segunda-feira, 18 de março de 2013

O Antero já se demitiu?

Sim? Não? Está à espera de quê?


Vamos ser diferentes, vamos inovar: em vez de cair na velha ladaínha de que "a culpa é do treinador", vamos fazer a coisa bem feita e responsabilizar "como manda a lei". É por todos bem sabido que quem define o plantel, é primeiramente a tão propalada "estrutura"; o treinador - também escolhido pela "estrutura" - terá, é certo, uma palavra a dizer nas dispensas, mas nas contratações é garantido que "não mete os garfos". É assim de elementar justiça que seja a "estrutura" a assumir a sua (enorme) quota parte das responsabilidades quando a época não se desenrola como planea... previsto. Como um dos responsáveis máximos da "estrutura", Antero Henrique (AH) é portanto a pessoa certa a quem apontar o dedo.

AH, pese embora vários pontos altos no seu currículo, tem gozado de enorme benevolência (ou distracção) por parte dos adeptos, sendo responsável por recentes episódios tragi-cómicos como "sai o Falcao, mas temos o Hulk", "sai o Hulk mas temos o Varela", "estão sempre a levar-nos os melhores jogadores nas horas finais dos períodos de transferências, mas ninguém nos apanha desprevenidos", "se não houver mais ninguém, vai o Varela para ponta-de-lança", ou "podíamos contratar o Lima mas há o risco de ele poder vir a ser útil e marcar golos e portanto é melhor deixá-lo onde está" ou até mesmo "estamos atentos à conjuntura internacional, e em vez de contratarmos 2 ou 3 jogadores, contratamos só um, o Danilo". Uns dirão que não passam de pequenos deslizes numa carreira de sucesso (como se AH fosse o melhor guarda-redes do mundo, capaz de defesas impossíveis, mas que de vez em quando, lhe apetecia meter a bola dentro da própria baliza - há algum mal nisso?!?), outros que os deslizes são a norma e os sucessos fruto do acaso - ei, até o Vítor Pereira conseguiu ser campeão! - certo é que está na altura de uma mudança, e porquê ficarmos-nos só pela redecoração?


Posto isto, caro Antero, obrigado por tudo mas está na altura de seguirmos caminhos diferentes, e de preferência o mais rápido possível, de modo que o seu sucessor possa já começar a preparar a próxima época, e para que o clube possa poupar o dinheiro do prémio de desempenho - aquele que "chove" sempre, desde que o Porto acabe o campeonato nos 3 primeiros lugares; qualquer coisa serve; 2º, 3º, 1º: é tudo igual - que já não irá portanto receber. Devo lembrar que é nas horas difíceis que se vê a qualidade de um líder; e um líder assume sempre a trampa que faz (ou que permite que ocorra pela sua inação; e não se esconde atrás de um treinador).

67 comentários:

Anónimo disse...

Ai sim, tudo muito correcto, mas e o treinador? Sai impune mais uma vez? Continuamos com ele para o ano? É esta impensável ideia que o Filipe defende? Acha que é exequível o FC Porto manter um terceiro ano um dos piores treinadores da sua história?

Anónimo disse...

Mas já perdemos o campeonato para falar em vassouradas? Tenham juízo.

Filipe Sousa disse...

Vassouradas já? Claro que sim, há enormidade de adeptos a exigir a demissão do treinador de há umas semanas para cá - diria que para esses adeptos, já está na hora de uma vassourada.

Filipe Sousa disse...

Em momento algum, eu escrevi que o treinador devia ficar. O que eu escrevi, é que se vai haver demissões, que comecem no ponto correcto da hierarquia, e não apenas na equipa técnica, que como é sabido, tem uma responsabilidade limitada. Além do mais, é a "estrutura" que escolhe o treinador, sendo assim responsável por tudo o que daí resulte. O Ministro das Obras Públicas não foi o culpado pela queda da Ponte de Entre-os-rios, mas demitiu-se à mesma, porque era o responsável último.

Pedro Ramos disse...

Eu sei que, como ficou ontem demonstrado, a irracionalidade está a atacar furiosamente muitos adeptos, talvez porque para a maioria tudo está bem desde que se ganhe e passe a estar tudo errado quando se perde, mas nao percebo porque fica pelo Antero, nao foi PdC que o escolheu? Ou descobriu agora que PdC já pouco importa na estrutura do Porto?
Fica aqui também demonstrado o que espera o sucessor de PdC, ao mínimo deslize "off with is head". Sim porque se Antero é o principal responsável pelo fracasso deste ano, também para si deve ser o principal responsável pelos 2 titulos anteriores, ou seja 2 títulos de campeao em 3 anos é inadmissivel.
Por vezes perder é bom, faz-nos colocar as coisas em perspectiva e corrigir mais facilmente erros que estavam encobertos pelas vitórias e é na reacçao a estas situaçoes que se vê a capacidade de cada um. Por isso um bocadinho mais de racionalidade sff.

Anónimo disse...

Com a particular diferença de que saíram também de Antero Henrique as épocas de sucesso com Jesualdo e AVB. Tem culpas este ano? Tem-nas, mas merece a meu ver mais uma oportunidade. Mas claro com outro treinador e emendando os erros de gestão desportiva.

DragoesJuntos disse...

É engraçado ler certas coisas, pq no futebol tudo muda muito rápido…
E se o Jackson não tivesse falhado o penalti contra o Olhanense (tínhamos ganho 2-1), e falhado o penalti ontem (tínhamos ganho 2-1)…estávamos com os mesmos pontos que o Benfica…
E se o Mangala não escorrega no lance que deu o golo contra o Marítimo?
E se o Lima tem falhado o penalti contra a Académica aos 94’?? (Ficou 1-0)
E se o Moutinho não se lesiona? (É que o Defour é parecido)
E se o James não se lesiona? (Quando estava a ser o melhor jogador a par de Jackson) (Coloca-se o Varela…)
E se o São Helton não sofresse frangalhadas?

Quando o £ibras Boas esteve cá, não me recordo dele ter uma época assim…mas pronto, a culpa é do treinador.

Anónimo disse...

Ò Filipe pertences a uma potencial lista concorrente ???

Mário Faria disse...

Percebo o Filipe e não estou em desacordo com a ideia, mas o que não fica dito é o que pensam os que não escrevem e, esses, são uma maioria, que embora silenciosa, não deve ser ignorada.
Por outro lado, não quero ver o meu clube governado pela bancada. Gostaria mais que fosse a bancada a preocupar-se com o clube e não apenas porque vamos perder, muito provavelmente, o campeonato.
De qualquer maneira, é bom que se ouçam vozes como a do Filipe, porque nem tudo vai bem no reino do Dragão.

Anónimo disse...

Na temporada passada, após a derrota com a Académica li bastante asneirada sobre eventuais demissões e tal, o que é certo é que vencemos o campeonato.

Adianta de alguma coisa substituir o VP nesta fase? A meu ver não faz sentido, prefiro esperar pelo final da temporada e nessa altura, tomar as decisões necessárias e definir o que fazer com treinadores e alguns membros da estrutura.

eumargotdasilva disse...

Só para entender melhor : está a dizer também que temos um mau plantel , é isso? Que mesmo que o treinador fosse outro a cagada continuava a mesma? ...
Já agora qual o nome que tem na manga para a substituição do Antero? (Será um chinês? )

Depois, desculpe, mas para se ser coerente com o seu discurso, e, se estamos a por em causa a dita estrutura ( que só na parte de compras e vendas, deve ser um mundo complicadissimo de jogos de bastidores, amigos e vilões, comissões e facadas, e que qualquer um de nós se boraria só de saber como é) por uma questão de resultados, então sugeria-lhe pedir a demissão do chefe de todos...


Não me parece que seja a altura de começar a disparar para todos os lados. Agora é a altura de perceber que talvez as coisas ainda se componham, talvez não, mas que continuamos todos a ser portistas na mesma... ou seja, a ter a cabeça entre as orelhas e os pés no chão. E, não ao contrário.
Há na equipe técnica muita falta de experiência - o tal mundo de que fala o R.M. - e tudo isso se aprende andando. Mas daí até por em causa a dita estrutura e tudo o que desconhecemos, acho que é um passo bem maior que a perna!

Duarte disse...

Sobre o treinador do Porto, o artigo do Luís Sobral no Mais Futebol está excelente.

O Mário Faria diz, e com toda a razão, que é preciso ouvir a bancada, mas ouvir a bancada é coisa que a blogoesfera portista tem feito muito pouco ultimamente, de uma maneira geral. A bancada não gosta deste futebol, não compreende as opções deste treinador e está farta dele. Longe de mim querer armar-me em provedor do Dragão, mas não sinto que esteja a ser pretensioso ao dizer que é este o sentimento que invade todos os sectores de todas as bancadas daquele estádio. A planificação da SAD foi má este ano, houve coisas incompreensíveis, tudo isso é verdade, mas a grande irritação vai para com o treinador e com razões perfeitamente fundamentas.

O que temos visto é que há sempre qualquer coisa a desculpabilizar o treinador. Há sempre qualquer coisa que retira dos seus ombros as suas responsabilidades. No ano passado eram umas coisas, este ano são outras. VP faz as declarações que faz a seguir ao jogo de ontem (e não se trata de um caso isolado, pois já a seguir ao jogo em Chipre tínhamos visto algo semelhante) e quase ninguém fala disso. Querem criticar a SAD? Muito bem, claro que merece críticas até porque, quanto mais não seja, foi a direcção a escolher e a manter este treinador. Agora, crucificar-se um homem como Antero Henrique que esteve também na origem de muitos sucessos passados, parece-me um manifesto exagero.

Anónimo disse...

por muito que me custe já a dizer á muito que o treinador não tem perfil para o nosso clube, mas também estou da acordo que não e´só ele culpado.

Anónimo disse...

Afinal a diferença entre esta massa adepta do FCP, apesar dos muitos exitos e a da 2ªcircular não é nenhuma.
E como hoje o FCP tornou-se num clube apetecido "eles já andem por aí" ?

Duarte disse...

Claramente Vítor Pereira não tem culpas nenhumas. Claramente os jogadores são os únicos culpados porque são eles que determinam a preparação física que lhes é dada (e que grande rotação temos tido e que bem estão eles fisicamente). E depois, já cá faltava, tudo se resume ao sortilégio. Como o AVB é um sortudo ganhamos tudo, como Vítor Pereira tem azar não ganhamos.

Jogos como os de ontem resumem-se à sorte. E depois temos as brilhantes declarações de VP, para as quais também se há-de arranjar uma qualquer justificação.

José Correia disse...

Percebo a lógica subjacente a este artigo e, tal como o Filipe, também eu sou da opinião que o treinador está longe de ser o único culpado por aquilo que correu mal esta época (a qual, convém lembrar, ainda não acabou).

Contudo, convém lembrar que nas últimas 8 épocas, contando com a atual (2012/13), o FC Porto ganhou seis campeonatos, com quatro treinadores diferentes: Adriaanse, Jesualdo (3), AVB, Vítor Pereira.

É fundamental que se analise aquilo que correu mal esta época, mas daí a promover uma “decapitação de cabeças” numa estrutura que, nos últimos anos, alcançou o sucesso que é conhecido, vai uma grande distância.

Unknown disse...

300% de acordo. Muito bem.

Anónimo disse...

Caro Filipe Sousa,

Desde já começo por o elogiar pela “semi-coragem” ou/e “semi-visão” (já irá compreender melhor o que quero dizer com “semi”, quando acabar de ler este texo) de começar a mexer na ferida, que a cada dia que passa não só está maior, como a respectiva infecção se começa alastrar perigosamente pelo paciente; e se nada de concreto for feito para uma vez por todas estancar a maleita; é bem possível que mais cedo do que o imaginado, o doente entre em coma e depois será uma questão de esperar o que o futuro nos espera. A sobrevivência ou a morte. É que o doente e aqueles que o amam, não pensem que esta grave infecção, desaparece com as já habituais “aspirinas” de titulo de campeão. Não; a doença é tão grave, como semi-silenciosa, que só os regulares relatórios médicos da SAD, mais conhecidos como R&C é que de tempos nos fazem entrar em estado de alerta por breves momentos. Mas não mais que isso. Tomar as decisões correctas e devidas é que não. Porquê?
Porque apesar do diagnóstico realizado e transcrito nos tais relatórios da SAD, ainda falta outro tipo de informação para análise e que passa ao lado desses regulares relatórios oficiais; o que não facilita em nada o correcto diagnóstico do estado do doente. Ainda, para mais, as ditas e habituais “aspirinas”, só ajudam a camuflar os sintomas da doença, mas em nada contribuem para a sua cura, pelo contrário, só ajudam ao seu agravamento. É que desta forma, só tem atrasado que se aplique a correcta posologia medicamentosa; E quanto mais tarde pior.
Por isso é que quando o doente deixa de estar sobre o efeito da “aspirina”, todos conseguem perceber que ele está febril e que o seu estado não é o mais saudável; Agora, não conseguem é perceber se o mal está na cabeça, nos pulmões no coração, ou em outro órgão. Sá sabem, que algo não está bem, e que ele anda desequilibrado; mas como o doente no geral até se aguenta bem e de pé; de certeza que não é nada de grave.
Os mais simplistas afirmam que é só um problema nas articulações, com causas exteriores, como um vírus que dá pelo nome popular de “Arbitrus Mal Intensiunadus”, outros um pouco mais sabidos e menos ingénuos, percebem logo que o mal é interno e não é um problema de articulações, que afecta o saudável andar do doente, mas sim, é a falta de pulmão, e que a causa está desde que o doente começou a fumar aquela marca de tabaco manhoso, que dá pelo nome de “Vaitoras Pereiras”. Outros ainda mais bem informados, compreendem logo que os pulmões não são só afectados por esta maleita, mas também, porque o coração não anda nada bem. E já não bombeia o sangue como antigamente. Na verdade, o doente quando se apercebeu que o coração já estava cada vez mais cansado e velho para estas correrias; começou a tomar um medicamento para melhorar a circulação cardíaca, denominado de “Anterus”; indicado por um amigo que era muito apreciador das suas qualidades terapêuticas; em vez de se informado e pedido a colaboração de um profissional qualificado. Lá está, afinal o medicamento em questão tem incorporado na sua composição uma substância de nome “Luvex”, que tem mais contra indicações, que verdadeiramente benefícios; está classificado como um medicamento oportunista, que ajuda momentaneamente a circulação, até começar a precisar do próprio sangue para funcionar. (dai estar proibido pelo Infarmed).
Na realidade a doença está no cérebro do paciente, que com o tempo começou a perder o seu brilhante discernimento e após começar a sofrer do coração, começou a fumar tabaco manhoso e tomar medicamentos proibidos. Só ele, pode acabar com estes maus hábitos, ou então dar lugar a outro... antes que o doente morra, diga-se no abono da verdade.

DC disse...

Excelente artigo, numa perspectiva de ironizar quem foca todas as críticas numa só cabeça.

Nem o culpado é só o VP, nem é só o Antero, nem são só os jogadores. O plantel é curto, o VP tem as suas limitações, a pessoa que se lembrou que o Danilo valia 18 milhões é idiota, etc...

Esperemos é que o Jesualdo faça uma gracinha e no final da época já esteja tudo a dizer que sempre soube que íamos ser campeões.
Eu estou pessimista mas ainda não perdi a esperança. E quanto ao Antero, ao VP, etc, só troco por melhor.

Eduardo Nunes disse...

Ola

Não tenho vocação para advogado como não tenho vocação para perder, mas sei perder e sobretudo ver os erros que cometi para tentar não repetir.
Acontece, e acho ser esse o problema, que há alguns erros que estão a ser repetidos demasiadas vezes quer pelo treinador quer pela estrutura.
O FCP é um clube formador mas formador de jogadores para vender e lucrar e não de outro tipo de integrantes na estrutura, pois a esse nível os erros podem sair caros.
A realidade é que os milhões da Champions não chegam para o orçamento e os holofotes já saíram dos jogadores. Um Mangala, um James ou um Moutinho são demasiado valiosos para serem vendidos em saldo. Só nos resta uma alternativa. Subir na tabela...

Anónimo disse...

A depressão em tons de azul a tomar forma e conteúdo. É isto o resultado duma época mal planeada? Talvez, mas ouvir as bancadas do Dragão não é ouvir-vos a vocês certamente, seus presunçosos.

Cumprimentos

Anónimo disse...

OUVIR A BANCADA ???!!!

Que gente louca. As maiorias não nos levam a lado nenhum seja na politica ou futebol. Exemplos não faltam.
Maiorias esclarecidas isso não existe.
Quem elegeu os sucessivos (des)governos que nos conduziram à desgraça, a maioria...

Ainda não perceberam porque ganham mais vezes num país brutalmente centralizado ???
PC,PC,PC e mais dois ou tres homens,embora em menor escala.
Usufruam enquanto o homem tem saude.
Porque depois vai ser "penar".

Anónimo disse...

Dêm os "FILIPE" à "2ªcircular, porque não se perde, nada, antes pelo contrario.

Duarte disse...

É Vítor Pereira quem define a constituição do plantel de um modo total? Não, isso é ponto assente. O que eu pergunto é: vem só de agora, com as virtudes e defeitos que tal acarreta, o facto de não serem os treinadores a definirem tudo ou quase tudo na equipa de futebol do Porto? Não, claro que não. Alguma vez isso ilibou algum dos ex-treinadores, para o bem ou para o mal, das suas responsabilidades? Até hoje pelo menos, não. As competências de um treinador esgotam-se na escolha dos reforços? Não esgotam, mas se esgotassem então não valia a pena despedirmos e contratarmos treinadores em função dos resultados do final de cada época, já que eles pouco ou nada têm a dizer sobre isto. Aliás, mais valia não gastarmos dinheiro em treinador nenhum e passamos todos a acreditar nos tais sortilégios: com Jesualdo foi assim assim, a AVB saiu a taluda, a Mourinho também, VP só teve azar e Octávio Machado então foi um pé frio completo. E pronto, tirando isto todos eles valem o mesmo como treinadores.

Eu não digo que não valha a pena discutir os erros da SAD esta época. Agora, querer fazer isso disfarçando coisas inacreditáveis que são só da competência de quem treina, é que me parece errado.

Joao Goncalves disse...

E se o Marítimo tivesse enfiado as duas ofertas isoladas que teve?
E se o Helton tivesse sido mais rápido a sair ao Lançe?
E Se o meu Gato fosse Cão?

Entrar nas teorias da suposição nunca é possivel pois o Jackson podia ter convertido os Penalties e a seguir o que aconteceria? Acabava o Jogo por ali? O Maritimo e Olhanense não poderiam ter marcado e mesmo dado a volta ao resultado?

Concreto é a falta de soluções Mentais de VP... Se alguém me explicar como é que a precisar de ganhar se tira o Varela de campo (seja ele ou não uma desgraça era uma peça a abrir jogo) e se mete um Izmailov para afunilar jogo no meio, dou-lhe um bombom.

E Mais... como é possível o Liedson, ter ficado no banco o jogo todo e não ter saltado para o jogo por troca com o apagadissimo Danilo ou o desgastado Alex Sandro, metendo-se o Varela a fazer a linha toda?

Onde anda aquele treinador que meteu o Djalma a defesa direito em pleno Estádio da Luz?

VP não é treinador para o Porto à muito infelizmente... tivemos uma amostra de futebol com o Guimarães e Gil mas já se viu que foi pelos adversários serem fraquissimos (o Benfica fez questão de nos tirar as duvidas todas com duas goleadas), de resto somos uma equipa lenta, triste, sem ideias e sem táctica alternativa e com um homem que de futebol percebe muito... pouco.

Ganhamos o ano passado um titulo completamente não merecido... despachamos(dados) mais de uma dezena de jogadores que nos deram um titulo europeu e um campeonato sem derrotas a 19 pontos do 2º classificado e estamos afastados de tudo...

Se isto continua, vamos virar Benfica a conquistar a taça Lucílio baptista todos os anos...

Anónimo disse...

TB não somos nós que estamos assim tão fracos...eles tb estão mais fortes...ainda nao perdemos temos 6 empates...eles é que só tÊm 4...saber dar mérito ao adversário...

Sérginho disse...

Perdoem-me a franqueza, e respeito todos os comentários e o post escrito, mas "pedir a cabeça" de um dos melhores activos da SAD é, certamente, uma parvoíce de todo o tamanho. Não é desta forma que se resolvem os problemas!

Miguel Lourenço Pereira disse...

Excelente Filipe,

Subscrevo cada linha!

Duarte disse...

Concordo.

D.Pedro disse...

É Vítor Pereira quem define a constituição do plantel de um modo total? Não, isso é ponto assente.
___

Claro que em casa organizada o plantel é constituido em consenso entre a equipa tecnica e a SAD.

Bem, pelo opinião do autor do artigo todos os anos que não fossem de sucesso, mudava a direcção.
Bonito!!!

Anónimo disse...

"Santa ignorância!"
Perdoai-lhes, Senhor!

Paulo Marques disse...

Então deve-se cortar cabeças só quando chegarmos ao nível do Sporting? Já faltou mais...

Paulo Marques disse...

Vai lá ouvir a opinião dos iluminados superdragões...

Anónimo disse...

"Agora, querer fazer isso disfarçando coisas inacreditáveis que são só da competência de quem treina, é que me parece errado."

Concordo.

Tanto na época passada como nesta vemos falhas evidentes relacionadas directamente com o treinador.

-Não temos meia distancia. Há quanto tempo não vemos um golo de remate de fora de área? Que me lembre esta época houve um do Moutinho e vá lá vá lá, que se lembro de chutar.

-Livres directos é mentira. Ninguem. Seja Moutinho, seja James, seja ultimamente Danilo. Ou é barreira, ou vai ao lado ou por cima como ontem.

-Cantos: Ultimamente marcámos 1 ou 2 com o Mangala, mas antes disso foi um deserto de golos de cantos com o VP a insistir no Moutinho.

- Varela numa forma inacreditável. Creio que tá com 28 anos, perdeu o fulgor, energia e velocidade doutros tempos, mas podia continuar a jogar com cabeça. No um contra um como não tem confiança já nem arrisca. torna-se numa peça a menos a partir do momento em que a bola vai pra ele, e a jogada enquina ali. já para não falar quando vai pra cima do defesa e volta atrás. Um treinador que vê isto 1 ou 2 vezes ainda se desculpa, mas um treinador que vê isto em todos os jogos, já é um treinador que ou percebe pouco de futebol ou então é masoquista.

-E ultimamente para cômpor o ramalhete, são as lesões. Ou melhor os regressos de lesões. Os jogadores quando se lesionam, quando regressam, tem bastante dificuldades em voltar à forma. Será da metodologia de treino ??

Só mesmo uma nota final em relação ao nosso meio campo. E para o nosso grande Lucho Gonzalez. Ele foi e é um grande jogador, mas já não tem pernas e pulmão que se exigem para uma equipa como a nossa. Podia estar no banco e aproveitarmos o James Rodriguez na sua posição certa que é a 10 !!! atrás do ponta de lança, com espaço pra jogar e não amarrado à direita como o VP gosta.

Na minha opinião VP ainda não é um treinador feito para uma equipa como a nossa. Falta-lhe experiencia. Tem coisas boas, e tem coisas muito más e comete erros crassos como o descrito acima. Qualquer treinador médio da europa não faz isso.

Labaredas Azuis e Brancas.

António Sá.

Anónimo disse...

Quando as coisas não correm bem o peditório é sempre o mesmo. Põem-se todos em bicos de pés a exigir a cabeça do treinador, dos jogadores e dos dirigentes. A equipa é recebida com insultos, tochas e petardos. J. Martinez, um dos melhores avançados a actuar na Europa, foi particularmente visado. A ele e a outros aconselho-os a mudar de clube no final da época. Aqui não há margens para erros. A bancada pensa que os jogadores são máquinas e diz-se conhecedora e exigente. É uma grande treta. Na realidade, pouco percebe e dá-se muito mal com a pressão. 99,99 % desses exigentes adeptos nunca pisou um relvado ou entrou num balneário, e muito menos praticou um desporto de alto rendimento. Com tanta falta de urbanidade, eu diria que são ignorantes.

Duarte disse...

Sublinho linha por linha, João.

Manuel disse...

E depois ainda dizem que eu estou a meter "nojo". Santa ingenuidade!

"Em casa onde não há pão, todos ralham e ninguém tem razão".

A vontade de encontrar um culpado para o descalabro que já se avizinha é tanta, e de que eu já falo há 3 anos, que disparam em todas as direcções.

O anónimo acima, rei da ironia, é que já topou tudo. Na ânsia de tentarem defender quem na verdade é o verdadeiro culpado, ao aceitar isso caem por terra todas as vossas referências, estão a culpar alguém que terá alguma culpa mas apenas uma culpa relativa (é o homem da mala), não tem nem de longe nem de perto a culpa de quem foi o verdadeiro mentor e responsável pelos gastos de cerca de 50M€ em defesas, em especial de quase 30M€ gastos no Danilo e no Alex Sandro.

Sabem quanto é que o LFV estava disposto a pagar pelo Danilo? Chegou aos 8M€ e depois recuou. E não foi por falta de dinheiro.

E sabem porque é que o Danilo custou 18M€? Porque uma parte substancial desse montante não foi para pagar o jogador, mas para outras pessoas directamente envolvidas no processo. E para outros destinos mais terrenos. Querem que eu vos diga quem?

Não abram os olhos, não!

Anónimo disse...

Começo por dizer que não conheço a estrutura do futebol profissional do FCP para identificar culpados e pedir cabeças. Digo até que em situações passadas (como após a saída de Mourinho) em circunstancias similares não houve qualquer alteração aparente e o clube foi capaz de endireitar o rumo. Eu espero novo milagre mas continuo a salientar que nunca PC enfrentou um rival tão forte como o actual Benfica, construído nos meandros do poder politico e económico e bem alicerçado na imprensa mafiosa que condiciona opiniões e tenta maniular os factos (os Freitas Lobos da nossa praça com pele de cordeirinhos). Agora tanta dificuldade, que se aliá ao maior problema que temo esteja o nosso clube a passar, a brutal crise económica, não nos deve retirar a visão critica: este plantel foi construído de uma forma vergonhosa, é muito mau e TODOS o sabíamos. Os erros são gritantes e difíceis de justificar. Vitor Pereira que é muito fraquinho como é óbvio é também uma vítima. No início da época, após ter ganho o campeonato de forma milagrosa, devia ter exigido publicamente outras soluções. Já sei que tinha arriscado o posto mas na altura poderia ter saído por cima. Assim vai sair pela porta pequena e penso sem qualquer futuro profissional. Mas realmente o principal culpado é quem construiu o plantel volto a dizer muito deficitário. E se realmente o nosso orçamento é semelhante ao do nosso rival de Lisboa então temos que bradar aos céus porque a diferença dos planteis é gritante. Volto a dizer que quem contratou Danilo devia pedir a demissão e a reconstrução do plantel de veria passar por tentar vender estes barretes e contratar para os postos carenciados. E já agora renovar os bons e não estar obcecados com a sua venda.

Pedro Moreira

Anónimo disse...

Para que o Antero Henrique assuma a sua quota parte de responsabilidade terá de fazer o que já fez noutras épocas e fez muito bem. Ou seja, mudar o treinador e reforçar a equipa para as posições necessárias, com os jogadores precisos. Não fez isso este ano e errou.

A ladainha de responsabilizar o treinador, diz o Filipe, como se fosse o Antero Henrique que treina a equipa, que é responsável pela preparação física desta, que faz as substituiçoes pessimas como ontem, que vai dizer para as conferências de imprensa borradas umas atrás das outras. Estamos perante um homem que já deu muito ao clube, que esta la desde os 21 anos e querem correr com ele. Querem tratá-lo da mesma forma que tratam um treinador que em dois anos só nos deu mau futebol e um título ganho as tres pancadas. Ou melhor, querem trata-lo pior ainda, pois para dizer mal dele e da direcção não faltam posts, agora para criticar o treinador está quieto. Quando se fala no VP há sempre um "mas", para o Antero e para a SAD é pedradas e já não prestam.

Mude-se o treinador e reconstrua-se a equipa sem vassouradas, mas com cabeça.

Anónimo disse...

A culpa está pura e simplesmente concentrada no treinador. Um tipo que colocou a equipa a jogar menos que um Málaga, um Apoel ou um Zenit. Não me venham com tretas. Ele não é treinador para o FCP. Pode até ter a estrelinha da sorte e ser campeão de novo, mas lá fora, vamos perder prestígio com ele. Ele que vá para o Espinho...

Pedro Albuquerque disse...

O culpado desta época miserável é o senhor que:
- Deixou o Fucile de fora quando só temos 1 lateral de raiz (Alex Sandro). Danilo é um lateral adaptado.
- Foi buscar o Liedson e não o coloca a jogar (2 pessoas separadas?)
- De um momento para o outro começou a achar que o Izmailov afinal não serve.
- Mantêm o Jackson a marcar penaltys após ter falhado 2 penalties.
- Achou que atacar o campeonato só com Varela, James, Atsu (com a CAN) e Iturbe (já se viu o ano passado que não contava) nas alas. Djalma não servia?
- Não foi contratar o Lima por 5 milhões.
- Não deixou o Walter jogar pelo até ao fim do campeonato. Serie B do Brasil é assim muito diferente das equipas da Liga Zon Sagres (e não ganha 75 mil euros mês)

Daniel Gonçalves disse...

Ó Manuel, 20:29, já estavamos a estranhar a sua ausência e dos seus cínicos e dissimulados comentários.

"Porque uma parte substancial desse montante não foi para pagar o jogador, mas para outras pessoas directamente envolvidas no processo. E para outros destinos mais terrenos. Querem que eu vos diga quem?" Já agora agora sim, queremos saber, já que o Manuel alega estar por dentro do assunto.

No essencial a intenção do seu comentário, assim como o do anónimo das 15:16, é indirectamente apontar Jorge Nuno Pinto da Costa como o principal culpado e responsável pelo que de mau existe no FC Porto. Já sei que para os benfiquistas a simples existência de JNPC é uma profunda dor de alma, agora procurarem, hipócritamente, vir aqui - aproveitando uma tormenta passageira no futebol do FC Porto - para subrepticiamente lançar suspeitas e difamações sobre o papel do Presidente do FC Porto é do mais reles que existe.

"Na ânsia de tentarem defender quem na verdade é o verdadeiro culpado..." e,
"a culpa de quem foi o verdadeiro mentor e responsável pelos gastos" Já agora elucide-nos com a sua argumentação porque é que considera que ele é o principal responsável. Quem tantas vezes acerta também é natural que erre algumas ocasiões. Mas poupe-nos à sua hipocrisia e à sua má-fé.

Anónimo disse...

Tenha vergonha deste post, ingratos nem mereciam ter a alegria de ser portistas. Se nao tinha nada para dizer não mande postas de pescada.
Antero Henrique foi e é um dos responsáveis pelos recentes títulos ganhos, e ha duas semanas atras ui jogavamos como o barcelona, o jackson tinha meio mundo atras dele,meu amigo quem contratou jackson? e o james? e o Hulk?
O Antero tem culpa que se falhem penaltis? claro que comete erros mas dai a ser mandado embora pelos poucos que comete, vai uma grande distancia.

Eu se fosse assim tinha vergonha, é tal e qual os lampiões, 2 resultados menos bons e daqui a bocado até diz que o Pinto da Costa quer que o Porto perca.

Com este post, o blogue vai mudar para reflexão como um Lampião


Mário Faria disse...

Muito bem Daniel. Julgo ser minha obrigação dizer que não vejo qualquer inconveniente de um benfiquista vir conversar connosco. Agora, aquele discurso paternalista execrável, dispensamos e repudiamos. Não menorize a nossa inteligência e capacidade de resistência à adversidade e aos que julgam que são os donos da bola.
Manuel 20:29, por favor não volte,

Anónimo disse...

"Manel de corroios" infiltrado agitador ?

Anónimo disse...

Este artigo não faz qualquer sentido. Isto sim, são lampionices..
Ora bem, se me recordo o AH desde que assumiu funções, apenas na época do tunel da luz, é que o Porto não foi campeão.
Visto que o Pinto da Costa assume por completo a escolha do treinador, esse argumento da estrutura também não colhe.
O plantel com certeza que tem carências, mas individualmente é o mais forte em Portugal, ou será que é inferior ao plantel de um Malaga?
A culpa tem nome e chama-se Vitor Pereira.
Lamento e tenho pena por aqueles que ainda há um mês atras andavam a comparar o Porto ao Barcelona, ou regojizarem-se por darmos cinco ao gil vicente.


Anónimo disse...

Desconheço a filiaçao clubistica do Manuel das 20 e 29. Mas eu que sou um portista fiel e doente tenho que concordar com parte das criticas. Primeiro foi uma irresponasabilidade contratar dois defesas brasileiros pelo balurdio que foi: Danilo nao vale um chavo e Alex sendo bom nao é melhor que outros que tivemos por um décimo do preço. Com esses 40 milhoes bem geridos eramos campeoes. Depois eu tambem questiono onde têm sido investidos os milhoes de lucro que temos tido e a legitimidade de comissoes chorudas. Fico impressionado com as virgens ofendidas que por aqui abundam quando se belisca na honestidade e profissionalismo de alguns dos elementos do staf do nosso clube. Preferem meter a cabeça debaixo da areia e viver do passado. Acordem por favor e denunciem o muito que esta mal porque afinal o que nos une a todos é a vontade de continuar a vencer.
Pedro Moreira.

José Correia disse...

Desconheço a filiaçao clubistica do Manuel das 20 e 29

Pois...

José Correia disse...

Com esses 40 milhoes...

Em que blog benfiquista é que leu que eram 40 milhões?

Hugo disse...

Pedro Moreira mas tu pensas que enganas quem com esse discurso?

Paulo Marques disse...

"meu amigo quem contratou jackson? e o james? e o Hulk?"
Por valores extramamente elevados que o clube mal consegue comportar. As contas não mentem.

Anónimo disse...

Temos mais um ponto do que no ano passado, em que fomos campeões. Melhor à 23ª jornada desde que o campeonato voltou às 16 equipas só no ano do AVB - infelizmente é provável que nos tenhamos de conformar com um grande campeonato do 5lb. Desde que Antero assumiu o futebol, com o Adrianse, vencemos seis campeonatos perdemos um - se perdermos este o balanço continua muito positivo. Com certeza que há erros, mas juro que nem nos meus mais felizes sonhos admiti ter dez anos como estes últimos e AH desempenhou sempre cargos de grande responsabilidade, algum mérito deve ter. Todos nós achamos, com certeza, que foi um erro perder Lima para eles, com certeza que todos nós conseguimos apontar uma ou outra decisão errada, mas o balanço só pode ser muito positivo. De resto, olhando para estes maravilhosos 30 anos AH é o braço direito de maior sucesso de Pinto da Costa. Aceito que a emoção do futebol nos retire às vezes clarividência, mas não aceito a ingratidão.
Cumprimentos a todos e viva o nosso FC Porto quando ganha mas também quando perde

Ruca disse...

Ó Manel, o LFV é o maior. Sabe de futebol como ninguém. Nos últimos anos tem tido azar, só isso, porque de futebol sabe ele. Estes benfas são tão patinhos que até faz confusão.

O Danilo tem tudo para ser um excelente jogador, mas não é a ser completamente hostilizado que o vai conseguir. O Vitinho não tem capacidade para um Grande como o Porto. Tem algumas ideias e tal, mas não é líder. Tem vontade, mas não consegue...as conferências de imprensa são medonhas, nem ajuda a motivar/perceber o que quer que seja sobre os jogos que passaram ou vão acontecer - mau para os jogadores e adeptos.
Por outro lado, temos que perceber se estamos dispostos a dar mais tempo para ele desenvolver um pouco mais as suas capacidades (?) e dar-lhe mais opções no plantel (onde ele tem "voz", como é óbvio), para atacar a próxima época em força.
O clube do regime, principal oponente nos últimos 4 anos, tem um treinador que ganhou um campeonato (o do túnel) no primeiro ano e perdeu todos os outros para o FCP - foi criticado, humilhado, no entanto...agora já é o maior. Voltou a ser o mestre da táctica...isto não dá que pensar?

Anónimo disse...

Enganei-me foram só 30 milhoes quase nada. Ja agora eu consulto este blog ha pouco tempo e realmente nao sei quem é o tal Manuel e que simpatia clubistica tem. Eu nao sou politico digo o que penso e sou honesto. Em relaçao ao comentario do Hugo é indiferente e só lamento que no Porto gracem as avestruzes. Garanto que ninguem é mais portista e sofre mais pelo clube que eu mas parece que criticar é mal interpretado por algumas mentes nao sei se por fanatismo se por incapacidade.
Pedro Moreira

Manuel disse...

O Daniel Gonçalves eu não sou cínico, embora não me falte vontade de o ser dado o estado de negação em que se encontram a grande maioria dos adeptos portistas dos quais o meu amigo é um bom exemplo. Ao não ver os problemas que afligem o seu clube, tenta encontrar culpados fora do clube, pensando que assim resolve os problemas. Mas não resolve. Nunca o fez e não seria agora que a realidade vos iria obedecer.

Eu poderia dar respostas aos seus pedidos, mas penso que não é necessário. Isso já é conhecido de muitos portistas. Pergunte a consócios seus que estão bem informados. Senão ainda dizem que eu venho para aqui meter "nojo", ou venho meter veneno, ou que sou cínico. Se soubessem o que sei...

Aqueles portistas que esperam um novo milagre posso afirmar que não irá acontecer. A realidade mudou em várias vertentes. E não me quero alongar mais. Prefiro perder tempo em blogues de outras cores.








Manuel disse...

Mário Faria, apresentar factos é ser paternalista? Ó homem, não troque os vocábulos nem os conceitos!

A única razão que me faz escrever é o facto de ver tanta ingenuidade e cegueira que não me consigo conter. É que isto é, pelo menos para mim, um "déjà vu!".

É um exemplo flagrante, real e actual de negação da realidade, já visto em muitas situações na história da humanidade. Poder estar a viver e a ver isto com os meus próprios olhos é algo de que nunca poderei esquecer enquanto viver.


Anónimo disse...

crítica por aqui? Só vejo oportunistas, à espera de ver se algo lhes "toca".
Façam as vossas críticas, sérias porque sentidas, no local próprio. Até lá, isto vale o que vale: NADA

Pedro Albuquerque disse...

Fucile hoje treinou com a equipa. Algo que não faz desde que regressou em Janeiro.
Este que outrora foi o melhor lateral do Mundial de 2010 é agora um pária desportivo no reino do Dragão.

De quem é a responsabilidade de termos desvalorizado este activo, que sempre teve muito apreço nas bancadas do Dragão?



PS: Pelos vistos, mesmo sendo adeptos do FC Porto, se formos críticos ou realistas em relação ao nosso clube, somos logo associados a outros clubes. Deixa-me triste e já me fez deixar de ler outros blogs.

Mário Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Faria disse...

O Pedro Moreira é portista do peito, eu sou o sócio 437 e não acho que por isso, por essa fidelidade sem mácula, sou melhor, sei mais e o que digo é que está bem. Para além disso, vou regularmente às AG's do clube e da SAD e não me dispenso de dar a minha opinião, sempre que o entendo fazer. O Pedro é livre de pensar e escrever, é um direito constitucional. Agora sempre que o faz sujeita-se ao contraditório. Aprecio a coragem, mas alguns não exprimem opinião, ditam as verdades a que temos direito, como se essas opiniões fossem irrecusáveis. Demais, a liberdade não é ilimitada e não se deve ultrapassar o respeito pelo outro, seja pessoal ou institucional. Por maioria de razão quando se trata do FCP ( e da direcção) que tantos inimigos tem a coberto dessa mesma verdade e dessas boas intenções.
Carago, somos Porto e devemos ser livres no conteúdo mas muito cuidadosos na forma, principalmente nos maus momentos.

Anónimo disse...

Pois.... Custa muito aos detratores estar tantos anos à espera de um desaire. Quando ele surge, maior ou menor, lá se deita cá pra fora toda a carga acomulada ao longo da espera. É a vida! E o sucesso do Antero Henriue e do outros que, como ele, com o trabalho chegam longe, custa engolir aos que perferem a esperar que um qualquer amigo do peito um dia se lembre de os por num qualquer poleiro. A todos os Anteros, nunca faltaram lugares à espera deles, aos detratores, venha quem vier, nunca faltaram argumentos para, como agora, questionar tudo o que mexa.

Anónimo disse...

"O Antero já se demitiu?."

Devia demitir-se?. A sério?.
Ganhar, em 7 anos como DG, 6 titulos de campeão, 5 taças, 5 supertaçãs e 1 liga Europa é mau?. Quando o Porto ganhava um troféu de 10 em 10 anos é que era bom?.
A liga 2012/2013 já acabou?. A revalidação do título é impossivel?. E se não formos campeões, é motivo para se pôr tudo em causa?.
Ás vezes gostava de perceber certos argumentos.

mcorreia

hurakatai disse...

Pessoalmente, acho que esta gente da SAD já devia ter desaparecido há muito. Todos, incluindo o presidente e, naturalmente, o Antero também. Agora, quando o FC Porto ganha, é: "Pinto da Costa, olé. Pinto da Costa, olé". Nunca ouvi "Antero Henriques olé, Antero Henriques olé". Nunca. Quando o FC Porto perde, é: Antero Henriques está à espera de quê para se demitir? E o presidente escapa sempre entre os pingos da chuva. Sempre. Para quando a pergunta: presidente, está à espera de quê para se demitir?

Saci Pererê disse...

Filipe Sousa com o devido respeito, deves ter nascido lampião em corpo de portista. Este tipo de parvoíces é lá para os lados da 2ª circular. Julgar a competência de um profissional com uma série de resultados menos bons é a meu ver, ridículo.

Anónimo disse...

Ninguém é perfeito e todos nós cometemos erros, agora pedir a "cabeça" do Antero, que ao longos dos anos já mostrou bastante competência e profissionalismo, e felizmente tem acertado bem mais do que falha!

Post ridículo e típico de um adepto da festa...

Manuel Correia disse...

Leio regularmente a Reflexão Portista e estranho este artigo pois está inundado de injustiça para um homem que está diretamente relacionado aos últimos êxitos do FCP. Por ser daqueles que não tenho dúvidas que AH será naturalmente o próximo presidente estranho tão violento e absurdo.

Filipe disse...

Honestamente, acho que este artigo não vem na altura certa. O campeonato não acabou. Ainda há muito ponto para jogar. Esperamos pelo fim do campeonato e no fim fazemos as contas. Uma coisa é certa, o VP não fica. Estou curioso para ver quem o vai substituir, também estou curioso para ver como o Porto se vai reestruturar.

Quanto ao AH sair, sou contra. O nosso presindente PdC ou sai este ano, ou ficará só mais 3 anos. O próximo presidente irá ser quase de certeza o AH. Pessoalmente eu gosto dele, é um tranmontano, homem duro. Não vai ter a mistica que PdC mas vai ser implacavel, acredito que em personalidade seja mais bastante duro, é uma pessoa que conhece o futebol moderno, que sabe como ele funciona. Não foi por isso que o presidente do chelsea o quis para director desportivo..

Outra coisa que nos temos de mentalizar, nos ultimos anos o futebol tem mudado em todos os aspectos. Se formos a ver os principais clubes "historicos", só nos resta no podio europeu: Barcelona, Bayer munique, Real Madrid e Manchester,ah e a juventus que se reestruturou bem. o resto dos clubes são clubes comprados por investidores como abramovichs, sheiks, e companhias como a gazprom. A nivel institucional a FIFA e a UEFA estão corrompidas mais que nunca, e a crise veio facilitar a coisa. O futebol tal como ele foi nunca voltará a ser o mesmo e disso nós temos de nos mentalizar. Uma coisa é certa o nosso porto tem escapado a isso, tem mudado as caras todos os anos, tem mudado de treinador quase todos os anos, e continuamos lá, fazemos alguns brilheretes mas continuamos a marcar presença. Só acho que a nível de marketing da marca Porto estamos bastante mal. Deveriamos apostar em divulga-la mais, aliás a maior parte dos nossos emigrantes que sairam agora de Portugal são Portistas, mas isso acho que mais cedo ou mais tarde irá ser feito.

Agora voltanto ao topico, relembro mais uma vez sou contra o AH sair do nosso porto, é ele que ainda nos consegue trazer algumas estrelas, a custos altos mas conseguimos alguns bons jogadores. Agora a época foi muito mal planeada, avaliar o que está errado e reestruturar a coisa. De uma coisa estou certo a hegemonia do Porto não vai abaixo nos próximos anos. Lembrem-se que a estrutura que foi contruida durante 30 anos foi bem alicercada.