sábado, 2 de março de 2013

Maicon, Mangala, Maicon

A exibição de Maicon no último FC Porto x Rio Ave não foi famosa. Para além das fortes responsabilidades que teve no golo dos vilacondenses, revelou-se preso de movimentos e com uma lentidão preocupante. A comparação com Mangala (impedido de jogar contra o Rio Ave devido a castigo) foi inevitável e nada favorável ao defesa-central brasileiro.

Contudo, a história destes dois jogadores não começa e acaba nos 90 minutos do último desafio disputado no estádio do Dragão. Vale a pena recordar o seguinte:

Em Dezembro de 2011, quando a FC Porto SAD vendeu parte do passe de Mangala, o ex-Standard Liège era o 4º defesa central do plantel, a dupla titular era formada por Rolando e Otamendi e Vítor Pereira era fortemente criticado por preferir jogar com o Maicon adaptado a defesa-direito, em vez de uma das escolhas naturais Fucile ou Sapunaru (na altura, ainda não era do domínio público que Fucile era uma das "maças podres" do balneário).

No final da época 2011/12, Mangala continuava a ser o 4º defesa central do plantel, mas a dupla titular passou a ser formada por Maicon e Otamendi. Depois de uma brilhante 2ª volta, muitos portistas e não só, comparavam a evolução do Maicon à de Pepe (já não se lembram?) e Maicon era considerado por muitos o melhor defesa central do campeonato português.

No início da época 2012/13, Maicon continuou em grande e, inclusivamente, durante a pré-temporada especializou-se a marcar golos de livre. A dupla titular continuou a ser formada por Maicon e Otamendi. Com o afastamento de Rolando, Mangala passou de 4º para 3º defesa-central do plantel mas, tal como Maicon um ano antes, aproveitou uma "invenção" do treinador Vítor Pereira para crescer futebolisticamente, quando foi adaptado a defesa-esquerdo para suprir a ausência do lesionado Alex Sandro.

Quando Maicon se lesionou com alguma gravidade, para além dos lamentos e críticas ao miserável relvado do Dragão, cheguei a ler/ouvir portistas sugerirem que Rolando deveria ser reintegrado, porque Mangala não dava garantias (era a fase em que o Mangala era apontado a dedo por alguns - ex. Luís Freitas Lobo - como um jogador bruto/excessivamente viril).

Perante a evolução registada e comprovada nos últimos 4-5 meses, hoje em dia já são poucos os portistas que duvidam da categoria/capacidade do Mangala. Inclusivamente, a comunicação social tem feito eco do "apetite" de alguns dos "tubarões" europeus por este super-atleta francês e até já se fala em valores (20 milhões de euros).

Sim, Mangala é um jogador extraordinário e, obviamente, eu preferia que ele não se tivesse lesionado e hoje à noite pudesse jogar o lado de Otamendi, formando aquela que é, atualmente, a melhor dupla de defesas-centrais do futebol português.
Provavelmente, iremos sentir a falta da sua velocidade, intensidade de jogo e presença física nas duas áreas. Mas Maicon, o seu substituto no jogo de hoje, não é um mau defesa central e já deu provas do que é capaz. Obviamente, não está ao mesmo nível de há um ano atrás, mas eu acredito que vai estar bem melhor do que contra o Rio Ave. E veremos se, depois do jogo de hoje, não reconquista um lugar que já foi seu.

2 comentários:

João disse...

Um lugar que já foi seu por direito, sublinhe-se. Até se lesionar, DE LONGE, melhor central do campeonato.

Doscas disse...

O Mangala sempre me convenceu. Acho-o soberbo!