sábado, 30 de janeiro de 2010

Porque não golear para desanuviar?


Longe com o sofrimento, com o nervosismo e toda tensão que nos vem acumulando no corpo nos últimos tempos. Hoje foi dia de respirar fundo e recarregar os índices de confiança. Finalmente, o FC Porto consegue uma vitória robusta e tranquila no campeonato, ao bater o Nacional com quatro golos sem resposta. Um triunfo importante num terreno difícil, e imprescindível para que o primeiro lugar não se torne uma miragem.

Inevitavelmente, pese o resultado expressivo, o minuto 28 deste encontro será escalpelizado ao pormenor pelos abutres esvoaçantes da Mouraria. Num lance dividido com o central Alvinegro Alex Bruno, Álvaro Pereira força a queda na área da equipa madeirense, sacando de uma assentada penalty e expulsão do adversário. Reconheça-se, é muito forçado este castigo máximo assinalado por Carlos Xistra. Mas, perante aquilo que já nos “rapinaram” esta época, ainda temos algumas fichas para gastar. Por isso mesmo, aos moralistas da Capital do Império, lhes remeto os cumprimentos que Maradona brindou os jornalistas argentinos após o apuramento da sua Selecção para o Mundial da África do Sul, “sigue mamando…”.

Ainda antes do tal momento marcante desta partida, já o FC Porto vinha tomando ascendente nas operações, remetendo gradualmente o seu adversário para zonas mais recuadas. Jesualdo viu-se forçado a retirar Rodriguez por lesão, mas, para compensar sua saída abrupta, veio ao de cima a valia do seu compatriota Álvaro Pereira, que se exibiu em bom plano. A acompanhar a prestação colorida do lateral esquerdo estiveram Falcão, Varela e… Rúben Micael.



Pois é, ao 2º jogo com a camisola do FC Porto, o jovem médio madeirense que o Dragão foi contratar ao seu adversário desta tarde, já deixou a sua marca na equipa azul e branca e fez estragos na defesa contrária. E, assim mesmo, sem dó nem piedade, Rúben Micael deita por terra aqueles fastidiosos discursos que apelam à paciência dos adeptos sempre que um jogador tarda a engrenar numa equipa. Quando se tem qualidade nos pés, tudo escorre com grande naturalidade.

Fácil corria a vida para Micael, mas também para o FC Porto. Acima de tudo porque fizeram por merecer aquilo que obtiveram, não se contentando, como habitualmente, com a vantagem tangencial. A equipa portista dispunha da dinâmica Rúben, da profundidade de Pereira, carregando sobre a baliza de Bracali onde as oportunidades de golo sucediam-se. Falcão trocava as voltas aos defesas insulares, e aproveitou para dilatar o seu “score” pessoal, conferindo tranquilidade ao marcador que o Dragão fez por merecer.



Varela, já bem perto do fim, fechou a contagem no marcador. Contornou Bracali e encostou para a baliza deserta. A abertura – primorosa – saiu de quem? Ora adivinhem lá? Parece incrível como um só jogador faz toda a diferença.


Fotos: uefa.com, Lusa, Reuters

43 comentários:

Pedro disse...

Mais uma lesão, de Rodriguez, que nos vai deixar ainda mais em apuros.

Se o Kléber não vier.. a coisa vai ficar preta.

Quanto ao jogo não sei se foi só a mim que pareceu que o Fucile está de rastos.

Ps: Penalti de Fucile, algumas dúvidas num lance sobre Rodriguez na área, penalti parece-me justo mas expulsão forçada e uma expulsão perdoada a um jogador do Nacional por agressão ao Fucile. E relembrar ao M.Machado que o FCP saiu de 2 jornadas roubado contra equipas pequenas. Essa teoria da Playstation é para imbecis.

André Pinto disse...

Penalti por assinalar logo no inicio contra o FCP, por falta de Fucile sobre Edgar.

E logo depois, simulação de Alvaro que dá penalti e expulsão.

É o apito encarnado.

André Pinto disse...

Só mais uma coisa.
Se o penalti que dá o 1-0 e a expulsão fosse sobre o Aimar... uiiiii... nem quero imaginar...

Pedro disse...

Ó andre sem acento, tenho um cão em casa. Queres dar-lhe banho?

Fala antes do penalti monstruoso do J.Garcia sobre o Valdomiro, que antes de mais constitui agressão e era vermelho
.
E se o penalti sobre o Alvaro tivesse sido sobre o Aimar... vocês vermelhos até diziam que quase lhe partiam as pernas.

Américo Preto disse...

estou para ver o castigo que vai apanhar o javi garcia pela agressão não assinalada. processo sumarissimo nele.

Anónimo disse...

Últimas TVI
Relatório da Polícia contraria versão dos Ugandezes e da Liga. Hulk e Sapunaru foram provocados refere a estação dos papoilas Valdemar & Manha.

Vamos aguardar...mas acredito que esta vergonha(premeditação) lhes vai sair cara!

Américo Preto disse...

A antena 1 (serviço PÚBLICO de rádio) mete nojo a fazer relatos de futebol. Por várias vezes que desliguei o rádio ao ouvir a imparcialidade dos relatadeiros, contra o FC Porto, porém hoje no fim do jogo ouvi o que demonstra que para uma rádio de funcionários públicos e serviço público isento e imparcial é muito tendenciosa. Dizia um relatadeiro no fim do jogo (que foi quando liguei o rádio para saber quanto estava o jogo benfica X guimarães): "Não me canso de dizer que está viva e forte esta onda vermelha. Muito bonito o que se vê nestas bancadas." Desliguei e nem procurei saber doutra maneira. Depois vi na RTP o resumo com aquela patada do já vi o Garcia e nessa altura é que soube o resultado.

André Pinto disse...

Pedro, não era penalti nenhum porque o jogo estava parado. Mas sim, era expulso.
Castigo? O Javi não fez nada que o Bruno Alves já não tenha feito.

Templo do Dragão, se tu me provocares, posso-te esmurrar à vontade? Não levas a mal?

Anónimo disse...

http://futebolclubeouvida.blogspot.com/

Comenta por favor (: AMO-TE FCPORTO, ÉS A MINHA VIDA (L)

Santiago Salas disse...

ó andre, mas se te provocarem, agrides??

André Pinto disse...

Eu? Depende.
Mas o Hulk e Sapunaru agridem.

Entretanto..

Manuel Machado entende que, "no mínimo, deve-se tratar com critério de igualdade o clube grande e o clube pequeno". E enumera algumas situações em que, no seu entender, o Nacional foi prejudicado. "Existe um penálti claro sobre o Edgar, há um pontapé de Falcão, que seria segundo cartão amarelo. o Fernando fez quatro ou cinco faltas consecutivas e nunca foi penalizado... Quando há critérios desiguais, o sentimento, além de tristeza, é de impotência e de alguma raiva".

Orgulhoazulebranco disse...

andre...não nos faças falar por favor --' que granda lata daaasss inacreditável!Vieste aqui há pouco tempo referir os três golos mal anulados ao Falcao em dois jogos??Hum?hummm...
e deixa-me ver se percebi,estás a desculpar a patada do espanhol com os "hábitos" do Bruno...bom,então nesse caso digo-te que o Álvaro não fez nada que o aimar ou saviola não tivessem feito .!.
olho por olho dente por dente então.


Bom,só não gostei que o Ruben tivesse reentrado no jogo depois de ter assistido.Podia ter dado mal resultado...
Bom jogo do Tetracampeão,siga pro Penta

Orgulhoazulebranco disse...

estão fartos de ser levados ao colo e veêm-se queixar de arbitragens...que lool...e já agora,o aimar foi multado por simular um penalty frente a que equipa mesmo?Hum..pois,bem me parecia.

vocês não tem mesmo noção do ridículo pois não?Gostas assim tanto de nós que até andas atarefados e fazer copy-pastes...para quê?Para ver se nos deixas chateados e és agedido,tipo steward?Hum?

Santiago Salas disse...

ó andre agora o que diz o manuel Machado é de se ouvir e dar importância mas quando ele disse o que disse depois do jogo na luz não interessa, não é???

"rimeiro foi Ruben Micael, que no flash intreviw à Sport TV denunciou situações "graves" no túnel de acesso aos balenários, durante o intervalo do jogo. O médio madeirense não quis especificar, mas aludiu a pressões e quase agressões, confirmadas estas por MANUEL MACHADO, no depoimento seguinte ao mesmo órgão de comunicação."

Se quiseres podes ver que até são de 26/10/2009 » http://www.scn.pt/futebol/noticia.php?id=KpAxfPyOd3Y&menu=4

Santiago Salas disse...

«Essa é uma questão colateral, talvez alguém da direcção possa vir a falar sobre o assunto. O que aconteceu foi que houve pressão sobre Ruben ao intervalo e até tentativas de agressão».

http://www.abola.pt/nnh/ver.aspx?id=180760 =» declarações escritas pelo pasquim que limpa (ou tenta limpar) a imagem do teu clube, ó andre.

Ricardo, RSW disse...

esta escumalha vermelha nao tem vergonha na cara

Kostadinov o Flecha disse...

Andre, com acento ou sem acento;

És tu o tal que o gajo da revista sábado, procura encontrar?

John Aarson disse...

Pessoal, aqui vai uma sugestão: ignorem o Andre. É impossível chegar a conclusões a discutir com benfiquistas fanáticos. Este gajo ainda por cima vem para cá só para nos provocar.

Bottomline: Sim, fomos beneficiados. Felizmente goleamos, portanto ganhávamos mesmo que não fôssemos. Outro ponto positivo é que já deixam o Falcao marcar golos. Ele já devia estar à frente do Cardozo nos marcadores, se lhe tivessem validado os golos que ele marcou LEGALMENTE. A meu ver não me importava nada que os proximos 3 golos dele fossem em fora de jogo claríssimo.

Pá, já passou. 0-4. Grande jogo do FCP. é contínuar!

Por favor, colegas portistas, simplesmente não respondam ao Andre. Só perdemos a paciencia e ganhamos stress desnecessáriamente.
Primeiro de tudo, o Andre tem todo o direito de comentar este blog, se não desrespeitar as regras. Segundo, se um maluco passar por vocês na rua a dizer que é o Rei de Portugal, vocês vão contra-argumentar com ele? Não. Caguem para esse gajo. Deixem-no dizer que o Benfica é o mais bom maior clube do universo conhecido e arredores. Deixem-no dizer que o FCP tb recebeu dinheiro da câmara do Porto e bla bla bla. Isso não passa a ser verdade só porque ele o diz.
Já agora, Andre... porque é que perdes o teu tempo a vir cá discutir com gente que supostamente não curtes? Vens para cá distribuir porrada e tal... para quê? A tua vida é tão insignificante que tenhas de vir "invadir" o espaço dos outros? Claro que tens todo o direito de vir cá... mas não compreendo o teu interesse em vir chagar a cabeça aos outros. Eu não vou a blogs Benfiquistas chatear a cabeça aos iludidos, tal como não vou para fóruns de radicais islâmicos dizer que Deus não existe...

Pedro disse...

Não se deixem afectar por este Andre sem acento... lembram-se dos esbirros que vos falei?......

Se o J.Garcia agredir 50 vezes, ele vai sempre referir o nome do B.Alves e afins. Não tem capacidade mental para mais.

Esperemos pelo sumarissimo, e talvez uma investigaçãozita à antecipação do SLB-Leiria, que diga-se dá ao Leiria uma qualquer vantagem competitiva que não entendo. Entre enfrentar um adversário que teria de fazer gestão e enfrentar um adversário livre do jogo da taça...

Quanto ao túnel da Luz eles vão dizer que o PC comprou a policia, os delegados, viciou as imagens, e só disse ao Hulk pra mandar uma lapada pra disfarçar.

Ps: Tenho medo que algumas da ironias façam tilt no cérebro do Andre sem acento que não nasceu em Portugal e que gosta do copy paste porque tá sempre em frente ao computador...

John Aarson disse...

Kostadinov o Flecha disse...
Andre, com acento ou sem acento;



Dá jeito distinguir se tem acento ou não. O "Andre" é benfiquista, mas o "André" é um dos nossos :P

André Pinto disse...

Os golos mal anulados ao Falcao agora vão desculpar tudo é?

E o golo marcado com mão do Falcao no mesmo jogo? E a agressão do Belluschi no mesmo jogo?

E o jogador mal expulso, ainda por cima, em duas jornadas seguidas?

As regras mudaram no Dragão, agora bolas na cara e peito dão expulsões?

Não sejam ridículos.

André Pinto disse...

O Javi Garcia,para cometer aquela agressão...é porque foi vitima de provocações...uma cilada bem preparada, uma armadilha estudada ao pormenor pelo Vitória...

Orgulhoazulebranco disse...

eu estava para seguir o conselho do John,mas não consigo resistir,o andre é tao engraçado =´)
toma lá o golo marcado com a mão:

http://img707.imageshack.us/img707/9594/falcaol.jpg

quer dizer,na volta e vais continuar a dizer que foi com o braço...sim,porque os jogadores do paços nem iam reclamar nem nada...

enfim...hilariante =)

Luís Negroni disse...

Penalti e expulsão bem marcados, jogador do Nacional moveu pé na direcção do pé de Álvaro Pereira, a repetição mostra-o claramente. Penalti por marcar sobre Mariano aos 24 minutos, Luis Alberto atirou-se para cima das costas dele. Penalti por marcar sobre Belushi, derrubado com um encontrão, perto do fim do jogo, em lance em que foi marcada mão na bola de Belushi, inexistente. Nuno Pinto por expulsar por agressão a Fucile e Luís Alberto por expulsar por acumulação de amarelos. Resumindo (e tendo em conta apenas os erros + graves): 2 jogadores do Nacional por expulsar, 2 penaltis por marcar contra o Nacional, 1 penalti por marcar contra o Porto. Se isto é ser beneficiado vou ali e já venho. Deve andar algum vírus benfiquista a afectar as mentes dalguns portistas, postador incluído, para dizerem que fomos
beneficiados, só pode.

Paulo Marques disse...

Aquilo que eu vi, que foi a primeira parte...
Um penalty não marcado sobre o Mariano, um fora de jogo ridículo ao Varela, uma entrada com tudo ao Álvaro quando este ficava isolado, sobrando poucas alternativas a uma forte convicção de que ele é impedido de ir à bola. Eu posso andar sem óculos, mas também não me pareceu que não o tivesse impedido.
Quando ao Fucile, não vi nada. Ou não houve repetições ou não houve nada, porque o lance nem sequer ficou registado. Quanto ao Fernando, numa das faltas é o jogador do Nacional que provoca o contacto, por isso também não estou a ver amarelo.
Em termos de futebol, grande jogo, tenho pena de não ter visto a segunda parte.
Em termos de inergúmenos, pah, que palrem. Acho piada como defendem a merda que fazem com acontecimentos passados. É a mesma merda de desculpa que usam os americanos, podem torturar, mas ao menos não são tão maus como os talibãs.

André Oliveira disse...

Administradores do Blog, façam um favor aos portistas que vos leêm e comentam os vossos posts, banam este Andre sem acento daqui, por favor.

Ainda não perceberam q ele só está a provocar?

Mandem esse mouro daqui pra fora po favor..

Obrigado.

John Aarson disse...

Orgulhoazulebranco disse...
eu estava para seguir o conselho do John,mas não consigo resistir,o andre é tao engraçado =´)

Epa, eu só acho parvo é termos de estar a explicar tudo ao Andre, como se ele fosse um puto de 5 anos e não conseguisse perceber porque é que o Sol é maior que a Terra, ou como é que a Gravidade actua, e ele mesmo assim não queira compreender.
Por mais que gastemos o nosso latim, ele vai estar sempre na dele. Epa, eu vi que ele me respondeu a um post, porque comecei a ler "Os golos mal anulados ao Falcao agora vão desculpar tudo é?"
Nessa altura, ignorei, nem li mais. Saltei simplesmente o post dele. Ignorei. É simples. Já que não tem sentido ele ser banido, nada nos impede de nós mesmos colocarmos um "ignore" pessoal às mensagens dele e seguirmos com as nossas vidas, discutindo os nossos assuntos, sem ter de dar satisfações a gente com dor de cotovelo.
Sim, Andre, tens dor de cotovelo e nem vale a pena responderes-me que não vou ler a tua mensagem. Grande abraço [[]] ;)

Anónimo disse...

Oó p´ra este Ugandez sem acento!
Pois é nino...é a bida
já tás a mudar o discurso. Agora querias que os nossos jogadores fossem cristos? uma lição dessas dada por um mouro a cristãos deve ser para rir!
Aqui no Norte a malta não come e cala!
vais sentir esse "sabor" quando lá para maio nos visitares.

Miguel Magalhães disse...

Alguns comentários

1. O Fucile agarra o Edgar mas o Edgar está a agarrar primeiro o Fucile - até o Coroado foi capaz de ver isso: "Não assinalou o primeiro agarrão de Edgar a Fucile, depois não teve coragem para assinalar a grande penalidade cometida por Fucile."

2. O Alvaro Pereira força o contacto o que só mostra que anda a perder tempo a ver os jogos dos milhafres e percebeu os "grandes" jogadores que são o Aimar e o Saviola. Vamos ver se a comunicação social elogia o Alvaro Pereira pela capacidade de ter "sacado" o penalti e a expulsão do adversário

Para acabar, e apesar de concordar com o John Aarson sobre ignorar o Andre, não resisto: ó Andre és um patetinha! "sigue mamando" que parece que gostas

Anónimo disse...

FCP RUMO AO PENTA ! Acima de nós nem deus :D

AMO-TE MEU FUTEBOL CLUBE DO PORTO

Anónimo disse...

Agradecemos que ignorem o Andre. E a ele eu digo que somos muito tolerantes mas não somos nenhuns palhaços: se vens para aqui para provocar, cortamos-te o pio num instantinho. Não faltam blogues vermelhuscos para te entreteres. Cada macaco no seu galho.

Orgulhoazulebranco disse...

Têm razão,claro,peço desculpa.
O melhor remédio é mesmo o desprezo e não se justifica que gaste letra com esse burro fanático,é tempo perdido,mal perdido.Sorry.

Nuno Nunes disse...

A mouraria anda tensa com o que se está a passar. A histeria do lampião de serviço é um sinal disso mesmo.

O facto do clube do regime estar a ser amplamente beneficiado e o FC Porto prejudicado não os deixa de consciência tranquila. Estão a revisitar 2004/2005. Querem ganhar mas não a todo o custo mas o facto é que o clube em si não sabe vencer de outra maneira: controlo e instrumentalização das instituições (arbitragem, CD, Liga, FPF, PJ, MP, Media), tratamentos de favor e acção de bastidores para prejudicar os adversários directos. O costume. E é uma pena porque até estão a jogar bem.

Jorge Aragão disse...

Antes do Fucile puxar o adverário, este tinha-o puxado primeiro, logo falta e nada de penalti.
Daí que ... nada a registar de errado.
No lance do nosso penalti, só com recurso às repetições ( e mesmo assim) se pode duvidar.
Mas no decorrer da jogada rápida, fica a sensação de haver um toque sobre o Pereira. Difícil de ajuizar.
De rsto um bom jogo,que deu para ver Ruben Amorim a dizer bem alto o quanto era preciso um jogador assim.
Esperamos que isto seja um alento para as grandes decisões que continuam inquinadas lá para os lados da 2ª circular centralista e vigarista.

Unknown disse...

Jorge Aragão disse:

deu para ver Ruben Amorim a dizer bem alto o quanto era preciso um jogador assim

O nosso é o "pimba" ;-)

Nelson Carvalho disse...

Luís Negroni disse:

«Deve andar algum vírus benfiquista a afectar as mentes dalguns portistas, postador incluído, para dizerem que fomos
beneficiados, só pode.
»

Caro Luís,

Não me parece que a analise que faz sobre a arbitragem deste jogo, seja mais avalizada do que qualquer outra pessoa a ponto de afirmar que todo e qualquer portista está infectado com um vírus qualquer apenas por cometer o "pecado capital" de dizer que fomos beneficiados.

Você tem a sua opinião, eu tenho a minha e cada portista lá terá a sua visão das coisas. Há que respeitar o pensamento de cada um. E não é tambem por eu achar que a sua analise possa ser muito enviezada que vou dizer que você está ser atacado pela estirpe H1N1.

Além disso não sei qual o problema de assumir que neste jogo fomos beneficiados? Aconteceu, e pronto! Não há pachorra é para tentativas de camuflagem de situações aberrantes como fazem os garnizés de Carnide, ou para choradeira dos Calimeros e Viscondes da 2ª República de Aldrabade. Nós somos o Porto! Somos Portistas, e assumimos as coisas sem subterfúgios. Fazemos jus aos factos e não atiramos areia para os olhos dos outros. Por isso é que nosso estádio sabemos aplaudir quando a nossa equipa joga bem, mas tambem demonstramos o nosso descontentamento quando algo não vai bem.

De unanimismos falsarios está a blogosfera portista cheia. Orgulho-me de fazer parte de um espaço onde a opinião é livre e sem agendas!

José Correia disse...

Pedro disse...
«Mais uma lesão, de Rodriguez, que nos vai deixar ainda mais em apuros.»

De facto, já é a terceira lesão do Rodriguez esta época, o qual, vale a pena recordar, não fez a pré-temporada.

José Correia disse...

Pedro disse...
«Se o Kléber não vier.. a coisa vai ficar preta»

Mesmo que se confirme a contratação do Kléber, não me parece que ele esteja em condições de jogar já no próxima fim-de-semana.
Assim, para os próximos jogos, as opções para o ataque à disposição do treinador serão muito limitadas.
Rodriguez lesionado, Hulk continua suspenso da vontade do Dr. Ricardo Costa, Farias já saiu e Kléber ainda não está apto a jogar. É muita gente.

José Correia disse...

Mesmo sem marcar penalties, se não fossem os TRÊS golos mal anulados, Falcao seria nesta altura o líder dos melhores marcadores.

Anónimo disse...

Luís "Negroni",

Se não e capaz de discordar dos outros sem usar de invectivas, sugiro gaste o seu precioso Latim em foruns vermelhuscos.

Obrigado.

Dragaopentacampeao disse...

Rúben assumiu-se como o maestro que faltava a esta equipa. Aquele passe a rasgar, para o quarto golo, é um hino ao futebol.

Espero que o FC Porto arranque definitivamente para um período vitorioso até final.

Para tal, necessita melhorar a qualidade de passe. Hoje contei 36 passes errados! E não foi das piores performances.

Um abraço

Luís Negroni disse...

Alexandre Burmester,

"Deve andar algum vírus benfiquista a afectar as mentes dalguns portistas" é realmente uma invectiva terrível. Peço imensa desculpa mas nunca supus que este blog fosse frequentado por pessoas assim tão sensíveis e delicadas.

Muito Obrigado.

Jorge Mota disse...

Isto agora e o blogu do andre?!

Irra

(ve la se deixas de ser urso e ves os lances com imparcialidade)