segunda-feira, 10 de junho de 2013

Dragão, palco de espectáculos e emoção

Não faz parte das comemorações do Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades, mas é hoje à noite que, num concerto único em Portugal, os Muse vão actuar no Estádio do Dragão.

Sinceramente, não conheço os Muse (eu sou mais Rolling Stones, Pink Floyd, U2, ...) mas, dizem os especialistas, são a maior banda do rock britânico da actualidade. Com seis discos editados, os Muse já venderam mais de 15 milhões de unidades (!) e entre os prémios que arrecadaram destacam-se cinco MTV Europe Music, oito NME Awards, quatro Kerrang! Awards e dois Brit Awards. É obra!
Um banda coleccionadora de prémios, vem actuar ao estádio de um dos clubes europeus que coleccionou mais títulos nos últimos 30 anos.

Há, entre os adeptos portistas, quem conteste a realização deste tipo de eventos no Estádio do Dragão, usando como argumentação o mau estado em que fica o relvado.

De facto, na sequência do concerto dos Coldplay, realizado no ano passado (em 18 de Maio de 2012), o relvado do Estádio do Dragão, que tinha sido colocado três anos antes, após outro grande evento - a Corrida dos Campeões (Race of Champions) -, teve de ser substituído e a coisa correu mal.

Contudo, não me parece que esta má experiência seja motivo para acabar com os concertos ou outro tipo de “eventos pesados” no Estádio do Dragão. A colocação de um novo relvado é, hoje em dia, um processo perfeitamente dominado por várias empresas especializadas e, estou certo, aquelas que trabalham com o FC Porto aprenderam com os erros cometidos. Por exemplo, relva semeada em Benfica do Ribatejo não pega no Estádio do Dragão…

Eu sempre fui favorável a que este tipo de eventos (concertos, corridas de veículos motorizados, Festival Panda, etc.) se realizassem no Estádio do Dragão e mais convencido fiquei após ler uma entrevista de Gil Santos à ‘Dinheiro Vivo’ (publicada em 18/05/2013), em que o diretor da Porto Comercial, responsável por esta área de negócio, forneceu diversos dados relevantes sobre esta atividade:

O estádio do Dragão – no seu miolo e também na parte exterior, quer na parte envolvente quer no relvado – foi pensado para que tivesse uma utilização quotidiana e fosse considerado um centro de congressos. Um espaço multifuncional, onde pudessem ocorrer reuniões empresariais, colóquios, eventos médicos”.

Não existe estatística concertada, mas somos [Estádio do Dragão] um dos espaços onde se realizam mais eventos em Portugal” (só em 2012 foram realizados 210 eventos extra futebol, mais 9% face ao ano anterior).

Os números são muito interessantes, porque passam um milhão de euros, [mais 30%, face a 2011]. Completam e ajudam nos custos da gestão da infraestrutura e dá-nos a notoriedade que queremos”.


Os próprios promotores de espetáculos não poupam nos elogios às características do Estádio do Dragão:
É [estádio do Dragão] o mais bem preparado do país para receber concertos, porque foi construído também para essa finalidade, tal como o de Coimbra ou Alvalade, ao contrário de outros que nem foram pensados para espectáculos deste género, como o da Luz. O Dragão, pela facilidade e adaptabilidade das infraestruturas e pelas acessibilidades, satisfaz a 100% as nossas necessidades
Álvaro Covões, diretor da ‘Everything is New’, em declarações ao semanário Grande Porto de 07-06-2013



Estádio do Dragão, um espaço multifuncional, o melhor palco de espectáculos de Portugal.

Fontes: Dinheiro Vivo, Everything is New

14 comentários:

José Rodrigues disse...

Eu nao tenho problema q o FCP embarque em iniciativas do genero desde que seja para fazer um lucro minimamente jeitoso.

Ora seria portanto interessante saber quanto e' q o FCP vai receber por este concerto. Pessoalmente nao faco a minima ideia.

Uma coisa e' certa: olhando para o R&C nao se consegue discernir um lucro jeitoso com este tipo de actividades, bem pelo contrario: a Porto Estadio (q salvo erro e' onde isto entra) em 11/12 fez um PREJUIZO de 370mil euros.

Quero acreditar q isso e' muito mais fruto de "engenharia financeira" (para pagar menos impostos?) do que um reflexo da realidade (i.e. com custos da mesma ordem de grandeza das receitas)...

Ja' agora a Porto Comercial tambem fez um prejuizo em 11/12, nomeadamente de 1.9M.

Bluesky disse...

Que venham ao Dragão os Black Sabbath, os AC/DC, os Deep Purple, os Pink Floyd, enfim a velha escola do verdadeiro rock 'n' roll!!!!
Agora estragarem o relvado para ver os betinhos tocar musica electrónica????

José Correia disse...

Ora seria portanto interessante saber quanto e' q o FCP vai receber por este concerto. Pessoalmente nao faco a minima ideia.

Também não sei.
A ideia que tenho de concertos anteriores, é que a verba recebida pelo FC Porto dá para mudar de relvado e ainda gera um lucro adicional.

José Correia disse...

a Porto Estadio (q salvo erro e' onde isto entra) em 11/12 fez um PREJUIZO de 370mil euros.

Não sei se estas verbas entram todas na Porto Estadio.

O Gil Santos, na entrevista que deu à 'Dinheiro Vivo', foi apresentado como diretor da Porto Comercial.

José Correia disse...

Quero acreditar q isso e' muito mais fruto de "engenharia financeira" (para pagar menos impostos?) do que um reflexo da realidade (i.e. com custos da mesma ordem de grandeza das receitas)...

É bem possível que assim seja.

Já agora, na entrevista à 'Dinheiro Vivo', Gil Santos dá a entender que as verbas geradas por estes eventos ajudam a pagar os custos de gestão e manutenção das infraestruturas (Estádio do Dragão e Dragão Caixa).

“Os números são muito interessantes, porque passam um milhão de euros, [mais 30%, face a 2011]. Completam e ajudam nos custos da gestão da infraestrutura...”

José Rodrigues disse...

"Não sei se estas verbas entram todas na Porto Estadio.
O Gil Santos, na entrevista que deu à 'Dinheiro Vivo', foi apresentado como diretor da Porto Comercial."

Como fiz questao de assinalar, TANTO a Porto Estadio como a Porto Comercial fizeram prejuizo em 11/12... logo nao e' por ai'.

Anónimo disse...

Caro José Correia,

Bom texto. Relativamente ao concerto de hoje só lhe posso garantir uma coisa, MUSE tem arrecadado ano após ano os prémios de melhor banda ao vivo. Os seus mega espectáculos e as suas fantásticas musicas garantem a partir de hoje um outro patamar, o de terem tocado no estádio mais bonito do mundo, onde por sinal a melhor equipa de futebol do mundo costuma também ela dar os seus espectáculos.

Curiosidade: Muse foi a banda que estreou o novo Wembley em mais um concerto inesquecivel.


Caro José Correia, como disse desconhecer MUSE e apreciar Rolling Stones, Pink Floyd, U2, deixo-lhe uma recomendação, tente ver a obra musical de MUSE e garanto-lhe que no próximo artigo sobre espectáculos os incluirá nas suas preferências. Pois são exactamente uma mistura óbvia de todas essas bandas.


Deixo-lhe aqui um video dos Muse com o the Edge dos U2:

http://www.youtube.com/watch?v=tQ7jeGpJtMA

ou Knights of cydonia com intro do filme de sergio Leone "Once upon time in the West"

http://www.youtube.com/watch?v=uZS-_ePi-zU

Será certamente grande concerto.

José Rodrigues disse...

Mau, parece q temos aqui uma guerra inter-geracoes, LOL

Eu presumo ser da mesma geracao q o Bluesky, mas... quem gosta dos Muse sao "betinhos"?? Betinhos?!

Eu de betinho nao tenho absolutamente nada e gosto dos Muse (e alias vi-os ao vivo antes de 99.9% dos portugueses saberem q eles existiam), e ja' agora sao um bom grupo para ver ao vivo - da mesma forma q gosto por ex dos AC/DC, e de grupos/cantores recentes (como Example), por isso nem e' uma questao de geracao.

Mas quem gostava mesmo de ver ao vivo no Dragao era os Rammstein, Nine Inch Nails e Metallica.

Nao e' so' pela musica, e' pelo espectaculo em si. Ha' grupos espectaculares q ao vivo sao uma valente merda. Estes 3 grupos combinam as 2 coisas.

Joaquim Lima disse...

Uma questão que acho pertinente é de que forma iniciativas como esta são aproveitadas pelo nosso clube para cativar novos sócios?! Ou serão apenas para dar cabo do relvado?

José Correia disse...

Como disse, não sei se estas verbas entram na Porto Estadio, na Porto Comercial ou se entram uma parte em cada.

Na entrevista de Gil Santos à 'Dinheiro Vivo', é dito que em 2012 a organização de eventos gerou um lucro superior a 1 milhão de euros.

Para onde foi este lucro?
Da entrevista de Gil Santos à 'Dinheiro Vivo', a ideia com que fiquei é que este valor serviu para ajudar a pagar os custos de gestão e manutenção das infraestruturas (Estádio do Dragão e Dragão Caixa).

Portista Sec XXI disse...

Esta iniciativa não é da FCP SAD mas sim da empresa Eveything is New, propriedade de um conhecido Benfiquista de seu nome Alvaro Covôes; o mesmo empresário e respectiva empresa também são responsáveis por exemplo do Optimus Alive entre outros concertos que são anualmente organizados em Portugal. Como pode ver aqui:

http://www.everythingisnew.pt/

O que normalmente acontece nestas situações é o simples alugar de um determinado espaço por parte do promotor do concerto, em que o proprietário do espaço, nada mais tem haver com evento.

José Correia disse...

Esta iniciativa não é da FCP SAD mas sim da empresa Eveything is New

Como é óbvio.
Aliás, bastava ler com atenção o artigo:

«Os próprios promotores de espetáculos não poupam nos elogios às características do Estádio do Dragão:
(...)
Álvaro Covões, diretor da ‘Everything is New’»

José Correia disse...

«Os Muse atuaram, esta segunda-feira, no Estádio do Dragão. O JN acompanhou a euforia dos fãs, antes e depois da atuação. Os milhares de admiradores da banda britânica não ficaram desiludidos, num concerto marcado por um incrível espectáculo visual.»
in jn.pt

Vídeo:
http://www.jn.pt/live/Artesevida/default.aspx?content_id=3265160

Joaquim Lima disse...

Eu sei disso, mas o clube podia aproveitar, de alguma forma, um evento destes para conseguir sacar mais alguns sócios...