quinta-feira, 1 de janeiro de 2009

Um ano de Portismo e de Liberdade

Há um ano um grupo de portistas decidiu criar este blogue, a que deu o nome de “Reflexão Portista”, designação que já dava a umas trocas informais de opiniões e de informações acerca do clube.

O grupo assemelhava-se um pouco ao lema da antiga revista Tintim, pois as idades dos seus membros oscilavam entre a casa dos trinta e a dos sessenta. Haviam travado conhecimento virtual num fórum de portistas, onde aliás dois deles, o José Correia e o Mário Faria, chegaram a contribuir com artigos “de fundo”.

Foi precisamente a vontade de podermos alongar-nos na escrita sem as restrições normais de espaço de um fórum e com plena liberdade a razão principal da criação do blogue. De fora, nem todos assim o entenderam e, dado o carácter heterodoxo e descomprometido das opiniões aqui emitidas, houve algumas mentes mais tortuosas que, muito portuguesmente, até nos atribuíram tenebrosos intuitos conspirativos e sectários. Até de “jornalistas amadores” fomos simpaticamente apodados. Estes mimos não vieram de benfiquistas ou de sportinguistas, mas sim de portistas que connosco virtualmente conviviam no dito fórum. É, de facto, uma pena o aparecimento deste espírito sectário entre certos aprendizes de feiticeiro, mas, na realidade, e como diria Jorge Nuno Pinto da Costa, alguns deles nem todos os conhecemos, nunca nos foram apresentados

Mas o atrás descrito não passa de um pequeno acidente de percurso. Percebemos que o que move tanta irrazoabilidade é, afinal, o mesmo que nos move a nós: o amor pelo F.C. Porto. Quando a bola entra na baliza adversária todos gritamos “golo!”.

Muito melhor e mais positivo é podermos escrever com prazer e liberdade acerca do clube e sabermos que não o fazemos “para o boneco”, pois os números de visitas ao nosso blogue são “engraçados”. Perto de 130.000 visitas num ano, sem ser deslumbrante em termos de espaços semelhantes na internet, já nos permite dedilhar sem a sensação de estarmos a escrever uma espécie de diário íntimo. É também para nós muito agradável podermos trocar opiniões com os portistas que vão deixando comentários na nossa caixa respectiva.


Ao longo deste ano publicámos aqui artigos da mais variada índole, acerca da história do clube, sobre temas “quentes” da actualidade – como as incidências do famigerado processo “Apito Final” – e crónicas de jogos. Ah, já me esquecia, pudemos também conhecer a Svetlana, ou melhor, ouvir falar dela, pois o Mário Faria persiste em não no-la apresentar. Esse será, sem dúvida, um dos nossos grandes desafios para 2009, talvez mais difícil que o “tetra”!

Finalmente, aproveitámos a reabertura do mercado neste mês de Janeiro para nos reforçarmos com um defesa esquerdo – ah, não era isto que eu queria dizer – para nos reforçarmos, dizia, com dois novos colaboradores (e mais poderão seguir-se).Brevemente teremos o prazer de aqui os ler regularmente.

Obrigado a todos que nos têm lido.

Viva o F.C. Porto!

Sem comentários: