domingo, 7 de setembro de 2014

Análise aos homens de Lopetegui - Sector Defensivo

Agora que o mercado já fechou e sabemos com quem podemos contar, aproveito a paragem para os jogos internacionais (ou como o Paulo Bento diz, a reunião de amigos do Jorge) e dar uma vista de olhos ao plantel que o Julen Lopetegui vai ter ao dispor. Parece-me evidente que este é um dos anos da história do clube dentro da era Pinto da Costa com maior número de alterações de um ano para o outro. Desde o regresso de Artur Jorge (e o fim das vacas-sagradas do pedrotismo e de Viena), passando pela aterragem de Oliveira em 1996 e do ano pós-Mourinho, nunca saíram e entraram tantos jogadores diferentes. Foram 15 (um deles, Sammi, em estilo porta giratória, como se previa tendo em conta que o negócio foi feito para mostrar, uma vez mais ao Maritimo quem somos) o que basicamente é mais de metade do plantel principal. A isso podemos juntar igualmente alguns nomes da equipa B que vão ter uma palavra a dizer ao longo do ano.



Guarda-Redes
Não conheço nenhum clube de topo europeu com tantos guarda-redes entre equipa A e B. São 4 para os A´s e 3 para os B. Nesse caso, o de André Caio e Kadú, está claro que não convencem. Caso contrário nem havia motivo para avançar para a contratações de dois jogadores para a equipa principal nem de incorporar a promessa mexicana Gudiño. O Kadú anda a anos a procurar um lugar á sombra mas alguns erros infantis têm deixado claro que lhe falta algo para triunfar. Com 20 e 18 anos respectivamente, Caio e Gaudiño têm ainda muito que aprender. Na equipa principal o caso de Helton é especial. O capitão não está disponivel até finais de Outubro. É possivel, com a sua idade e o tipo de lesão que sofreu, que não volte nunca mais ao melhor estado de forma. Sei, de fonte segura, que Lopetegui fez saber ao clube que não conta com Helton, mesmo recuperado a 100% e só a excelente relação do capitão com Pinto da Costa impediu a rescisão do contrato como alguns na SAD equacionaram. Helton foi fundamental em recuperar o balneário após a saida de Villas Boas e PdC, como bom pastor de homens, não se esqueceu que o guarda-redes preferiu ficar no Porto a voltar ao Brasil com um bom contrato. Mas dificilmente será opção. Ricardo foi um dos melhores guarda-redes da época passada na Liga e foi uma aposta a custo zero da SAD sem o ok do treinador. Vai pagar o preço não jogando este ano e em Janeiro é possível que saia emprestado, o que faz todo o sentido. A titularidade será coisa de Fabiano e Andrés Fernandez. O brasileiro começou o ano a mostrar alguma insegurança e para muitos não é guarda-redes para o FCP que Lopetegui quer, onde se exige muito jogo de pés e um GR que seja libero. Fabiano efectivamente não o é. O problema é que Fernandez também não. É um guarda-redes posicional muito bom, mas com evidentes limitações e em Espanha (onde há uma excelente geração de "porteros" não estava nem no topo 8. Mas foi petição expressa de Lopetegui e imagino que mais cedo que tarde acabará por ser titular.

Veredicto: Há muitos jogadores disponíveis para uma posição concreta mas nenhum deles é top e parecem-me todos opções a curto prazo. O FCP sabe o que é ter um GR de topo e não ter. Os anos entre as etapas de Baía e os momentos menos bons de Helton deixaram-no evidente. Com este modelo de jogo ao GR do FCP vai-se pedir que intervenha pouco mas sempre com frieza e que ajuda a empurrar a equipa um par de metros. Fabiano e Fernandez terão uma missão dificil.

Laterais
Temos dois dos melhores jovens laterais do Mundo e depois do fim a condizer do reinado de Scolari fez-se luz na CBF e lá convocaram Danilo (muito melhor que quando chegou) e Alex Sandro. São jogadores de fiar, rápidos, com bom posicionamento e que se quiserem (será importante ver o grau de confiança e maturidade que tenham) podem fazer a diferença num modelo de jogo que centraliza muito a bola e deixa os carris mais par aos laterais que para os extremos. São titulares absolutos e vão descansar pouco pelo que se entende pouco a opção de mercado tomada pelo clube quando na equipa B estão disponiveis Victor Garcia e Rafa. O primeiro respondeu bem na época passada quando foi chamado. O empréstimo transformou-se em compra definitiva e acredito que temos ali um lateral de futuro. Rafa é mais novo e vai-lhe fazer bem acumular minutos com os B (especialmente quando alguém explicar ao Luis Castro um par de coisas) mas tem uma projecção tremenda e acredito que, numa ausência pontual de Sandro pudesse fazer as vezes do brasileiro. Opare foi uma promessa ganesa que se cruzou com Lopetegui no Castilla e que depois se perdeu do radar dos grandes (como Inkoom, outro lateral ganês promissor da mesma geração) e que pode fazer os dois lados da defesa. Vem a custo zero e jogará pouco mas podia ter fechado o plantel, como fazia Fucile, o que torna ainda menos compreensível a chegada de José Angel. O espanhol prometia muito nos seus dias com o Gijon, passou desapercebido pela Roma quando Luis Enrique o levou com ele e desde então tem penado sem que lhe se tenha visto o potencial que antecipava. Tem qualidade (mais que Opare), experiência (mais que Victor e Rafa) mas a sua chegada só se entende no contexto de que Sandro tenha previsto a saida para o próximo Verão e a titularidade seja sua até que Rafa se afirme. Não vão desiludir quando jogar mas estando fora da lista de Champions até Novembro jogará pouco.

Veredicto: Temos uma primeira linha excelente e quatro jogadores que podem cumprir. Acho que há demasiadas opções tendo em conta que a maioria dos minutos serão do duo brasileiro e vai ser dificil gerir as expectativas de dois jovens B ambiciosos e dois contratados que irão querer ter o seu protagonismo.

Centrais
Parece-me o sector mais débil da equipa. Perdemos Mangala - um dos melhores do futebol europeu - e quem chegou para o seu lugar, Martins Indi, é um jogador de perfil diferente e habituado a outro estilo de jogo do francês ainda que fisicamente possam parecer idênticos. É um jogador mais duro de rins, menos capaz de sair a jogar com a bola e que tem uma grande margem de progressão pela frente. Não se podem esperar milagres. Ao seu lado Maicon está a viver, felizmente, uma segunda juventude. Vejo-o autoritário, determinado e capaz de tapar debilidades técnicas (sair a jogar) com uma concentração superlativa. É importante tê-lo no meio de um quarteto jovem. Marcano vai trazer experiência ao grupo mas não é um central de encher os olhos e Reyes tarda já em afirmar-se. Ficar fora, outra vez, do lote de Champions não vai seguramente ajudar a dar-lhe confiança especialmente tendo visto que Lopetegui tendo a confiar mais em Marcano. Na equipa B não há centrais com grande futuro á vista (nós que eramos uma escola de centrais de nivel mundial) e a contratação de Lichnovsky é o perfeito exemplo do fracasso dos Tiago Ferreiras e afins.

Veredicto: Martins Indi precisa de crescer, Maicon está numa grande forma mas tem carências técnicas e tácticas relevantes pelo que Marcano, em algum momento, pode chegar á titularidade. Reyes está numa época de ou vai ou racha e, de momento, não parece que lhe esteja a sair demasiado bem.



Médios Defensivos
Com o overbooking de médios que temos acho melhor dividir entre os que podem jogar na posição 6 (médio defensivo, que não pivot, uma figura que não há este ano no plantel salvo por Mikel) e os interiores.
Para jogar no vértice mais recuado deste 4-3-3 ou 4-5-1, Lopetegui tem essencialmente quatro jogadores nos A e uma excelente opção nos B. O mais provável é que a titularidade pertença, originalmente, a Casemiro. O brasileiro - que pode voltar em Janeiro ao Real Madrid se o clube merengue pagar a indemnização correspondente devido á falta de opções no meio-campo defensivo - é um jogador fino de boa leitura de jogo e recorte técnico mas não é um 6 convencional. Move-se melhor num 4-2-3-1 a varrer com um colega ao lado do que só frente ao perigo onde se revela bastante macio. O mesmo se pode dizer de Ruben Neves, um projecto de interior perfeito que apareceu como médio defensivo mas que tem dado um passo á frente no campo e que, seguramente, se vai afirmar na posição 8 ao longo da sua carreira que promete e muito. Com essa equação o lógico é que seja Campaña o escolhido a médio prazo.
É um dos meninos dos olhos do treinador espanhol (que pediu primeiro Darder, que não saia por menos de 10 milhões de Málaga, enquanto que a SAD queria Clasie, que valia sensivelmente 8), guarda-costas dos seus criativos nos sub19 espanhóis ainda que a nível de clubes tenha sido sempre uma constante desilusão por onde quer que tenha passado. A Sampdoria empresta-o sem opção de compra (como sucede com Oliver) depois de o ter contratado este Verão mas o seu preço de mercado ronda os 5 milhões de euros pelo que, se despontasse no Dragão, seria fácil ficar com ele nos quadros do clube. Também não é um pivot ao estilo de Fernando, cuida melhor a bola e gosta de sair a jogar e incorporar-se nas acções ofensivas. Como o "polvo" só resta Mikel, que até Novembro está fora de combate e que, devido á sua lesão, perdeu o comboio. Podstawski é outra opção que pode ganhar protagonismo ao longo do ano, muito ao estilo de Lopetegui, e que também saiu prejudicado por falhar o estágio por culpa do Euro sub19. Na B terá um ano importante para fazer-se notar.

Veredicto: Estamos habituados há vários anos a um jogador escova na posição. Neste modelo esse jogador não existe e ao adepto seguramente que vai soar estranho. Todas as opções são válidas mas jovens, sem grande experiência internacional e isso, numa posição nuclear, pode funcionar tanto como um problema como uma benção (não há rotinas que alterar como haveria com um Fernando).

2 comentários:

Joao Goncalves disse...

Correcção:

Vítor Garcia renovou o empréstimo (tal e qual Pavlovski) e não foi contratado a titulo definitivo.

meirelesportuense disse...

Se Helton recuperar totalmente, tem as características necessárias ao jogo de Lopetegui. Senão acontecer isso, creio que um e outro dos GR alternativos serão utilizados rotativamente...Na B penso que será Kadú a assumir o lugar e a evoluir, porque tem também as tais qualidades que referi em Helton. Os laterais, mesmo que Opare recupere estarão a cargo de Danilo e Alex e com Opare e Angél como opções na A. Na B Vítor Garcia e Rafa. David Bruno, por favor ponham-no na C...Centrais:-Maicon e Indy, Marcano e Reyes.
No eixo da linha média no lugar mais defensivo parece ser Casemiro e ao lado Rúben Neves.Se o espanhol Campa(nh)ña mostrará qualidade para substituir Casemiro, é coisa que veremos mais tarde.