segunda-feira, 17 de junho de 2013

Notas curtas sobre o II Encontro

Há cerca de um ano atrás, no dia 21 de Julho de 2012, realizou-se o I Encontro da Bluegosfera. Em resultado dessa primeira experiência e dos comentários que recebemos, a "troika organizadora" (que este ano recebeu um reforço valioso - o Nuno Góis do 'Somos Porto'), decidiu:
 
i) Antecipar a realização do Encontro da Bluegosfera em cerca de um mês, de modo a afastar a data do evento do habitual período de férias e, também, para não coincidir com jogos de preparação da equipa de futebol;
 
ii) Aumentar o período de tempo destinado aos três Painéis. Em vez de 3 horas (1 hora para cada Painel), passamos para 4 horas e meia (1h30 para cada Painel);
 
iii) Em vez de concentrar os Painéis numa tarde, distribuímos os três Painéis por manhã e tarde, introduzindo no Programa um almoço de convívio (para quem quisesse);
 
iv) Tentar proceder à transmissão do evento através da Internet e, em paralelo, receber comentários e perguntas via facebook.
 
(II Encontro da Bluegosfera - Espinho)
 
As melhores pessoas para opinarem acerca da forma como decorreu este II Encontro da Bluegosfera são os portistas que estiveram presentes mas, como membro da organização, gostaria de salientar a qualidade das apresentações efetuadas nos três Painéis. Foram todas muito boas, com algumas a roçar a excelência, e é uma pena que não tenha estado presente ninguém da estrutura do FC Porto para ouvir o que foi dito. Estou convencido que a forma quase profissional como os intervenientes nos Painéis prepararam e fizeram as respetivas apresentações iria surpreender algumas pessoas.
 
(II Encontro da Bluegosfera - Espinho)
 
E que dizer dos períodos de debate de cada um dos Painéis?
Comentários, críticas, sugestões e ideias interessantes não faltaram. O que faltou foi tempo, tantas foram as pessoas a querer intervir, inclusive via facebook.
 
Contudo, houve coisas que não correram tão bem como gostaríamos. A transmissão através da Internet teve falhas, não conseguimos cumprir com o horário que constava do Programa e o tempo previsto para debate em cada um dos Painéis voltou a revelar-se insuficiente.
 
(II Encontro da Bluegosfera - Espinho)
 
Fica prometido, no próximo ano, se houver III Encontro da Bluegosfera, iremos tentar melhorar e corrigir as falhas que existiram neste II Encontro.
 
Finalmente, quero, mais uma vez, agradecer o apoio que tivemos por parte do Senhor António Coutinho, Presidente da Casa do FC Porto de Espinho, e da Câmara Municipal de Espinho, representada no evento pelo seu Vice-Presidente, Dr. Vicente Pinto. Um bem haja a ambos.
 
E VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!
 
P.S. Como habitualmente, o pEdRo bLuE fez uma magnifica cobertura fotográfica. As mais de 100 fotos que tirou podem ser vistas no sítio do costume (WWW.FOTOSDACURVA.COM)
 

20 comentários:

Paulo disse...

Foi enviado algum convite ao FCPorto para ter lá algum representante?


Paulo Almeida

João Ferreira disse...

Como participante, só posso agradecer aos organizadores pelo excelente dia que nos proporcionaram. Muito e muito obrigado.

Penta disse...


@ José Correia

mais uma vez: um enorme sucesso! :D
(e afirmo-o convictamente, sem qualquer exagero e/ou graxice)

no fundamental: gostei particularmente do quarto painel, que o Jorge baptizou de «a malta do malte» :D

estou ansioso pela sua III edição :D

abr@ço
Miguel | Tomo II

Penta disse...


@ José Correia

deixo a seguinte sugestão a quem de direito:
para se promoverem a difusão e a democraticidade do evento, que a(s) próxima(s) edição(ões) aconteça(m) nas casas do clube espalhadas por esse "rectângulo à beira-mar (im)plantado"®.
e, já agora, que, dependendo da hora de término da(s) dita(s), que haja, no máximo, dois painéis de temas propostos a debate, por forma a que haja uma participação ainda mais activa da plateia.

abr@ço
Miguel | Tomo II

José Correia disse...

Naturalmente.

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Gostava de lhe dizer que gostei da forma como decorreu o Encontro e do esforço de toda a equipa organizadora, bem como, o trabalho notório dos oradores nas suas apresentações.
Naturalmente que será uma ideia para continuar, e os pequenos desajustes que surgiram, serão facilmente ultrapassados. Seria interessante, de quando em vez, promover encontros temáticos com o apoio do PortoCanal, desde que previamente “negociados”.
Abraço e parabéns pela iniciativa, extensiva aos outros organizadores.

José Correia disse...

no máximo, dois painéis de temas propostos a debate, por forma a que haja uma participação ainda mais activa da plateia

Miguel, é possível que esta seja uma das alterações/melhorias a implementar num III Encontro da Bluegosfera.

Abraço

José Correia disse...

a(s) próxima(s) edição(ões) aconteça(m) nas casas do clube espalhadas por esse "rectângulo à beira-mar (im)plantado"

É uma hipótese a estudar, mas a escolha do local do evento obedece a um conjunto de requisitos, como sejam a dimensão, capacidade, infraestruturas de projecção e de som, etc.

Anónimo disse...

Parabens pela iniciativa!
Uma curiosidade, os grupos organizados de adeptos do nosso clube, foram convidados?

Abraço
Jose Vieira

José Correia disse...

O evento era aberto a todos os portistas, bloggers, sócios, adeptos, pertencentes a claques, etc.
Só era necessário proceder a uma simples inscrição (porque o local tinha lotação limitada).

Não sei se alguma das cerca de 50 pessoas que estiveram presentes pertence a uma das claques organizadas do FC Porto.

Azulantas disse...

Já agradeci ao Jorge (Porta 19) e agora agradeço aqui o esforço que a organização do evento fez para que nós os 'estrangeiros' adeptos pudéssemos também participar.

Gostei das participações a que tive a oportunidade de assistir (perdi o primeiro painel por estar a trabalhar) e saliento a exposição do Sr José Lima como aquela que de uma forma simples foi capaz de passar a mensagem mais complexa relativa à corrente situação financeira do nosso clube. Boa nota também para o Nuno Nunes pelo excelente esforço, mas como a "disciplina" de economia é menos tangível (para mim) houve coisas que me passaram "por cima".

Tive pena de não poder ter assistido a nenhuma das fases de discussão, ainda que tenha conseguido colocar uma pergunta no segundo painel. Quero muito saber as respostas!

De resto obrigado ao Zé Correia e restantes organizadores pela dedicação e para o ano cá estarei de novo deste lado do ecrã, se não puder estar ao vivo.

Anónimo disse...

As imagens vídeo vão ser disponibilizadas na internet?

José Correia disse...

Seria interessante, de quando em vez, promover encontros temáticos com o apoio do PortoCanal, desde que previamente “negociados”

Caro José Lima, como sabe nós fazemos isto por carolice e organizar um Encontro destes por ano já nos obriga a fazer N contactos e a "investir" uns valentes dias na preparação e organização.

Abraço

José Correia disse...

agradeço aqui o esforço que a organização do evento fez para que nós os 'estrangeiros' adeptos pudéssemos também participar

É um dos aspetos onde houve falhas e que iremos tentar melhorar no III Encontro da Bluegosfera.

José Correia disse...

Estamos a contar fazê-lo esta semana.

Paulo disse...

Em primeiro ,lugar queria dar os parabéns à mais esta iniciativa,já na sua 2ª edição,aos organizadores,e a todos os participantes,que assim mostram ,que também aqui somos melhores,mais inovadores.
Não me foi possível estar presente,nem sou um grande aficionado das novas tecnologias, mas de à uns tempos para cá tornei-me um visitante relativamente assíduo de alguns blogs azuis, como este, o Porta 19 ou o Dragão até à Morte, só para citar alguns dos meus preferidos , e devo dizer que prefiro encontrar aqui informação sobre o nosso FCP, ou discutir o nosso clube,do que ver programas de televisão com paineleiros fanáticos.
Por isso mais uma vez os meus parabéns.
P.S.- no meu primeiro comentario questionei se teriam convidado alguém da estrutura do FCPorto , porque no artigo referem que foi pena não ter estado ninguém do FCPorto.

Saudações Portistas

Paulo Almeida

Daniel Gonçalves disse...

Agradeço e dou os parabéns à organização deste II Encontro.
Já tinha estado presente no passado ano, mas este ano só me foi possível assistir aos painéis da tarde. Todas as apresentações foram de nível elevado, só foi pena que, por razões alheias à organização - horário laboral estipulado para a Biblioteca -, não tenha sido possível um debate e troca de opiniões relativas ao 3º Painel, muito haveria para opinar.

Ângelo disse...

AS fotos não poderão revelar, lateralmente, os nomes das pessoas em causa. Penso não haver nenhum problema na identificação física / comentário sobre quem escreve e intervém em forums diveros, resguardando a privacidade pessoal.
Agora, colocarem fotos sem legenda / nome de rosto é pior a emenda que o soneto, mesmo em tons de azul e branco.

José Correia disse...

Não percebi lá muito bem este comentário.

Quem participou no II Encontro da Bluegosfera participou num evento público que, inclusivamente, foi objecto de filmagem e transmissão (com falhas) através da Internet.

Mais. Uma equipa de reportagem do Porto Canal filmou parte do evento e fez uma peça de alguns minutos, que incluiu entrevistas a vários dos elementos presentes.

Ângelo disse...

Caro José Correia

As minhas desculpas, pois nem o texto estava perceptível nem, longe de mim, queria ser indelicado; saiu.

Como não conheço as caras de quem escreve e de quem intervém pelo Reflexão Portista e este colocou várias fotos sem legendas sobre o fórum havido, penso eu que o Blog teria mais força e identidade se ao nome dos principais redatores correspondesse fisicamente a alguém, ou seja, houvesse uma foto de referência.
Se a nossa identidade primária é sermos portistas e gostarmos do FCP, se o Blog RP é um Blog sério e de qualidade, é minha opinião, poder haver um segundo nível de aproximação de “laços”, através de uma identificação física dos seus autores, cenário que eu considero pertinente e salutar (mas que as pessoas em causa poderão não desejar).


Cumprimentos,
Ângelo Henriques