segunda-feira, 21 de setembro de 2009

As declarações de Jesualdo

"O Sp. Braga venceu bem, o F.C. Porto esteve irreconhecível e nervoso sem haver razão para isso. (...) A equipa não jogou aquilo que sabe e pode. Deixámos o Sp. Braga ter supremacia e, curiosamente, quando o jogo começava a ficar equilibrado, surgiu um golo estranho. A partir daí, a equipa jogou emocionalmente descontrolada e não soube escolher o caminho certo. (...) É demérito total nosso. (...) Não estivemos bem, vamos encontrar as razões para o sucedido, perceber por que é que a equipa não conseguiu jogar."
Jesualdo Ferreira, em declarações à SportTV


"Estranhamente, o F.C. Porto esteve intranquilo, nervoso e acabámos por perder muitas bolas. (...) Na primeira parte, o jogo foi muito equilibrado, mas sentimos que não era este F.C. Porto que queríamos. (...) Ficamos com alguma vergonha, porque não estivemos ao nível do que já fizemos, e queremos fazer no futuro. (...) sem tirar mérito ao Sp. Braga, não foi por haver mais Sp. Braga que perdemos, o F.C. Porto é que foi pequeno. Tínhamos a obrigação de chegar aqui e fazer o nosso jogo e não o fizemos."
Jesualdo Ferreira, na conferência de imprensa


Há algum exagero nestas declarações demolidoras de Jesualdo. É verdade que o FC Porto esteve longe de fazer uma boa exibição e que uma parte significativa dos jogadores estiveram em sub-rendimento, mas nos últimos três anos vi o FC Porto fazer jogos muito piores sem que Jesualdo tivesse sido tão duro para a sua equipa.
Aliás, se olharmos para as estatísticas, verificamos que os dragões fizeram mais ataques, mais remates e tiveram mais posse de bola que os bracarenses. E mesmo que queiramos desvalorizar as estatísticas, se revirmos o jogo completo constatamos que as melhores oportunidades foram do FC Porto e que, ao contrário de Eduardo, o Helton não teve de fazer qualquer defesa difícil.

Por tudo isto, a análise que eu faço ao jogo é parecida com a que o treinador do Braga fez em declarações à SportTV após o jogo:

"Vitória justa no sentido de que fizemos o golo. Fomos felizes aí. Este foi um jogo muito dividido, com oportunidades de parte a parte. (...) Acabámos por fazer um golo com felicidade e saímos vencedores."

É inevitável os resultados condicionarem as análises e discursos no final dos jogos, e mais ainda no FC Porto, que não está habituado a perder e muito menos a duas derrotas consecutivas. Mas mais do que a exibição em Braga, penso que a razão que levou Jesualdo a proferir declarações tão duras para a equipa, são os dois desafios importantíssimos que se avizinham: Sporting para o campeonato e Atlético Madrid para a Liga dos Campeões.

Contudo, devo dizer que acredito pouco em tratamentos de choque. Acredito mais em competência, trabalho e tempo, para que, tal como na época passada, a equipa cresça e atinja os patamares que todos pretendemos. No imediato, espero que os jogadores mais sobrecarregados nas últimas semanas - Fucile, Alvaro Pereira e Meireles - se apresentem a 100% e que o Hulk se convença, de uma vez por todas, que o futebol é um jogo colectivo. Se assim for, estaremos mais perto de ganhar a leões e colchoneros, com ou sem Guarin...

15 comentários:

Pacheco disse...

De preferência sem... Guarin.

Talvez exagere o efeito negativo que o Guarin tem na equipa, mas se olharmos à pré-época veremos que o Porto joga uma coisa com o Belluschi e uma coisa completamente diferente com o Guarin.

O Jesualdo tem muitos méritos, e um grande demérito, o excessivo proteccionismo a alguns jogadores.

Zemis disse...

Não foi certamente por causa do Guarín que o FCP perdeu! Ficou provado em Londres que para jogos em terrenos mais pesados e de cariz mais físico o Freddy é uma boa solução. Em Braga faltou-lhe ser mais rápido com a bola. Acho que o Belluschi devia ter entrado durante a segunda parte para o seu lugar quando se viu que ele não estava a render o necessário. Mas enfim, há-que aprender com os erros.

A verdade é que o FCPorto não jogou bem e regrediu relativamente aos outros encontros. E esse não é o caminho. O discurso do treinador tem que ser duro porque os dois próximos jogos são da máxima importância e serão importantes para o desenrolar da temporada. Depois da reviravolta que o Porto deu o ano passado temos que confiar que este ano também temos o que é preciso para dar a volta. Temos que apoiar o nosso treinador e a nossa equipa e confiar que sábado vamos estar ao nosso melhor nível!

miguel87 disse...

"(...)É verdade que o FC Porto esteve longe de fazer uma boa exibição e que uma parte significativa dos jogadores estiveram em sub-rendimento, mas nos últimos três anos vi o FC Porto fazer jogos muito piores sem que Jesualdo tivesse sido tão duro para a sua equipa.(...)"

O mais confrangedor para mim é a maneira como JF aborda estas exibições, como se não fosse nada com ele, e, tal como menciona o acima transcrito, as fracas exibições nos últimos anos serem mais regra do que excepção.

Não vale a pena estar a individualizar, a equipa nunca se exibe de forma consistente, veja-se os jogos anteriores do campeonato: ou é porque marca cedo e depois tenta gerir (Naval, Leixões) ou porque o adversário cria mais problemas e depois vai atrás do resultado (Nacional, P.Ferreira, Braga), mas na verdade não se vê em dois jogos seguidos o mesmo fio de jogo, não se vê a equipa a impôr-se, nada.
Mas o que se vai fazer?? Nada, comer e calar e apoiar o NGT, esperando que Falcao, Varela, Hulk, etc. façam o que antes fizeram Lucho, Lisandro e cª: oferecer mais um campeonato ao JF.

Se nos outros anos tivemos fraca oposição e conseguimos dar á volta aos resultados (sim, porque as exibições nunca me convenceram), este ano a coisa tá mais complicada, como se não bastasse a euforia vermelha, veja-se como se trnasformam possiveis livres indirectos em grandes-penalidades...

O Anti Lampião disse...

Uma imagem clara do lance:

http://oantilampiao.blogspot.com/2009/09/jorge-sousa-o-apostolo-de-jesus.html

Nuno Nunes disse...

Com Guarín ou sem Guarín não me interessa nada. Aquilo que não pode acontecer é o FC Porto utilizar, em qualquer circunstância, o mesmo modelo de jogo. O Domingos não é burro e percebeu que não podia assumir o jogo porque aí provavelmente seria "morto" com um lance em contra-ataque. Então deixou-se estar e defendeu com todos atrás da linha da bola. Depois de marcar o golo foi só esperar pelo desnorte total do FC Porto e defender com concentração.

Se os jogadores não são preparados para trocar a bola e jogar apoiados não lhes podemos exigir essa responsabilidade nos jogos. O trabalho que é feito pelo treinador é deficiente. Já ando a dizer isto há dois anos. O FC Porto é um clube que tem de ter várias formas de jogar e enfrentar os seus adversários e não se pode dar ao luxo de não ter um plano B.

Quando Jesualdo diz que sentiu vergonha estava a referir-se certamente ao seu trabalho para este jogo. Além de não ter preparado convenientemente a equipa, fez mal as substituições e depois ficou sem avançados tendo de mandar o Bruno Alves para ponta-de-lança nos últimos minutos em desespero. Foi ridículo.

É muito cómodo e até mais fácil esperar pelo adversário e apanhá-lo em contra-ataque para lhe marcar golos, mas com o passar do tempo os adversários acabam por se aperceber disso e tomam medidas para o evitar. Nesse caso, quando não sabemos outra forma de jogar, normalmente lerpamos. O exemplo mais nítido foi a derrota em casa com o Man Utd na Liga dos Campeões. Sabíamos que eram eles que tinham de vir para cima de nós para marcarem um golo e assim seria mais fácil aplicar-lhes o golpe (pretensamente fatal) das "transições rápidas". O problema foi que eles marcaram cedo e nós, em aprox. 80 minutos, não conseguimos marcar-lhes um golo e passar a eliminatória. Quem nasce pataca nunca chega a vintém.

Ambição precisa-se. Ambição para mudar, ambição para vencer.

José Rodrigues disse...

Espero que as devidas ilações sejam tiradas por quem de direito, começando por Jesualdo - que tem mais introspecção a fazer do q os próprios jogadores.

Gostava de o ter visto a explicar porque é que alterou a equipa em relação à equipa que tinha dado bem conta do recado nos jogos anteriores do campeonato. Será que ele considera q o Braga é mais parecido com o Chelsea do q com as restantes equipas do campeonato?

Penso que foi em boa parte por aí (mas não só, claro) que se explica a derrota. O problema não é Guarín em si, necessariamente: mas sim que com ele, Meireles e Fernando o ataque não carbura.

Para além disso foi Jesualdo q colocou Meireles e Hulk de início, quando tem sido nítido que não estão em boa forma. Tendo isso em conta a má exibição deles neste jogo não terá sido uma enorme surpresa para ninguém, a não ser talvez para Jesualdo.

Finalmente, só Jesualdo é q poderá ponderar porque é q sem lesões no plantel (tirando um ou outro jogador muito secundário) precisou de colocar um central a avançado, e deixou os 2 médios mais criativos de fora das opções para dar a volta ao jogo.

A procissão ainda só saiu do adro e portanto temos todas as condições para renovar o título. Mas para isso é preciso que o treinador e jogadores saibam tirar as ilações necessárias, jogo a jogo, semana a semana - principalmente o primeiro, porque é ele q decide quem joga e quem fica de fora, não havendo à partida lugares cativos.

dino gutierrez disse...

«O jogo perigoso não implica necessariamente contacto físico entre os jogadores. No caso de contacto físico, a acção passa a ser punida com um pontapé-livre directo ou com um pontapé de grande penalidade. No caso de contacto físico, o árbitro deve analisar a possibilidade de ter ou não havido um comportamento antidesportivo.»

Site da LPFP

ou até mesmo a versão original da FIFA

«Playing in a dangerous manner involves no physical contact between the players. If there is physical contact, the action becomes an offence punishable with a direct free kick or penalty kick. In the case of physical contact, the referee should carefully consider the high probability that misconduct has also been committed.»



Ou seja, este é daqueles penaltis nítidos by the book. O jogador do Leiria joga de maneira perigosa, que seria considerado jogo perigoso se não tocasse no Aimar, havendo lugar a livre indirecto. Como tocou, essa acção passa a ser punida com livre directo que na área chama-se penalti.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
«Gostava de o ter visto a explicar porque é que alterou a equipa em relação à equipa que tinha dado bem conta do recado nos jogos anteriores do campeonato. (...)
Para além disso foi Jesualdo q colocou Meireles e Hulk de início, quando tem sido nítido que não estão em boa forma.»

Zé, há aqui alguma contradição. Se, conforme defendes, Meireles e Hulk não tivessem jogado de início, então teria havido duas alterações (e não apenas uma) em relação ao onze inicial que tinha dado bem conta do recado há uma semana atrás no FC Porto x Leixões.
E, já agora, na tua opinião quem deveria ter jogado de início em vez de Meireles e Hulk?

CarLos MouRa disse...

É tempo de mudar e de se mudar de uma x por todas e deixar os que estão com rendimento baixo no seu devido lugar...no banco.

O FC Porto não se pode dar ao luxo de só mostrar serviço e bom futebol para consumo interno...um clube com a historia que tem e com as presenças assíduas na liga dos campeões, não pode de forma alguma mostrar receio em defrontar os grandes emblemas europeus...o FC Porto tb é um emblema com esse estatuto e tem jogadores para isso.

Falcao e Varela no banco contra o chelsea, não pode voltar a acontecer em jogos deste nível...já deram provas suficientes que são bem melhores que algumas opções postas de incício nos jogo que já efectuaram.

Ter outras soluções táticas?!
Pq não, ou vamos tar sempre a depender do Fernando e companhia ldt e do mesmo modelo de jogo para seguir em frente?!

Gostava de ver o Porto jogar sem o no 6 e ver 2 pontas de lança em campo...Falcao e Farias por ex...Varela, Belluschi, Valeri(pk o Raul de momento tá em baixo de forma) e Rodrigues no meio campo, a defesa alterando em algumas x entre o Sapunaru e Maicon nos seus devidos lugares e com Beto à baliza.

Merecem ter mais oportunidades e render os que não tão bem de momento...potêncial não lhes falta, tá mais que visto.

Estou confiante que o JF não se vais esquecer tão cedo dos acontecimentos de Londres e do Minho, e saber tirar melhor o sumo que tem da fruta à sua disposição.

Pedro disse...

Caro Dino Gutierrez, quero tomar seja o que for que andas a tomar... Ás vezes gostava de ver a realidade torcida também.

A imagem é clarissima, há um corte na bola e depois um aproveitamento do Aimar. Deixo aqui o comentário do Coroado:

"Não. Não houve qualquer grande penalidade. Existiu, sim, jogo perigoso activo de Mamadou Tall. E o contacto deu-se também pelo movimento frontal do jogador do Benfica."

Quando o contacto fisico é promovido pelo adversário não só não deve ser marcada falta, como pode ser assinalado jogo perigoso passivo.

Essa justificação com a lei 12 parece-me uma tentativa fustrada de justificar o injustificável. Custa aos vermelhos reconhecer que este ano será uma repetição de 2004/2005. Levados ao colo sem vergonha nenhuma.

Ps: E aquele fora de jogo que isolava o jogador do Leiria.... ai ai que o juiz de linha do Belenenses-Benfica deixou-os passar a todos....

Ricardo de Sousa disse...

Acho que o professor discursou bem no final do encontro.

Por vezes é preciso enviar recado para dentro mas... que não se esqueça que também tem culpas no cartório.

Espero que a equipa se erga já no sábado e volte à normalidade. Com ou sem Guarín! Não foi por aí que perdemos.

Já agora, espero que isto
seja uma brincadeira!

John Aarson disse...

"Contudo, devo dizer que acredito pouco em tratamentos de choque. Acredito mais em competência, trabalho e tempo, para que, tal como na época passada, a equipa cresça e atinja os patamares que todos pretendemos."


Mas não esquecer que o ano passado foi necessário um tratamento de choque para começarmos a jogar bem. E a partir das 3 derrotas seguidas, assim foi. O que me parece é que o Jesualdo pretende que estas duas derrotas tenham sido já o "tratamento de choque" que nós precisámos este ano para nos por a jogar para a frente. Provavelmente por isso ele terá sido tão duro. Convenhamos que é estúpido sentarmo-nos à espera que venha a 3ª derrota para começarmos a ser a equipa que sabemos que somos.

José Rodrigues disse...

"Zé, há aqui alguma contradição. Se, conforme defendes, Meireles e Hulk não tivessem jogado de início, então teria havido duas alterações (e não apenas uma) em relação ao onze inicial que tinha dado bem conta do recado há uma semana atrás no FC Porto x Leixões."

Não há contradição nenhuma. Em lado nenhum disse q não se devia mudar de todo algum do titular da equipa. Há mudanças e mudanças.

Mudar Belluschi por Guarin é muito mais do q simplesmente mudar uma "peça": é uma mudança profunda na forma como a equipa ataca.

Mudar Hulk por Rodriguez (q antes não podia jogar apenas por estar lesionado, acho q não preciso de te lembrar disso) é uma mudança muito menos profunda na táctica da equipa.

Ou, por exemplo, mudar Meireles por Guarin (mantendo Fernando e Belluschi ao seu lado). Guarin é um médio de transição, tal como Meireles.

"E, já agora, na tua opinião quem deveria ter jogado de início em vez de Meireles e Hulk?"

Bem, disse-o antes do jogo (não precisei de esperar pela 2a feira para apostar no totoloto), e volto a repetir: tendo em conta q Guarin deu razoavelmente bem conta do recado em Londres como médio de transição, a tirar Meireles metia-o a ele. Quanto a Hulk, disse também q a alternativa óbvia era Rodriguez (jogando com Varela do lado direito e Falcao no meio). Conforme o jogo corresse (e se Rodriguez ainda não tivesse ritmo para o jogo todo), aí metia o Hulk, idealmente depois de já estarmos a ganhar.

José Correia disse...

José Rodrigues disse...
«tendo em conta q Guarin deu razoavelmente bem conta do recado em Londres como médio de transição, a tirar Meireles metia-o a ele. Quanto a Hulk, disse também q a alternativa óbvia era Rodriguez (jogando com Varela do lado direito e Falcao no meio).»

Sendo assim, e se bem percebi, a tua opção para o jogo com o Sporting seria:
meio-campo: Fernando, Guarin, Belluschi
ataque: Varela, Falcao, Rodriguez

José Rodrigues disse...

Exacto - com Hulk a estar pronto a saltar do banco a qualquer momento (conforme o jogo decorrer).

Em circunstâncias normais punha o Meireles em vez do Guarin, sem pestanejar - mas como Meireles não está bem e para mais vai ter muita carga de trabalho pela frente nas próximas semanas, acho q fazia-lhe bem descansar um bocadinho.