sábado, 13 de setembro de 2014

Um lado B cinzento


Eu sei que, no Farense x FC Porto B (1-0) de hoje, o senhor Manuel Mota (o benfiquista dos talhos de Braga) expulsou o Tiago Rodrigues aos 36 minutos e que o único golo do desafio foi marcado ao minuto 88, através de um penalty assinalado contra o FC Porto.

Também sei que, em alguns dos outros jogos da equipa B, o treinador Luís Castro se tem queixado de falta de sorte e de falta de eficácia.

Mas, sejam quais forem as razões, uma coisa é certa: o balanço destes primeiros 6 jogos da equipa B – 1 vitória, 1 empate, 4 derrotas – é francamente mau.

E, se uma equipa com jogadores como Kadú, Víctor García, Lichnovsky, Rafa, Tomás Podstawski, Kayembe, Gonçalo Paciência, André Silva e Ivo Rodrigues, entre outros, não consegue fazer melhor, algo está mal.

Ou, então, teremos de concluir que este lote de jogadores promissores, ainda está demasiado verdinho para jogar contra equipas profissionais da … II Liga.

P.S. Não acham estranho um jogo entre o Farense e o FC Porto ser transmitido na Benfica TV?

8 comentários:

Azul ao Sul disse...

Não é estranho porque o Farense cedeu os direitos de transmissão televisiva dos seus jogos à coisatv. E já vem desde a época passada. A troco de quê, é que não se sabe.
O que se sabe é que está direcção do SC Farense tem sido apoiante desde a primeira hora da Liga, do Mário Figueiredo e do ex-jogador do clube Carlos de Deus Pereira.
Algo que eu, enquanto farense (de Faro) e portista, lamento profundamente.
Alex F.

Joao Goncalves disse...

Começando pelo fim.. a btv adquiriu os direitos dos jogos com o Farense o ao passado portanto nada de estranho aqui... a questão ética nada interessa aos senhores do futebol em Portugal.

Em relação à B, a aberração que temos no banco tem de saltar e já dali para fora.

Ou se passa algo de muito grave com o Rafa, que é convocado e fica invariavelmente no banco em detrimento de Kayembé a Defesa esquerdo, o mesmo com André Silva (que existem rumores de não estar a querer renovar?)) para sendo o único avançado nem convocado ser e para todos os centrais dos B's que a única explicação são que são todos uma cambada de toscos, quando numa equipa de formação de jovens quem joga constantemente é o Zé António chamando "losers" a Verdasca e a Liemann, por exemplo.

Luís Castro acabou o seu lugar e tal como Paulo Bento, nem deveria ter começado esta época, para além de não ter sido nada motivante depois do falhanço na A voltar à B, só um treinador sem uma pinga de ambição e orgulho profissional que só quer dinheiro, aceitava esta situação que ele aceitou.

Rua sff!

Joao Goncalves disse...

Já cá somos 2 de Faro e desde sempre o Farense, infelizmente, teve laços demasiado próximos com as galinhas... O Olhanense nem por isso, mas o Farense e as suas constantes direcções são uma coisa horripilante e sempre na mesma direcção.

Pedro ramos disse...

Com todo o respeito, quero lá saber se a equipa ganha muitos ou poucos jogos. Da mesma forma que enquanto muitos elogiavam LC na época passada apenas por causa da classificaçao, e eu sempre a critiquei, nao posso elogiar ou criticar LC esta época pelos resultados. Para mim é suficiente ficar um lugar acima da descida, desde que o trabalho esteja a ser realizado de forma correcta.

O que posso dizer é que na época passada no meio-campo a aposta mais comum era Mikel, Pedro Moreira e Leandro, neste jogo tivemos Francisco Ramos, Tiago Rodrigues e Leandro, ou seja 3 oitos... Continuo a pensar que LC apenas está lá apenas para tentar ganhar jogos, mas, pela experiencia da época passada, a maior parte dos adeptos parece que também só estao preocupados com isso.

meirelesportuense disse...

Bem, se a "MalficaTv" dá o Farense-Porto B é porque anda muito mal e faltam-lhe conteúdos, o que nem é de estranhar sendo como é, um mero canal de Clube...Porventura estarão a dar repetidamente as mesmas coisas e por isso, eu acredito num projecto mais ao estilo do PortoCanal, mas com mais qualidade, com séries, bons noticiários, debates rijos e Desporto a sério...É que ver sempre o mesmo, é "mesmo" chato!...Nem que seja o Porto/Bayern...Ou o Portistas no Mundo!...Só revela falta de versatilidade, exigência e imaginação.

Joao Goncalves disse...

É importante ganhar alguns jogos e não descer de divisão, pois aí estraga-se o projecto competitivo da B.

É importante ganhar muitos jogos e ficar nas posições cimeiras, pois aí enraiza-se um cultura de vitória e do querer sempre mais e não achar que as derrotas são normais, que é o que acontece quando as derrotas são constantes tornando os atletas displicentes e habituados a algo incorrecto.

É importante que um treinador que tem Siemman ou Verdasca, André Silva, Rafa, Tomás e Pavlosvksi, começe com esses jogadores a titulares se quer formar jogadores, jogar num futebol de posse como a equipa A e meter os jogadores a caminho da equipa de Lopetegui.

Uma equipa formada por:
Kadu/Godino
Victor Garcia - Siemann/Verdasca - Lichnovsky - Rafa
Tomás
Francisco Ramos / Tiago Rodrigues - Pavlovski / Pité
Ivo - Kayembé / Fred
André Silva

Será uma equipa com muito mais futuro do que o nabo ando a colcar em campo.

miguel.ca disse...

A sensação com que fiquei em relação ao Luis Castro durante o tempo em que orientou a equipa principal foi de que o gajo é muito fraquinho.

Pedro ramos disse...

Continuo a pensar que a vitória tem de ser a parte final num projecto que tem como prioridade formar jogadores para a equipa principal, nunca como objectivo primordial numa equipa de formaçao.
Confesso que nao sou nem de perto nem de longe especialista na matéria, mas essa velha lenga lenga de que mesmo na formaçao a vitória é fundamental para criar uma cultura de vitória para mim é muito facciosa, aliás pergunto que cultura se ganha e que valores se aprendem quando uma equipa sub-16/17/18/19 ganha 99% dos seus jogos muitas vezes goleando. Aliás o que ganhamos na época passada por ficarmos nos lugares cimeiros? Os jogadores ficaram melhores por isso?

O que critico mais uma vez, é que a única preocupaçao evidente na equipa b é a classificaçao final. Nao foi por acaso que recusamos emprestar Tozé à Académica na época passada, nao é por acaso que depois de uma ou duas derrotas nesta época Zé António voltou a ser titular na defesa.