domingo, 15 de dezembro de 2013

JJ e PF, descubra as diferenças...

No dia 5 de Dezembro de 2012, disputou-se o FC Barcelona x SL Benfica, 6º e último jogo da fase de grupos (Grupo G) da Liga dos Campeões 2012/2013.
Dois meses antes, no 2º jogo da fase de grupos, o Barça tinha ganho na Luz por 2-0.
Chegados ao derradeiro jogo da fase de grupos, o Barça já estava apurado, com o 1º lugar do grupo assegurado e, por isso, alinhou com um onze que incluía apenas um dos habituais titulares. Lionel Messi e Gerard Piqué ficaram, de início, no banco de suplentes.

tivemos duas oportunidades na cara do Pinto, uma no poste e outra do Rodrigo. (...) O Benfica fez o que nenhuma equipa fez no Camp Nou. (...) Os adeptos do Benfica devem estar orgulhosos por verem a sua equipa jogar como jogou no maior estádio do mundo, contra a melhor equipa do mundo. (...) Só faltou a vitória para ser tudo perfeito
Jorge Jesus, 05-12-2012

Lembram-se do que nós, portistas, dissemos acerca destas declarações de Jorge Jesus?
E porquê? Porque, obviamente, não é a mesma coisa ir ao Camp Nou jogar contra o Barça na sua máxima força, ou jogar contra uma espécie de Barcelona B ou C (houve mesmo quem, a gozar, dissesse que o slb jogou contra o Barcelona Z...)


No dia 11 de Dezembro de 2013, disputou-se o Atletico Madrid x FC Porto, 6º e último jogo da fase de grupos (Grupo G) da Liga dos Campeões 2013/2014.
Dois meses antes, no 2º jogo da fase de grupos, o Atletico Madrid tinha ganho no Dragão por 2-1.
Chegados ao derradeiro jogo da fase de grupos, o Atletico Madrid já estava apurado, com o 1º lugar do grupo assegurado e, por isso, alinhou com um onze que incluía várias segundas escolhas. Diego Costa jogou apenas os primeiros 45 minutos, enquanto que Arda Turan e David Villa ficaram, de início, no banco de suplentes.

Não é fácil chegar a Madrid e criar oportunidades como as que criámos mas que, infelizmente, não conseguimos concretizar. O FC Porto, se conseguir concretizar as oportunidades que cria, é uma equipa quase perfeita – e, quando falo em perfeição, falo no processo da construção ofensiva
Paulo Fonseca, 13-12-2013


Jorge Jesus e Paulo Fonseca, depois de jogarem em Espanha contra o "Barcelona B" e "Atletico Madrid B" respectivamente, descubra as diferenças no discurso de ambos, após o fracasso e eliminação da Liga dos Campeões.

P.S. Este artigo era para ter sido publicado logo a seguir às declarações de Paulo Fonseca mas, por “azar”, só pôde ser publicado hoje.

16 comentários:

José Correia disse...

Quem quiser discutir ideias, discordar, ou apresentar opiniões contrarias, faz favor.
Quem, em vez disso, quiser aproveitar a caixa de comentários do RP para atacar os autores dos artigos, se calhar não vai ter os seus comentários publicados.

Abel Pereira disse...

Noutro espaço acabei de escrevei o seguinte: "não tenho por hábito tecer comentários sobre os participantes deste espaço, apenas comento textos.
Agradecia que se procedesse do mesmo modo em relação à minha pessoa".
Tenho dificuldade em entender a incontrolável necessidade que certos participantes têm de atacar e insultar aqueles que apenas pretendem expor os seus pontos de vistas.
Saudações Portistas!


Pedro Moreira disse...

Bem, reformulemos a resposta para esquivar a censura, optemos por uma linguagem politicamente correcta apesar de achar que este post deveria ter sido publicado em jornais conceituados como o Record e a Bola. O Jose Correia aproveita dois momentos isolados, com algumas coisas em comum, para tentar colar duas figuras felizmente tão diferentes como PF e Jorge Jesus. Apesar de achar muito diferentes os dois momentos não vou perder tempo com isso. Vou sim começar por dizer que estas declarações são comuns e fazem parte das conferencias de imprensa de TODOS os treinadores do mundo. Não há treinador que se preze que não fale da sorte (do adversário) e do azar (do seu), que não mencione bolas nos postes, que não fale dos arbitros (só quando se enganam contra a sua equipa), que não sublinha os seus méritos e dos seus jogadores, que não exalta as suas vitórias. Este é a realidade. é a ética mesquinha do futebol que me enoja mas é comum a TODOS. Portanto caro José Correia poderia este artigo incluir milhares de outras conferencias de imprensa.
Já o disse outras vezes, PF tem tido um trabalho fraco e questionavel neste FCP, se calhar não tem cabedal para estas andanças (gostaria de ver o seu rendimento com um plantel decente) mas, e isto deve orgulhar-nos, é sério, honesto, educado, respeita o adversário, não tem por hábito agredi-lo fisica e verbalmente, não passa o tempo entre vaidades e auto-elogios, sabe ganhar e perder e até já o vi a fezer auto-critica. O Sr. Jesus, com quem compara prepositadamente é totalmente o oposto, uma vergonha que encaixa bem no Benfica.
Vou continuar a ser politicamente correcto: não acho Sr. José Correia que todos os fins justifiquem os meios. Já reconhecemos a sua antipatia com PF mas compará-lo com Jorge Jesus é de uma injustiça e infelicidade que não lhe ficam bem e que não são tipicos do portismo que eu conheço.
Como portista lamento sinceramente este post.

DC disse...

Desculpem o off-topic mas hoje deram-se dois factos bastantes curiosos:
- O treinador do Verona veio criticar Iturbe afirmando que o mesmo tem que aprender a jogar em equipa - ESTOU CHOCADO!!!!
- O homem da cadeira de sonho levou 5 secos em casa, mostrando mais uma vez que desde que saiu do Porto e desde que abandonou a sua antiga equipa técnica, não mais voltou a estar sequer perto de ser um treinador vencedor. Além disso, é cada vez mais candidato a voltar ao ponto de partida, já que PdC parece adorá-lo. Sabendo que pior do que PF não é, desconfio que a versão AVB sem Hulk, Falcao e VP seria (caso se confirmasse claro) também uma desilusão para nós portistas. Além disso, seria a demonstração de que o Porto perdoa todos os traidores quando a necessidade aperta.

José Correia disse...

O Jose Correia aproveita dois momentos isolados, com algumas coisas em comum, para tentar colar duas figuras felizmente tão diferentes como PF e Jorge Jesus

Conforme demonstrei com FACTOS, em duas situações com contextos, enquadramento e resultados semelhantes (na mesma competição), as ideias-chave dos discursos de Jorge Jesus e Paulo Fonseca foram idênticas.
Foi apenas coincidência? Talvez.

José Correia disse...

Portanto caro José Correia poderia este artigo incluir milhares de outras conferencias de imprensa

Não, não podia. Sabe porquê?
Porque o que faz sentido é comparar declarações feitas em contextos e enquadramentos semelhantes, como aqueles que eu reproduzi no artigo e que, pelos vistos, você não percebeu, ou fez de conta que não percebeu.

José Correia disse...

Já reconhecemos a sua antipatia com PF

Nada tenho contra Paulo Fonseca agora, como portista, analiso as suas declarações publicas e, principalmente, o resultado do seu trabalho como treinador principal do FC Porto (que, na minha opinião, tem sido medíocre).

José Correia disse...

compará-lo com Jorge Jesus é de uma injustiça e infelicidade que não lhe ficam bem

Como é óbvio, para qualquer pessoa que perceba português e que não esteja de má fé, em lado nenhum deste artigo eu comparei o carácter ou personalidades do Jorge Jesus e de Paulo Fonseca.
O que eu comparei foi as declarações que ambos fizeram em situações com contextos, enquadramento e resultados semelhantes (na mesma competição).

José Correia disse...

Como portista lamento sinceramente este post

E eu, como portista e autor deste blogue, digo-lhe a si o que já disse a outros antes de si: se aquilo que lê no 'Reflexão Portista' o incomoda, porque é que gasta o seu tempo em vir cá ler e comentar (abundantemente)?

José Correia disse...

desconfio que a versão AVB sem Hulk, Falcao e VP seria (caso se confirmasse claro) também uma desilusão para nós portistas

Este assunto é completamente off-topic mas, independentemente do resultado do RIo Ave x FC Porto de hoje, penso que será um dos temas quentes dos próximos dias porque, de facto, AVB deve estar com um pé e meio fora do Tottenham.

José Lopes disse...

E' evidente que os resultados do Villas-Boas depois de sair do Porto colocam muito em causa o brilho que tinha quando saiu do Porto, num ano em que teve um plantel fantastico.

O actual plantel do Tottenham torna injustificaveis os numeros da goleada de hoje ou os 0-6 contra o City. Tem lesoes em jogadores importantes da defesa, mas o Liverpool esta sem tres titulares. A primeira parte foi acima de tudo um banho tactico do Rodgers, aproveitando da melhor forma o buraco sempre aberto a frente dos centrais do Tottenham.

Seja como for, espero que o Villas-Boas nao volte para o Porto, muito menos tao pouco tempo depois de ter saido. Nunca se desculpou de maneira clara pela forma como saiu. A "cadeira de sonho", o "porque nao" a estar muitos anos no clube, o Argentina, Chile e Japao em vez dos principais campeonatos da Europa, o querer uma carreira de 10 ou 15 anos porque tinha outras oportunidades, tudo isso foi apenas forma enganadora de se demarcar do Mourinho. Andou a ludibriar as pessoas e custa-me muito mais a engolir por dizer-se tao portista. Se voltasse agora, seria com um rotulo de fracassado pelo que se passou no Chelsea e pelo caminho do Tottenham na Premier League, onde so perde ou empata com as equipas do mesmo nivel.

Eu sei que isto hoje em dia esta tudo globalizado, os jogadores sao na maioria estrangeiros, estao pouco tempo no clube, etc., mas nao venham apelar a amor ao clube e apoio, quando ha tanto quem queira de volta um adepto que se comportou como ele comportou. Era o Chelsea e a Premier? Sim, mas os adeptos do proprio clube adoravam-no, tinha 33 anos e andou a enganar-nos por causa da sua imaturidade durante uma epoca inteira.

José Lopes disse...

Queria ter escrito "prioridades" em vez de "oportunidades".

Filipe Sousa disse...

O Arsenal também levou 6 do MC - o Wenger está na porta de saída?

DC disse...

Totalmente de acordo, José Lopes.

DC disse...

6-3 fora é um bocadinho diferente de 5-0 em casa, não?
Até porque o Tottenham levou 6-0 desse mesmo City.

E a diferença é que Wenger contratou um único jogador (por muito fabuloso que seja), ao contrário de AVB que teve mais de 100M para reformular o plantel a seu bel-prazer.

José Lopes disse...

Estao em primeiro, a jogar bem, e nao foi 6-0. Nem levaram 5 em casa depois disso.