segunda-feira, 19 de janeiro de 2009

Os 50% do passe de Hulk: compra-se ou quê?

"Fico feliz por aquilo que está a acontecer ao Hulk, um jogador que tem um grande talento. Chegou há pouco, mas está a ganhar o seu espaço pelo seu valor. [...] Hulk tem tudo para ser um jogador conhecido internacionalmente e para despertar a cobiça de alguns dos maiores clubes do Mundo. Já está num grande clube como o FC Porto, mas vai certamente merecer o olhar atento de outros grandes clubes europeus" [...] "Tem muita força e explosão. É um jogador forte, com muita qualidade"

Deco a.k.a. "Mágico" dixit

Hulk está na ribalta neste momento. Depois de ter chegado ao FCP como um virtual desconhecido e de uma forma rocambolesca, o jogador está na ordem do dia (no dia 14 do corrente mês a UEFA publicou um curto artigo sobre o jogador). A pouco e pouco foi ganhando espaço na equipa, tanto por mérito próprio como devido a uma concorrência fragilizada (Tarik, Candeias e Mariano), chegando ao ponto actual de ser um titular praticamente indiscutível no onze titular de forma bastante consensual entre os adeptos.

Uma pergunta que se coloca actualmente é a seguinte: deverá a SAD comprar os 50% do passe de Hulk que não detém neste momento?


Parece-me que o Hulk claramente já é um jogador interessante e minimamente à altura do que se pede de um titular no FCP, e tem potencial para o ser ainda mais.

Penso que acima de tudo precisa de ganhar alguma maturidade técnica e acima de tudo táctica para melhorar, o que em princípio é de esperar que aconteça naturalmente se tiver juízo (que parece ter) e for bem acompanhado (como acredito que seja). Brincando um pouco com a sua alcunha, estará ainda algo verde. De resto o potencial para ser um jogador de top está lá: força, explosão, técnica acima da média e bom remate (pelo menos com o pé esquerdo).

Dito isto, sou da opinião que há prioridades maiores do que comprar a restante metade do passe. E isso porque:

1) a haver dinheiro para investir, vejo prioridades desportivas a curto prazo muitíssimo mais elevadas (como por exemplo um defesa esquerdo de nível internacional)

2) não sei quanto custariam os restantes 50%, mas o mais provável é que fossem mais do que os iniciais 5,5 milhões (foi o caso com Anderson, foi o caso com Lucho, foi o caso com Lisandro, foi o caso com Rolando, que valorizou 600% em 6 meses na compra dos últimos 5% do passe)

3) o mercado está em recessão e os 50% iniciais estiveram longe de serem baratos. Imaginemos que agora os restantes 50% do passe custavam 7 milhões (um pouco mais do q os primeiros 50%); se eventualmente o vendessemos no futuro por 20 milhões, iríamos fazer apenas 3 milhoes de lucro nesta última tranche.

Ora não me parece nada líquido que o venhamos a vender por 20 ou mais milhões (possível é, mas não previsível). Há 6 meses e sem crise ninguém oferecia isso por Lisandro ou Lucho e o Quaresma por pouco mais foi, e no contexto actual e a curto/médio prazo a coisa deve estar certamente bastante pior. Os adeptos não podem pensar que vendas como Anderson e Pepe serão facilmente repetíveis nos próximos anos.

4) características intrínsecas a Hulk que baixam um pouco o seu valor de mercado potencial:

- não é exactamente um fenómeno precoce (vai fazer 23 anos em Julho), ao contrário de um Anderson que aos 17 anos já tinha nome "feito". Isso baixa um pouco o valor do passe.

- é baixo para um avançado (apesar de ser possante): 1,79m hoje em dia é baixo para um avançado, principalmente para jogar nos principais clubes europeus. Estou convicto que este é um factor que "puxa bastante para baixo" o valor de mercado do Lisandro, que mede 1,75m.

- não é comunitário, e muito menos internacional (ao contrário de um Anderson ou Diego quando sairam do FCP); isto só por si fecha as portas para uma eventual transferência para Inglaterra, onde como sabemos há uma exigência de uma % mínima de internacionalizações para não-comunitários. Tão pouco poderá obter em breve a nacionalidade portuguesa, ao contrário de Pepe (em princípio só quando atingir os... 27 anos de idade).

Concluindo, a SAD tem as finanças apertadas e daria certamente bastante jeito neste momento ter um plantel mais forte (seja para o confronto com A Madrid, seja para o campeonato) - ou seja, contratar um ou dois bons jogadores - caso haja milhões para investir em passes; e não é nada líquido que a SAD viria a fazer um enorme lucro nesta 2a tranche de 50% do passe.
Sendo assim, apesar de reconhecer o potencial do jogador para vir a ser bastante valioso, penso que não é altura para andar a especular com quantias desta ordem, até porque ganhar o "jackpot" (i.e. fazer um lucro exorbitante) seria preciso que Hulk se valorizasse para muitas dezenas de milhões de euros.

5 comentários:

Paulino disse...

O Hulk bem modelado por certos treinadores daria um excelente avançado, daí a minha concordância pela compra do passe, será já uma mais valia no futuro e nos cofres.

José Correia disse...

A não ser que o timing esteja previsto no contrato inicial, a compra dos restantes 50% do passe do Hulk deve obedecer a uma oportunidade de negócio.

Aleixo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Aleixo disse...

Agora ? Curioso que, o gajo mais gozado da blogosfera, capitaliza, agora, uma simpatia que me apraz registar ( admito que quando o virem ao vivo ainda possam ficar com uma opinião bem melhor )- Graças à «forma rocambolesca» como foi contratado é que, nos podemos dar ao luxo de ver um fenómeno ( para mim já o é ). Isto é só para quem gosta de futebol, claro. Obrigado, portanto, à SAD por mais este negócio de forma rocambolesca

José Rodrigues disse...

"admito que quando o virem ao vivo ainda possam ficar com uma opinião bem melhor"

??

Onde e' q o colega Aleixo foi buscar a ideia peregrina de que os autores e leitores deste blog nao viram nem veem o Hulk ao vivo??