sexta-feira, 29 de agosto de 2008

Qual a melhor opção para médio-defensivo?


Raul Meireles foi eleito por maioria (44%, correspondendo a 68 votos) como "a melhor opção para médio-defensivo" para esta época no FC Porto.

Num honorável segundo lugar, a grande distância tanto do primeiro, como de todas as outra opções, surge Fernando com 43 votos (28% das opções). A terceira opção mais votada vai para a "Outro (a contratar)" com 13% das votações (20). Ibson com 8 votos (5%), Tomás Costa com 6 votos (3%) e Guarín com 5 (3%) ficaram com as posições seguintes.
Destaque para o último lugar de Bolatti que parece ter caído em descrédito, tendo obtido apenas 1 voto. Com um voto também fica a opção "Outro (do plantel)" que previa o desvio de outro atleta para aquele lugar.

13 comentários:

Nuno Nunes disse...

Vamos ver como reage o Meireles no jogo da Luz. Tenho a sensação que o trinco ainda será o Fernando. Em minha opinião seria a melhor escolha. O Meireles é demasiado "macio" e quando o campeonato começar a endurecer vai ser preciso alguém com mais agressividade.

José Correia disse...

Apesar de originalmente ser essa a sua posição no Boavista e de no último jogo da Selecção ter também jogado a trinco, não tenho a certeza que o Raul Meireles possa vir a ser um médio-defensivo de topo. Veremos, principalmente nos jogos mais dificeis, onde a equipa tenha de defender muito e bem.

Contudo, parece-me claro que, nesta altura, é a melhor solução para o lugar. Venho dizendo e escrevendo isto desde o jogo de apresentação contra o Celtic.

José Correia disse...

Nuno Nunes disse: «Tenho a sensação que o trinco ainda será o Fernando. Em minha opinião seria a melhor escolha.»

Embora tenha uma boa impressão, não tenho uma ideia formada sobre o Fernando.

Será jogador para um clube com a dimensão do FC Porto?

Contudo, se Jesualdo acredita nele, teve os meses de Julho e Agosto (dois meses!) para testar e consolidar um meio-campo Fernando-Meireles-Lucho.

Ora, não o fez. Andou, isso sim, a testar um meio-campo com Guarin ou Tomás Costa.

José Correia disse...

Significativo a votação do Guarín (5 votos, 3%) e do Bolatti (1 voto!).

Para o universo de pessoas que se deu ao trabalho de participar nesta sondagem, é claro que o Guarín não tem características para médio-defensivo e que o Bolatti é uma carta fora do baralho (tem lugar no plantel do FC Porto?)

miguel87 disse...

Pelé!

Mefistófeles disse...

Pois, também acho que é o que vai acontecer, Miguel87.

Embora a minha escolha fosse o Fernando.

The Turk disse...

Falta o Tengarrinha nessa sondagem. Não sei porque raios está o Ibson na lista, que nunca foi médio defensivo, e não está o Lucho, que joga na mesma posição que ele.

José Correia disse...

Turk disse: «Não sei porque raios está o Ibson na lista, que nunca foi médio defensivo, e não está o Lucho, que joga na mesma posição que ele.»

O Tomás Costa e o Guarin também nunca foram médios-defensivos, o que não impediu o Jesualdo de os experimentar nesse lugar (no caso do Guarin, foi mesmo o jogador mais experimentado como trinco durante a pré-temporada).

Quanto ao Lucho, sim, também poderia ter feito parte da sondagem.

José Correia disse...

Bolatti ficou, mais uma vez, fora dos convocados de Jesualdo Ferreira.

Pelos vistos, mesmo com a saída de Paulo Assunção, não há espaço para este argentino nas escolhas de Jesualdo, que prefere Fernando, Guarin e Tomás Costa (Lucho e Raul Meireles são indiscutíveis).

A confirmar-se o negócio de Quaresma e a vinda de Pelé, o que ficará a fazer Bolatti no plantel do FC Porto?

The Turk disse...

O Guarin jogou a médio defensivo pela selecção. O Lucho também já jogou nessa posição pelo Porto quando o P. A$$unção esteve impedido.

A confirmar-se a vinda do Pelé o Porto deveria emprestar o Bolatti e o Fernando.

José Correia disse...

Turk disse: «A confirmar-se a vinda do Pelé o Porto deveria emprestar o Bolatti e o Fernando.»

No caso do Bolatti, de acordo, até porque, infelizmente, não deverá haver interessados em comprar o seu passe. É mais um daqueles casos em que vamos andar 4 ou 5 anos a pagar um ordenado chorudo a um jogador que não serve para o FC Porto.

Relativamente ao Fernando é mais discutível. Ao contrário do Bolatti, ainda não teve oportunidades no FC Porto de mostrar o que vale.
Por outro lado, é um jogador polivalente. Pode, por exemplo, jogar a lateral direito (como recurso, evidentemente).

José Correia disse...

«Lucho González não foi o único jogador argentino a passar pela SAD azul e branca no dia de ontem. Também Bolatti compareceu no Dragão, mas não para prolongar o seu vínculo. O médio ex-Belgrano não tem merecido apostas consistentes, pelo que lhe foram apresentadas alternativas. O cenário de empréstimo esteve em cima da mesa, mas Bolatti declinou a saída.

O camisola 18 arrisca-se a não competir, mas preferiu ficar no Dragão e lutar pelo seu espaço do que aceitar as propostas que tinha para prosseguir a carreira num outro clube. “El Gringo” continua a ter mercado na Argentina, mas também emblemas nacionais e europeus demonstraram interesse nos seus serviços.

Não obstante, Bolatti declinou o cenário da saída, ainda que num quadro de cedência temporária. Vai continuar, por isso, a treinar-se com a equipa principal, aguardando por chamadas do professor. A pré-época mostrou claramente que Jesualdo vê o argentino como a última opção para a posição de médio mais recuado.

Aos 23 anos, e depois de ter justificado grande empenho e forte investimento dos dragões na sua aquisição, Bolatti tarda em confirmar os atributos que mostrou no Belgrano e que levaram mesmo Maradona a pedir a sua contratação pelo Boca. Na época de estreia andou aos solavancos e agora é visto como uma unidade dispensável. Com contrato até 2011 e um salário anual de 500 mil euros, o argentino é um activo dispendioso e sem espaço nas opções técnicas.»

in Record, 30/08/2008

José Correia disse...

«Nem Fernando, Guarín ou mesmo Pelé, que mal desembarcou de Milão e ainda não teve sequer hipóteses de se mostrar. A melhor opção para ocupar a vaga deixada em aberto por Paulo Assunção está em Raul Meireles, de acordo com um estudo da Eurosondagem. Para 42,5 por cento dos entrevistados, a melhor solução para fazer esquecer o brasileiro, que deixou o FC Porto usando a Lei Webster, já estava no plantel. As opções ensaiadas por Jesualdo durante a pré-época não convenceram ou ainda não tiveram tempo para isso. Assim, o camisola 16 do FC Porto é o que parece garantir maior segurança nesse lugar, pelo que é apontado como a primeira opção com ampla vantagem, de resto. Na primeira jornada da Liga Sagres, com o Belenenses, Raul Meireles foi utilizado como médio-defensivo. Depois, no clássico com o Benfica, foi integrado num esquema táctico diferente no meio-campo, vendo Fernando desempenhar as funções de trinco, sem deixar de lhe dar apoio nas tarefas de cobertura.

É certo que a chegada de Pelé ainda vem a tempo de baralhar as contas, mas esse ainda nem teve tempo para fornecer provas, pelo que terá de passar pelo inevitável período de adaptação antes de poder lutar com pretensões por um lugar numa equipa onde abunda a concorrência no meio-campo. Contudo, o ex-jogador do Guimarães chega com muita credibilidade do Inter de Milão, a julgar pelos 21,8 por cento de preferências que lhe são atribuídas para preencher o lugar do agora jogador do Atlético de Madrid.

Curiosamente, a sondagem coloca o brasileiro Fernando bastante à frente do colombiano Guarín, jogador no qual Jesualdo mais insistiu neste início de época, mas visivelmente sem grande sucesso. Pelo menos, não está a convencer a opinião pública portuguesa.

Termómetro
Com a saída de Paulo Assunção, quem tem melhores condições para ocupar a posição 6 (Trinco), no FC Porto?

Raul Meireles 42,5%
Pelé 21,8%
Fernando 13,2%
Guarín 2,5%
NS/NR 20%»

in O JOGO, 09/09/2008