sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Um campeão banal

“… vendo a banalidade que é este SL Benfica, eu ainda quero acreditar que é possível e, por isso, jogadores e adeptos não podem baixar os braços”


De facto, este SL Benfica 2014/2015 é uma equipa banal (sem qualquer sombra de dúvida, a equipa encarnada mais fraca da era Jorge Jesus). E não é por ter ganho no Estádio do Dragão (onde, esta época, também empatou o recém promovido Boavista), que passou a ser uma equipa melhor.

Record, 19-12-2014
A derrota de ontem, em casa, frente ao SC Braga (a segunda derrota que, em poucas semanas, Sérgio Conceição impôs a Jorge Jesus), veio apenas confirmar que os 5 pontos em 18 possíveis, conquistados pelos encarnados de Lisboa nos seis jogos da Fase de Grupos da Liga dos Campeões, não foram obra do acaso. Ou melhor, se calhar até foram, porque nos dois jogos que o SL Benfica fez contra o AS Monaco, a equipa de Leonardo Jardim foi melhor e merecia muito mais.

Significa isto que estou mais optimista do que estava há cinco dias atrás?

Não. Apesar de mais uma derrota do SLB (a segunda em pleno estádio da Luz e a 5ª derrota em jogos oficiais esta época), vi coisas no jogo de ontem que confirmam um determinado padrão.

Que coisas?

Jonas apoia-se e impede o defesa do SC Braga de saltar no golo do SL Benfica (fonte: Maisfutebol)

Poderia falar de várias situações, mas vou dar dois exemplos “invisíveis” (que não fazem parte dos resumos do jogo e de que ninguém fala), do que foi a “uniformidade de critérios” e “coerência” do árbitro deste SL Benfica x SC Braga, em termos disciplinares.

Durante os primeiros 45 minutos do SL Benfica x SC Braga, o bracarense Rúben Micael sofreu 5 ou 6 faltas, quase todas cometidas por Enzo Pérez, duas das quais para cartão amarelo (conforme foi reconhecido pelo próprio comentador da Sport Tv, o benfiquista Pedro Henriques). Pois bem, não só Enzo saiu do jogo (ao intervalo) com a folha disciplinar limpinha, como Rúben Micael, na 1ª falta que cometeu na segunda parte (ao minuto 56, junto à área do SLB…), viu imediatamente um cartão amarelo.

Mais. Tal como já tinha acontecido no jogo em Braga, para o campeonato, a equipa de Sérgio Conceição, depois de estar a perder, deu a volta ao resultado e colocou-se em vantagem no marcador ao minuto 58. Pois bem, apenas três minutos depois, o senhor Artur Soares Dias (lembram-se dele do SL Benfica x FC Porto da época passada?) foi implacável com o guarda-redes bracarense (o russo Stanislav Kritciuk) e mostrou-lhe um cartão amarelo por estar a queimar tempo. Nem aviso, nem nada, zás, toma lá um amarelo e ficas avisado (condicionado) para o resto do jogo.
Aliás, ao minuto 61, cinco jogadores do SC Braga já estavam amarelados e, no final, o SC Braga “ganhou” por 6 a 1 em cartões amarelos…

E nem sequer vale a pena falar no penalty (mais um!) que ficou por assinalar contra o SLB, devido a um corte com a mão, de Jardel, em plena área benfiquista. Além de ter sido um lance de descarada mão na bola e de não haver a desculpa de ter sido à “queima roupa”, foi na sequência de uma bola parada. Como diria Jorge Jesus, os árbitros não viram porque não quiseram…

E é por estas e por outras, que eu considero que será muito, muito, muito difícil o SLB perder a liderança do campeonato porque, parafraseando novamente Jorge Jesus (da vez em que foi ao estádio da Luz como treinador do SC Braga), “eles” (os árbitros) não deixam…

14 comentários:

Bruno Pinto disse...

Repito também o que disse após o último jogo:
"O Benfica leva 6 pontos de avanço, sem saber ler nem escrever, com benefícios constantes, mas vão acabar por cair e onde menos se espera. E se for preciso vamos ganhar à Luz."

Este Benfica é do mais fraquinho que se tem visto nos últimos anos, claramente o mais fraco da era JJ. O homem ontem disse que o jogo com o Braga foi o melhor jogo da época na Luz... Para se perceber como têm vindo a ganhar até agora.

Com a saída de Enzo e Sálvio ausente até Fevereiro, o Benfica vai cair e vai ser já no mês de Janeiro. Vamos ser campeões.

DragoesJuntos disse...

O Sálvio, segundo indicam, estará de volta na jornada 16 (contra o V. Guimarães) dia 11 de janeiro.

João Machado disse...

O Sálvio vai parar o Janeiro todo? O Luisão é que dava jeito um mês no estaleiro.

Estive a olhar para o calendário e também acredito que se ganharmos os jogos todos do campeonato até ao início de Fevereiro, a seguir à ida do Benfica ao SCP, devemos estar se não no primeiro lugar, pelo menos muito muito perto... Temos é de fazer a nossa parte. Já hoje.

Bruno Pinto disse...

Falei de acordo com notícias que vi de que estaria de baixa 6 semanas.

Unknown disse...

Bom post.

Concordo com essas duas situações "invisíveis" e preocupantes porque não se falam muito delas e são deveras irritantes.

É a pergunta(s) que os responsáveis do FCP tem de fazer para, eventualmente, minimizar essas situações "invisíveis":
- Até que ponto ou até quando vai continuar a ser permitido a Enzo (e Maxi) "distribuir porrada" impunemente e, simultaneamente, aceitar as suas constantes simulações, provocando a expulsão (injusta) do adversário?
(O exemplo no Estoril foi gritante, ou seja, Enzo deveria ser admoestado e expulso por simulação e, ao invés, foi expulso o adversário).

As outras questões já foram colocadas, surtiram efeito na altura, mas devem ser novamente colocadas.

Quem não se lembra de:
- Os bloqueios dos defesas já são possíveis no futebol?
- Os lançamentos laterais podem ser efectuados somente com um pé de apoio?

Como são questões técnicas, devem ser os técnicos (treinador ou adjuntos) a coloca-las e não os dirigentes, pois acredito que por essa via sejam melhor aceites e ponderadas pelos responsáveis (federação e árbitros) e publicitadas pelos meios de comunicação social minimizando a hipótese de serem ignoradas.

pedro disse...

Tudo muito bonito,mas... esta semana, em casa com o Gil, sem Luisão, Salvio e Enzo, nomearam o nº10 CAPELA!! Eles não brincam. 14 jornadas e segunda nomeação do Capela. Será o Gil a 1ª equipa a marcar golos ao SLB em jogos apitados pelo Capela?!?! Ao 11º jogo apitado pelo Capela?!?!?! Não acredito.

Filipe Sousa disse...

O benfica é fraquíssimo, o mais fraco em alguns anos... e nem assim conseguimos derrotá-los, em casa.

José Correia disse...

"O benfica é fraquíssimo, o mais fraco em alguns anos... e nem assim conseguimos derrotá-los, em casa"

Exactamente, Filipe.
Tal como empatamos com a pior equipa do Boavista que, nos últimos 30 anos, visitou o Estádio do Dragão.

Foram 5 pontos perdidos em nossa casa, no Estádio do Dragão, por culpa própria, e não por qualquer especial mérito que Boavista e SL Benfica tenham revelado nestes dois jogos.

Soren disse...

Dois lances claros de mão na bola por Samaris e Maxi na 1a parte que passaram (nem falta foram quanto mais cartão), mas a de Jackson ao contrário da de Mauricio em Alvalade também involuntária, não passou incólume. Critérios.

Critério que, na amostragem dos amarelos foi ridiculo. Se Quaresma merecia amarelo na entrada sobre o coxo Almeida, ficaram 2 por mostrar a Enzo na 1a parte (só admoestado à terceira numa entrada que no West Brom de Varela 1 - Aston Villa 0, deu vermelho directo - procurem o video e tirem as vossas conclusões). Um por mostrar a Samaris e dois por mostrar a Maxi que fez sozinho 6 faltas sobre Brahimi só na 1a parte. Samaris que comete na 2a parte 3 faltas a 5 metros da área num espaço de 5 minutos. Só levou amarelo numa entrada alaranjada já no fim do jogo.

Jardel com cerca de 13 faltas cometidas saiu do campo sem um único cartão. O Benfica cometeu cerca de 35 faltas (o ladrão de serviço só assinalou 28) e acabou op jogo com 11. Por muito menos o Belenenses terminou com 9 uma semana antes. lembram-se?

Na pedreira o Braga fez cerca de 30 faltas. Saiu desse jogo com 7 amarelos e um vermelho

É obra de facto, ter uma arbitragem tão penalizadora e ainda ter que ler portistas a dizer que sim senhor o Benfica jogou bem porque foi agressivo e tal.

Outros dois lances comparáveis são o do fora de jogo por pretenso bloqueio de Herrera do lado direito do ataque na 1a parte e a obstrução clarissima na área de Luisão a Casemiro quando a bola estava no ar e fora do alcance de Luisão. Livre indirecto dentro da área que ficou por marcar. O de Herrera foi obviamente sancionado.

De resto falhámos 4 golos cantados (2 deles com bolas no ferro). Fizemos 38 ataques contra 18 do adversário em que apenas 1 (com corte providencial de Alex Sandro) se pode chamar de jogada. Dois golos oferecidos, derrota inglória da única equipa que mereceu ganhar.

E assim o chiclas lá ganhou no Dragão em mais um jogo de ferrolho, com uma atitude de equipa pequenina, que são (e bem o mostraram na Champions) e não haverá treinador português da geração do Jesus que saiba jogar de outra maneira. Não me admira que nós portugueses, tenhamos a técnica dos espanhóis e que em vez de jogarmos em posse, jogamos aos repelões e sempre com um futebol de Bentanias e ai jesuses.

Levaram um banho de bola e ganharam a uma equipa de imberbes que ainda tem muito que aprender.

Mas pronto, treinadores de bancada que não percebem um corno de bola há-os aí aos magotes. Não há salvação, é mesmo a estupidificação futebolistica em todo o seu explendor.

O primeiro golo de Lima no Dragão é marcado com o braço esquerdo.

Foi uma arbitragem vergonhosa.

Andamos a brincar? está tudo sedado?? A comunicação social é toda vermelha, mas nós não temos olhos? E o Porto Canal? Também não tem? E a direcção, caladinha???

Pois eu digo-o com 100% de certeza, mesmo a dar abébias e a falhar golos cantados, com uma arbitragem isenta, o Benfica no final da 1a parte estava com 10 e à hora de jogo com 9.

Foi por causa do árbitro foi. Mesmo com o azar que tivemos e uma equipa de putos, tinhamos ganho se o árbitro fosse isento. Mas o gajo não é isento.

Se há portistas que acham que a culpa é do Lopetegui, continuem a fazer o joguinho dos lorpas. De facto são vocês portistas de vitórias que sabem de bola, o Lopetegui é que é um asno e vocês é que são os maiores.

Já com o Vitor Pereira foi igual e deu no que deu. Perdemos um grande treinador que foi EXPULSO pelos adeptos.

Bruno Pinto disse...

"E a direcção, caladinha???"

É mesmo isso. Por vezes, apetece perguntar onde anda a direcção? O clube a ser saqueado desde o início da época e ninguém da SAD abre a boca? É algo que não compreendo. Estou-me a borrifar para a CS. Agora o silêncio do clube perante esta vergonha de campeonato nunca vou compreender. Onde está o FC Porto guerreiro de outrora?

João Machado disse...

O clube e a direcção? Perguntem pelo acordo da Liga...

Alguém que sabe de algumas coisas diz que o acordo para a direcção da Liga entre Porto e Benfica foi jogada do Pinto da Costa. Essa mesma jogada viabiliza outras coisas para o Porto no futuro e que em troca o Benfica vai ser campeão este ano.

Eu não acreditei e quero não acreditar, mas face às constantes Capeladas e o silêncio que se tem assumido nos "canais" oficiais do clube... enfim!

pedro disse...

So para acrescentar que o andre almeida tambem nao joga por castigo...

Nao ha forma de chegar a fala com o FDP do chefe dos arbitros?

José Rodrigues disse...

"Outras coisas no futuro"? Facilitadas pelo slb? Em troca do campeonato?

E há portistas q dão um mínimo de veracidade a rumores destes?????

a pessoa disse...

José, não seja ingénuo... A aproximação a Vieira nos últimos tempos, com os pináculos na presença da direcção do Benfica nos camarotes do Dragão e com Pinto da Costa a falar na primeira pessoa do plural sobre o acordo Duque para a Liga, são a troco de quê?

Alguma coisa há-de ser...

Até parece que Pinto da Costa não se aliou no passado a presidentes do Benfica quando lhe convinha...

JON