terça-feira, 5 de fevereiro de 2008

Dicionário do Sistema - Bruno Paixão

Bruno Paixão – Este árbitro, filiado na Associação de Futebol de Setúbal, começou a “dar nas vistas” muito jovem, na época 1999/2000. Entre outros jogos, destacam-se um Belenenses – FC Porto, disputado a 04/10/1999 e um Sporting – Salgueiros, disputado a 16/01/2000, onde a sua acção foi decisiva para que o FC Porto perdesse dois pontos e o Sporting ganhasse três. Mas o melhor estava ainda para vir.

A 19 de Fevereiro de 2000, num Campomaiorense – FC Porto, o país inteiro assistiu à “arbitragem mais infeliz” desde o célebre Benfica – CUF de finais dos anos 50 (ver ‘Calabote’).

Quatro penalties por assinalar – um sobre Domingos (Rogério Matias derruba-o), mais três sobre Jardel (sempre agarrado por José Soares) –, um golo limpo anulado a Mário Jardel, e três agressões de José Soares a Jardel (as imagens da RTP mostraram uma estalada e as da SIC dois murros) que ficaram impunes.
O seguinte vídeo não mostra tudo, mas é, por si só, elucidativo.

Umas semanas depois, através do jornal O JOGO, soube-se que observador do árbitro lhe atribuiu uma nota altíssima, muito perto do máximo possível (145 pontos). Parafraseando o Dias da Cunha, foi o “sistema” no seu esplendor!

Graças, em grande parte, à sua acção em três jogos – 5 pontos “subtraídos” ao FC Porto em Belém e Campo Maior e 3 pontos “oferecidos” ao Sporting –, o FC Porto não conseguiu atingir o Hexa, o Sporting pôs fim a um jejum de 18 anos e ele, o Bruno, despertou paixões de Norte a Sul.

Nos anos seguintes, e com a protecção dos senhores José Luís Tavares (à época, presidente da Comissão de Arbitragem da Liga) e Carlos Valente (membro do CA da FPF), continuou em ascensão, numa caminhada que o havia de levar a árbitro internacional. Actualmente, continua no activo e em “pleno”, destacando-se quando arbitra o seu clube do coração (são os próprios amigos que dizem que ele chorava quando o Benfica perdia).

1 comentário:

Nelson Carvalho disse...

Bruno Paixão, um arbitro da velha guarda, ele que já foi muito feliz em Campomaior.

Este Video é o melhor testemunho disso mesmo.