sexta-feira, 13 de junho de 2008

Em stand by


Apito Final: Processo do FC Porto será reapreciado na Comissão de Controlo e Disciplina

«Nyon, Suíça, 13 Jun (Lusa) - A Comissão de Apelo da UEFA decidiu hoje anular a decisão de exclusão do FC Porto da Liga dos Campeões de futebol e remeter o processo para reapreciação na Comissão de Controlo e Disciplina.


A 04 de Junho, este órgão de primeira instância decidiu não admitir o FC Porto na Liga dos Campeões devido a dois actos de tentativa de corrupção na época de 2003/03 pelos quais a Liga portuguesa puniu o tricampeão nacional com perda de seis pontos.


Segundo um porta-voz, a Comissão de Controlo e Disciplina da UEFA vai reapreaciar o processo, de forma a que a 01 de Agosto, dia do sorteio da terceira pré-eliminatóra da Liga dos Campeões esteja tudo resolvido.


"O resultado desta reunião foi que a decisão de 4 de Junho foi anulada, mas volta tudo à estaca zero. Isto vai continuar. Os dirigentes do FC Porto pensam pela sua cabeça e trabalham de dentro para fora e não de fora para dentro", disse o administrador da SAD do FC Porto, Adelino Caldeira.»

In Agência Lusa 13/06/2008



E foi com um passo atrás da UEFA que o FC Porto vê parcialmente atendidos os seus propositos de estar na proxima edição da Liga dos Campeões. Ao contrario do que seria espectável não saiu do Comité de Apelo da UEFA uma decisão definitiva, revogando contudo a decisão anterior de excluir da equipa Portista das competições internacionais, o que deixa para já o Clube numa posição um pouco mais favorável.



Agora o Comité de Controlo e Disciplina da UEFA voltará a reapreciar o caso, e daqui ainda poderá voltar a haver um novo recurso para o Comité de Apelo deste organismo, ou seja, na pratica esta novela ainda vai fazer correr muita tinta e, pior do que isso, causar uma grande indefinição no que à preparação da proxima época diz respeito, mormente ao nivel do investimento do plantel, pois a SAD só saberá se contará com os milhões vindos da Champions em vésperas de começar a temporada.



Por ultimo, não deixa de ser um pouco irónico agora verificar que o Benfica, por intermédio do seu advogado, vem a terreiro criticar aquele que foi um dos seus elementos-chave na decisão tomada em 1ª instância no orgão de disciplina da UEFA, o assessor jurídico da FPF João Leal, que como é sabido inicialmente transmitiu uma informação errada a este organismo Europeu.

12 comentários:

José Rodrigues disse...

Um dos argumentos avançados para esta decisão foi q slb e Vitória não foram ouvidos antes da sentença.

Muito bem: da próxima vez q o Estado processar um talho por fuga aos impostos, vou exigir q ouça primeiro os outros talhos antes de tomar uma decisão.

Enfim... totalmente ridículo.

miguel87 disse...

Não compreendo tanto alarido á volta deste caso pelos motivos que se discutem, quando simplesmente o Porto se devia concentrar em defender-se juridicamente, ou seja, na impossibilidade de aplicação de retroactividade - um principio básico e universal - que não pode nem deve ser ignorado seja por que entidade fôr. Todos sabemos que as empresas capitalistas dominantes (como a Uefa neste caso) não se subjugam a leis nem são complacentes com os direitos seja de quem for, mas é contra isso que devemos lutar, defendendo os nossos direitos básicos contra a opulência e arrogância de tais entidades vigentes. Se no passado lutamos contra o poder central de uma capital imperial, centralista e fascista, nos dias de hoje a luta passa para um nivel global, onde mais do que nunca faz sentido adoptar o lema do Barcelona e afirmar que o Porto é muito mais que um clube!

Mefistófeles disse...

Típico da UEFA. Independentemente de todas as trapalhadas da FPF, o que se torna evidente é que a UEFA decidiu levianamente a 4 de Junho. E, emendada a mão pela própria FPF, esta decisão não é mais que o reconhecimento dessa leviandade. Como quem diz: " Meninos, façam lá o trabalho de casa antes de virem à prova oral . E, já agora, ouçam toda a gente antes de tomarem uma decisão." Não deixa de ser um sacudir de água do capote, uma decisão até profundamente cínica. No entanto, positivo para nós é que empatámos depois de termos sofrido um golo através de um penálti inexistente e forjado pelo adversário. Vai ser lindo !

Mefistófeles disse...

E, já agora, seria interessante obter os comentários do anafado ( e ex-batoteiro profissional) Platini.

Nelson Carvalho disse...

O Zé Rodrigues levanta um ponto que me parece muito importante, é completamente absurdo a UEFA querer arrolar o benfica e o Guimarães ao processo. Mais do que parte interessada estes clubes pretende somente ser parte beneficiada, porque na pratica nada têm a perder (no minimo mantêm-se no acessos as competições internacionais respectivas já conquistadas) e tudo a ganhar (participação na Champions sem merito desportivo proprio).

José Rodrigues disse...

Presumo que na próxima época sempre que haja um cartão vermelho, o CD da Liga vai ouvir os restantes 15 clubes antes de se decidir ou não por uma punição.

Afinal de contas, são uma "parte interessada"...

De qq forma a UEFA basicamente endossa às instituições portuguesas a decisão final, "sacudindo a água do capote" como foi dito. Isso não é uma boa notícia, sabendo-se da forma como o slb "joga em casa".

Nelson Carvalho disse...

Mefistófeles, tambem me parece evidente que a UEFA está tentar adiar uma decisão definitiva ate que o CJ da FPF se pronuncie sobre o recurso de Pinto da Costa. Mas tambem é garantido que se não ganhar o recurso no CJ estamos fora da Champions.

O platini, enfim, é o que dá abrir a boca antes do tempo.

Mário Faria disse...

Acho que o júri em Nyon "suspendeu" a sentença. Se é de considerar que a decisão da Liga ainda não transitou em julgado em função do recurso apresentado por PdC ao CJ da Federação, é presumível que vá ser a decisão da Federação sobre esse recurso que vai determinar ou não a presença do FCP na CL.
A UEFA, desta forma, passou à bola à FPF e vai esperar até ao limite máximo por essa decisão.
Foi uma decisão oportunista, mas inteligente da UEFA. Se foi a FPF que nos fez a cama e a desfez, então que julguem como lhes compete, e a UEFA limpa daí as mãos, como Pilatos.
Se a FPF der provimento ao recurso de PdC estamos por direito próprio na CL, se não o fizer, muito provavelmente, ficaremos de fora.
A luta fratricida vai passar para o lado da FPF. Não faltará muito tempo para que as visitas ao PG sejam retomadas, agora pelos justiceiros da FPF.
A luta continua, a direcção da Liga para a rua, é o que reclamo que o FCP reclame, desde já.

Mefistófeles disse...

A reacção de Rui Moreira, hoje:
(Rui Moreira quer Benfica investigado)
""Foi a previsível vitória da verdade desportiva, que é o que mais gostamos. Porém, e face ao comportamento do Benfica neste processo, acho que o FC Porto deveria insistir junto das autoridades desportivas para que investiguem várias coisas muito suspeitas que o envolveram nos últimos anos"

Todos nós queremos e exigimos, até, que o FCP o faça. E que nem os deixe respirar.

Daniel disse...

Onde é que está essa declaração do Rui Moreira? FORÇA PORTO!

Mefistófeles disse...

Daniel, desculpe, estava entretido a ver a Holanda humilhar a França do insuportável Domenech, o tal que produziu umas quantas afirmações imbecis acerca de Portugal, no último Mundial.
O link é www.ojogo.pt, última hora ( 17H14 ).
Abraço Portista

Mefistófeles disse...

Desculpem, hoje estou com a "corda" toda. Uma questão
muito bem colocada por trsm86/cubillas em bibó-porto-carago.blogspot.com.

O que faz João Correia nos quadros do MP ? Sim, o mesmo lampião que foi defender a viscosa causa a Nyon ?

http://trsm86.blogspot.com/