quinta-feira, 17 de setembro de 2009

A Liga dos Tostões


Em Dezembro de 2007, durante um encontro realizado em Lucerna, na Suíça, o Comité Executivo da UEFA aprovou o fim da Taça UEFA e a criação da ‘UEFA Europa League’ a partir da época 2009/10.

Seguindo os mesmos passos da Liga dos Campeões, a Liga Europa tem exploração centralizada dos direitos de transmissão, um patrocinador (não exclusivo) e uma bola de jogo oficial havendo, a partir dos 16 avos-de-final, centralização total dos patrocínios.

Mas para além da imagem e da mudança de nome, foi decidida a alteração do formato da Taça UEFA, com a criação de uma verdadeira fase de grupos (jogos em casa e fora), abrangendo 48 equipas – 12 grupos com 4 equipas cada. Os dois primeiros classificados de cada grupo passarão aos 16 avos-de-final, onde também entrarão os oito terceiros classificados na fase de grupos da Liga dos Campeões. A partir daí a competição disputa-se em eliminatórias até à final.

Evidentemente, apesar da cosmética, a nova ‘UEFA Europa League’ nunca terá o prestigio, notoriedade e receitas da Liga dos Campeões. Basta ver que cada uma das 48 equipas da fase de grupos irá receber um prémio de presença de apenas 900 mil euros (600 mil euros, acrescido de 50 mil por cada um dos seis jogos a disputar), contra os 7,1 milhões dos participantes na LC, e cada vitória dará direito a um prémio de 140 mil euros (na LC são 800 mil euros).

As projecções da UEFA indicam que as equipas apuradas para os 16 avos de final receberão 200 mil euros cada, a presença nos oitavos-de-final vale 300 mil, os quartos-de-final dão 400 mil e as meias-finais 700 mil euros. Quem vencer a prova deverá receber dois milhões de euros, cabendo ao finalista vencido uma verba de um milhão.
Deste modo, um vencedor da Liga Europa que fosse 100% vitorioso, arrecadaria cerca de seis milhões de euros na soma dos prémios de presença e de vitórias acumuladas. Não é mau mas, por exemplo, é pouco mais de metade do valor que o FC Porto já garantiu à partida para a LC 2009/10.

Seja como for, as alterações introduzidas são positivas e talvez consigam reanimar uma competição – Taça UEFA – que vinha definhando ano após ano. Mas será sempre a Liga dos Tostões, ou quanto muito a Liga dos Milhares, em contraponto à verdadeira Liga dos Milhões onde estão os colossos europeus (Real Madrid, Barcelona, Manchester United, Liverpool, Arsenal, AC Milan, Inter, Juventus, Bayern Munique) e onde todos os outros querem ou sonham estar.
Aliás, perante as profundas alterações que as provas da UEFA tiveram nos últimos anos, não me admirava que um dia as coisas evoluíssem para uma "Europa League Division 1" e "Europa League Division 2"...

Desportivamente falando, e olhando para os clubes que esta época estão na fase de grupos, constata-se que alguns deles têm tradição e curriculum na Liga dos Campeões. É o caso do Ajax (Holanda), Valencia (Espanha), AS Roma (Itália), PSV (Holanda) e Werder Bremen (Alemanha).
Numa 2ª linha, temos clubes como o Anderlecht (Bélgica), Génova (Itália), Hamburgo (Alemanha), Celtic (Escócia), Hertha Berlim (Alemanha), Fulham (Inglaterra), Panathinaikos (Grécia), Galatasaray (Turquia), Villarreal (Espanha), Lazio (Itália), Fenerbahce (Turquia), Everton (Inglaterra), Shakhtar (Ucrânia), Athletic Bilbao (Espanha), Sporting e Benfica.

Grupos da Liga Europa 2009/10 (clique para ampliar)

Deste modo, se em Fevereiro do próximo ano grande parte deste lote de equipas estiverem apuradas para os 16 avos de final da Liga Europa, juntando-lhe as oito que virão da Liga dos Campeões poderemos ter um conjunto de eliminatórias competitivamente interessantes até à final de Hamburgo.

Até lá, teremos a imprensa lisboeta a fingir que a Liga Europa e a Liga dos Campeões são parecidas (ambas são competições europeias, não é verdade?) e em êxtase perante as anunciadas goleadas sobre os BATE Borisov deste Mundo.

Fonte: uefa.com

10 comentários:

José Correia disse...

«Mais árbitros (ver páginas 4-5), mais dinheiro, mais abertura às "PME" (pequenas e médias equipas), maior interesse competitivo: é assim, num formato a fazer lembrar a Champions, a primeira Liga Europa, uma edição histórica não apenas por ser a de estreia, mas também (e sobretudo) por todas as inovações que inclui.

A introdução de dois árbitros de baliza é a principal novidade. Uma das ideias é acabar com as discussões sobre a bola que entra ou não entra e, se resultar, será rapidamente expandida às restantes competições.

Importante, noutro âmbito, é também a remodelação financeira do tradicional parente pobre das competições europeias. A UEFA tenta torná-lo cada vez mais abastado, não apenas a nível financeiro, mas também competitivo. Economicamente falando, os valores continuam bem longe dos alcançados na Liga dos Campeões, mas não deixam de ser atractivos os seis milhões de euros que o vencedor pode ganhar.

Desportivamente, fica justificado o novo nome da prova - de Taça UEFA para Liga Europa. Acabou-se o sistema anterior, com grupos de cinco equipas que proporcionavam sempre algumas injustiças, passando a ser imitado o modelo da Liga dos Campeões, com grupos de quatro. Alarga-se também o número de participantes, com o objectivo de permitir a entrada (e respectivo, em teoria, crescimento competitivo) de um maior número de emblemas dos chamados "pequenos e médios países".»

in O JOGO, 17/09/2009

Anónimo disse...

Eu só peço é respeito pelo Bate Borisov!

Antonio Silva disse...

O Vilarreal tem mais currículo na Liga dos Campeões que o Werder Bremen. As única coisas que o Werder Bremen fez (que me ficou na memória) na Liga dos Campeões foi virar um 0-3 em casa para 5-3 contra o Anderlecht e enfardar 5-0 do FC Porto. De resto...

David Caetano disse...

Ainda estão abertas as inscrições para a IV Edição da Liga Zé do Boné, uma liga privada da UEFA Fantasy League.

Dêem uma vista de olhos nas instruções no blog Zé do Boné, inscrevam-se a habilitem-se aos, não diria magníficos mas, sim, simpáticos prémios! O código de inscrição é 31457-7728


Zé do Boné - Um blog sobre o FCPorto

Hugo disse...

Enquanto os terceiros classificados da fase de grupos continuarem a transitar para a Liga Europa, esta será sempre vista como uma competição menor

José Correia disse...

Ah pois disse...
«O Vilarreal tem mais currículo na Liga dos Campeões que o Werder Bremen»

O Werder Bremen tem 6 presenças e 40 jogos na LC.

O Villareal tem 2 presenças e 22 jogos na LC (está atrás de SLB e Sporting).

Ricardo de Sousa disse...

El Comandante,

O facto dos terceiros classificados da fase de Grupos da Champions transitarem para a Liga Europa faz com que a competição seja vista e bem como menor. Mas também estimula a luta pela terceira posição na Champions e enriquece a Liga Europa com equipa de maior nomeada, conferindo-lhe assim um maior interesse.

Abraço

John Aarson disse...

"e em êxtase perante as anunciadas goleadas sobre os BATE Borisov deste Mundo."

Que eu saiba, o BATE não levou nenhuma goleada do SLB até hoje. E se a equipa das galinhas da capital entrar a pensar que vai jogar contra um Setúbal, terá certamente grandes problemas.

Eles que se ponham mas é a pau, que a pena de morte ainda existe na Bielorrúsia :$

Antonio Silva disse...

Pois José Correia, tens razão quanto ao Villarreal. A recente meia final deles obfuscou-me um pouco a memória. Mas verdade seja dita, o Werder Bremen com tanto jogo na Liga dos Campeões nunca fez nada de notório, não fui verificar mas aposto que nem aos quartos de final alguma vez chegou.

José Correia disse...

Nos 40 jogos disputados na LC, o Werder Bremen tem 15 vitórias, 8 empates e 17 derrotas.

No ranking de sempre da LC (em função dos pontos conquistados - 3 por vitória e 1 por empate), o Werder Bremen está em 30º, o SLB em 32º, o Sporting em 40º e o Villarreal em 41º.

Nota: Brevemente irei publicar um artigo onde este assunto - ranking da LC - irá ser abordado.