quinta-feira, 15 de janeiro de 2015

Tudo ao monte e fé em deus


 

A bluegosfera deu pouca relevância à efeméride, salvo pontuais excepções, mas nem é isso que mais importa. O que se devia perguntar, é se ainda resta algo de Pedroto no aburguesado e unanimista FC Porto da actualidade, e porque é que desgraçadamente isso não interessa a ninguém? Porto é Pinto da Costa, e mais nada; o criador sobrepõe-se à obra, faz-lhe sombra e até dá origem a um culto encarniçado - o que diria Pedroto a isso?

11 comentários:

Pedro ramos disse...

Quando as coisas estão muito calmas existe a necessidade de tentar criar alguma fricçao.

Pedro disse...

Diria possivelmente que em vez de atribuires fundamentalismos de forma genérica e arbitrária, deverias escrever sobre o FC.Porto de forma mais distante a embirrices pessoais. Sempre que vou ao estádio, não sei se o Filipe vai, vejo pessoas a sofrer pelo Porto, com o Porto.

Que PC é uma figura respeita e querida pelos portistas é inegável. Que isso cega a nossa ambição e racionalidade... rejeito e digo mais é absurdo. PC é querido pela obra, pelo passado que não é distante. É querido porque tem a credibilidade do trabalho. Quando demonstrar que já não o tem... será igual aos outros. Por isso mesmo digo, sofremos pelo Porto com o Porto.

Já a sua teimosia pessoal, de achar que PC é um senil, e que os portistas são todos parvos e encarneirados... não passa disso. É uma teimosia pessoal de alguém que possivelmente deveria ver uns jogos do Porto em sitios menos.. aburguesados...

Mefistófeles disse...

Alguém que escreve Deus com d minúsculo, naturalmente que não pode respeitar um presidente com P maiúsculo. Subscrevo os 2 comentários anteriores. Eu gostava de saber a idade do Filipe, se puder dizer. Talvez explique algumas coisas.

BAG disse...

(suspiro)

José Lopes disse...

5 estrelas, inteiramente de acordo.

Filipe Sousa disse...

Só lhe interessa a idade? Então e a condiçăo social e raça? Patético.

Filipe Sousa disse...

Tudo espremido, não se aproveitada nada. A receita é sempre a mesma: criticar a pessoa. Vejam lá, ainda vão a tempo de jogar a carta do "portista verdadeiro, portista falso".

Pedro disse...

humm eu diria o mesmo do seu artigo, e das suas respostas. Aliás não respondeu ao meu comentário.. porque será?

Como não criticar a pessoa quando a pessoa publica um artigo sem argumentos, sem retórica, sem provas. Apenas acusações e generalizações.

Não vi ninguém aqui chamar PC de Deus ou colocá-lo acima do FCP. O Filipe é que insiste em fazê-lo por nós... Por mim não fala seguramente, e eu não tenho a sua ambição de falar pelas mentes de milhões de portistas. Não tenho a sua ambição de assumir uma mistificação de PC. Eu que vou ao estádio, eu que falo com muita gente que não vai ao estádio tenho a sensação que nada está acima do FCP. Se o Filipe acha o contrário tem esse direito.

O que não tem o direito é de insultar a inteligência dos outros, ou de chamar patético a qualquer argumento para o qual não quer responder. Eu também acho muita coisa, montes de adjectivos em relação ao que escreveu, mas como não o conheço não digo.

Vê, nem todos os portistas são jagunços pró PC ou snobs aburguesados... Aliás só chama aburguesado aos portistas quem com eles não priva momentos desportivos.

Mefistófeles disse...

Patético é o seu comentário, dentro do que é habitual.

Mefistófeles disse...

Pedro, justamente. E quando perguntei a idade ao Filipe foi porque suspeito que de Pedroto só ouviu falar..." o criador sobrepõe-se à obra". Mas quem é que fez obra, afinal ? " o aburguesado FCP". Aburguesado é o Filipe, que pensa que diz umas coisas giras, originais e inteligentes e que todos nós somos burros e que precisamos da sua luminiscência para abrir os olhos. Mas por acaso conheceu ou privou com Pedroto para adivinhar o que ele pensaria ? Pois eu suspeito que se ele pudesse ler o que escreveu pensaria era o seguinte: " cresce e aparece, rapaz !"

meirelesportuense disse...

O trabalho e a figura de Pedroto não teve da Comunicação Social a cobertura que merecia, como teve por exemplo a passagem do aniversário da morte do Eusébio, pelo simples facto de Pedroto estar associado ao FCdoPorto e não ao SLB.Se Pedroto tivesse treinado e desse títulos ao Benfica, decerto seria lembrado agora, com toda a pompa e circunstância.Ainda nestes dias o Sporting tenta contratar Ricardo Costa, mas no curriculo que lhe é associado pelas Tvs nem sequer entra a passagem pelo FCdoPorto.Todos nós -os mais velhos- sabemos disso, mas quem aterrar agora em Portugal, ou despertar para estes factos hoje, até pensará que RCosta jogou no Lille ou no Valência, é Internacional por Portugal, pretendido pelo SCP e nada mais.
Mas mesmo assim o PortoCanal poderia dar a gravação de alguns dos mais importantes jogos realizados antes e no consulado de Pedroto.Assim poderíamos constatar a qualidade que o Porto começou a exibir a partir da década de 70!