segunda-feira, 15 de setembro de 2014

Em memória de Pedroto

Há 37 anos atrás, em 1977/78, uma dupla carismática, constituída pelo chefe do Departamento de Futebol e pelo treinador do Futebol Clube do Porto, tiveram de lutar muito fora do campo para que, dentro das quatro linhas, fosse possível a uma grande equipa azul-e-branca interromper um longo jejum de 19 anos.

FC Porto campeão? Depende dos árbitros”, afirmou José Maria Pedroto de forma desassombrada, e Pinto da Costa (na altura chefe do Departamento de Futebol) acrescentava: “O critério de nomeação dos árbitros, se não é uma palhaçada, o que é que é?

Estávamos no pós 25 de Abril e, no final da década de 70, Pedroto proferiu um conjunto de frases históricas contra o “polvo” que dominava o futebol português, denunciando o sistema herdado do antigamente, frases essas que haveriam de perdurar por muitos anos:

É tempo de acabar com a centralização de todos os poderes em Lisboa

Um campeonato ganho pelo FC Porto vale por dois ou mais dos clubes de Lisboa

Verifica-se um estado de espírito geral de apoio incondicional ao Benfica

Temos de lutar contra os roubos de igreja!

Era assim, sem papas na língua, que o grande Zé do Boné colocava os nomes aos “bois”. Sem falinhas mansas, sem se preocupar com o politicamente correcto, na defesa do Norte e do seu muito amado Futebol Clube do Porto.

Se, quase 40 anos depois, a maior parte das frases de Pedroto continuam a ser perfeitamente actuais, há uma que está mais actual do que nunca:

Quanto a árbitros, em casa serve qualquer um. Fora convém que seja um bom árbitro


Vejamos o que se está a passar neste campeonato, com as deslocações do SLB e do FC Porto…

24-08-2014, 2ª jornada, deslocação do SLB ao Estádio do Bessa (Porto)
Aos 83’, numa altura em que os encarnados de Lisboa ganhavam apenas por 1-0, o boavisteiro Brito marcou um golo perfeitamente legal, mas que prontamente foi anulado por um dos árbitros assistentes do senhor Marco Ferreira.

12-09-2014, 4ª jornada, deslocação do SLB ao Estádio do Bonfim (Setúbal)
Aos 19’, numa altura em que os encarnados de Lisboa ganhavam apenas por 1-0, o jogador sadino Giovani marcou um golo perfeitamente legal, mas que prontamente foi anulado por um dos árbitros assistentes do senhor João Capela.

14-09-2014, 4ª jornada, deslocação do FC Porto ao Estádio D. Afonso Henriques (Guimarães)
Os “roubos”…, perdão, os erros do trio de arbitragem liderado pelo senhor Paulo Baptista, que prejudicaram, de forma clamorosa, o FC Porto, são claros e estão perfeitamente documentados.

Vitória Guimarães x FC Porto, Tribunal O JOGO

Perante todos estes casos, perante este reiterado “estado de espírito geral de apoio incondicional ao Benfica”, o que disseram os responsáveis do FC Porto?
Nada!

Vejo com muita preocupação este silêncio de Pinto da Costa, de Antero Henrique e da estrutura do FC Porto.
O que ganhamos em ser bem comportados e compreensivos com os sucessivos “erros” das arbitragens?

Há quem tenha memória curta, mas eu lembro-me bem de quatro deslocações na época passada – Estoril, Benfica, Sporting, Nacional – em que, com a influência de “roubos”…, perdão, erros de arbitragem, foram subtraídos ao FC Porto 9 a 11 pontos!

E chamo à atenção que a próxima deslocação do FC Porto para o campeonato é já daqui a 11 dias, ao estádio de… Alvalade.

14 comentários:

João disse...

"O que ganhamos em ser bem comportados e compreensivos com os sucessivos “erros” das arbitragens?"

Nada, muito pelo contrário. Somos prejudicados, os árbitros recebem boa classificação, siga a banda. Somos beneficiados, vão apitar a Cabovisão para a semana. Isto incute num árbitro tudo o que ele precisa de saber. E esta passividade parola já nos custou muitos pontos ao longo das últimas épocas.

DA disse...

No tempo do Vilas Boas o Fernando Marques ainda elaborava uns comunicados muito bons. Continua por lá mas parece ter colocado a "pena" de lado.

meirelesportuense disse...

Mas eu não sei o que pode adiantar o Porto reclamar muito sobre as arbitragens...Será que se o Porto reclamar muito e fizer bastante alarido, quem dirige a arbitragem modificará os seus critérios? Duvido muito. Hoje, quem manda na arbitragem é a AFdeLisboa!...Portanto. AFdeLisboa, Vítor Pereira!

José Correia disse...

"Será que se o Porto reclamar muito e fizer bastante alarido, quem dirige a arbitragem modificará os seus critérios?"

Não sei mas, no mínimo, quem nomeia e quem arbitra passa a sentir-se um bocadinho mais vigiado e pressionado.

Luís Vieira disse...

Sem dúvida. O silêncio da SAD (em geral, não apenas neste caso) tem sido ensurdecedor. A estratégia, nos últimos anos, passa por responder em campo e deixar os outros a falarem sozinhos, mas por vezes há que sair da zona de conforto e mandar uma pedrada no charco. Nem 8 (Porto), nem 80 (Burro de Carvalho). No meio estará o ponto de equilíbrio.

RAM disse...

"Enquanto fomos bons rapazes, nunca ganhamos". Ora aí está..

meirelesportuense disse...

Eu acredito que o PortoCanal tem aí um papel importantíssimo, divulgando imagens, ligações perigosas entre a arbitragem e os Clubes, porque uma imagem vale mais que mil palavras...Ainda há momentos estive na página de facebook do juíz de linha responsável por algumas decisões que prejudicaram o Porto este Domingo e verifiquei que existe uma ligação evidente entre os "amigos" facebookianos do árbitro auxiliar e os nossos rivais...Imaginem que um árbitro auxiliar prejudicava o Benfica e depois se verificava que existia uma ligação "afectiva" entre ele e o FCdoPorto...Caía o Carmo e a Trindade em toda a Comunicação Social!

miguel.ca disse...

Mas alem do arbitro vi também o Lopetegui a meter àgua pra caramba. Começo a questionar algumas opções...

Pyrokokus disse...

O que é certo é que de 4 pontos que o 5lb deveria ter de atraso, está com o mesmo número que nós. E isto só à 4 jornada....
Gostaria de ver se o Vítor Pereira vem fazer a análise ás arbitragens no final da próxima jornada...

José Correia disse...

«Houve demasiados casos de arbitragem com dois prejudicados: FC Porto (muito má tarde do assistente alentejano Valter Rufo) e Vitória de Setúbal (equipa de João Capela). E erros sempre graves para o mesmo lado, o que é mais aborrecido...»
Manuel Queiroz
in DN.pt

José Rodrigues disse...

"Mas eu não sei o que pode adiantar o Porto reclamar muito sobre as arbitragens..."

Bem, acho q um arbitro de forma consciente ou subconsciente vai pensar duas ou tres vezes em apitar contra nós se souber q «fica com as orelhas a arder» na praça pública se errar na decisão.

Aliás, penso q muitas das vezes em q os árbitros erram a favor do slb é apenas porque de forma subconsciente sabem q se errarem vao ser «crucificados», nem é de propósito (outras vezes - que quero acreditar ser a minoria das vezes - sim).

«Quem cala, consente» é um ditado popular q se aplica muito bem.

E como diz muito bem o Luis Vieira, o q se deseja é «nem 8 nem 80». Nem calimerices a torto e a direito, nem silencio com temos vistos no FCP nos ultimos 10 anos.

meirelesportuense disse...

Não creio que haja silêncios, há sim a noção de que existe um domínio do Sistema por parte do duo SLB/SCP e contra isso pouco há a fazer a não ser muito barulho como o BrunodeCarvalho faz...O que resulta? Nada.
A maioria dos árbitros acompanha os gostos da maioria da população, é pelos Clubes da Capital e nem sequer o esconde.
O que pode modificar verdadeiramente as coisas é começar a existir uma consciência Nacional de respeito pelos outros, com ética, com moral e isso vai demorar muito tempo a conseguir alcançar...A nós Porto, resta-nos ser melhores que os adversários, isso trabalha-se no terreno e com muita união de todos os adeptos Portistas...Se assim acontecer por certo conseguiremos atingir a maior parte dos nossos objectivos.

José Correia disse...

«A equipa está bem, fez um grande jogo em Guimarães e se não o tivesse feito, perante uma equipa como a do Vitória, que está em grande forma e é a revelação do campeonato, e ter de lidar com um trio de arbitragem que apitou da maneira que todos viram e que não quero qualificar, se não fosse realmente uma grande exibição, seria certamente impossível ter conseguido sequer o empate", palavras de Pinto da Costa, presidente do FC Porto, em declarações do Porto Canal, na véspera do primeiro jogo dos dragões na Champions.
"Esse resultado de Guimarães, que para nós não é positivo, está ultrapassado. A equipa compreendeu que fez a sua missão e que por fatores externos não foi possível vencer o jogo»
in ojogo.pt
16-09-2014

JCCJCC disse...

"O que ganhamos em ser bem comportados e compreensivos com os sucessivos “erros” das arbitragens?"
Ganhamos que conseguimos despistar e responsabilizar-nos pelos nossos próprios erros, corrigindo-os, e ganhando depois sem espinhas, tal como aconteceu em grande parte dos últimos 40 anos.

Por muito que este blog o defenda, eu sou completamente contra a calimerização\sportinguização do Porto.