sábado, 12 de outubro de 2013

Kiel num Dragão Caixa esgotado

É hoje, às 20:15, que uma das melhores e mais famosas equipas de Andebol do Mundo - o THW Kiel - vai jogar em Portugal, no Dragão Caixa, para a Liga dos Campeões de Andebol.

FC Porto x THW Kiel (Infografia: O JOGO)

A lotação do pavilhão esgotou dois (três?) dias antes do jogo, algo que deve ser inédito e revelador que, no coração de muitos adeptos portistas, o FC Porto não é só futebol.

Quanto à equipa azul e branca, é uma pena que o Pedro Spinola e o espanhol Alvaro Ferrer continuem lesionados e não possam dar o seu contributo mas, mesmo assim, não custa sonhar com a repetição da história de David e Golias...

FC Porto x Kiel (fonte: Facebook FC Porto)

P.S.1 O FC Porto perdeu por 27-31, mas os jogadores honraram a camisola e dignificaram o andebol português. Para ganhar a uma das melhores equipas do Mundo, o FC Porto teria de estar na sua máxima força e fazer uma exibição a roçar a perfeição durante os 60 minutos. Ora, isso não foi possível. Para além das ausências de Pedro Spinola e Alvaro Ferrer, Wilson Davyes pareceu-me com limitações físicas, Daymaro Salina foi expulso aos 40' (após a 3ª exclusão) e aos 45' Hugo Rosário saiu muito queixoso do seu ombro esquerdo (veremos se não será mais um a engrossar a lista de lesionados para os próximos jogos). Foram contrariedades a mais.

P.S.2 Apesar da derrota, os adeptos que encheram o Dragão Caixa nunca deixaram de puxar pela equipa azul-e-branca e despediram-se dos jogadores com uma estrondosa ovação. Até os jogadores do Kiel pareceram impressionados e, no final do jogo, saíram do recinto de jogo a aplaudir os adeptos portistas. Não sei se quem viu na SportTv se apercebeu do ambiente brutal que existiu no pavilhão mas, a quem puder, recomendo vivamente que vá ao Dragão Caixa assistir a um dos próximos jogos da Liga dos Campeões. O ambiente de festa, de apoio à equipa e de PORTISMO que se viveu durante todo o jogo foi impressionante, como há muito tempo não se vê nos jogos de futebol no Estádio do Dragão.

11 comentários:

Anónimo disse...

"no coração de muitos adeptos portistas, o FC Porto não é só futebol"

Sem duvida nenhuma; mas infelizmente uma má gestão económica ao longo dos anos, tem levado a que modalidades como o Basquetebol, Voleibol, Ciquilismo tenham deixado pura e simplesmente de existir, ou ter representação ao mais alto nível; enquanto para comprar Klebers, Walters e outros craques, ha sempre dinheiro.

Anónimo disse...

. Ja agora gostaria de fazer uma apreciacao das contas ....como e possivel entrar quase 77 milhoes fora tudo resto que sao quase outros tantos e baixar tao pouco ao passivo ????? Enfim nao sei o que teram de fazer para colocar o passivo abaixo do 200 milhoes..( sei que esta noticia nao tem nada haver com o andebol mas tem haver com o clube no geral )

José Correia disse...

As contas da SAD são as contas da SAD e o Andebol não pertence a SAD, mas sim ao Clube.

Com elevada probabilidade, num dos próximos dias haverá um artigo no 'Reflexão Portista' sobre as contas da SAD e, nessa altura, quem quiser fará os comentários que entender sem serem off-topic.

RBN disse...

O problema da nossa equipa de andebol nos 3 jogos já disputados na champions league tem sido o começo das 2ªs partes, onde nós entramos meio que adormecidos enquanto os adversários entram a matar e conseguem abrir 4, 5 e até 6 pontos de diferença.

Depois fica difícil tirar estas diferenças, pois nos adversários só tem jogadores muito experientes, de qualidade e a esmagadora maioria é internacional pelos seus países.

Ainda assim, tenho gostado da equipa, e bato na mesma tecla:o retomar do jogo tem sido o nosso calcanhar de aquiles, é preciso mais atenção, pois qualquer distração nestas andanças sai muito caro, como se tem visto nos 3 jogos.

Que sirva como aprendizado e para pegar "calo" para a próxima época, pois dificilmente passaremos da fase de grupos.

De qualquer modo, parabéns aos rapazes e ao treinador, que tem honrado a camisola, assim como parabéns aos adeptos que lotaram o Dragão Caixa, mas nesta champions league de andebol, verdade seja dita, somos do pote 4.

Pedro Albuquerque disse...

Ciclismo.

Miguel Magalhães disse...

Estive lá e estarei nos próximos. Ambiente fantástico mas que tem uma explicaçao muito simples: esta é uma verdadeira equipa "à Porto". Raça, qualidade dos jogadores, organizaçao táctica e uma vontade de dar tudo pelo clube são a imagem de marca da equipa.
E, quando assim é, a identificacao entre os adeptos e a equipa é total.

Anónimo disse...

Tem toda a razão; ontem infelizmente, acabamos por perder outra vez, após uma grande primeira parte, o que nos leva a somar a terceira derrota e três jogos disputados. Mas o Portismo sentiu-se naquele pavilhão de uma forma que nos últimos anos tem estado longe do Dragão, no que ao futebol diz respeito.

Será que o Presidente e os restantes administradores da Sad, como grandes Portistas que são, já pensaram alguma vez doar os seus chorudos prémios que recebem por cada título ganho, para as modalidades de alta competição do clube? Se o fizessem se calhar o Basquete não tinha fechado portas. E se não andassem a mandar dinheiro á rua com jogadores como Liedson e Ismailov, o Voleibol e o Ciquilismo, se calhar ainda poderiam existir.

José Carreto

Anónimo disse...

E eu ao fazer copy paste acabei por fazer copyright do Ciquilismo. É o que dá escrever em IPhone.
Obrigado ao Pedro pela chamada de atenção.

José Carreto

José Correia disse...

Em termos qualitativos e de experiência dos jogadores, o plantel do FC Porto é curto. E mais curto ficou com as lesões do Alvaro Ferrer e do Pedro Spinola.
Assim sendo, é perfeitamente normal que nas segundas partes a equipa baixe de produção.

meirelesportuense disse...

Vi o jogo na SportTv e gostei especialmente do respeito e receio que sentimos existir na equipa alemã...E o final do jogo foi extraordinário de um ponto de vista meramente Desportivo.
O comportamento de grande cumplicidade do público e das duas equipas na fase de despedida foi excepcional!

Saci Pererê disse...

Não estive porque vivo noutro país, talvez fosse um sonho poder ter ido, mas agradeço e lanço o desafio à vossa equipa de bloggers, que tentem colocar aqui mais info sobre o universo das modalidades, eu adoro futebol, mas amo o nosso clube e gosto de saber e ler estas verdadeiras devoções de adeptos que sentem esta camisola como algo que supera uma modalidade e é uma forma de ser , estar e sentir a vida. Somos Porto.