segunda-feira, 14 de setembro de 2009

O esquema para Londres

Hoje apetece-me especular e diria que por estas horas Jesualdo Ferreira está com uma dúvida na equipa para Londres:

Helton
Fucile
Bruno Alves
Rolando
Alvaro
Fernando
Meireles
Belluschi
Hulk
Falcao
Rodriguez ou Mariano


É para mim certo que o Varela sai da equipa e dependendo da capacidade física do Rodriguez, joga ele ou o Mariano.

Além da falta de experiência do Varela, estrear-se na LC em Londres é verdade que poderia ser um factor de motivação extraordinário, mas seria igualmente um risco, algo a que JF é um bocado alérgico, e estando na equipa outras aquisições recentes como o Falcao, Belluschi e Alvaro, é certo que vai apostar na experiência de Rodriguez ou Mariano.

E aposta na experiência, mas também na possibilidade - que o Rodriguez nomeadamente lhe abre - de não alterando significativamente a matriz 443 da equipa poder facilmente mudar para um 442. O 442 permitirá proteger mais os laterais, que apesar do excelente jogo de sábado do Alvaro têm sido um dos pontos fracos da equipa, nomeadamente a nível defensivo, e tendo em conta que existe por lá um tal de Bosingwa (fora os outros), é bom que alguém lhe tape o caminho.

Depois e independentemente de quem jogar lá na frente Chelsea, seja o Drogba + Anelka, seja o Drogba sozinho, seja o Hilário :-D, está lá um tal de Lampard que vai obrigar a que o Fernando vá jogar mais perto dos centrais do que aquilo que é normal por cá. Isto obrigará a que os restantes elementos do meio-campo também recuem, pelo que o 442 pode também aqui revelar-se a opção certa.



E estando o Hulk inspirado, vai ser um dia perfeito para o futebol de transições rápidas (vulgo contra-ataque) do FC Porto de JF e o Abramovich vai logo ali passar o cheque de 100 milhões (a descontar quando a UEFA/FIFA deixarem).

E o jogo vai ser assim, ou talvez não.

13 comentários:

José Correia disse...

«independentemente de quem jogar lá na frente Chelsea, seja o Drogba + Anelka, seja o Drogba sozinho»

Suponho que o Drogba e o Bosingwa não podem jogar, em resultado dos castigos decorrentes do último Chelsea x Barcelona.

José Correia disse...

Estou de acordo que é provável que o Varela saia do onze inicial e, entre o Mariano e o Rodriguez, também aposto no Rodriguez. É melhor jogador e é mais explosivo.

José Correia disse...

Independentemente das equipas iniciais do Chelsea e do FC Porto, não tenho dúvidas que será um jogo tremendamente dificil em que o mais provável é o Chelsea vencer.
Jogam em casa, são os líderes isolados da Premier Leugue, estão em grande forma (5 jogos, 5 vitórias) e têm a tradição do lado deles.

Hugo disse...

O Chelsea está muito forte e é uma equipa temível em casa. Acima de tudo gostava de ver um Porto descomplexado a jogar sem medos.

Mário Faria disse...

Pois acho que o ataque vai ser : Mariano, Hulk e Rodriguez.

Mário Faria disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Jorge Aragão disse...

o Zé Bosingwa não joga tal como o Drogba, devido a castigo.
Por mim o Varela não merece sair da equipa e jogava com ele mas parece-me que o Mariano vai ser o Homem que vai jogar.
DE resto atitude, concentração e nada de invenções...

Zemis disse...

Pois, como já foi dito nem o Drogba nem o Bosingwa jogam devido aos castigos da época transata. Não se pode dizer que estes castigos sejam maus para o FCP mas que não me deixam minimamente sossegado.

Quanto à equipa eu especulo que entrará o Tomás Costa para o lugar do Belluschi, que defende melhor e está mais integrado na equipa. Com ele a transição do 433 para o 442 é muito mais fácil. Entre Rodríguez e Mariano vai jogar o Rodríguez. Quem salta é o Varela. Temos pena, mas o jogo é importante e um empate já é um resultado que não se deverá desdenhar.

Mas enfim é jogar para ganhar 1-0... à Jesualdo!

Giorgio Armando disse...

O Chelsea está anos-luz á nossa frente, ams temos que ser esperançosos, se o Porto jogar com garra tudo vai ser possível e quem sabe trazer a 1ª vitória por terras de sua majestade.

Metz disse...

Apesar de achar que vai ser um jogo muito complicado e concordar que o Chelsea é favorito, de forma alguma acho que estão assim tão a anos luz como aqui foi dito.

São uma equipa forte, mas não os acho uma super-equipa e penso que se o Jesualdo não inventar até podemos ter alguma esperança em fazer uma gracinha!!

Já agora, para o peditorio rodriguez-varela-mariano, também concordo que é injusto o miudo sair, mas acho que é o que vai acontecer e vai jogar o Rodriguez.

Cumpz

José Correia disse...

os factos: o Chelsea não perde em casa em jogos da Liga dos Campeões desde Fevereiro 2006. Há mais de três anos, portanto... 43 longos meses. Mesmo na muito complicada liga inglesa, a formação londrina leva dez jogos consecutivos invictos.

in Maisfutebol

Unknown disse...

Ops!

John Aarson disse...

Acho que Manchester se poderá muito bem repetir amanhã. Tenho dito.