segunda-feira, 28 de setembro de 2009

Lisandro, 425 mil euros mensais


Lisandro Lopez, le mieux payé

Dans une enquête sur l'inflation des salaires des stars de la L1, L'Equipe révèle jeudi matin que le Lyonnais Lisandro Lopez est le joueur le mieux payé de l'élite avec 425.000 euros bruts mensuels. Il dépasse le Bordelais Yoann Gourcuff (310.000 euros) et le milieu de l'OM Lucho Gonzalez (300.000 euros). Parmi les entraîneurs, c'est aussi l'OL qui occupe le haut du panier avec 231 000 euros mensuels.

L'Equipe explique que le niveau moyen des salaires en L1 a tendance à se tasser (34.880 euros contre 36.729 euros la saison passée) mais que le recrutement qualitatif de cet été a eu pour conséquence d'accroître les écarts de rémunération entre les stars et les joueurs moyens. La moyenne des salaires en France reste bien inférieure à ce qui se pratique à l'étranger (85.000 euros en Espagne, 80.000 en Angleterre).

La tendance devrait s'accompagner à court terme de la généralisation des primes d'objectif, pour accompagner cette baisse du salaire fixe. Un agent confie même que «plusieurs joueurs qui gagnent plus de 50.000 euros par mois vont devoir accepter une diminution de leur salaire de base de 30 à 40 % lors des deux ou trois prochaines années».
in L'Equipe, 24/09/2009


Lisandro, 425 mil euros por mês!
Lucho, 300 mil euros por mês!

Conforme era previsível, a equipa desta época está a sofrer imenso com a saída destes dois extraordinários jogadores. É que não estamos a falar "apenas" de dois jogadores de grande categoria, mas sim das duas peças fundamentais do colectivo portista nos anos do Tetra, quer nas movimentações atacantes, quer nas defensivas.
Infelizmente, e apesar de há uns anos para cá conseguir ter o maior orçamento do futebol português, olhando para estes valores facilmente se percebe porque razão era impossível a FC Porto SAD manter esta dupla argentina.

8 comentários:

Unknown disse...

Pois é! Mas há por aí muito bom(?) portista que acha que a Sad só quer negociatas para obter comissões para os administradores; que delapida o património mais valioso e, por isso, nunca poderemos ombrear com Real Madrid, Chelsea, MU, Barcelona, etc, etc. Quem nasceu p'ra lagartixa nunca chega a jacaré - dizem os brasileiros. Contentemo-nos em ser uns sardões de razoável porte, que de quando em vez morde um jacaré, mas não tenhamos ilusões desmedidas.

fiona bacana disse...

Eu, q devo ser "boa(?) portista", e q considero a venda de Lucho a materialização da "Sad (que) só quer negociatas para obter comissões para os administradores", considero que a venda de Licha foi muito bem feita, a partir do momento em que, quando a renovação poderia ter sido feita, não foi possível. POr isso, para q não surjam dúvidas: sim, licha foi bem vendido. Cissohko tb. Mas Lucho...não.

Luís Carvalho disse...

Aqui, só se encontra retratada metade desta história.

Bem antes do Lyon ter sequer aparecido, já o Lisandro tinha decidido que ia saír, desse por onde desse.

E tudo teve o seu início com a vinda de Rodriguez e o seu salário exurbitante (quando comparado com o de Lisandro, que até já tinha provado muito mais e era da casa).

José Correia disse...

Luís Carvalho disse...
«Bem antes do Lyon ter sequer aparecido, já o Lisandro tinha decidido que ia sair, desse por onde desse.
E tudo teve o seu início com a vinda de Rodriguez e o seu salário exorbitante (quando comparado com o de Lisandro, que até já tinha provado muito mais e era da casa).»

Luís, segundo julgo saber, o FC Porto propôs ao Lisandro a renovação do contrato, aumentando-lhe o ordenado para valores idênticos ao do Lucho e do Rodriguez - 1,3 milhões de euros por ano.
Ora, mesmo que o Lisandro tivesse aceite a proposta e renovado o seu contrato com o FC Porto, é óbvio que perante a proposta que o Lyon fez ao clube e ao jogador, não havia as mínimas condições para ele continuar.

Recordo que de acordo com o L'Equipe, o Lisandro é o jogador mais bem pago do futebol francês e foi para o Lyon ganhar quatro vezes mais (5,1 milhões de euros por ano!!) do que o "salário exorbitante" do Rodriguez.

José Correia disse...

Ana Martins disse...
«sim, licha foi bem vendido. Cissohko tb. Mas Lucho...não.»

Ana, el comandante tem 28 anos e, provavelmente, a proposta do Marselha foi a última oportunidade para o Lucho fazer o contrato da vida dele (foi ganhar o triplo relativamente ao salário que tinha no FC Porto).

Ora, tendo a SAD salvaguardado os seus interesses (fez um encaixe de 18 milhões de euros, que poderão chegar a 22 milhões), na tua opinião deveria ter "cortado as pernas" a um jogador que nos quatro anos em que esteve ao serviço do FC Porto sempre foi um profissional exemplar?

P.S. Para que não fiquem dúvidas, na minha opinião o Lucho foi um dos melhores jogadores que passou pelo FC Porto (está no meu top10 da última década).

Metz disse...

Por acaso José Correia também considero má a venda do Lucho até porque ele estava preparado para ficar no Porto mais anos, como ele próprio disse numa entrevista alguns dias antes de anunciada a transferência.

Não tenho dúvidas que foi "forçado" a aceitar a proposta do Marselha, por muito boa que "nos" pareça...

Aliás, quando regressou ao Porto para as "mudanças" viu-se bem que não estava feliz.

Mas isto é só a minha opinião...

Abraço e amanhã todos ao Dragão para APOIAR!!!

Luís Carvalho disse...

Zé, o ponto fulcral continua o mesmo:
Lisandro ficou de tal forma ressentido por ter estado largos meses a ganhar um salário inferior a Rodriguez (tardou muito a nova proposta) que, logo ali, decidiu sair.

Foi uma decisão absolutamente definitiva, como mais tarde ficou bem demonstrado.

Muito tempo depois, surgiu a tal excelente proposta do Lyon e tratou-se, no fundo e apenas, de juntar o útil ao (muito) agradável.

Pedro Azevedo disse...

Eu não sei como se continua a dizer que os nossos problemas actuais se devem às saídas de Lucho e Lisandro.

Mas afinal quantas derrotas tínhamos o ano passado ainda nem tinhámos chegado a meio do campeonato?

5 derrotas e 2 empates. Que eu saiba lá jogava o Lucho e o Lisandro e o discurso que a equipa não jogava nada, que não valia nada era o mesmo de agora.

Deixem esta equipa crescer, em vez de estar a fazer comparações absurdas, quando os resultados não reflectem essas mudanças.

E só para terminar, tempos houveram que com Lucho lesionado, rendemos na mesma e jogávamos bom futebol.

Quanto aos salários, eu não sei quanto é que isso dá livre de impostos, mas se o Lisandro queria ir nem que fosse para o Cazaquistão, já o Lucho o discurso anterior não coincidiu com o momento da partida, mas se calhar daqui a poucos dias, vamos saber o que acontecia se o Lucho não tivesse sido vendido no último dia de fechar as contas.