terça-feira, 19 de março de 2013

Os penalties de que ninguém fala


Na sequência das sucessivas más exibições de Silvestre Varela nos últimos jogos, Vítor Pereira, desta vez, decidiu apostar em Christian Atsu no onze inicial. Contudo, logo aos 5 minutos, o jovem extremo ganês sofreu uma entrada dura de um defesa do Marítimo (Roberge), a qual lhe provocou uma entorse no tornozelo direito, obrigando à sua saída e substituição aos 10 minutos por... Varela.

A foto do lado é clara (ver onde acerta Roberge): Penalty por assinalar e cartão amarelo por mostrar ao jogador do Marítimo.
E as consequências também: Atsu lesionado com alguma gravidade (no final do jogo foi visto de canadianas), Vítor Pereira obrigado a queimar uma substituição logo no início do jogo e manutenção de um resultado (0-0) que convinha ao Marítimo e não só...


P.S. Aos 48 minutos do Marítimo x FC Porto, Igor Rossi agarrou/puxou Jackson pelo pescoço dentro da área maritimista mas, ao contrário de Nuno Almeida no minuto 90’+3 do slb x Académica, desta vez o árbitro do encontro (João Capela, de Lisboa) nada assinalou, porque entendeu que ambos os jogadores se agarraram. Pois… E é também assim, com lances destes, que se decidem campeonatos.


39 comentários:

Anónimo disse...

já chega...falhamos o penalty, na minha terra quem falhar 1 penalty não merece ganhar!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Zé,

Sem dúvida. Entre os penaltis por marcar e os penaltis marcados mas desperdiçados por uns e os penaltis marcados sem o serem e os penaltis que em consequência não foram falhados, estão mais ou menos 6 pontos! Decisivo numa liga como esta!

Paulo Marques disse...

Pensei que só eu é que via...
E o penalty sobre o Lucho, mas esse mal se vê mesmo na TV, dá-se o desconto.

Hélder disse...

Também me apercebi dos penaltys na hora, mas quem joga o futebol, que o FC Porto jogou na Madeira, nem merece ganhar ao Chinquilho.

Nainho disse...

Entrar na onda dos argumentos / desculpas.. é mais de meio caminho para o insucesso.. Este discurso não é do FCP ...
Fazer-se de coitadinho.. é meio caminho para ser um coitadinha mesmo!

Anónimo disse...

É obvio que o campeonato esta inquinado para o lado dos corruptos do regime e é obvio que com a cumplicidade dos média. A mim o que me preocupa é o silencio do meu clube, a passividade com que PC e os seus pares encaram estes esquemas. Se fosse ao contrario veriamos a histeria dos Freitas Lobos; dos Manhas, dos Batistas e dos Delgados mas acima de tudo veriamos o vigarista que nos goverrnou e que agora é porta voz de una organizaçao mafiosa carregar na tecla do sistema e da corrupçao. Ao Gomes da Silva agora tudo deve parecer rosa. Como é possivel que este homem tenha nascido no Porto.
Pedro Moreira

Miguel Lourenço Pereira disse...

Nainho,

Aqui não há coitadinhos. Mas já que nos aproximamos da Semana Santa vale a comparação, não estamos nisto para dar "a outra face" se nos esbofeteiam em campo. Uma coisa são os erros de técnicos, dirigentes e jogadores, os maus jogos e os penaltis desperdiçados, erros nosso que há que corrigir. Outra coisa são os erros que nos prejudicam - de forma consciente ou não - e que beneficiam os nossos rivais direitos - de forma consciente ou não - e que numa liga decidida ao sprint, acabam sempre por desequilibrar as contas!

Penta disse...



deixa-me adivinhar:

a tua terra fica lá para os lados da Segunda Circular, em Carnide...

Anónimo disse...

De um Benfiquista de Braga

"Pois… E é também assim, com lances destes, que se decidem campeonatos."

Sem dúvida nenhuma caro Sr. José Correia, desta vez estamos de acordo. Como este lance, há outros e alguns ainda mais evidentes; lembro-me na época passada o Porto passar para a frente do campeonato, após vencer o Benfica, com um golo irregular de Maicon em fora de jogo a dois minutos do fim. E antes desse jogo, o Benfica ter perdido por uma bola a zero com o VG; e nesse jogo já na 2ª parte houve um lance muito semelhante, aquele que o senhor hoje refere; só que o "ceifado" era o Rodrigo e estava na zona da marcação de grande penalidade e de frente para a baliza, em movimento de remate, está lembrado. Mas antes desse jogo, o Benfica foi igualmente espoliado em duas grandes penalidades em Coimbra, num jogo que acabou empatado a zero. Ou seja, no curto espaço de tempo a vantagem de 5 pontos, passou para 3 de desvantagem. Claro que Pedro Proênça e o Carlos Xistra, não foram inocentes nesta história. Na actual época, também temos razões de queixa; perdemos dois pontos em Coimbra, após mais um "trabalhinho" do Xistra. Já para não falar do golo limpo marcado por Cardozo ao SCB na luz, que colocava o resultado em 3 a 2 e a consequente vitória e os respectivos 3 pontos. E como eu gostaria trocar esse golo, pela presença do jogador mal expulso do Braga; sim, estou a falar daquele golo, tipo Helton em Málaga, que igualmente o árbitro resolveu, marcar uma suposta falta ao avançado. Pois é, são lances destes que muitas vezes decidem campeonatos e conseguem que treinadores banais se tornem igualmente campeões.
Eu sinceramente, quero que o benfica ganhe sempre, mas com glória e mérito, se tal não for possivel então que ganhe o melhor. Agora quanto a mérito e glória, em relação ao titulo da época passada, estamos falados.
Quanto a esta, vamos aguardar pelo fim. Pois como Benfica não ganhou nada, o Porto igualmente, não perdeu. E com arbitragens iguais aquela que Pedro Proênça realizou na luz na época passada, ou como a do Jorge Sousa no dragão, contra o Sporting, já esta época... tudo é permitido sonhar ao adeptos do Porto... com ou sem Vitor Pereira.

Anónimo disse...

Quando comecei a ver o jogo, já Atsu tinha saído lesionado e na repetição pareceu-me logo que era FALTA... mas como não ouvi mais nenhuma referência a este lances em todo o jogo, pensei estava a ver com olhos de portista...
O lance do Lucho todos dizem que foi simulação.
Não consigo é perceber como é que os árbitros tem decisões tão distintas... a gravata feita ao Jackson é clara.
Também não consigo perceber porque é que o FCPorto não explora mais as laterais... temos na área o Jackson que joga bem de cabeça

Zé Luís disse...

Não tive oportunidade de assitir ao primeiro quarto de hora do jogo e "perdi" esse lance. Mas os outros já tinha testemunhado e quer o do Lucho quer o do Jackson eram penálti, deixei-o bem expresso. E não só isso.

Melhor do que a comparação entre a gravata do Igor a Jackson, é não o penálti inexistente mas generosamente condedido a Gaitan com a Académica, mas uma jogada similar no jogo da taça da treta com o Moreirense no último minuto em que evitam a derrota sendo que a falta teria sido por uma gravata a Cardozo. Os mesmos lances contam para uns mas não para outros.

José Correia disse...

após vencer o Benfica, com um golo irregular de Maicon em fora de jogo a dois minutos do fim

Está a falar daquele jogo em que o Cardozo jogou voleibol dentro da área do slb, quando "embalou" a bola com os dois braços?
Penalty mais do que descarado que ficou por assinalar e que, obviamente, não faz parte da sua lista de queixas relativamente à arbitragem de Pedro Proença nesse jogo.

Anónimo disse...

NUNCA o roberge toca o Atsu ... Voce viu o acao na TV ?? Ou voce esta falando so sobre essa foto ??

sobre o danilo e falta clara y a dentro da area .

José Correia disse...

o "ceifado" era o Rodrigo e estava na zona da marcação de grande penalidade e de frente para a baliza, em movimento de remate, está lembrado

Não me lembro desse jogo e muito menos desse lance. E nem sequer me lembro de, nesse jogo, ter havido queixas significativas de elementos do slb (treinador ou jogadores).

Mas lembro-me muito bem de outro jogo disputado no Minho, o Gil Vicente x FC Porto, arbitrado por Bruno Paixão e que, metaforicamente falando, foi um autêntico assalto à mão armada.

José Correia disse...

com arbitragens iguais aquela que Pedro Proênça realizou na luz na época passada

Por momentos, pensei que ia ter um rebate de consciência e escrever: "com arbitragens iguais aquela que João Ferreira realizou na luz esta época..."

José Correia disse...

NUNCA o roberge toca o Atsu...

Pois não. Vê-se logo que esta foto é uma montagem...

Aliás, a lesão do Atsu - entorse no tornozelo direito (precisamente o sítio onde esta foto mostra que foi atingido por Roberge), a sua substituição e o ter saído do estádio apoiado em canadianas, foi tudo uma encenação, que eu, antes do jogo, combinei com ele e com o médico do FC Porto, para poder publicar este artigo hoje...

José Lopes disse...

Para nao falar na arbitragem do Joao Capela no Olhanense-Porto da epoca passada (0-0), no qual houve dois penalties por marcar a nosso favor. Acho lindissimo que se resuma um campeonato a um golo em fora-de-jogo, no mesmo jogo em que o Cardozo recolhe a bola nos seus bracos com ternura quando estava 2-2... E' o mesmo tipo de argumentacao do Paulinho Bento, no mitico campeonato da mao do Ronny.

Barba azul disse...

Ó José Correia, eu até acho que foi você quem escreveu o comentário desse anónimo para poder dar essa resposta, tão bem lhe deve ter sabido! : ))

cincoAzero disse...

"após vencer o Benfica, com um golo irregular de Maicon em fora de jogo a dois minutos do fim"

mas desde quando é que vencer com um golo irregular foi um problema para a agremiação ?
http://1.bp.blogspot.com/_s8RMoyzxdtA/Sy-NAoXJ_2I/AAAAAAAAAeE/oBtqqewMrG4/s400/slb+x+fcp+dez09.jpg
http://oantilampiao.blogspot.pt/2009/12/o-fora-de-jogo-de-urreta.html

cincoAzero disse...

lance de voleibol de cardozo
http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/03/cardozo.html


http://1.bp.blogspot.com/-UhQr6GmrG2c/UEpXXck_RTI/AAAAAAAAA2k/MGbmJWLNdzg/s1600/falta+maos+na+bola.jpeg
http://oantilampiao.blogspot.pt/2012/09/bruno-prata-nao-deve-ir-ao-colombo-nos.html
http://2.bp.blogspot.com/-cZUf2eBN50g/T1PyypOyXKI/AAAAAAAAAwI/xRQP7ba2NdI/s320/falta+de+witsel+antes+do+2x2_b.jpg
http://4.bp.blogspot.com/--aSX-QHYtII/T1P0Jl7lJ_I/AAAAAAAAAwQ/5L8SZWKR-TM/s320/falta+de+nolito.jpg

J.P. Gonçalves disse...

"Só os burros falam de arbitragem"
A frase não é minha, é do vosso presidente.
Mal vai o FC Porto quando as desculpas para o insucesso (que ainda não o é), se centralizam nas arbitragens. Esse foi o discurso durante anos do SLB. Admitir os nossos erros custa sempre mais um bocadinho...

Anónimo disse...

Porque noa busca un link com o lance entao ???? Porque os proprios jogadores de porto noa reclama NADA ???

sobre uma foto encontrei 100 penalty por jogos ... Mas isso e verdade para epoca 2013/2014 os arbitros decidir com fotos mas so para o porto , claro ...

Olha o lance de novo ... mas em VIDEO





Bluesky disse...

Mal de uma equipa, mal de um jogador, e tipico de adepto, ser o árbitro o desgraçadamente gatuno, culpado e condenado!!!!
Acham que o nosso FC PORTO está a jogar bem???? Haja decoro e bom senso!!!! E só quem nunca jogou a bola é que pode dizer que Roberge tem uma entrada dura! E estou perfeitamente á vontade em afirmar isto, pois detesto o clube do "guardanapo", mas é tipico dos portugas; a culpa é sempre do vizinho!!!!

cincoAzero disse...

"O motorista Santos é uma pessoa simpática "
Foi assim que rui gomes da silva qualificou o motorista do presidente da agremiação, depois de Dr. José Guilherme Aguiar ter divulgado no programa Dia Seguinte do passado dia 18, que o presidente da agremiação corrupta e o seu motorista tinham estado no balneário do árbitro no intervalo do jogo de Guimarães.

Infelizmente, José Guilherme Aguiar não teve a clarividência de poder, nesse mesmo programa e para esclarecimento da audiência, contar o quão simpático é o motorista Santos.

Duas situações já aqui e aqui apresentadas e que quem de direito devia fazer chegar ao conhecimento do Dr. José Guilherme Aguiar.

http://oantilampiao.blogspot.pt/2013/03/o-motorista-santos-e-uma-pessoa.html

DJ Louro disse...

e porque razão não apitam os melhores arbitros nacionais os jogos do SLB?
E o penalti que o MATIC fez em vila do conde?
E o facto de jogarem quase sempre contra 10?
e o facto de terem um jogador chamado Maxi Pereira que pode jogar Karaté, Taekwondo, judo e nem um amarelo leva ?
Seja serio e vá ver o colaço na benfica TV a incitar a violencia contra jogadores do Porto e depois mude para a SIC NOticias e veja o Rui gomes arruaceiro da Silva com o unico objectivo de provocar o Porto!

José Rodrigues disse...

Reflectir sobre os nossos erros próprios é coisa q nao tem faltado no RP.

Agora, era o q faltava q por o fazermos nao tivéssemos legitimidade para poder também falar em erros alheios. Pelo contrario, temos muito mais.

Sansoni7 disse...

Olá

Pois é, ninguém fala...nem mesmo a Administração do FCPorto...e é pena.

Cumprs
Augusto

DC disse...

Totalmente de acordo. Numa liga em que nenhum dos 2 rivais sequer perdeu 1 jogo, o campeonato decide-se nestes pormenores.

John Billy #37 disse...

A lesão mais provável resultante de um contacto é o traumatismo. O entorse produz-se geralmente numa má colocação dos apoios.

Anónimo disse...

E agora, em português, se faz favor...

Anónimo disse...

https://www.dropbox.com/s/c25vlu1p3dj28ub/2013-03-19%2019.36.25.jpg " tira a bola por fora sem qualquer contacto "

https://www.dropbox.com/s/wjl2arp79orla2j/2013-03-19%2019.36.02.jpg " tira a perna e ainda ATSU esta do pe .

Entao ??

portista_amadorense disse...

O MOMENTO QUE DEFINE O CAMPEONATO, MUITO ANTES DO EMPATE COM O OLHANENSE EM CASA, SAO OS 3 FORAS DE JOGO MAL TIRADOS PELO JOAO PODE SER FERREIRA. SEM ESSES O PORTO GANHAVA SEGURAMENTE O JOGO E HOJE TAVA EM PRIMEIRO LUGAR.

José Correia disse...

E o penalty sobre o Lucho, mas esse mal se vê mesmo na TV

Pois, depende da camera escolhida pelo realizador da transmissão televisiva.

José Correia disse...

Que o Atsu sofre uma entrada do Roberge, isso não há dúvidas (as fotos não mentem).
Mas como não se atirou imediatamente para o relvado então, de acordo com a visão benfiquista do lance, não é penalty. Eu percebo...

Paulo Marques disse...

Engana-se redondamente, Louro.
Os lances do Maxi também são proibidos nas artes marciais.

David Duarte disse...

Bom, o José Correia, com a sua analise desta foto, deve ser daqueles que pensa que num filme os actores andam aos murros a sério.

José Correia disse...

Os atores que aparecem com marcas e bem "amassados" no final das filmagens, são capazes de ter levado uns murros a sério, nem que tenha sido por descuido.

Paulo Marques disse...

Isso é um bocado indiferente. É como o amarelo ao Danilo contra o Málaga, são toques tão ligeiros que acabam com o jogador chutar-se a si mesmo que parece mesmo um mergulho muito mal feito.

Anónimo disse...

AMIGOS, FIQUEI A SABER QUE OS LAMPIOES CONSEUIRAM EMPATAR COM O ESTORIL. SÓ DEPENDEMOS DE NÓS.. FOOOOORRRRRRÇÇÇÇAAAAAAAAAAAAAAAAAA, POOORRRTTTTTTOOOO. TRICAMPEOES.