terça-feira, 17 de dezembro de 2013

Primeiro o Eintracht, depois o Napoles (ou o Swansea)

Calhou-nos o Eintracht Frankfurt. Clube que actualmente ocupa o 15° lugar da Bundesliga. Há muitos portistas convencidos que o sorteio nos foi favorável. Em princípio diria o mesmo mas não tenho muita confiança nas exibições europeias dum clube que só conseguiu um magro ponto em casa, e logo contra o colosso chamado Austria Viena.

Embora todos saibam que a nossa primeira vitória europeia foi ganha numa final contra um clube alemão, nunca o Porto teve grande ascendente contra os teutónicos. Na Liga Europa/Taça UEFA perdemos sempre fora contra adversários alemães, sendo sempre eliminados. Na Taça das Taças os dois confrontos foram equilibrados: eliminados pelo TSV Munich nos anos 60 e eliminando o Colónia nos anos 70. Na Taça dos Campeões/Liga dos Campeões só o Bayern e o Schalke nos eliminaram (os bávaros duas vezes). Já contra Werder Bremen, Hertha Berlim e Hamburgo impusemos a nossa superioridade categoricamente.


Se passarmos, algo perfeitamente possivel… calhar-nos-á o Nápoles. Provavelmente o melhor clube eliminado da fase de grupos da Liga dos Campeões, e com o recorde de pontos: 12. Não me pronuncio, só espero que o Swansea faça um brilharete e que o Porto possa melhorar MUITO.

Quanto aos outros gajos, aqueles lá de baixo que não se calam: esses vão à Grécia jogar com o PAOK. Se passarem defrontam os Spurs. Sorte a do Jesus que se livrou de defrontar o AVB caso ambos passassem. 

De resto Portugal está muito mal representado na Europa e com a possibilidade de não ter nenhum participante a partir de Março. Ou seja como era nos anos 80 e 90.

6 comentários:

José Rodrigues disse...

Um FCP "normal" seria claro favorito contra um Eintracht e teria uma eliminatoria 50/50 contra o Napoles.

O problema e' q *este* FCP actual nao e' normal e mesmo contra um Eintracht teria imensas dificuldades.

A haver um problema sera' entao acima de tudo interno e nao externo. Q FCP teremos em Fevereiro?

Nuno Leal disse...

Concordo em absoluto com o José Rodrigues, espero sinceramente que sejamos "outro" Porto por altura desta eliminatória.
Já sobre "como era nos anos 80 e 90", discordo, como era nos anos 90 tudo bem. Nos anos 80, assim de repente o Porto foi á final da taça das taças, ganhou a taça doa campeões, o benfica foi a uma final da uefa e outra dos campeões, o sporting caiu nas meias da uefa em 89, nada mau mesmo assim, nos 90s é que foi outra conversa.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Contra o Frankfurt do ano passado a eliminatória estaria mais equilibrada.

Com a versão deste ano, se as coisas não mudam muito, a vantagem é claramente nossa (até porque depois da paragem de Inverno vai-lhes faltar ritmo competitivo e vão estar mais preocupados com o péssimo lugar que ocupam na Bundesliga).

Quanto ao Napoli, se a equipa se aplicar a fundo na prova, a vantagem é toda deles e aí discordo do Zé Rodrigues. Mesmo um FCP normal continuaria a não ser favorito contra o Napoli. Poderiamos estar a falar de uma eliminatória 55-45 mas não um 50-50 desde já. Com o cenário actual, não tenho dúvidas que nos passam por cima sem problemas. Mas até Março falta muito!

Antonio Silva disse...

Tens razão Nuno. Os anos 80, a nível de clubes não foi tão mau quanto os anos 90. Aliás, mesmo a nível de selecções.

Joaquim Lima disse...

O Nápoles tem claramente melhor equipa que o Porto e em condições actuais (não digo normais, porque normalmente somos melhores que o nosso estado actual) não teríamos grandes hipóteses contra o Nápoles.

Falta saber é se eles darão assim tanta importância à Liga Europa como deram à Champions. É que, se para Portugal a Liga Europa ainda tem bastante interesse, para um dos melhores clubes actuais de Itália poderá não ter. Não me recordo de nenhuma equipa italiana a ir longe na prova nos últimos anos e isso pode ser um factor importante a nosso favor. Em Março vão jogar contra Roma, Fiorentina e Juventus, logo não deverão focar-se nesta competição tanto quanto o Porto.

Miguel Lourenço Pereira disse...

É um excelente ponto Joaquim,

Sem dúvida as equipas italianas, ao contrário das portuguesas e espanholas, sempre olharam para a Europa League com um desinteresse brutal. Estou tentado a pensar que o Napoli, especialmente se estiver a lutar realmente pelo Scudetto, coloque as cartas mais baixas nesse jogo - e até no jogo com um Swansea que não pode ser esquecido.

No entanto há um ponto que o Napoli tem a favor para ir longe na prova, Rafa Benitez. O espanhol seguramente gostaria de ser o primeiro treinador a vencer por 3 vezes o troféu (quatro provas europeias em dez anos) e é um expert em passar eliminatórias a sofrer e sem grande esforço com resultados pela minima.

Tudo pode suceder.