terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Rúben, a primeira contratação de 2010

O FC Porto confirmou ontem a contratação do Rúben ao Nacional da Madeira, tendo adquirido 60% do passe por 3M€ (como especificado em comunicado à CMVM).

Sobre este jogador, há alguns pontos que acho importantes referir:

1 – Posicionamento no esquema do treinador
O Rúben é um médio ofensivo mais ao gosto do Mestre JF do que as actuais opções Belluschi e Valeri. É um jogador dotado tecnicamente, abnegado nas tarefas defensivas, com raça e velocidade. Pode facilmente ser adaptado à posição menos fixa do meio campo, jogando na posição 8, fazendo o papel de médio atacante sem descurar a vertente defensiva. Deverá ser a terceira tentativa para substituir Lucho (quarta, se contarmos com Guarin).

2 – Experiência
Apesar de relativamente novo (tem 23 anos), o Rúben é um jogador com bastante experiência de futebol sénior. Tendo começado no União da Madeira com apenas 17 anos, já acumulou na sua precoce carreira mais de 150 jogos oficiais, distribuídos por diversas competições (incluindo jogos em competições internacionais) como se pode ver no quadro abaixo.

Fonte: wikipedia.org no dia 18/01/2010

3 – É o salvador?
O mais importante aspecto que o adepto precisa de perceber sobre o Rúben, é que ele não é o salvador. Ele não vai conseguir marcar 3 golos por jogo; não vai conseguir fazer os cruzamentos e cabecear para golo no mesmo lance; e não vai poder estar atrás do Helton em todos os lances em que a bola vá entrar na baliza para acrobaticamente retirar a bola com o chamado pontapé “de bicicleta”.
Os adeptos precisam de se lembrar que é um jogador novo na equipa, que não está adaptado ao estilo de jogo do FC Porto e que pode precisar de algum tempo (esperemos que não muito… ) para se adaptar a uma nova realidade.
Resumindo, é apenas mais um jogador da equipa, que também vai falhar alguns lances, mas que esperemos que possa ajudar!

4 – O nome
Sim, parece que ele vai ter que manter o nome. Podemos tratá-lo por uma alcunha “princepiana” como "jogador-com-nome-de-cantor-pimba", mas não podemos obrigar um jogador a abandonar o nome que os pais lhe quiseram dar. Como tal, e como tenho feito ao longo deste artigo, vamos chamar-lhe Rúben... Simplesmente Rúben.

34 comentários:

José Correia disse...

Uma boa contratação, por um preço perfeitamente aceitável.
Só não percebo porque razão esta contratação não foi fechada em Dezembro, de modo a que o Ruben pudesse ter feito a sua adaptação à cidade e ao clube no período de paragem do campeonato (entre a 14ª e a 15ª jornada houve várias semanas de intervalo) e dado o seu contributo à equipa nos jogos com o Leiria e Paços de Ferreira.

Luís Carvalho disse...

Já vem tarde.
E ainda falta saber quanto tempo o Jesualdo ainda o vai "ambientar" pelo banco e pela bancada.

É um compra que dá toda a ideia de ter sido imposta de fora para dentro.
Ainda há apenas 2 semanas atrás, SAD e técnico concordavam que não precisavam de mais ninguém, já que o plantel existente dava todas as garantias...

Já devia ter chegado em Dezembro, para ter entrado no "11" logo no início de Janeiro.

Francisco Andrade disse...

Penso que esta contratação veio um Belluschi ou um Valeri tarde de mais. E agora, quem sai da lista da champions? Posso votar no Guarin, ou não vale a pena sonhar?

Parece um bom jogador (não diria um grande jogador) e de qualquer forma parece mais adequado ao sistema do Jesualdo. A questão é, será que lhe vão ser dadas oportunidades...?

Eu não vejo o Jesualdo dar muitas chances a jogadores portugueses, seja porque motivo for. O Próprio Varela acabou por ter sorte porque o Rodriguez e o Hulk foram estando ausentes, e mesmo assim a aposta inicial foi para o inenarrável Mariano.

Capitão Bacalhau disse...

Saudações,

Deviamos era ter ido buscar o Manuel Machado mas infelizmente está "lesionado".

Concordo com as questões levantadas sobre a adaptação... Conhecendo o JF, o Ruben estará apto para jogar na próxima época se o Mariano tiver de baixa, o Guarin na selecção, o Tomás Costa ainda a substituir o Fernando e o Beluschi ainda em fase de adaptação…

3M€ é mta nota… o Guarin até ficava bem de preto e branco!!!!

Mário Magalhães disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Mário Magalhães disse...

Boas,

Uma excelente contratação, mas que não me deixa nada eufórico, porque não vai fazer mudar as lacunas que temos. Ele está habituado a jogar solto e num esquema de 4-4-2 no vértice do meio campo mais adiantado, enquanto o esquema utilizado por JF é o 4-3-3, vai certamente jogar como médio interior direito ou esquerdo tem que se adaptar e vai levar o seu tempo. E esta contratação demonstra que afinal que o nosso plantel tem lacunas para o nosso treinador, e o que levou a recorrer a esta contratação foi o resultado menos bom de sábado e as dificuldades que a equipa vem demonstrando nos últimos tempos, e que o mister do porto não dava o braço a torcer, mas afinal...
Enfim lamentável não saber reconhecer as lacunas e só optar por esta contratação quando já estamos a 6 pontos, podia-mos ter evitado estes problemas senão fosse tão... JF.
Pode ser que a próxima seja o mister, e que deixamos de estar invadidos por gente de Mirandela, não é que não tenha nada contra aquela gente mas contra algumas opções que algumas pessoas de lá tomam tenho.
Em breve teremos mais novidades...

Saudações

Paulo Marques disse...

Já não há paciência...

nobigdeal disse...

Mário, sou orgulhosamente nascido em Mirandela e não achei piadinha nenhuma a essa boca :)

(Futebol Clube do Porto, a vencer desde 25 de Outubro de 1147)

Pedro disse...

Porra trocar o Jesualdo pelo Manuel Machado? Pensava já ter ouvido de tudo. Eu não quero ficar em 6º lugar.

Quanto ao Ruben, é boa contratação, vem ajudar, creio que o Prediger vai ser emprestado. De resto... só no final da temporada.

Américo Preto disse...

O Rúben irá tirar lugar a quem??
Se calhar ao Beluschi, o que acho mal. Agora só fica a faltar um lateral esquerdo, que é de resto a outra posição votada por mim no formulário deste blogue onde perguntam que posições deviam ser reforçadas neste mercado de inverno. O médio de transição já está só falta um lateral esquerdo.

Orgulhoazulebranco disse...

Concordo com o José Correia...já devia ter vindo!

E agora,quem sai?Do 11...

O Jesualdo pode ter as suas pancas mas se não quisesse o Ruben,o Porto não gastava 5M -.-'

Está na mãos de Jesualdo...ainda faltam uns quantos treinos e dias para o jogo com o nacional,sendo que pelo meio há o estoril(amanhã não deve jogar...)

José Rodrigues disse...

"E agora, quem sai da lista da champions? Posso votar no Guarin, ou não vale a pena sonhar?"

Muito boa pergunta.

Prediger, NA Coelho ou O Sá não são de certeza, já q nunca foram inscritos ("cortesia" de termos 3 vagas para prata da casa q ficaram por preencher por só termos um).

Quem então? De quem é q o JF vai abdicar? Boa pergunta.

Miguel Teixeira disse...

Quando se critica o Jesualdo Ferreira pela demora na contratação do Micael e esquece-se que ele foi o único que corrigiu as afirmações de PdC quando este disse que não se ia contratar ninguém....

Enfim, a malta já não sabe bem o que assobiar, vai daí fica parva.

Miguel Teixeira disse...

Podemos dispensar o Hulk ou o Sapunaru dado que esta época já sabemos que não jogam.


Estarei errado?

Miguel Magalhães disse...

Talvez venha tarde. Sou dos que acha que os jogadores que fazem a diferença devem entrar no inicio da epoca. Mas mais vale tarde do que nunca.
Se ele ja fez 150 jogos em Portugal, ainda menos percebo as contratacoes do Bellushi e Valeri (Prediger é um misterio).
A SAD nao costuma fazer alarido das contratacoes e é usual usar de contra-informacao. Nao compro a ideia de que esta contratacao veio de fora para dentro.
Quanto ao nome, sempre prefiro o nome do Ruben Micael do que o penteado do Bellushi...

P. Cardoso disse...

sendo que o nacional tinha 50% e o União da Madeira outro tanto, em quem ficam os restantes 40 %? E não era melhor ter investido já 5 milhões no passe completo, para não nos acontecer como o Paulo Assunção, que o Nacional ficou com metade do passe e só o vendia por 4 M?!

De resto boa compra. Vamos ver como se adapta.

p.s: Nuno andré coelho nao foi inscrito na champions? então so temos 3 centrais inscritos?

Pedro disse...

3 milhões por 60% do passe. O Nacional adquiriu a parte do passe que pertencia ao União. O Porto regularizou a situação do P.Assunção.

Os direitos desportivos são exclusivamente do FCP.

Creio que ainda há muita gente que desconhece este negócio.

Quanto à champions vamos ver, Sapunaru ou Miguel Lopes, consoante o castigo são os candidatos.

Pedro disse...

Por direitos desportivos entenda-se a liberdade de negociar a venda ou renovação do passe.

Além disso o FCP garantiu o direito de adquirir mais 10% do passe do jogador por cada época desportiva.

José Rodrigues disse...

"Podemos dispensar o Hulk ou o Sapunaru dado que esta época já sabemos que não jogam. Errado?"

Esses dois não podem jogar na liga (a confirmar...), mas nada os impede de jogar na LC.

Tendo em conta q não falta assim tanto tempo como isso para os jogos com Arsenal, acho q é de os deixar inscritos (e usá-los), porque podem ainda lá chegar com um mínimo de ritmo.

Bem, pelo menos o Hulk... se calhar o Sapu vai ser o sacrificado (e mesmo assim ainda falta uma vaga para O Sá, se quiserem inscrevê-lo agora).

PS - P Cardoso: não, o NA Coelho não foi inscrito, logo só temos 3 centrais inscritos. Alguém tinha q ficar de fora, calhou-lhe a ele a fava...

podia ter sido inscrito usando uma das vagas não utilizadas para jogadores da casa se... fosse jogador da casa pelos regulamentos (i.e. 3 anos ao serviço do clube até aos 21 anos). Mas como só passou ano e meio no FCP até essa idade...

Luís Carvalho disse...

"Podemos dispensar o Hulk ou o Sapunaru dado que esta época já sabemos que não jogam."

Só se, agora, agredir um "segurança" perante apenas 2 ou 3 "testemunhas" valer o mesmo que agredir um árbitro perante dezenas de milhar de espectadores no estádio + audiencia televisiva...

Pedro disse...

A suspenção preventiva salvo erro impede a utilização dos jogadores na Liga dos Campeões, mas agradeço que alguém com 100% de certezas confira.

Agora o enquadramento legal é assim mesmo. A suspensão pode ser 10 vezes pior do que partir uma perna a um adversário de forma intencional no campo.

Miguel Teixeira disse...

Já li algures que a suspensão é para todas as competições oficiais.

Anónimo disse...

A suspensão só pode atingir essa gravidade se os stewards forem considerados como "agentes desportivos". É em torno deste pormenor que vai assentar a decisão da CD da Liga e o recurso do FCP para o CJ da FPF, recurso esse ao qual o CJ dará provimento.

Anónimo disse...

Estava a responder ao post do Pedro das 15.52

Pedro disse...

Para este CD da liga até as baratas no túnel da Luz são agentes desportivos.

Pelo que consultei no Jornal O Jogo as suspensões são válidas para todas as competições oficiais nacionais e internacionais.

José Rodrigues disse...

"Pelo que consultei no Jornal O Jogo as suspensões são válidas para todas as competições oficiais nacionais e internacionais."

Bem, a ser assim é uma ENORME chatice. Um busílis do camandro...

É q nem sequer os podemos emprestar (certo?).

Offshore disse...

Rui Moreira,

Não sei se ainda vou a tempo mas como prevejo que logo mais seja 'esmiuçado' o golo do Falcao gostaria de deixar uma questão no ar.

Caso tenha tocado com a mão, o que discordo, o golo deixaria de ser legal ?
atente-se à lei 12

LAW 12
Handling the ball

Handling the ball involves a deliberate act of a player making contact with
the ball with his hand or arm. The referee must take the following into consideration:
• the movement of the hand towards the ball (not the ball towards the hand)
• the distance between the opponent and the ball (unexpected ball)
• the position of the hand does not necessarily mean that there is an
infringement
• touching the ball with an object held in the hand (clothing, shinguard etc.)
counts as an infringement
• hitting the ball with a thrown object (boot, shinguard etc.) counts as an
infringement

parece-me que nem com a teoria lampiã a legalidade do lance pode ser posta em causa.

Pinho Cardão disse...

Claro que o meio campo necessitava absolutamente de reforços...e de dispensas.
Esse é um problema interno. Real.
Mas também há um real problema externo: os actos que distorcem a concorrência, equiparáveis a verdadeiros "crimes" económicos.

http://quartarepublica.blogspot.com/2010/01/crime-sem-etica-e-sem-lei.html

"Crime" sem ética e sem "lei".

O futebol português profissional tornou-se uma importante actividade económica e uma indústria que, directa ou indirectamente, movimenta centenas de milhões de euros e emprega milhares de pessoas. O seu produto, o futebol, é um dos poucos produtos concorrenciais à escala global e ocupa normalmente lugares de topo nos grandes certames europeus e mundiais. As três principais SAD,s encontram-se entre as grandes empresas portuguesas e uma delas tem-se distinguido, de forma consistente, como uma das maiores empresas exportadoras nacionais, quer em receita bruta, como líquida de importações.
Dada a sua natureza, a organização do futebol obteve do Estado a faculdade de ter a sua própria justiça desportiva, de forma a gerir com celeridade os normais litígios derivados de actividade tão específica.
Como nas restantes actividades económicas, a concorrência é uma condição essencial ao bom funcionamento e sobrevivência da indústria, enquanto tal.
Faz hoje um mês, dois empregados de uma SAD, a do FCPorto, especializados na actividade futebolística, foram suspensos de exercer a sua actividade profissional, devido a alegados desacatos cometidos fora do local de trabalho, no túnel do Estádio da Luz. Passado um mês, esses dois profissionais continuam suspensos, sem sequer terem sido ouvidos sobre os factos de que são acusados e deram origem à suspensão. Durante estes 30 dias, apenas houve tempo para serem chamados, não para conhecerem o objecto do delito, que não lhes foi revelado, mas para darem a sua versão pessoal dos acontecimentos no túnel. Assim a modos de testemunhas.
Com este acto inclassificável de protelamento sine die de um processo que se exige célere, a justiça desportiva, para além de se negar a si própria, está objectivamente a praticar o “crime” económico de atentado à concorrência, privando uma empresa dos meios de produção que lhe permitem desempenhar nas melhores condições a sua actividade, e promovendo assim o benefício de terceiros. Ao abrigo de uma norma desenhada para encurtar os prazos de suspensão, pratica-se a arbitrariedade de os prolongar sem fim à vista. Um verdadeiro “crime” económico, praticado às escâncaras e ao abrigo de uma torcionária interpretação literal da lei. No fundo, um “crime” económico, sem ética e sem “lei”. Praticado precisamente pelo órgão que devia zelar pela legalidade e boa concorrência.
a. pinho cardão

HULK 11M disse...

Acho por bem lembrar que por esta altura da época anterior o FCP foi buscar um tal "Cishoco" que não precisou de qualquer tempo para pegar de estaca na equipa!
Haja esperança!

PMF disse...

Boa e compreensível contratação....
Mesmo (sobretudo?) numa lógica de futuro.

P. Cardoso disse...

Obrigado pelas respostas ;)

Essa dos 10% por época, não tá mal pensada não.

E nesse caso deve sair o miguel lopes porque o sapunaru é mais proximo de central.

Quanto à mão do Falcao nem comento. Nos 30 segundos que a SIC faz de antevisão do telejornal, no domingo, foi possível ver: Mais desgraça no Haiti, atentado não sei onde, e golo de Falcao afinal foi marcado com a mão. Parece irreal isto :D

P. Cardoso disse...

p.s: Luís aguiar, ou um jogador do género, fazia-nos mais falta que ao Braga...

Paulo Marques disse...

E o car**** do Rui Moreira ainda sustenta a hipótese de alguma vez poder ter sido com a mão.
Com portistas assim, nem vale a pena. Até para o ano.

rui moreira disse...

mey caro, este car***** não sustentou hipotese nenhuma dessas. reveja por favor, se viu. disse que ninguem onsegue ver, mas que pela forlça da bola é impossivel ter sido com a mão. agora se você consegue ver, então parabens. consegue ver mais do que todas as camaras.