sábado, 23 de janeiro de 2010

Allo, Allo

Por Filipe Sousa (*)

Anteontem, como quase todos os dias, as escutas ao Pinto da Costa (PC) vieram à baila. Não porque um dos fedorentos se lembrou de referi-las, repeti-las ou parodiá-las numa das muitas crónicas pseudo-cómicas (ou lavagens cerebrais?) que escrevem diariamente, mas porque finalmente - o meu grande bem-haja! - alguém fez o favor de torná-las públicas.

Assim que tive oportunidade, procurei ouvi-las, não movido pela curiosidade mas pela necessidade de saber o que fora dito de facto, e se correspondia ou não a aquilo que os almuadems impressos nos impingem diariamente como sendo A verdade. Em todo o caso, o conteúdo geral das escutas já não era novidade, tendo algumas das transcrições já sido publicadas nos ditos almuadems, de forma tão exaustiva e repetitiva que não há hoje benfiquista, que não saiba recitar palavra por palavra as ditas escutas. Aliás, faço aqui uma sugestão à Planeta Agostini, para que considere editar as escutas do PC numa daquelas colecções em vários fascículos, com CD incluído - mesmo agora, um sucesso de vendas garantido.

Poupei-me ao trabalho de fazer qualquer pesquisa no google ou no próprio youtube - bastou-me ir ao minaret... perdão, blog "antitripa", e sem surpresa já lá estava o link para os ditos vídeos; aposto que o tal "tripulha do uganda", é um dos membros desse blog, que aqui há uns anos mantinham outro, o "golden whistle", em que procuravam difamar o Porto além fronteiras.

Ouvidas as escutas em que intervém o PC, reti alguns factos: no caso da "fruta", é o próprio Jacinto Paixão - se é que o "JP" é mesmo o Jacinto Paixão, e não o Joaquim Pinheiro, irmão do Reinaldo Teles; mas vamos aceitar que é o primeiro - que pede a dita "fruta", o que convenhamos, é um pouco estranho quando quem foi acusado de corrupção activa foi o Pinto da Costa - que raio de corruptor é que não oferece nada, ou está à espera que os corrompidos venham ter com ele?

Já no "caso do envelope", não há grandes novidades, continuando sem explicação o que levou o Augusto Duarte a casa do PC - mas se as motivações são desconhecidas, não vejo porque se há de partir logo do princípio de que houve algum ilícito. As restantes escutas são pura e simplesmente ridículas. Já vi por aí muitos lampiões indignados com o António Tavares-Telles, interveniente nas escutas, por ser um "vendido ao serviço do Pinto da Costa". São opiniões e há que respeitar. Eu podia contrapor com os exemplos do Rui Santos, do José Manuel Delgado ou do João Querido Manha, mas não seria correcto porque a verdade é que eles não são jornalistas ... Pelo menos, eu tenho alguma reserva em considerar como Jornalismo, relatos como o do jogo de quarta-feira para a Taça de Portugal, feitos na TVI: cada jogada de perigo do Belém era acompanhada por um guinchinho de entusiasmo; pelo contrário, as jogadas do Porto pareciam o relato de um velório; fantástico é que há lampiões que acham que o Sousa Tavares é simpatizante do Porto ...

Resumido, apesar das escutas serem um nojo e altamente sujeitas a interpretações variadas, conforme dá jeito a quem as lê/ouve, o PC não sai muito bem disto tudo, como já se sabia. Não se percebe a sua ligação com o Araújo, que se nota ser um escroque da pior espécie, nem o porquê de receber um árbitro em casa, e logo em vésperas de um jogo que este iria arbitrar. Qualquer observador externo e imparcial, constataria que o Porto tem tido equipas e futebol que justificam os títulos que tem conquistado, pelo que estas "cortesias" aos árbitros são incompreensíveis, a não ser que estes as exijam - reforço, é o JP que pede a "fruta" - sob pena de prejudicarem as equipas que não as atendem ...?

É também curioso que nestas escutas não se ouve uma única vez aquelas que neste caso seriam as expressões mágicas - "eu quero" ou "eu exigo". PC é o magnífico corruptor a quem os corrompidos se oferecem, e quem sim, faz exigências. PC limita-se a ser inquirido por Pinto de Sousa, sobre a nomeação do árbitro X para o jogo Y, de novo inquirido por António Araújo acerca do pedido do JP, e por sua vez pede um "favor" ao Major. Acho que é legítimo dizer que, no mínimo, PC é um corruptor fraquinho porque raramente pede ou exige seja o que for.

Por fim, o que é verdadeiramente revoltante é que são estas escutas - e a haver outras, não serão muito mais comprometedoras, ou teriam sido também divulgadas - que provam 20 e muitos anos de crimes, de corrupção, de batota, quando em situações idênticas - escutas - em que o Impoluto-Mor Luís Filipe Vieira se viu envolvido, toda a gente age como se isso fosse a coisa mais natural do mundo, seja a escolher árbitros, seja a conluiar com membros de uma organização criminosa que faz vigilância a membros de outras claques, que rouba, mata, lida com armas e droga e tem sede no Estádio da Luz. E o mais grotesco, é a forma como branqueiam anos e anos de gestão danosa - Jorge de Brito, Damásio, Vale e Azevedo ... - com um suposto "sistema" arquitectado pelo PC, e deliberadamente esquecem episódios como os 7-0 de Vigo, e outras exibições memoráveis contra o Bastia, o Halmstads, Metalyst e demais humilhações, como demonstrações cabais de falta de capacidade e qualidade. Não foi o PC, o Augusto Duarte ou o Jacinto Paixão, que demitiram um treinador campeão (Toni), que descartaram o Jardel, o Deco, o Maniche, ou o João V. Pinto. E se de facto estas escutas são a "ponta do iceberg", alguém pode explicar como é que o todo-poderoso Pinto da Costa, que tudo corrompe e controla, que chegou ao ponto de "destruir" o Portimonense, permite que ainda hoje, e depois do famoso jogo de Campo Maior, que seja permitido ao Bruno Paixão arbitrar jogos do Porto (ou ainda ser árbitro sequer)? Isso é que dava uma escuta ...!

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Filipe Sousa a elaboração deste artigo.

21 comentários:

pc disse...

De todas as escutas "ugandezas", de todas as coisas "por outro lado às quais diariamente assistimos, os Mr Kings, os cristais, etc etc etc, a minha preferida é a do Sr que sabe fazer dos papoilas campeões, que li neste regresso da inveja malcheirosa e passo a transcrever : "Ó Shôr presidente é só mais um favôrjinho... é com o União da madeira , mas nunca se sabe..."(É uma delícia!)


PS Sobre O Golpe de Karaté do Primo Fernando sobre o Acácio Valentim e a ardilosa movimentação das câmaras de vigilância fiquei impressionado com o profissionalismo da máquina ugandeza!
Já tinha ficado, igualmente impressionado, com o profissionalismo com que incendiaram sem rasto o nosso autocarro. o Uganda está a transformar-se numa máquina de guerra multifacetada? (Armas no galinheiro dos NN, cibercriminosos,fugas estatégicas do condenado do very light, Bombas de mau cheiro(Pinhão/Delgado/Manha)pistolas de brincar fedorentas etc etc...) As casas são o nosso braço armado disse o traficante/condenado por isso o PdC que se ponha a pau!

( estarei a brincar com coisas sérias?)

Para o PdC toda a segurança é pouca nos tempos que correm...
Vamos à luta sem medo pela igualdade de tratamento.

PS2 Hulk vai a caminho dos 7 jogos de castigo!

Cardoso disse...

O pior que nos pode acontecer é perderem-nos o respeito, e a nossa vontade de apoiar a equipa enquanto adeptos nao chega. Sao eles dentro do campo que teem que calar a boca ao regime vermelho instaurado...

Miguel Teixeira disse...

Este texto tenta justificar o injustificável, vai na linha dos que a Sul também dizem que LFV não pediu árbitro nenhum.

É tudo a mesma linha de raciocínio. É atirar a porcaria para debaixo do tapete.

É isto que queremos para o FCP?

Eu não.

Unknown disse...

Muito bom artigo, parabéns! diz-se tudo o que há para dizer!
Parabéns pela elaboração...

Tambem gostava de ouvir as escutas do Vieria, Veiga etc, nomeadamente, no Bruno "Campo Maior" Paixao, mudança do Estoril para o Algarve, tentativa de ir a champions sme ter classificaçao...
Isso é que era bonito, para os benfiquistas acordarem! Irrita-me resumirem a vida de uma pessoa a uma conversa de 2min...
é ódio a mais ao FCP!


Deixo uma palavra de União como disse o nosso presidente, o clube não está nas melhores alturas e estas publicaçoes so nos querem destabilizar (apenas e so destabilizar).. Vamos ser unidos, acreditar sempre e defender sempre o PORTO! digo isto do fundo do coração.
obrigado.

Pedro disse...

Naturalmente já tinha de vir um portista ou pseudo aproveitar a deixa e criticar o PC.

Caro Miguel Teixeira, respeito a sua opinião. Mas usando o raciocinio e a lógica vejo nas escutas a prova de que PC tinha os mesmos comportamentos que todos os dirigentes tinham. Qual a diferença? É que praticamente só ele foi escutado ou publicitado.

É patético fazer da escuta a Telles uma coisa gravissima. Grave era fazer como Cartaxana que recebia os textos prontos e nem falava de verdades.

Acho lamentável que em vez de tentar perceber o concluio não façam uso de um único neurónio e se limitem a ir na corrente.

Parabens pelo post, reflete mais do que um sentimento uma análise séria ao que se passou, e ao que se passa.

Não concordo com tudo o que PC faz, fez. Mas quem achar que ganhamos o que ganhamos por actos ilicitos... está muito "distraido" da realidade.

Miguel Teixeira disse...

O Pedro que acha que usa os dois neurónios entende pelas minhas curtas palavras tudo isso?

Está enganado. Esteja mais atento. Por aqui já se viram frangos desde o tempo dos "afonsinhos".


Não parece - ao contrário do que apregoa - que respeite as opiniões dos outros.


Informe-se. Leia. Escute.

Anónimo disse...

Se respeitasses a opinião do Miguel Teixeira não lhe chamavas pseudo-portista, mas adiante...

Tal como ele, também eu não é isto que quero para o FCP e para o futebol nacional.

As conversas do PdC podem não ser incriminatórias, e de facto são apenas suspeitas, mas se ele não andasse a receber árbitros em casa e coisas do género, por mais conspirações que os nossos inimigos tivessem tentado montar não tínhamos estado metidos no sarilho em que estivemos, o nosso nome não teria andado nas bocas do mundo por essa Europa fora pelas piores razões. Por isso, perante as indignidades por que passámos, só lhe restava ter-se ido embora. Não podemos ter dois pesos e duas medidas.

Ah, e eu uso mais que um neurónio - outra simpatia típica do teu escrevinhar. E além disso sou portista e não pintista.

Filipe Sousa disse...

O pormenor mais curioso em todos os processos contra o Pinto da Costa, é a "ausência" da testemunha-chave. Criou-se erradamente a ideia que seria a Carolina Salgado, mas não é. A testemunha-chave, aquela que muitas coisas interessantes saberá a respeito do PC, que era visita de casa, que festejava com ele as vitórias do Porto, e as derrotas do Clube do Regime é ... o Vieira! O Vieira deve saber muito sobre o Pinto da Costa, só que deve estar igualmente atascado até ao pescoço. Daí que estes processos todos tenha resultado em nada, porque a pessoa que encaixaria a última peça do puzzle, tem nesta altura muito a perder ...

Anónimo disse...

Não creio que, por mais intimidade que o PdC possa ter tido com o Vieira, chegasse ao ponto de lhe revelar os segredos o negócio. O PdC é prudente de mais para isso, embora nos acontecimentos que levaram ao AD se tenha revelado bastante imprudente, pois já depois de o Valentim, o Oliveira de Gondomar e o Pinto de Sousa, na primeira leva do processo, terem sido constituídos arguidos, ele continuou a ter conversas comprometedoras ao telefone.

pc disse...

Com aquilo a que nós assistimos, tentar atirar um pingo de azeite ao PC é estar a sentir assinhas brancas a crescer nas costas.

Vamos á última:
Depois da Lusa ter denunciado o golpe de Karate e as mudanças das camaras cirurgicamente apontadas para a zona do nosso balneário (o que prova que o crime é premeditado) e de a RTP (não imagino como) ter feito uma peça esclarecedora, que meteu até a chapada no agente do Moretto pelo Primo Fernando, como maneira de identificar o agressor...hj essa peça já foi para o lixo e no seu lugar surge uma que diz que no vídeo o Hulk e o Helton tentam agredir.Isto é o que elrs chamam Portugal!

Se do nosso lado começarmos a "escorregar" não sei o que vai ser de nós!

Américo Preto disse...

"No dia 28 de Dezembro de 1995, o jornal “A Bola” reproduziu uma entrevista dada ao News of the World pelo ex-árbitro internacional inglês Howard King, onde o mesmo revelou ter recebido favores sexuais em Lisboa, oferecidos por Sporting e Benfica nos dias que antecederam jogos destas equipas para as competições europeias.

O primeiro caso passou-se em 1984, num jogo entre o Sporting e o Dínamo de Minsk. Na noite anterior, afirmou King, foi levado a um clube, em Lisboa onde, segundo o próprio, “se encontravam muitas raparigas das mais belas e bonitas”, tendo-lhe sido dada a possibilidade de escolher a que ele desejasse (o que veio a suceder).

O segundo caso ocorreu em 1992, para um jogo entre o Benfica e o Sparta de Praga. Segundo o próprio Howard King, dessa vez, para além da rapariga que esteve com ele, “o valor dos presentes que me enviaram excedeu em muito o limite de 40 libras a que estamos autorizados”."

Popoplop disse...

Olá, se fosse possivel queria fazer um pequeno reparo.

Estás a comparar coisas diferentes quando dizes que estão a branquear "anos e anos de gestão danosa - Jorge de Brito, Damásio," e "outras exibições memoráveis contra o Bastia, o Halmstads, Metalyst e demais humilhações, como demonstrações cabais de falta de capacidade e qualidade."

A imcompetencia de determinados dirigentes e jogadores do Glorioso não é nenhuma ilegalidade. Agora quando se ouve o responsavel pela arbitragem ligar ao Sr. PdC para averiguar se este se incomoda com a nomeação do arbitro X para o jogo Y, o que podemos chamar a este acto? Isto num ano em que voces foram campeoes da europa, num ano em que tinham um lote de jogadores notavel e que, a nivel nacional, ganhavam de caras. Qual era a necessidade?

Desculpem o desabafo, mas saber da vossa opinião dá-me voltas ao estomago.

Obrigado pela atenção

Metz disse...

Eu a voltas ao estômago so tenho a dizer "O João? O João pode ser..."

Cumpz e FORÇA PORTO!!

José Correia disse...

A propósito de voltas as estômago...

LFV - Ó major, eu não quero nem me tenho chateado com isto, porque eu estou a fazer isto por outro lado.(...)
VL - Talvez o Lucílio, pá!
LFV - Não, não quero Lucílio nenhum!(...)
VL - E o Proença?
LFV - O Proença também não quero! Ouça, é tudo para nos f...!
VL - E o João Ferreira?
LFV - O João... Pode vir o João. Agora o que eu queria... (...) Disseram que era o Paulo Paraty o árbitro... O Paulo Paraty!

extractos de uma conversa entre Luís Filipe Vieira e Valentim Loureiro em Março de 2004

Américo Preto disse...

Há pouco pôs uma noticia que tirei de um blog, esta é tirada do JN de 25 de Junho de 2007.

"A terceira acusação ao presidente do FC Porto, Pinto da Costa, na sequência do processo "Apito Dourado", reavivou a guerra de palavras com o presidente do Benfica, Luís Filipe Vieira.

Depois de um longo silêncio, apesar da vitória no campeonato, o líder portista veio a terreiro afirmar que "está de peito aberto e consciência tranquila", mas ao mesmo tempo laçou farpas ao Benfica, insinuando que o clube da Luz, entre outras coisas, aliciou jornalistas e um árbitro.

Luís Filipe Vieira, presidente do Benfica, que nas últimas semanas se afastou da comunicação social - só três dias depois é que falou sobre a polémica em redor de Rui Costa lançada por Joe Berardo -, reagiu de imediato, considerando as acusações do seu homólogo do FC Porto como o "estrebuchar do morto".

"Onde é que ele disse isso? Pensava que tinha sido em Fortaleza, no Calor da Noite. Pelo que me contaram, é o estrebuchar do morto, está completamente morto. Já pede à justiça divina", disse Luís Filipe Vieira, comentado o discurso de Pinto da Costa no 37.º aniversário dos Dragões de Lisboa. Nesse encontro, o líder portista levantou suspeitas sobre quem pagou o livro da sua antiga companheira Carolina Salgado e ironizou, dizendo: "Corre no Porto que há um presidente de uma SAD que, no Tribunal da Boa Hora, foi condenado a prisão efectiva por furto ou instigação ao furto. Digo-vos já que não fui eu." Mas há mais. Pinto da Costa revela ainda que circula no Porto que "um determinado clube pagava, em troca de favores, viagens a vários jornalistas, entre os quais se encontrava Leonor Pinhão. Tenho em meu poder uma cópia da factura dirigida a outro clube com referência a Leonor Pinhão, passagem aérea entre Lisboa-Luxemburgo-Lisboa. (...) Também me disseram que um árbitro internacional tinha dito que em Portugal lhe tinham proporcionado grandes noites. Estejam tranquilos porque também consegui saber que as mulheres que amaram mr. King não foi por indicação do Porto".

Howard King, ex-árbitro internacional, confessou, em 1995, em entrevista ao jornal News of the World, citado pela A Bola, que recebera favores sexuais em Lisboa. King apitou um encontro com o Sporting nos anos 80 e outro em 1992 com o Benfica."

Américo Preto disse...

Não percebo como pôde o FC Porto deixar passar esta entrevista na altura da queixa à UEFA por parte dos vermelhos asquerosos. Era logo de seguida enviar esta entrevista (testemunho) de corrupção à UEFA para responder na mesma moeda. Ainda para mais na altura andava-se a discutir que a lei que podia excluir o FC Porto de todas as competições europeias não tinha data e como tal abrangia todos os actos de corrupção daquela data para trás e sendo esta entrevista do conhecimento do Pinto da Costa como pode ele ter deixado isto passar.
Já escrevi num outro comentário neste blogue que deve haver algo que faça o Pinto da Costa e o Fc Porto temer o benfica, pois não se entende este acobardar e amedrontar quando eles nos pontapeiam atiram ao chão e nos cospem em cima. Estão à espera de quê? Que nos dêem pontapés na cabeça e nos mijem em cima. É preciso responder na mesma moeda, até porque pelos vistos há muita coisa que o FC Porto podia usar e está a deixar passar (esta do Howard king + a utilização de um jogador mal inscrito na Liga, por parte do benfica, as agressões da época passada, das quais só ontem apareceram imagens, as condenações que Luís Filipe Vieira tem em tribunal por roubo, agressões e injurias e até podia o Pinto da Costa dar uma entrevista a um canal de televisão «SIC não, de preferência» a falar disto tudo e mais que só ele sabe do tempo em que o Luisinho andava de braço dado com ele). Sinceramente ando desiludido com a falta de garra do FC Porto enquanto equipa mas mais desiludido ando com esta falta de garra de Pinto da Costa. Um homem que dava o peito às balas todas e que não só não fugia dos confrontos como até os procurava.
Sinais do tempo (velhice) ??
Não creio, não sei e não acredito mas sei e só sei que tenho saudades de ouvir uma entrevista do Pinto da Costa onde se percebia que medo era uma palavra que ele não conhecia.

FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

eumargotdasilva disse...

Primeiro, gostei muito do post; achei muito bem escrito, e concordo integralmente: acho que as escutas já deveriam ter sido publicadas há muito! É claro que quando há um nada tão grande, é sempre melhor que não se leia nem se veja o nada porque as suspeitas e especulações rendem sempre mais ...
Depois, para quem acha que quem anda à chuva não se molha ou é muito ingénuo ou muito novo ainda!
Como costumo dizer: se alguém acredita que a Mercedes chegou aonde chegou sem oferecer nada a ninguém, é um tonto!... Mas vai um caminho muito grande entre oferecer e ser corruptor! E, só as pessoas moralmente muito desonestas e muito arrogantes, é que se fingem agastadas e chocadas.
Quanto a nós: união e força! Neste momento já nem quero que a equipe de futebol me convença, apenas quero que vença!...e vença , e vença!

Américo Preto disse...

Espero que não demore muitos dias até que Pinto da Costa decida e se saiba que vai por uma acção contra o Estado Português por permitir que meios de provas de um processo crime sejam "roubadas" e colocadas à disposição de qualquer pessoa em local de domínio público.

Se bem que quase que podia apostar que não vai fazer nada e é mais uma que vai deixar passar.

FC PORTO SEMPRE E PARA SEMPRE

Nuno Nunes disse...

Para termos a noção de como as instituições deste País estão podres: o Presidente da Associação dos Juízes, o juíz Rui Rangel (que em tempos pertenceu ao movimento "Vencer Vencer" de oposição a LF Vieira no Benfica), quando, na qualidade de Presidente dessa Associação, instado a pronunciar-se sobre a divulgação das escutas no Youtube disse que não se podia esperar que aquelas escutas estivessem em segredo por muito mais tempo. Ou seja, é o próprio Representante dos Juízes que sem qualquer pudor e sem um pingo de ética profissional faz estas declarações com a camisola vermelha vestida. Não se pode esperar nada de um País com gente assim.

Filipe Sousa disse...

Queria que ficasse clara uma coisa: para mim, o Pinto da Costa não é nenhum santo. De todas as milhentas coisas de que é acusado, acredito que de algumas seja efectivamente culpado. E se de facto é, lamento que o seja, pois já demonstrou vezes sem conta - lá fora, que é onde conta - que é um excelente dirigente desportivo, capaz de construir equipas vencedoras, que não precisavam de qualquer "ajuda extra". Mas mais do que isso, o que me incomoda é profunda hipocrisia de milhões de pessoas, que são incapazes de ver a figura ridícula que fazem ao apontar ao Pinto da Costa, os defeitos de que os seus próprios dirigentes não se livram: também escolhem árbitros, também têm a sua versão do guarda Abel, também têm a sua "guarda pretoriana" mas são incapazes de o reconhecer - os "maus" são sempre os do Porto. E enquanto insistirem nessa posição obstinada de "nós é que somos os bons", terão sempre da nossa parte uma igualmente obstinada oposição.

rui disse...

mente nem mais!

ruibonga