quinta-feira, 11 de dezembro de 2014

As bolas da fortuna no sorteio dos Oitavos estão lançadas


Depois de uma brilhante fase de grupos, o FC Porto garantiu, de forma categórica, o apuramento para os oitavos-de-final, num grupo que não era tão fácil como a nossa superioridade deixou antever. Enquanto que outros continuam às voltas com a exigência competitiva da Champions League, a equipa montada por Lopetegui soube estar à altura das exigências e é hoje por hoje um rival incómodo para a maioria dos nossos potenciais adversários.

Sim, é verdade, há equipas no pote dos segundos classificados que não gostaria de ver pelo Dragão. Ou porque tiveram o azar de ter um rival manifestamente superior (o Manchester City no caso do Bayern e o PSG no caso do Barcelona), ou porque em Março podem estar numa forma bastante diferente da que exibiram na fase de grupos, como sucedeu com a Juventus e o Arsenal. No entanto está claro que a maior parte dos nossos potenciais adversários está – no papel – dentro das nossas possibilidades.

O objectivo da temporada é e deve ser sempre a reconquista do título de campeão nacional, mas a forma exemplar como a equipa se portou na fase de grupos permite criar legitimas aspirações a lograr um lugar no top 8 da Europa. Para isso vai contribuir e muito a forma física e disponibilidade mental da equipa a partir de Março. Fora da Taça de Portugal e com a Taça da Liga lá no fundo das nossas prioridades, estaremos a combater em duas frentes de forma directa. O próximo “Clássico” contra o Benfica no domingo indicará o rumo da diferença entre Porto e Benfica nos próximos meses. Uma vitória é mais do que indispensável para não só dar um golpe de autoridade como para evitar uma fuga de uma equipa que já não jogará mais fora de Portugal até à próxima época.

Entre os possíveis rivais do sorteio de segunda-feira há possibilidades para todos gostos. No entanto o experimentado jornalista espanhol do AS que assina os seus trabalhos de análise como Mr. Chip parece ter decifrado já qual poderá ser o nosso futuro rival. Este curioso Mr Chip não é só uma das maiores eminencias mundiais na análise estatística, como também é um expert em antecipar sorteios de provas europeias e mundiais. Teve um acerto quase de 100% nas prévias aos sorteios das últimas fases de grupos e no ano passado acertou igualmente o alinhamento dos oitavos de final ao completo. Analisando os condicionantes do sorteio, desenvolveu uma matriz que indica, por ordem percentual, quais os potenciais rivais de cada clube cabeça de serie. Sabendo que nenhum clube pode jogar com o segundo do seu grupo ou com uma equipa do seu país, está claro que não estamos perante um sorteio puro. O Bayern, por exemplo, não poderá jogar contra Manchester City (rival de grupo) e Bayer Leverkusen e Schalke 04 (do mesmo país), o que reduz o campo de possibilidades. O efeito dominó espalha-se inevitavelmente a clubes com menos condicionantes como nós.

Segundo as previsões publicadas ontem pelo analista espanhol ,os rivais mais prováveis no sorteio de segunda seriam a Juventus e o Basileia. Em ambos os casos teríamos um 10% de opções de jogar contra eles. Há clubes com quem teríamos percentagens superiores, mas esses, por sua vez, têm percentagens ainda maiores de tocar com outro rival.

Confusos? Eu explico.

As duas equipas cuja probabilidade maior teriam de se medir com o FC Porto seriam o Schalke 04 (com 19%) e o Leverkusen (com 18%). O problema é que, por sua vez, estes dois clubes teriam ainda maiores probabilidades de jogar contra o AS Monaco, Barcelona e Chelsea do que contra nós, devido aos condicionantes destes três clubes. Matematicamente, qualquer equipa salvo a Juventus e o Basileia nos podia tocar se o único condicionante fosse apenas o não repetir rivais da fase de grupos, mas a questão dos rivais de uma mesma liga complica o cenário, já que todos os clubes do segundo pote salvo os italianos e suíços têm probabilidades superiores a 20% de jogar contra os restantes sete cabeças de serie.


Na próxima segunda-feira veremos se este estudo, que anteciparia uns Oitavos do estilo…

FC Porto vs Juventus
Schalke 04 vs Barcelona
Leverkusen vs Chelsea
PSG vs Dortmund
Arsenal vs Bayern
Real Madrid vs Shakhtar
AS Monaco vs Manchester City
Atletico Madrid vs Basel

…se concretiza.

Numa análise puramente futebolística e tendo em conta o que vimos estes meses – ninguém sabe como vão estar as equipas daqui a três meses – parece-me claro que os grandes rivais a evitar são o PSG e o Manchester City pela qualidade de plantel que dispõem. Também é preciso ter atenção com o Basileia, um clube que tem crescido de forma sustentada nas provas da UEFA e não tem nada a perder. Quanto aos restantes possíveis rivais (Schalke, Leverkusen, Juventus, Arsenal) não acredito que partamos em desvantagem em nenhum dos casos e contra as equipas alemãs deveríamos mesmo assumir o papel de favoritos.


A título pessoal gostaria de um duelo com a Juventus para acertar contas antigas e evitar a todo o custo City ou Arsenal. Já sabemos, historicamente, o bem que nos damos com viagens a Inglaterra…

11 comentários:

João disse...

Deixem lá a Juventus sossegada. Venha o Schalke ou Basileia, Leverkusen também pode ser.

Miguel Magalhães disse...

Juventus é o meu preferido.
A melhor combinacao de receita com contas antigas para ajustar, prestigio internacional e hipoteses de passar.

Hugo disse...

Leverkusen por aqui. Desconfio das equipas do Di Matteo em provas a eliminar

DC disse...

Pelo menos Real e Chelsea já sabemos que normalmente calham com uns coitadinhos desses :P
Ao Porto para passar Basel era interessante. Para ser um bom jogo Arsenal ou PSG. Mas eu estou a torcer pelo Leverkusen. Só para que provemos que ao contrário do slb, lhes podemos ganhar.

Luso Na Polonia disse...

O Basileia ainda pode causar estragos. Nao têm nada a perder se fizerem uma ma exibição na LC (passar a fase de grupos era o objectivo deles), tao super motivados por ainda tarem na LC (para alguns deles, é a primeira experiência na LC e sabem que há muitos olheiros de grandes clubes a ve-los), tem um treinador eficaz, estudioso e ainda por cima Luso, tem um público sempre a apoia-los e por fim, eles praticamente "passeiam" no 1o lugar do campeonato Suíço que faz com que tenham muito tempo/ energia para mais se aplicarem na LC.
Enfim. Todos os ingredientes para que as nossas vitórias sejam ainda mais saborosas, se nos calharem no sorteio!!!

/LusoNaPolonia (agora na Suíça)

Luís Vieira disse...

Em tese, a equipa mais "fácil" é o Basileia, mas depois de ler as declarações de um representante do Schalke nas quais manifesta a preferência por nós, não tenho dúvidas: venha o Di Matteo. É da maneira que podemos vingar a fatídica eliminatória tornada pesadelo pelo Neuer, em 2008.

José Correia disse...

DC disse:
"eu estou a torcer pelo Leverkusen. Só para que provemos que ao contrário do slb, lhes podemos ganhar"

Nisto, estamos de acordo.

O Bayer Leverkusen é a melhor combinação de:
i) grau de dificuldade teórico;
ii) histórico anterior (neste caso, entre o FC Porto e clubes médios/altos do futebol alemão);
iii) número de adeptos que, potencialmente, irão deslocar-se ao Porto para ver o jogo no Estádio do Dragão;
iv) dimensão e capacidade financeira do mercado em que está integrado (no caso, o mercado alemão).

O facto de ter feito parte do grupo em que o SLB ficou em último é um extra.

José Correia disse...

"...depois de ler as declarações de um representante do Schalke nas quais manifesta a preferência por nós..."

Entre o Real Madrid, o FC Barcelona, o Atlético Madrid e o FC Porto é normal que prefiram o FC Porto.

Na minha lista de preferências para o sorteio da próxima 2ª feira, o Schalke 04 vem logo a seguir ao Bayer Leverkusen.

João Machado disse...

Pelo que li, o que o senhor do Schalke disse foi: "entre Barcelona, Atlético ou Real, preferimos Mónaco ou FCPorto."

Parece-me um comentário perfeitamente normal, sendo que o destaque do título e lead da notícia que li indiciava o contrário... i.e., que nos menosprezavam.

Isto para dizer que é bom fazermos cuidado com os jornalistas. São manhosos...

Luís Vieira disse...

Li as declarações todas, inclusive a referência ao Mónaco. Não obstante, e porque a minha irracionalidade clubista também se manifesta amiúde, quero que o Porto destrua o Schalke e todo e qualquer outro clube que tenha dirigentes a apequenarem-nos em relação ao Atlético de Madrid, numa bela lição de história.

João Machado disse...

Luís, isso é o adepto a falar, porque o Patético de Madrid, racionalmente falando, em termos de equipa neste momento está claramente acima de nós. Veja-se os orçamentos... temos de ser realistas.