sexta-feira, 1 de agosto de 2008

Reflexão Portista, 6 meses depois


No final de Janeiro, juntamente com mais sete portistas, criamos um blog que baptizamos com o nome ‘Reflexão Portista’.
Mais um blog sobre o FC Porto?
Nos estádios, nos pavilhões, ou na blogosfera nunca seremos demais, poderíamos responder. Além disso, o FC Porto só tem a ganhar se houver cada vez mais gente interessada em analisar, opinar e debater os assuntos que envolvem o dia-a-dia dos dragões.

Embora seja impossível fugir aos temas da actualidade (nem essa era a nossa intenção), procuramos também abordar assuntos menos discutidos, bem como, analisar e comentar as estratégias e as decisões que são tomadas por quem dirige o Grupo FC Porto.

Naturalmente, nunca escondemos que olhamos para o desporto, e para o futebol em particular, com uns “óculos azuis-e-brancos”, mas a paixão que temos pelo FC Porto não impede qualquer um de nós de ser crítico relativamente a jogadores, treinadores ou dirigentes do nosso clube, sempre que entende haver motivo para tal.

Sermos um espaço de opinião livre é para nós um ponto de honra, mas procuramos fazê-lo de forma responsável e, por isso, desde o primeiro dia fizemos questão que os co-autores do blog estivessem identificados pelo seu nome e assinassem as mensagens que publicam.

Seis meses depois, que balanço podemos fazer?

Os melhores juízes são as pessoas que nos visitam, a quem desde já agradeço o envio de comentários e sugestões, mas como um dos co-autores do ‘Reflexão Portista’, o que posso dizer é que as minhas melhores expectativas foram largamente ultrapassadas.

Quando arrancamos com o blog, uma das principais dificuldades era criar uma dinâmica para vencer a inércia natural que muitas vezes existe em escrever, de modo a assegurar que conseguíamos actualizar regularmente o blog, se possível diariamente, com artigos da nossa autoria.

Contudo, publicar mais de 300 artigos em apenas seis meses, com a particularidade de nos últimos quatro meses termos tido uma média de cerca de dois artigos por dia, era algo completamente fora das nossas cogitações iniciais.

Outro objectivo era romper a barreira do nosso grupo de amigos e conhecidos e tentar chegar a um universo mais alargado de portistas. Nunca fixamos metas e muito menos encaramos este aspecto como uma disputa com outros blogues, mas é sempre agradável sabermos que aquilo que vamos publicando diariamente é lido por mais que meia-dúzia de pessoas.

Neste aspecto, mais impressionante que as 53000 visitas e 83000 page views nestes primeiros seis meses de existência, é o crescimento mensal ilustrado no gráfico seguinte (mesmo levando em conta que Julho, particularmente a 2ª quinzena, já é período de férias para muita gente).


Mas mais relevante que o número de visitas, é ler os comentários e poder interagir neste espaço com o Mefistófeles, o sócio 2710, o uminho1, o Zé Luís, o miguel87, o Jorge Aragão, o Paulino, o Pedro Reis, o Miguel_Canadá, o João Branco, o Rui, o Imperador, o J Reis, o offside, o Carlos Silva, o Turk, o sirmister, o urtigao, o metz, o portolaw, o bitetos, o tripeiro4ever, o umbundo, o geninho, o tiago, o vicent russell, o kosta de alhabaite, o dragão de lisboa, o f.c. limpa tudo e tantos outros (a quem peço desculpa por não referir).

Passaram apenas seis meses mas, verdadeiramente, este pequeno “planeta azul” no universo da blogosfera já é tanto nosso como vosso.

23 comentários:

josedasilvapereira disse...

Muitos para parabéns.

Raramente comento, nunca comentei até hoje :-)), mas faço sempre que posso uma visita a este espaço que sem sombra de dúvida transpira qualidade em quase todos os posts.

Continuem assim e se possivel ainda melhor:-).

Saudações de um dragão com muito orgulho em ser portista.

J Reis disse...

Este é um dos 3 blogues azuis e brancos que eu nunca dispenso na minha passagem diária. Têm-nos habituado a um nível de análise e reflexão que não é vulgar neste meio... mas agora têm a responsabilidade de manter as expectativas. À semelhança do nosso glorioso clube.
Um grande abraço aos autores e votos de muito tempo na blogosfera!

Offshore disse...

Abraços aos autores deste excelente blog.

Menphis disse...

Apesar de comentar poucas vezes posso dizer que passo SEMPRE por aqui e que aprecio bastante este blog portista.

Parabéns e a única sugestão que posso dar é que tentem continuar assim, com essa energia toda, mesmo que às vezes as adversidades são grandes ( tempo livre dos colaboradores, comentários insultuosos, e desanimadores para quem trabalha tanto para manter a qualidade de um blog, de anónimos portistas e não portistas,etc) sempre com independência e, acima de tudo, amor ao clube que tanto nos dá alegrias.

Parabéns.

Rui disse...

Não passo um dia sem visitar este blog.

Estão de parabéns pelo trabalho desenvolvido.

Saudações para todos que frequentam este blog, pela elevação que demonstram diariamente.

Jorge Aragão disse...

Meus caros, embora não comente sempre, passo todos os dias por aqui pois acho este Blog com excelentes temas de cunho diferente dos outros espaços.
E é desta complementaridade que nos enriquecemos na nosa paixão azul e branca.
Parabéns e continuem, por mim continuarei a participar.

Unknown disse...

Caros fundadores do Reflexão Portista

Antes de mais os meus parabéns por este magnifico sítio de reflexão e debate.

A estatística fala por si.

Pessoalmente o vosso blog, que tenho como leitura diária, corresponde até agora aquilo que penso deveria ser um blog afecto ao F.C.Porto.

Pessoas com grande capacidade intelectual, ponderados, com bom senso e equidistantes dos eventuais interesses que possam existir junto dos órgãos institucionais do Clube.

Espero que continuem com este espaço por muito muito tempo.

Saudações Portistas

Unknown disse...

Quem não é por nós é contra nós!
Viva o FCPorto

saudações e continuem,
ass.
um Dragão em Lisboa.

HULK ONZE MILHAS disse...

Não dou os meus parabéns... porque prefiro aguardar pelo dia do 1.º aniversário do Blogue... :-)
Fiquei surpreendido pela tenra idade!
Como já expliquei, só aderi à blogesfera quando se iniciou a novela da CL e passei a sentir enorme necessidade de estar mais e melhor informado do que aquilo que a CS me estava a vender.
Indicaram-me 3 "blogues azuis" que se transformaram imediatamente na minha fonte previligiada de informação sobre o FCP, e os quais visito com uma frequência superior a uma vez por dia.
Surpreende-me imenso a disponibilidade e qualidade dos portistas que criaram, manteem e comentam nestes blogues.
O "Reflexão Portista" tem um cantinho muito especial no meu coração, pois, penso que, neste momento, é muito importante reflectirmos sobre o presente do nosso FCP para que no futuro o Clube possa continuar a ganhar sejam quais forem os dirigentes que irão suceder aos actuais!
Fico arrepiado quando olho para o que está a acontecer ao nosso vizinho BFC após a saída da Família Loureiro, para o que aconteceu ao VG, após a saída de Pimenta Machado, sem esquecer o velhinho Salgueiros....
Por isso quero dar-Vos a força de que for capaz para podermos todos ajudar a construir um futuro melhor ou igual para o nosso Clube!
Muito obrigado e Bem Hajam!
Abílio Maciel / Sócio 2710

guardabel disse...

Parabéns e mantenham essa reflexão em alta. Um abraço do Pobo.

Kostadinov o Flecha disse...

Parabéns
Continuem em força, pois o que interessa acima de tudo é defender o FCP.

Pedro Reis disse...

Os meus sinceros parabéns!
Dos que conheço este é sem dúvida e na actualidade o meu blog de referência do FCP.
E sei que não é fácil manter um blog activo de forma regular porque em tempos colaborei no FêCêPê do Anibal Letra (http://fecepe.blogspot.com/) e que infelizmente desapareceu por falta de tempo para o actualizar.
Um grande abraço

Mefistófeles disse...

Para mim, este blog é um vício !

Obrigado e parabéns !

E vivó FC Porto !

Tiago Araújo disse...

PARABÉNS

Este é um blog que eu quase todos os dias passo aqui, os artigos que são publicados são muito bons, e espero que este blog continue mais anos.

abraços e visitem o meu blogue

http://www.campeoesfcporto.blogspot.com

alberto disse...

Os meus sinceros parabéns!
comprimentos aos autores deste excelente blog,em especial ao meu amigo jose correia.

Saudações de um portista

José Correia disse...

Obrigado a todos pelos simpáticos comentários.

Como portistas que somos, a ideia é corrigirmos os defeitos e, no que for possível, melhorarmos a qualidade dos artigos publicados.

Os vossos comentários, sugestões e críticas serão sempre bem vindos.

Abraços

urtigao disse...

Parabéns aos portistas que tiveram esta brilhante ideia, de fazerem um blogue que acima de tudo defende o clube.
Aqui constatasse que os adeptos não estão adormecidos.
Os títulos ganhos não são tudo, e consegue-se ver para alem disso...coisa muito rara no universo desportivo.
Eu como associado só vos tenho de agradecer, de me proporcionarem diariamente a leitura textos objectivos de grande qualidade, sobre a vida do nosso clube.

Mefistófeles disse...

Se me permitem, uma palavra muito especial de apreço ao Abílio Maciel, sócio 2710, e agora Hulk 11 milhas ! Vivó Hulk !

"That's the spirit" !

Um forte abraço.

Hugo disse...

Continuação de boas postas!
Saudações portistas desde Macau de um leitor assíduo deste blogue.

http://hotelmacau.wordpress.com

Metz disse...

Parabéns e espero que continuem no bom caminho em que estão!

Cumpz

littbarski disse...

Parabéns pelo excelente blog, do qual sou leitor assíduo.

miguel87 disse...

Só hoje voltei de férias e por isso só agora vi este post. Parabens e obrigado, espero que continuem por muito tempo com esta qualidade. Eu cá estarei para mandar uns bitaites.

Unknown disse...

Parabéns pelos seis meses... passaram depressa, não? O blog tem-se destacado - do meu ponto de vista - pelo nivel dos textos que vão bastante além da chamada «conversa de café» do futebol.

Como principal critica, refiro o aspecto gráfico, que pode melhorar susbtancialmente, a começar, por exemplo, por arrumar os post's convenientemente, justificando os textos e arrumando melhor as imagens. Não custa nada e dá logo outro aspecto...

Abraço