sábado, 10 de janeiro de 2009

Manipulação da SportTv

No passado fim-de-semana disputou-se na Trofa um jogo sui generis: o primodivisionário Clube Desportivo Trofense, último classificado, recebia o "campeão de Inverno" e líder invicto do campeonato, conforme a generalidade da comunicação social não se cansava de repetir.
Surpreendentemente, o "pequeno David" derrotou o "Golias" por 2-0, resultado que custou muito a engolir...

Talvez por ter sido um resultado de difícil digestão, o lance que antecedeu o 1º golo do Trofense suscitou dúvidas em algumas mentes encarnadas ou mais distraídas.
O que vale é que existe a SportTv, que tentou "ajudar" a tirar as dúvidas e apresentou uma imagem com um risco.


Olhando para a imagem anterior, até parece que o jogador do Trofense está ligeiramente adiantado no momento do passe. Contudo, se olharmos para a imagem seguinte, que a SportTv também tinha, as dúvidas desaparecem por completo.


O que dizer desta atitude da SportTv?
Bem, de certeza que a Benfica TV não faria melhor...

Fonte: As imagens foram obtidas no Brigada Azul

10 comentários:

Zé Luís disse...

Zé Correia, pensei que querias realçar a linha imaginária enviesada convenientemente para deixar o Reguila adiantado em relação a ela...

Repara que essa linha não parece ser paralela à de meio do campo...

Eu já tinha chamado a atenção para estas falsidades no golo do Tarik no Leixões, na época passada.

Para fazer isto, as câmaras têm de puossuir referências geométricas para se traçarem linhas correctamente.

As imagens virtuais, por exemplo, que a RTP explorou uns tempos (em duas ocasiões distintas), exigem essas referencias sem as quais não se pode fazer o pretendido.

E ainda há quem pense que as televisões esclarecem os lances e os meios tecnológicos retiram todas as dúvidas quando sabemos que há diferentes interpretações de vários incidentes de jogo.

Zezé disse...

Uma vergonha, é o que eu vos digo!

HULK ONZE MILHAS disse...

Zé Luis disse:
"... E ainda há quem pense que as televisões esclarecem os lances e os meios tecnológicos retiram todas as dúvidas quando sabemos que há diferentes interpretações de vários incidentes de jogo...

Este incidente provocado pela Sportv nada tem a ver com "diferentes interpretações" dos factos mas sim com um objectivo declarado de os manipular. A Sportv não procurou a verdade mas sim enganar! E isso é que é grave!

Eu penso que existem meios tecnológicos que podem ajudar a esclarecer certos lances. Mas como em tudo na vida, depende da "verdade" que queremos fazer passar.
Por exemplo, a imagem tirada em linha com o penúltimo defensor é a única tecnicamente correcta. E é por isso que os "árbitros assistentes" têm que estar sempre posiconados "em linha" com o penúltimo defensor.
O que acontece nesta lamentável imagem é apenas uma manipulação grosseira de meios tecnológicos para deturpar a verdade do que efectivamente se passou. E isto é que é muito grave. Num qualquer país civilizado, o artista que mandou para o ar esta manipulação teria que responder pelos seus actos. Por aqui, apenas seria pura e simplesmente despedido, se a manipulação fosse feita no sentido contrário aos interesses do clube do regime.
Vejo com muita preocupação a crescente manipulação que a generalidade da CS está a fazer em torno do SLB.
Penso mesmo que isto já não terá a ver só com futebol mas sim com outros interesses bem maiores e obscuros.
Enfim... esperemos para ver...

José Correia disse...

Hulk onze milhas disse:
«Vejo com muita preocupação a crescente manipulação que a generalidade da CS está a fazer em torno do SLB.
Penso mesmo que isto já não terá a ver só com futebol mas sim com outros interesses bem maiores e obscuros.»


Na SportTv e na ZON parece que estão a ficar preocupados com a aliança SLB-meo (leia-se PT Comunicações) e que está na base do Benfica TV.
Um dia destes irei escrever mais sobre este assunto.

José Correia disse...

Zé Luis disse:
«Zé Correia, pensei que querias realçar a linha imaginária enviesada convenientemente para deixar o Reguila adiantado em relação a ela...«

Caro Zé Luis, o que eu quis realçar foi as linhas enviesadas que existem na cabeça de muitos "jornalistas" e que sistematicamente procuram enviesar os factos para o lado que lhes dá mais jeito.

Jorge Catarino disse...

Nenhuma das imagens está incorrecta, não há nenhuma manipulação. A linha de meio campo concorre para um ponto de fuga, para o qual concorrem todas as linhas (imaginárias) paralelas à linha do meio campo (a linha da primeira imagem é disso exemplo). Essas linhas, vistas da perspectiva da camera, nunca poderão ser paralelas. Se fossem paralelas, a perspectiva estaria incorrecta e aí sim, haveria manipulação. Chama-se a isto perspectiva albertiana.
Na segunda imagem, o jogador pode estar, de um determinado ponto de vista (ou ângulo), atrás de outro jogador, mas a sua localização real pode ser, na verdade, à frente do primeiro.

José Correia disse...

Jorge Catarino disse...
«Nenhuma das imagens está incorrecta, não há nenhuma manipulação.»

Factos:
- A 2ª imagem é muito mais esclarecedora que a primeira;
- Na 2ª imagem é claro que, no momento do passe, o jogador do SLB (Maxi Pereira) está a colocar em jogo o avançado do Trofense.

Apesar da clareza da 2ª imagem, a SportTv quis apresentar uma outra imagem com uma linha.
Porquê?

Mais. Se queria apresentar uma imagem com uma linha, porque razão escolheu uma de um ângulo que, objectivamente, induz os espectadores em erro?

A única explicação que encontro para a atitude da SportTv é a que está no título deste artigo: Manipulação.

Mefistófeles disse...

Metem nojo !

César disse...

"Para fazer isto, as câmaras têm de puossuir referências geométricas para se traçarem linhas correctamente."
Segundo sei, é mesmo assim que isto é feito na SporTV. A aparente distorção entre as duas imagens, foi de resto já explicada por Jorge Catarino.

E acrescento, que por esta ordem de ideias mal concebidas, se houve manipulação, então também andam a utilizar manipulação de vídeo para mexer nos jogadores. É que na primeira imagem o jogador parece estar muito mais perto da linha de meio campo que na segunda.

José Correia disse...

Sobre o Trofense-SLB não vale a pena "chover mais no molhado". Os factos existem, as imagens existem e falam por si.

Já relativamente ao SLB-Braga de ontem, nem a SportTv, nem os comentadores de serviço conseguiram disfarçar o óbvio: foi pura e simplesmente o ROUBO DO SÉCULO, à boa maneira do antigamente.

O apito encarnado no seu melhor...