PT; foi esta última que assim “obrigou” em troca de cerca de 6 milhões ano. Esta foi a forma encontrada pela PT para começar a acabar com o monopólio por ela criada, mas que entretanto perdeu, a Sport TV. Claro que esta foi uma oportunidade de ouro que o Benfica teve, para uma vez por todas se emancipar e acabar com a sua dependência em termos de direitos de transmissões desportivas e consequentes receitas da monopolista Sport TV / Sportinvest. Mas claro que também lhe trouxe emancipação em relação ao poder que Joaquim Oliveira detém hoje no mundo do futebol português. Sem dúvida que a partir daqui, vai surgir uma nova realidade e um pelo menos diferente poder.

INSIDE INFORMATION

Anónimo disse...

“A PT entrou em força na própria SporTv, adquirindo 25% da empresa (os outros 25% são da ZON e 50% pertencem à empresa detida por Joaquim Oliveira). Foi uma forma de ganhar sem perder. Não só garantia para si parte importante dos lucros da empresa como apaziguava Oliveira em relação à jogada que preparavam.”
Esta foi a forma encontrada (ainda está há espera do parecer da autoridade da concorrência) por parte da ZON em acordo com a PT e a Benfica TV, de num futuro próximo a Benfica TV fazer parte do pacote de canais disponibilizados pela ZON aos seus clientes. E também uma forma da PT não estar também ela dependente das vontades da ZON em relação á Sport TV.

“Em segundo lugar dão um golpe muito sério à ZON, obrigando a todos os que queiram seguir a competição a mudar-se para a Meo, independentemente do clube que apoiem. É o primeiro passo para acabar progressivamente com o rival directo nas plataformas audiovisuais.”

O inverso no fundo já acontecia com o monopólio da Sport TV a inviabilizar o aparecimento de concorrência á Sport Tv.

“Para isso contam com o apoio do Estado” Pelo já citado, já compreendeu que aqui o estado nada tem haver com o caso… mas teve e muito com a criação do monopólio da Olivedesportos e Sport TV por exemplo.

“Com essa jogada não só esperam ir esvaziando de conteúdo e assinantes a SportTV - com quem têm mantido uma forte rivalidade”
A Sport TV até ao final desta época continua a operar em quase monopólio. A rivalidade começará só na próxima época.

“A operação terá custado cerca de 15 milhões de euros”
Posso o informar que os três anos de contrato não chegaram nem perto dos 10 Milhões; ficaram perto dos 8 Milhões.

“…se a oferta baixar significativamente e só com isso a PT e o Benfica conseguem uma vitória importante” Aqui tem toda a razão.

“Uma competição nacional exclusiva de um clube obriga sempre os adeptos de outros clubes a dar audiência ao mesmo. Se esse canal se tornar (como é óbvio) canal fechado por subscrição, obriga-os a dar dinheiro a esse clube para ver os jogos de uma liga independente”
Miguel, de onde pensa que veio o dinheiro das participações de JO e AO na FCP SAD! Veio dos lucros gerados pela venda de subscrições da Sport TV a adeptos do FCP, mas também do SLB e de outros clubes concorrentes do FCP.

INSIDE INFORMATION

Anónimo disse...

“E o Estado português, que até há bem pouco tempo manteve uma golden share na PT - mas cuja a influência permanece e permanecerá na companhia - pactua de forma silenciosa com este claro assalto aos direitos dos consumidores, da mesma forma que a RTP também adiantou dinheiro para que Paulo Futre vestisse a camisola vermelha durante uma temporada.”

Miguel, em relação a assaltos aos direitos dos consumidores, não existe exemplo mais vergonhoso que o actual monopólio da Sport TV até Julho de 2013,tendo em conta os direitos desportivos que quase detém exclusividade de inúmeros acontecimentos desportivos em Portugal, quer mundial. E isto só acontece porque o estado deixou que Joaquim Oliveira fizesse o que José Eduardo Moniz fez na RTP aquando do aparecimento das privadas em Portugal. Comprou tudo que havia de interesse e mesmo o pouco interessante que havia no mercado, de forma aos possíveis concorrentes não terem conteúdos para comprar quando começassem a transmitir; foi um pouco que veio a acontecer com a tentativa de P. do Amaral em colocar em pé um concorrente á Sport TV, financeiramente viável. Para tal não acontecer, bastava que a autoridade da concorrência não deixasse emitir por exemplo mais que uma ou duas Sport Tv, pois só com esta magnitude actual de canais é que a Sport Tv consegue rentabilizar o seu monopólio.
Quanto á RTP basta estar por dentro dos negócios realizados entre a Olivedesportos e a RTP; para compreender como estes foram ruinosos para a RTP em particular e para o estado e para nós contribuintes em geral, com a total conivência do poder político. Prejudicando e muito os operadores concorrentes TVI e SIC.

“É assim Portugal… contra um empresário que se tornou personan non grata na capital quando começou a dizer que não às exigências que vinham de governantes, empresários e dirigentes desportivos sediados no sitio do costume.”
Miguel; na verdade até bem á pouco era raro que não houvesse governantes, empresários, políticos e dirigentes desportivos que não fossem comer á mão de JO. Agora também se é verdade que JO ganhou poder e influência com eles, o contrário começa acontecer. JO serviu um determinado propósito e objectivo; agora começa a ser um elemento descartável… logo…. Está tudo dito. Quem o colocou nessa posição são os mesmos que lhe estão neste momento a tirar o tapete debaixo dos pés.

INSIDE INFORMATION

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Eu já manifestei publicamente que sou contra a existência de qualquer monopólio no futebol português, contra a negociação individual dos clubes em relação ao contrato televisivo e portanto Joaquim Oliveira nunca foi santo de minha devoção.

Quanto à PT, foi detida pelo Estado, cujos bens são administrados a partir do governo, através - em último caso - da tal golden share, mas se ficamos com esse preciosismo linguístico, não há problema!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Sei perfeitamente como se formatou a criação da Zon depois da tentativa da OPA da Sonae em adquirir a PT, seguramente os leitores do RP agradecem a explicação!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

O dinheiro angolano está em todos os lados. Oficialmente, de forma vísivel, na cabeça da Zon, e de forma muito mais escondida mas também bem real, dentro da PT.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Anónimo,

Naturalmente que este é o primeiro passo e que a rivalidade só será real a partir de Julho e só começará a ser evidente quando o pacote de oferta da Btv se aproximar daquele que ainda detém a SporTV. Não tenho nenhuma dúvida que o governo está por detrás deste lance e o contrato pode oscilar entre os 8 e 10 milhões de euros (pelos números divulgados hoje) mas não saiu um só cêntimo do Benfica.

Quanto ao último ponto, a minha ética distingue perfeitamente clubes que detêm canais do que privados - independentemente das preferências clubisticas dos seus donos.

Anónimo disse...

Caro DN o Joaquim Oliveira é Sportinguista de Coração tal como o Balsemão. Os outros são lampiões de facto.

Anónimo disse...

Infelizmente e com grande pena minha, goste-se ou não a marca Benfica tem muita força e era a mais indicada para implementar a estratégia seguida.

Anónimo disse...

Tem razão, mas enquanto na Zon é o capital angolano é que manda, na PT o capital angolano é residual em relação a outros acionistas de referência. Mas claro que não nos podemos esquecer que Angola é um mercado aptecivel para a PT.
Já agora também é bom de referir que Isabel dos Santos é uma Benfiquista assumida.

Daniel Gonçalves disse...

Caro anónimo das 22:33

Francisco Balsemão é benfiquista, e não sportinguista. Nunca o escondeu, e quem o conhece a nível profissional e político sabe bem o fervor da paixão clubista dele.

Daniel Gonçalves disse...

No meu comentário das 00:17 não quis dizer que conheço pessoal ou profissionalmente Balsemão -o que seria falsidade - mas que o mesmo já confessou publicamente, ainda que discretamente, a sua preferência clubista. Que pessoas que trabalharem com ele a nível político ou profissional já confirmaram, nos media, o benfiquismo de Balsemão.

Anónimo disse...

"Ops, os benfiquistas agora vão ter de pagar a dobrar para ver os jogos em casa (Benfica TV) e fora (SportTv)!" Alguem acredita que a SporTV agora sem os jogos da EPL e os 15 jogos do Benfica pode cobrir o preco que agora pedem no mercado?

Anónimo disse...

Miguel, essa viciação de resultados pode ocorrer de qualquer forma se formos pensar na teoria da conspiração claro que podemos pensar assim mas não é saudavel gostamos de futebol mas o futebol também é um negécio, como benfiquista acho que o benfica deve fazer tudo para crescer mas sinceramente espero que seja de forma honesta mas sendo um negocio também espero que façam tudo para crescer e os direitos televisivos são uma grande fonte de receita como sempre se provou, até pelo que a empresa de JO amealhou ao longo dos anos não tendo este distribuido quase nada pelos clubes (ele nao andou a suportar a liga mas sim a aproveitar-se. portanto desde que seja de forma honesta e legal as empresas devem fazer por crescer.

Anónimo disse...

Aqui no Algarve esta noticia já se espalhou como lepra pela comunidade inglesa residente em particular e estrangeira em geral. Desde Sábado que não tenho mãos a medir para atender tantas solicitações de esclarecimento por parte dos bifes, que querem saber, quando e onde podem aderir á BOSTA TV e para minha incredulidade, nem querem saber quanto vai custar o serviço... o que querem mesmo é que tenham um operador que lhes permita ver o BOSTA TV. E alguns deles que eu conheço e bem, até são simpatizantes do Porto. Tenho que reconhecer que esta foi uma jogada de mestre. Tenho pena que o PORTO CANAL, não tivesse avançado para esta solução, ou mesmo, para a compra dos direitos da liga espanhola. Já para não falar, que também eu gostaria muito mais de pagar para ver os jogos do meu Porto no canal do clube, sem ter que dar de mamar a gulosos. Agora, só me resta esperar que a Sport TV baixe e muito a sua mensalidade. Pelo menos que este negócio traga algo de bom para todos nós portistas.