quarta-feira, 11 de dezembro de 2013

Eu confesso que...


...fiquei satisfeito (o que é bem diferente de "contente") que as gaivotas ontem tenham ganho.

E fiquei satisfeito não devido a qualquer sentimento de patrotismo (isto é uma competição de clubes, e não há nenhum clube em competição na LC de que goste menos do que as gaivotas - já para representar Portugal temos a seleção nacional), mas sim porque nao fez diferença nenhuma para eles no apuramento (vão para a LE na mesma) mas os pontos dão jeito ao ranking de Portugal na UEFA (estamos a fazer uma época miserável, já agora). Para mais contra um clube de um pais concorrente directo (França).


E o ranking interessa porque dá jeito ao FCP que nos mantenhamos (Portugal) numa posição de ter 2 clubes apurados para a fase de grupos da LC (mais um no play-off de apuramento). Nada nos garante (longe disso) que o FCP seja sempre campeão nos proximos anos, ano após ano...


Mais: as receitas da LC dão mais jeito do que nunca. No ano passado os 20M€ que recebemos foram cerca de 3 vezes mais (!!) do que as receitas de bilheteira, Dragon Seat, merchandising e quotas todas juntas....


Sendo assim não me importo que as gaivotas continuem a amealhar pontos na LE (aliás, isso tambem serve de distração para o campeonato, tal como eventual fonte de desgaste e lesões), pelo menos até princípios de Março. Afinal de contas, quero muitíssimo mais o melhor para o meu clube do que o mal para eles... Dito isto, a partir dessa fase da competição a coisa «pia mais fino» e em princípio desejo-lhes a derrota.


Quanto ao nosso FCP e o jogo de logo, bem, a esperança é a última coisa a morrer mas em princípio será mais para cumprir calendário que outra coisa (até porque mesmo que ganhássemos o motivadíssimo Zenit teria que perder pontos). Só peço que o treinador e jogadores honrem e suem a camisola - e estou na expectativa de ver se o treinador começa a ficar mais esclarecido, ou se vai continuar a insistir nos seus equívocos.

3 comentários:

Joaquim Lima disse...

Não estive no país e, por isso não vi o último jogo. Pelo que li, o Porto melhorou muito com a entrada do Carlos Eduardo em substituição pelo Lucho. Para este jogo temos um problema, O Carlos Eduardo não está inscrito na Champions... Sinceramente não imagino como será o meio campo do Porto para este jogo, estou curioso para ver qual é e como se sai logo!

Em relação às gaivotas, nunca uma vitória delas me soube tão bem!

J.P. Gonçalves disse...

Sim, este ano o Benfica tem contribuído bem mais para o ranking que o FC Porto. E no ano passado também.
Quanto à Liga Europa, será o destino dos dois. Pode ser que se encontrem pelo caminho...

Unknown disse...

josé rodrigues, muito pior que vencer e isso não ser suficiente para passar é perder quando "bastava" ganhar. amanhã vou abrir o jornal online e vou ver a notícia:" palestra de 4 horas de PF". Estou farto, PF vai-te lá embora.