quinta-feira, 28 de agosto de 2008

Pressão sobre os árbitros (II)

Cartoon: O JOGO, 25/08/2008

O campeonato começou no passado fim-de-semana e, como habitualmente, os "calimeros", apesar de terem homens da sua confiança, e sportinguistas, na presidência da Liga (Hermínio Loureiro) e da Comissão de Arbitragem (Vítor Pereira), não perderam tempo a pressionar os árbitros, antes e depois do jogo.

«Sobre a expulsão poderei dar o benefício da dúvida ao árbitro, mas que é fora da área não tenho dúvidas. O que disse ontem, tenho hoje ainda mais segurança e convicção. Alguns disseram que fui um mau exemplo, mas alertei para o que aí vinha
Paulo Bento, 23/08/2008, na conferência de imprensa após o Sporting x Trofense

«Estou muito preocupado com as arbitragens. Não acredito que mudem. O Sporting vai ter de lutar também contra isso»
Paulo Bento, 23/08/2008, em declarações à SportTV


Perante tamanha "deixa", os "jornalistas" sportinguistas decidiram também entrar em campo e trataram de imediatamente cavalgar a onda:
«O Sporting e a equipa de arbitragem iniciaram mal a sua relação em 2008/09, depois de, na noite de anteontem, os leões terem visto Luís Ramos, um dos assistentes de Paulo Baptista, dar indicação para um penálti a favor do Trofense, por falta de Polga sobre Zé Carlos fora da área, aos 58' do Sporting-Trofense. O lance suscitou grande indignação e mereceu duras críticas por parte dos responsáveis leoninos, que agora prometem envidar todos os esforços para agir legalmente contra o árbitro auxiliar em questão, recusando ficar impávidos ante o que consideram um erro grosseiro que lesou nitidamente a equipa verde e branca.
O juiz portalegrense Paulo Baptista apontou livre directo a favor do Trofense, mas Luís Ramos comunicou com o seu chefe de equipa, dando-lhe a indicação para aplicar o castigo máximo, o que se veio a verificar. O descontentamento leonino no final foi manifestado pelo grupo de trabalho e agora terá uma enérgica reacção por parte dos seus dirigentes. Os leões aguardam apenas pelo relatório do observador da Liga, Soares Pinto, para agir em conformidade.»
in O JOGO, 25/08/2008


Como se não bastassem as declarações dos jogadores e do treinador no final do jogo, a que se seguiu a choradeira dos "jornalistas", comentadores e opinadores leoninos, veio também o presidente juntar-se ao coro de protestos:

Foto: Record

«Esta época os clubes deixaram de poder reclamar sobre as notas dos árbitros. Na época passada, sempre que o fez, o Sporting teve razão em 80 ou 90 por cento dos casos. Era o único instrumento que possuíamos. Tenho pena que estas decisões proteccionistas sucedam. (...)
Merecemos ganhar [ao Trofense]. Jogámos bem, fizemos uma belíssima primeira parte. Infelizmente, tivemos um infortúnio de ver um penálti mal assinalado. As coisas não começaram bem. Se devemos dar algum benefício da dúvida, também há que se lançar uma mensagem de cautela

Felipe Soares Franco, 27/08/2008



Analisando o lance, constata-se que a expulsão do Polga é absolutamente inquestionável, não tem discussão. Portanto, aquilo que os calimeros consideram “um erro grosseiro que lesou nitidamente a equipa” teve, como implicações, transformar um resultado de 3-0 para 3-1 a favor do Sporting. Gravíssimo, conforme toda a gente percebe...

Sobre a dimensão do protesto sportinguista e o estardalhaço que estão a fazer com este caso, o inenarrável Rui Cartaxana escreveu o seguinte no Record de 25 de Agosto:
«O mais surpreendente em tudo isto foram as proporções do protesto “oficial” leonino em relação a uma jogada quando a equipa já ganhava, não ao FC Porto ou ao Benfica, mas ao Trofense, e por uma margem folgada (3-0), uma jogada, como se viu, sem consequências para os donos da casa (a expulsão de Polga era inevitável, em qualquer circunstância). Mas eis que, de súbito, como se se tratasse do principal jogo da jornada, colunistas, especialistas e alguns jornalistas apareceram a fazer amém às queixas de Paulo Bento, arrasando, não o árbitro Paulo Baptista, que pôs o rabinho de fora, reconhecendo um erro que não cometeu, mas o pobre juiz auxiliar Luís Ramos.»


Foto: Record

Registo, também, que ao contrário do que é habitual, o árbitro do jogo não se remeteu ao silêncio. Assim, Paulo Baptista, quando questionado sobre se já tinha visto o lance na televisão, afirmou: “Sim, já vi o lance na televisão. Se considero que é grande penalidade? Claro que não


Entretanto, o “erro gravíssimo” de Alvalade fez eclipsar um outro erro, talvez ainda mais escandaloso, que ocorreu no Estádio do Dragão, no FC Porto x Belenenses.
Jogava-se o minuto 37 e o FC Porto vencia pela margem mínima, quando Sapunaru, vindo de trás, surge completamente isolado na cara do guarda-redes, podendo marcar ou passar para o lado (que foi o que fez), de modo a Lisandro empurrar a bola para a baliza deserta.
O árbitro auxiliar assinalou fora-de-jogo mas as imagens televisivas são evidentes. No momento do passe, Sapunaru estava cerca de três metros atrás do último defesa do Belenenses!

Sapunaru cerca de 3 metros atrás do último defesa do Belenenses


Lisandro isolado, na marca de penalty, com a baliza escancarada


Esta jogada, que garantidamente daria o 2-0 e tranquilizaria a equipa para o resto do jogo, pondo-a a salvo de qualquer imponderável, pode ser vista no resumo do jogo, entre os instantes 1:12 e 1:19.




Alguém sabe o nome do árbitro auxiliar que cometeu este erro grosseiro?
Algum jogador, treinador ou dirigente do FC Porto se referiu a este lance no final do jogo?

Não tenho dúvidas que o clube dos viscondes irá, mais uma vez, tirar dividendos desta sua estratégia de pressão descarada e continuada sobre os árbitros. Aliás, ontem, Filipe Soares Franco não se esqueceu de lembrar o seguinte: "Este ano, toda a gente sabe, os três grandes querem ir à Liga dos Campeões e, para isso, precisam vencer o campeonato".

Quanto ao FC Porto, tudo indica que iremos continuar a assistir ao habitual come e cala, com a honrosa excepção do treinador em algumas ocasiões.

P.S. Ai do árbitro Jorge Sousa se, no próximo sábado, tiver alguma decisão a favor do FC Porto que, nem que seja ao de leve, influencie o resultado. O árbitro do Porto (conforme a comunicação social de Lisboa não se tem cansado de repetir) será crucificado e, muito provavelmente, teremos a reedição da santa aliança verde-e-vermelha.

11 comentários:

Mefistófeles disse...

Muito bem, José Correia.

Está tudo no post. E aposto que com o FCP é exactamente o que vai acontecer: comer e calar.

Menphis disse...

Não te dou a certeza, mas li num fórum qualquer que o fiscal de linha do FCP-Belenenses é o mesmo do Estrela da Amadora-slb do ano passado. O tal do penalty no último minuto na Taça da Liga.É uma questão de se investigar se é verdade, ou não.

miguel87 disse...

Realmente é penoso assistir a estas situações. É um misto de sentimento de impotência e raiva.
E além deste lance de fora de jogo, houve outros, como as entradas duras sobre o Rodriguez, sem sequer haver cartão amarelo!

Parece que vamos todos ter que esperar pela "justiça divina" do PdC, como aconteceu ontem aos "infiéis" de guimarães. O que pessoalmente, não me satisfaz, já que sou ateu!

Mário Faria disse...

Os erros na arbitragem vão continuar. É incontornável, por muitas voltas que se dê. O SCP sabe, mas não se cansa de bramir cobras e lagartos (em conformidade com o nome como é mais conhecido), sempre que se sente prejudicado. O SCP está interessado que os erros não aconteçam “contra” o SCP. É razoável, nenhum clube o deseja. Só não é razoável o SCP induzir que essa contingência lhe deve ser cometida sempre como proveito, ou seja : uma espécie de direito exclusivo que lhe deve ser cometido como forma de o ressarcir dos muitos prejuízos sofridos no passado, em função de : 1 nunca ter sido beneficiado , 2) ter sido sistematicamente e dolosamente prejudicado, 3) que, por isso, e na dúvida deve servir-se sempre o SCP.
E fá-lo em vários registos : levantando suspeitas, como faz Paulo Bento, com um discurso de Estado, como faz Soares Franco ou com um discurso desabrido e fanático, como faz Dias Ferreira. Vários tons para o mesmo posicionamento e com o mesmo fim : influenciar a arbitragem e a Liga na qual predominam. E o mais engraçado é que se levam a sério (Rui Oliveira e Costa leva esse registo a um ponto próprio de um actor dramático)e querem que os tomemos de forma séria. Talvez o melhor seja mesmo contratar novamente o Marinho Neves que é um técnico na matéria, para acabar de vez com o sistema que o homem tão bem conhece, tanto quanto os árbitros e os donos da arbitragem, e que já prestou relevantes serviços, como os dois campeonatos ganhos comprovam sobejamente.

José Correia disse...

«Não é por falta de livro de reclamações que o Sporting deixará de passar a mensagem sobre os árbitros, como se percebeu ontem. Outra vez. É verdade que houve um penálti mal assinalado pelo meio a vitaminar as queixas, reforçadas agora por Filipe Soares Franco, mas é preciso lembrar que Paulo Bento as lançou antes. E esta ordem das coisas faz toda a diferença, por muito que se queira confundir reclamação com precaução. Mas, no meio dos reparos que fez antes de embarcar para Madrid, Soares Franco tocou no ponto-chave: este ano, só o título assegura entrada directa na Liga dos Campeões. Ficar em segundo, hábito que vinha sendo recompensado com via verde na Europa e que servia para mascarar fracassos, já não chega. A consciência desse facto é uma rampa de lançamento para discursos mais nervosos e o verdadeiro problema. Se a época começa assim, é fácil adivinhar que a coisa é capaz de piorar.»

Hugo Sousa
in O JOGO, 28/08/2008

Pedro Reis disse...

E o sorteio da CL a começar...

José Correia disse...

Pedro Reis disse: «E o sorteio da CL a começar...»

Contamos publicar um artigo sobre o assunto ainda hoje.

The Turk disse...

O Sporting pressiona os árbitros porque vai jogar a Braga na próxima jornada. Se o Porto fosse jogar com uma equipa desse nível eu também estaria preocupado.

HULK ONZE MILHAS disse...

Porque será que o FCPorto não reage em defesa do bom nome da nossa centenária Instituição e dos seu Adeptos???
Este silêncio do FCP começa a ser mais irritante do que os inconcebíveis insultos do "franciú de merde" que está transitoriamente à frente da UEFA depois de ter feito carreira na insuspeita Juventus...
Começo a não gostar de pertencer a um Clube assim...
Porra!!!! Reajam ou demitam-se !!! Nem que isso nos custe entrar em guerra com a UEFA!
Porque não fazem queixa à própria comissão de disciplina da UEFA contra os insultos deste Senhor?
Não me venham dizer que a única justiça que interessa é a dos tribunais porque isso não é verdade!
Existe a "justiça divina" em que o nosso Presidente acredita ( e eu tambem) e que ainda ontem funcionou!
E existe a justiça da opinião pública (mal)formada através da Comunicação Social!
Ganhamos à UEFA no tribunal, mas a besta francesa está a derrotar-nos na Comunicação Social e nós assobiamos para o lado!
REPITO: Começo a não gostar de pertencer a um Clube assim...
ACORDEM !!!!

Mefistófeles disse...

Hulk 11 Milhas: estou perfeitamente solidário !

E compartilho a revolta.

José Correia disse...

«Como o ridículo não mata, é sem espanto que se verifica que um jogo foi estragado e que a verdade desportiva foi adulterada porque um árbitro marcou uma grande penalidade que resultou num golo e na expulsão de um jogador. O pormenor aqui é o facto de o jogo estar resolvido, pois a equipa da casa vencia já por 3-0, e também o facto de, independentemente de ser penálti ou não, o cartão vermelho ter sido bem mostrado.

Não sei porque, no caso de que todos já sabem de que estou a falar, sem precisar de um esclarecimento de Octávio Machado, mestre neste tipo de ambiguidades, ninguém culpou o guarda-redes do Sporting de não ter defendido a grande penalidade! Obviamente que não. Porque, como repetiu Paulo Bento depois de dois frangos de Rui Patrício, na última época, o mais importante é "defender o jogador". Quanto ao árbitro, nem por isso. O que mais se agrava quando o próprio presidente dos árbitros desaparece de cena ao primeiro sinal de polémica, atirando para a boca do canhão o habitual peão de brega.»

Eugénio Queirós
in Record, 28/08/2008