quarta-feira, 9 de setembro de 2009

O patrocinador da I Liga


"É preocupante quando o principal patrocinador da liga (Sagres) está associado a um clube que está também em competição (Benfica). A Liga de Clubes deve intervir nesta questão e estar no mercado à procura de uma marca que seja confortável para todos, ou impor que o patrocinador da Liga não fosse também o de outro clube"
Henrique Pais, director da Porto Comercial


"Em nenhuma liga no Mundo acontece tal situação [o patrocinador principal do campeonato estar associado a um dos clubes que o disputa]. É uma situação que não é boa para os patrocinadores e para os clubes que estão a disputar a mesma competição."
Pedro Afra, director-geral do Sporting


Estas declarações foram feitas ontem, durante o Seminário de Marketing Desportivo 'Activação de Patrocínios Desportivos', realizado no ISCTE, em Lisboa.

Há oito meses atrás já tinha chamado à atenção para a delicadeza deste assunto (para não dizer outra coisa), num artigo com o titulo Liga Sagres ou Liga SLB?.

Entretanto, em Julho passado soube-se que a ligação entre o SLB e a Central de Cervejas tinha sido reforçada e ampliada (até 2020!), com o jornal SOL a noticiar que os 43 milhões de euros (!!!) do contrato de publicidade já se encontravam cativos para liquidação de dívidas.
Esta situação foi referida pelo Nuno Nunes aqui.


Evidentemente, este assunto não está na agenda do actual presidente da Liga Clubes, e muito menos preocupa determinados jornalistas (encarnados), que costumam ser muito expeditos a falarem de transparência e credibilidade. Mas claro, neste domínio o único problema são os jogadores emprestados... pelo FC Porto.

17 comentários:

John Aarson disse...

Em primeiro lugar só tenho a dizer: a sagres sabe a mijo.

Obrigado :acclaim:

Em segundo lugar, já tinha reparado há algum tempo que era um bocado esquisito a patrocinadora da liga ter um contrato com uma equipa que participa nessa mesma liga, mas pensei que seriam perfeitamente capazes de separar as coisas.
Dificilmente conhecerei alguém com mais nojo ao Benfica, clube de bêbados e corruptos (esses sim é que são o real deal) que tão mau nome dá à minha terra natal - Lisboa - mas o que será que o Benfica pode beneficiar efectivamente em ter um contrato com a sagres?

dragao vila pouca disse...

Uma vergonha, que vou colocar no blog do presidente da liga para ele censurar. Como faz a todos os comentários que não lhe agradam.

Um abraço

Unknown disse...

Neste País de 3º. Mundo, nada disto me espanta.

Mas desculpem-me, mas lá volto ao mesmo!

A culpa não é deles!!!

condor disse...

Esses bandalhos já fizeram algo parecido com a equipa de ciclismo!Ou fui eu que sonhei?
Mas como diz o Armindo,a culpa não é deles!
É de todos os outros emblemas que disputam esta liga,e principalmente nossa FCP,pois estamos muito calados,demasiadamente calados!

José Correia disse...

John Aarson disse...
«mas o que será que o Benfica pode beneficiar efectivamente em ter um contrato com a sagres?»

Num Mundo perfeito, nada, mas será que podemos confiar nesta Liga e nos seus órgãos?

Ou dito de outra maneira, se a Central de Cervejas - o patrocinador da Liga Sagres - pudesse escolher, qual dos três grandes seria Campeão?

Enfim, é a velha história da mulher de César...

jdm.dragão.lisboeta disse...

Já tinha abordado este assunto, vai tempo...
Aliás, os gayvotas já estão habituados a estas "transparências" e "impunidades" desportivas ou não tivesse isso já acontecido vergonhosamente com a sua equipa de ciclismo com a PAD/JOAO LAGOS a patrociná-los ao mesmo tempo que organizava a Volta a Portugal!!!
Este País é, de facto, uma vergonha, digno dos desavergonhados das barracas ou de fatinho e charuto, de Lisboa ou de Paredes, barbudos ou carecas mais ou menos delgados, manhosos, móiados ou gordos "gobern(ados)" que cospem na própria história...mas acho que em breve haveremos de ter notícias sobre este assunto. É que já cheira mal e nem os "mais sérios poderes" podem deixar de falar/intervir.

Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jdm.dragão.lisboeta disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Jota disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
jdm.dragão.lisboeta disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Pedro Malaquias disse...

Duas pequenas notas, com prévio aviso. Sou benfiquista.

Em primeiro lugar, isto não é a primeira vez que acontece no mundo do futebol. Liverpool e a Liga dos Campeões (carlsberg); Carling na Escócia e na Irlanda por exemplo. Certamente que o Liverpool só ganhou as champions por causa disso. Se procurar bem, sou capaz de encontrar mais exemplos.

De qualquer forma, lá por os outros o fazerem, não quer dizer que seja uma atitude correcta. O problema é o seguinte. A Sagres é patrocinadora da liga desde 2008/2009, altura em que o Sporting também era patrocinado por esta marca (rescindiu este ano). O Benfica é patrocinado pela Sagres desde 2003. O que aconteceu este ano foi uma renovação desse contrato, que foi estendido também para as camisolas. Assim sendo, se havia algum problema, o Sporting e o Porto (virgens ofendidas, por não conseguirem contratos semelhantes) deveriam ter-se oposto na altura em que tal foi decidido na Liga, algo que não terá ocorrido.

Em suma: o contrato do Benfica com a Sagres era já conhecido na altura em que foi negociado o patrocínio da Liga. Os clubes que agora trazem esta situação à colação não se opuseram em devida altura. A questão que se coloca é a de por que razão foi este assunto abordado agora?

José Correia disse...

Pedro Malaquias disse...
«o contrato do Benfica com a Sagres era já conhecido na altura em que foi negociado o patrocínio da Liga»

A parceria comercial entre o SLB e a Central de Cervejas era relativamente pequena. Ora, este facto alterou-se significativamente nos últimos meses, com a Central de Cervejas, através da marca Sagres, a tornar-se o principal patrocinador e parceiro comercial do SLB. Como é óbvio, não estamos a falar de pormenores, nem de tostões, conforme ficou claro da notícia do jornal SOL.

José Correia disse...

Pedro Malaquias disse...
«De qualquer forma, lá por os outros o fazerem, não quer dizer que seja uma atitude correcta.»

Pois não, e para que não fiquem dúvidas, nem haja qualquer tipo de suspeições, deveria ser proibido. Ou seja, não deveria ser permitido que a principal marca associada a um clube fosse a mesma que patrocina uma das competições que esse clube disputa, e logo o campeonato nacional.

Pedro Malaquias disse...

Eu até concordo com a sua última frase José Correia, agora havendo uma proibição teria que dizer respeito a todas as parcerias, sejam elas grande ou pequenas. O conceito de principal marca associada a um clube é extremamente impreciso. E aí, o contrato com a liga nunca poderia ter sido celebrado, visto que vários clubes estavam associados à Sagres.

Além do mais, tenho amplas dúvidas quanto à correcção da classificação da Sagres como principal patrocinador comercial do Benfica, principalmente se estivermos a falar do Benfica futebol. É que parecem esquecer-se que este contrato diz respeito a todas as modalidades do clube e não só ao futebol, sendo parte da verba destinada também a estas modalidades. Diga-se ainda que o contrato é de 4 milhões de euros por época e que os fundos utilizados pelo Benfica no reforço da equipa levaram não a um pagamento imediato da Sagres, mas sim à sua utilização enquanto garantia de empréstimo (possibilitando assim uma antecipação de receitas, acto de gestão com o qual, pessoalmente, não concordo).

Na realidade, o principal patrocinador do SLB é o grupo PT Comunicações, com a Meo, TMN e Sapo envolvidas. Veja-se qual é a marca predominante nas camisolas! Tenha-se ainda em conta o Naming, a parceira com a Meo na Benfica TV, etc...

De resto e correndo o risco de me repetir, a verdade pura e simples é que antes do naming da liga, já o Benfica tinha uma relação comercial pré-existente com a Sagres, relação essa que foi alargada após o fim dos contratos do BES com os 3 grandes. Com o fim deste contrato, os 3 clubes tiveram negociações com a Sagres, tendo o Benfica e o Sporting assinado contrato com esta empresa. Neste Verão, os contratos dos dois clubes de Lisboa seriam renegociados, tendo o SCP rescindindo em virtude das condições que lhes foram oferecidas serem muitíssimo inferiores às do Benfica.

O Benfica manteve-se assim como o único clube ligado à Sagres, pela primeira vez desde o início do naming da liga. Claro que só agora houve polémica a este respeito.


Por fim, veja-se que o Porto e o Sporting se encontram na mesma situação, em relação ao patrocínio da SuperBock. De facto, a empresa que detem a Superbock, detem também a representação em Portugal da marca Carlsberg, marca essa que é patrocinadora da taça da liga. Honestamente, eu estou-me pouco marimbando para tal, mas parece-me que seguindo a mesma linha de pensamento utilizada no post, também existe aqui um verdadeiro conflito de interesses.

Pedro disse...

A taça da liga é controlada á mesma pela Liga não Pedro Malaquias?? O grande patrocinador da Liga é a Sagres... alias estamos a falar de valores radicalmente diferentes.

E a verdade continua a ser que em mais nenhuma liga europeia isto se verifica, por uma razão simples, a quem interessa mais que o SLB seja campeão? Á Sagres...

José Correia disse...

Pedro Malaquias disse...
«havendo uma proibição teria que dizer respeito a todas as parcerias, sejam elas grande ou pequenas»

O peso de uma parceria de, por exemplo, 1 milhão de euros, não é a mesma coisa que uma que vale para cima de 40 milhões.

José Correia disse...

As marcas Superbock e Carlsberg pertencem à mesma empresa (embora muita gente não saiba) mas são diferentes e têm um peso no mercado português de bebidas que não é comparável.
E também não me parece que o campeonato nacional tenha o mesmo peso da Taça da Liga (nesta competição o FC Porto até joga com a sua 2ª equipa).