sexta-feira, 11 de setembro de 2009

A revista da Dr.ª Filomena

Após a minha tomada de posse (...) imediatamente visualizei a necessidade de criar uma publicação que unisse esta enorme família, no país e no estrangeiro, a verdadeira alma do Futebol Clube do Porto, espalhada pelo mundo
Quando em 1985, o FC Porto pela mão de PdC lançou a revista Dragões, eu quase que jurava que PdC na altura escreveu palavras semelhantes, não consegui arranjá-las mas o que guardo na memória são palavras neste sentido, uma publicação à imagem da grandeza do clube, para ajudar ao lançamento do clube a nível europeu e mundial e a realçar o capital de importância dos associados no clube.

Mas as palavras acima citadas não foram escritas por PdC em 1985, foram escritas por Filomena Pinto da Costa em Março deste ano quando o Conselho Cultural, de que é directora, decidiu editar uma revista mensal: Mundo Azul.




Assim desde Março que o FC Porto, tem duas revistas: a Revista Dragões (da responsabilidade do Departamento de Conteúdos) e a Revista Mundo Azul (da responsabilidade do Conselho Cultural).

Não será uma grande novidade mas como tenho andado algo distraído, pessoalmente só descobri este facto um dia destes no sítio do clube. E como o Google está sempre à mão, lá vai mais uma pesquisa e cheguei ao blogs Guardião da Invicta e Dragão até à Morte onde existem umas cópias digitalizadas da dita revista.

E lá li então os objectivos da revistas, vi uns exemplares, e só dei por mim a pensar: para quê? Os objectivos enquadram-se naquilo que sempre foi a revista Dragões, o tipo de conteúdo enquadra-se naquilo que sempre foram os conteúdos da revistas Dragões, então para quê outra revista?

Não fazia mais sentido concentrar esforços e recursos financeiros numa única públicação?

Se o Conselho Cultural acha que a divulgação das suas iniciativas está a ser "curta", não fazia sentido "negociar" meia dúzia de página na revista Dragões, que neste momento tem um tiragem de 30000 exemplares e que chega a todos os detentores de lugares anuais? E assim chegar a uma audiência muito maior que os seus 2500 exemplares que não se vendem em lugar nenhum (agora pelos vistos dá para encomendar pela net). Não se cumpriria assim melhor a união da enorme família?

Não fazia mais sentido (mais barato e com maior visibilidade) ter uma área no sítio oficial para divulgar as iniciativas?

Se tivesse tido conhecimento do lançamento da revista em Março, olhando para os objectivos teria achado estranho, mas agora que já vai no n.º 7 mais estranho me parece. É certo que acho que a revista Dragões, tendo hoje em dia uma imagem muito boa, tem perdido qualidade em termos de conteúdos. Mas mais que fazer split de conteúdos e criar várias revistas, acho que tinha mais sentido concentrar esforços e fazer uma revista única e com melhores conteúdos.

Mas, embora não me pareça, que tenha muito sucesso e que se torne uma referência entre os portistas, e já agora que não seja uma montra de vaidades.

Já agora, elogie-se uma iniciativa do Conselho Cultural: a nomeação e realização dos Dragões de Ouro neste mês de Setembro - 2/3 meses após o fecho da época, ao contrário de anos anteriores em que eram efectuados em Fevereiro/ Março - ou seja 8/9 meses após o fecho da época. Onde além de não fazer sentido entregar prémios quase um ano depois (não era só a Liga que demorava esse tempo a entregar prémios/taças), levava a algumas dúvidas se os prémios eram atribuídos por época ou por ano civil.

6 comentários:

José Correia disse...

«Não fazia mais sentido concentrar esforços e recursos financeiros numa única públicação?»

Independentemente das questões financeiras, também não percebo a razão de o FC Porto editar duas revistas que, no limite, concorrem pelo mesmo público alvo.

Pedro disse...

Confesso ser fã da revista Dragões, gosto do grafismo, gosto da atenção aos pormenores históricos, gosto da atenção dada a modalidades que não o futebol.

Não entendo a existência de 2 revistas, embora me pareça que a Revista Mundo Azul tem um target e conteudos diferentes. Mas concordo com a sugestão de juntar umas páginas à revista Dragões.

Já agora deixo uma pérola de humor futebolistico que encontrei no YouTube : http://www.youtube.com/watch?v=Fy8OzMUD4Nc&feature=related

Anónimo disse...

"e já agora que não seja uma montra de vaidades."

Pois, aqui é que, provavelmente, estará o busílis...

Enfim, cada um tem a Margarida Prieto que merece...

José Rodrigues disse...

O meu instinto tambem me diz que se tratara' de uma montra de vaidades do que outra coisa qualquer... Escusado e' dizer que acho que nao faz sentido ter duas publicacoes distintas.

Ja' agora, ainda nao percebi direito o que e' q a iniciativa "Mulher atenta" tem a ver com a entidade FCP. O clube patrocina a iniciativa com apoios materiais? Tanto quanto consegui perceber, nao; 'a partida parece-me muito mais uma iniciativa privada nos moldes do apoio do cidadao PdC ao "Coracao da Cidade" (que naturalmente, sendo uma iniciativa privada sem apoio material do clube, nao aparece no site ou revista do FCP)...

...mas nao e' claro, pode ser que sim.

HULK 11M disse...

Não fazia a mínima ideia que mru Clube tem, há já uns meses, uma nova revista. Penso que não foi feita grande divulgação. Lembro-me do lançamento da "Dragões", esperei ansiosamente pela saída do 1.ºnúmero.
Se não se entendo bem o porquê duma nova revista, entendo muito menos o quase secretismo.
Mas enfim... a anterior "1a. Dama" publicou um livro que deu o resultado que todos sabemos. A actual 1a. Dama também tem direito a publicar qualquer coisa e assim é bem melhor porque está sob o "controlo" do Clube...
Espero é que tenham feito com ela um contrato de exclusividade para os proximos 100 anos, não vá o casalinho desentender-se e a Senhora voltar a correr para os camarotes da Luz...

Miguel Magalhães disse...

1. Não fazia ideia da existência desta revista.
2. Apesar de concordar que a Dragões poderia melhorar, tem uma saída de 30.000 exemplares, é a revista que simboliza o FCPorto e se queriam divulgar iniciativas culturais que arranjassem um espaço na Dragões. Ou então caímos na questão das vaidades...
3. Na minha opinião, o mais importante a retirar disto tem a ver com o protagonismo que é dado a esta senhora (inaugurações de casas do Porto, madrinha disto e daquilo e pelos vistos directora do conselho cultural). O povo tem um ditado que diz:
"Na primeira quem quer cai" - quando o PdC acabou a relação com a Filomena ela foi a correr ter com o Malheiro e passeou-se pela Luz
"Na segunda só cai quem quer" - fazer da Carolina (uma sujeita sem nível para nada) a primeira dama do FCPorto com direito a idas ao Papa e destaques nos camarotes de Sevilha (ao lado da mulher do Jorge Sampaoio) e Gelsenkirschen (ao lado da mulher do Durão Barroso) é talvez a história mais triste que me lembro nos muitos anos que acompanho o Porto e com reflexos péssimos na imagem do clube
"Na terceira só cai quem é burro" - a amostra promete... seguem-se as cenas dos próximos capítulos