terça-feira, 9 de dezembro de 2014

O onze para o Shakthar

O JOGO, 08-12-2014
Lopetegui já o deu a entender: vai aproveitar o FC Porto x Shakthar para dar uma oportunidade a alguns jogadores que têm sido menos utilizados.

Eu já disse que não sou adepto de uma grande rotatividade em jogos do Campeonato ou da Liga dos Campeões mas, atendendo às circunstâncias (o 1º lugar da Fase de Grupos está garantido e, passados 4 dias, há um FC Porto x SL Benfica), parece-me que faz todo o sentido aproveitar este jogo para:

1) Poupar os jogadores com mais minutos nas pernas, levando, também, em conta o desgaste dos jogos (e deslocações) nas respectivas seleções;

2) Testar (contra um adversário difícil) soluções alternativas nos diferentes sectores da equipa – defesa, meio-campo e ataque –, mas sem fazer uma "revolução" e dentro do sistema habitual (4-3-3), para não descaracterizar a equipa.

3) Aproveitar para experimentar algumas hipóteses que, atendendo às perspectivas de alguns jogadores saírem no final da época, poderão ser úteis para a próxima época.

Levando tudo isto em conta, o meu onze inicial seria o seguinte:

Guarda-redes: Fabiano
Defesa: Ricardo (em vez de Danilo), Maicon, Martins Indi, Alex Sandro
Meio-campo: Rúben Neves (Casemiro não deverá estar a 100%), Evandro (em vez de Herrera), Óliver
Ataque: Tello, Aboubakar (em vez de Jackson), Quaresma (em vez de Brahimi)

Nota: A confirmarem-se as saídas de Jackson e de Brahimi no final desta época, não seria surpreendente que o trio de ataque na próxima época fosse, precisamente, constituído por estes três jogadores.

Mediante as ocorrências do FC Porto x Shakthar, haveria duas substituições que eu tentaria fazer durante o jogo:

i) a entrada de Quintero para o lugar de Óliver;
ii) a entrada de Adrián López para o lugar de Aboubakar, de modo a testar o ex-colchonero na posição 9 (recordo que Aboubakar vai estar ausente durante 6-7 semanas, devido à CAN);

Independentemente das alterações, é importante que Lopetegui não se esqueça do que está em jogo: 1 milhão de euros; 2 pontos para o ranking; a valorização de "activos" (jogadores) na montra da Champions; o prestigio europeu do FC Porto.

14 comentários:

Joaquim Lima disse...

Eu não colocaria o Tello a jogar de início. Vê-se pelo físico que o jogador é de cristal e que um pequeno esticão poderá originar uma rutura muscular e ditar consequentemente o seu afastamento do jogo do ano! Também pouparia o Alex Sandro mas penso que não teremos outro DE inscrito na Champions. Algum português da equipa B não poderá ocupar o lugar (Rafa)?

Bruno Pinto disse...

O jogo com o Benfica é dos mais importantes da época. Por isso, sou a favor do máximo de poupanças possível. Assim, o meu onze seria: Fabiano; Ricardo, Maicon, Marcano, Alex Sandro; Rúben Neves, Evandro, Quintero; Quaresma, Aboubakar, Adrián Lopez. Em 4-3-3.

Bluesky disse...

Quem muito poupa, nada compra...
Mas estou plenamente de acordo com algumas rotações, desde que não tirem o espirito á equipa de vencer este jogo. Porque uma coisa é rotatividade, outra é pôr jogadores pouco... rodados!

Joao Goncalves disse...

O jogo vai ser "poupadinho" de ambas as partes, mas falando da nossa, que é o que interessa, eu aponto a um 11 com:

Fernandez
Ricardo, Maicon, Marcano, Alex Sandro
Ruben, Quintero, Evandro
Quaresma, Adrian, Aboubakar

Este será um 11 alternativo, mas se fosse o titular, lutariamos pelos mesmos objectivos pelos quais estamos a lutar, tal não é a qualidade.

Parece-me também que Kelvin irá ser lançado durante o jogo e ele bem o merece pelas exibições nos B's.

Faz falta a convocação do Ivo, apesar de perceber claramente que não cabem todos e provavelmente o Campanã estará a faltar também nesta convocatória, mas deverão ser chamados para a taça da liga, pelo menos assim o espero e estão a fazer paro o merecer.

José Lopes disse...

O Campana nao esta inscrito na Liga dos Campeoes.

Joao Goncalves disse...

Yah! True!

Nem me tinha lembrado desse pormaior

José Correia disse...

«Julen Lopetegui convocou 18 atletas e abdicou de quatro habituais titulares (Fabiano, Danilo, Casemiro e Brahimi) para a receção ao Shakhtar.

Há muitas novidades ansiosas por minutos. Nome a nome, o Maisfutebol recorda a época dessas figuras até ao momento. Quase todas serão titulares na quarta-feira.

A começar logo por Andrés Fernandez. Contratado ao Osasuna a troco de 1,6 milhões de euros e vinculado até 2018, o espanhol de 27 anos (faz 28 a 16 de dezembro) soma apenas 180 minutos de utilização no FC Porto. 90 minutos contra o Boavista para o campeonato, numa partida em que foi mero espetador, e mais 90 na derrota por 1-3 diante do Sporting, na Taça de Portugal.

Vai estrear-se na Liga dos Campeões sem se saber ainda, de facto, o que pode valer. Julen Lopetegui conhece-o bem.»
in Maisfutebol

José Correia disse...

«Sem Danilo – e sem Daniel Opare, pois não está inscrito na Champions -, Ricardo Pereira volta a ser lateral direito. O internacional sub21 tem competido essencialmente na equipa B (cinco jogos, 450 minutos e um golo) e na Seleção Nacional de esperanças. Sempre a um nível médio/alto.

No conjunto principal do FC Porto tem somente dois jogos oficiais: 90 minutos em Paços de Ferreira (campeonato) e mais seis na receção ao Lille (play-off da Champions). Ambas as partidas foram realizadas em agosto.»
in Maisfutebol

José Correia disse...

«O percurso de Evandro é mais estranho. Menos linear. Em agosto e setembro foi opção regular para Lopetegui. Esteve em sete jogos oficiais, quatro para o campeonato e três para a Liga dos Campeões, e foi titular em dois: 58 minutos na visita à Mata Real e 45 no dérbi contra o Boavista.

De 21 de setembro até agora, só mais uma presença. 14 minutos na vitória sobre o Sp. Braga. Contra o Shakhtar, o médio de 28 anos deverá acompanhar Rúben Neves e Quintero.

Evandro foi contratado ao Estoril por 2,350 milhões de euros, mais o empréstimo de Tozé.»
in Maisfutebol

José Correia disse...

«O problema de Aboubakar chama-se Jackson Martinez. O ponta-de-lança colombiano não dá hipóteses à concorrência e o camaronês, ex-Lorient, tem tentado potenciar com golos os poucos minutos de competição.

Conseguiu-o diante do BATE (no Dragão) e em Arouca. Curiosamente, só por uma vez foi titular. Em Lviv, casa emprestada do Shakhtar.»
in Maisfutebol

Luís Vieira disse...

Bela oportunidade para aplicar a rotatividade. Não deixa de ser uma faca de dois "legumes", porque se não ganharmos a moral pré-clássico, necessariamente, baixará. Mas vai dar-me gozo ver os menos utilizados - têm aqui uma hipótese para marcarem pontos na luta pela titularidade.

José Rodrigues disse...

... mais 35% do Tozé, faltou acrescentar

José Rodrigues disse...

Acho bem q se faça rotatitividade, mas sem exagero (digamos, nao mais do q 5 ou 6 nao habituais de inicio).

Até porque caso contrario corre-se o risco de "queimar" jogadores escusadamente, desmotivando.

José Rodrigues disse...

Essa equipa inicial do João Gonçalves parece-me fazer sentido.