segunda-feira, 12 de janeiro de 2015

Apresentação

Dá-se a coincidência de começar a escrever no Reflexão Portista no dia em que foi anunciada a vitória, pela terceira vez, de uma Bola de Ouro pelo Cristiano Ronaldo.

Foi com emoção que o ouvi falar em português...

Ao ouvi-lo pensei numa das suas características, tão patente em grandes nomes do nosso FCP: o espírito de sacrifício.

A capacidade de trabalhar, lutar e sofrer sempre fez parte das nossas equipas.

Lembro-me de ver o Frasco a ser cosido em campo; o André a jogar lesionado e ligado; o João Pinto a esgotar-se em campo. E tantos outros exemplos...

É preciso transmitir isto a quem cá chega, pois faz parte do código genético do FCP.

Será este, seguramente, um ponto para futuras "reflexões".
Hoje só queria desejar boa noite, agradecer o convite e prometer esforçar-me para procurar estar à altura do nível das reflexões. Sei que será difícil...

Para que me conheçam um pouco melhor:
- sou portista desde que nasci;
- cresci a ir ao Estádio das Antas;
- adorava a emoção da subida da rampa para a arquibancada;
- tenho saudades do cheiro a cerveja misturado com o cheiro a "beatas", no chão;
- ainda hoje digo, no Dragão, "É sientar que já num chobe", pese embora não chova na bancada;
- sendo absolutamente pacífico, recordo com alguma nostalgia a parte da saída do estádio em que, num espaço apertado, adeptos da casa e visitantes se cruzavam, sem qualquer controlo, com toda a tensão que isso representava.
Ser portista ajuda, portanto, a definir-me.


8 comentários:

José Correia disse...

Bem vindo Luís.

Como sabes, como todos sabem, o 'Reflexão Portista' é um espaço de reflexão livre, onde não há temas tabu, embora o contexto seja o FC Porto e assuntos conexos.

Não existem critérios editoriais e cada co-autor é responsável por aquilo que escreve e, por isso, não usamos nicknames e cada autor assina os textos que publica com o seu nome.

Mais uma vez, bem vindo e boas reflexões.

E VIVA O FUTEBOL CLUBE DO PORTO!

miguel.ca disse...

Boa sorte e boas reflexões. Sejas bem vindo.
Mas..... Frascos e Andrés já não existem! O Frasco e o André eram futebolistas e Portistas. Esta malta agora são técnicos profissionais de futebol e são todos do paga mais futebol clube.
Eu também tenho saudades daquela feira que era o estádio das Antas. A cerveja e as beatas, os dropes, caramelo ou chocolate, os torrões de açúcar, o vendedor da lotaria e o mítico "olhá booooola".
Depois veio o penta e o Jardel com o seu inesquecível "eu sou um prófissionau" a tentar a todo custo fugir para onde lhe pagassem mais, nem que fosse num mero Galatasaray e a partir daí ficamos impávidos e serenos a assistir ao fim de uma era, ao fim de uma mística, de um ADN que se esfumou definitivamente com o final de carreira do Vítor Baía e do Jorge Costa.
Agora chegam para dar o salto, para o que seja melhor para a sua família. Agora são mera mercadoria de jogar à bola com cotação na bolsa e escritórios em paraísos fiscais.

Luís Gagliardini Graça disse...

Obrigado. Abraço

Luís Gagliardini Graça disse...

Tens razão, pelo menos em parte. Mas mesmo dentro dos novos padrões, há uns que transpiram entrega e que, mesmo não sendo "portistas" por nascimento, são-no por adoção, tendo em conta a sua postura. Obrigado pelas boas vindas

meirelesportuense disse...

O André chegou a jogar muitos minutos com uma fractura na perna...Saiu lesionado, voltou a entrar e só mais tarde, é que saiu definitivamente do jogo.

meirelesportuense disse...

Hoje um bitaite do comentador SportTV -Tulipa- :"-Por mim não marcava!..."Referindo-se ao penaltie marcado sobre Quaresma frente ao União da Madeira.
Pois é, eu também não marcaria nenhum penaltie a favor do Benfica!...

José Rodrigues disse...

Um grande bem-vindo para o Luís!

Luís Gagliardini Graça disse...

Obrigado. Abraço