segunda-feira, 4 de janeiro de 2010

Desalinhados?


“O FC Porto não vai às compras em Janeiro nem está interessado em vender qualquer dos activos do clube. A garantia foi dada ontem por Pinto da Costa, reforçando uma ideia que já tinha transmitido há cerca de duas semanas: o plantel actual é suficiente. Nem a hipótese de ver Hulk e Sapunaru castigados por um longo período o faz mudar de opinião.”
in OJOGO, 30/12/2009


“A porta do FC Porto está entreaberta à entrada de jogadores durante o mercado de Inverno. Jesualdo Ferreira comentou ontem as declarações de Pinto da Costa que, a meio da semana, se mostrou satisfeito com o actual plantel, revelando que o técnico ainda não lhe tinha pedido reforços. E é aqui que reside o cerne da questão: Jesualdo confirmou que até à data não pediu ninguém, mas não quer dizer que o venha a fazer até ao dia 31 de Janeiro. Para colocar um ponto final naquilo que considerou "especulações sem sentido", o professor explicou a sua posição. "O que o presidente disse foi que eu não tinha pedido qualquer jogador até agora e não foi o que saiu nos jornais. Isso revela uma intenção de especular com uma situação que foi clara", acusou. O técnico lembrou que no FC Porto "todas as questões são discutidas diariamente porque o futebol é uma actividade dinâmica e os comportamentos variam, incluindo os dos jogadores". Por isso, não foi taxativo quanto à necessidade ou não de contratar mais jogadores. "As conversas que tenho com o presidente, com o director geral e a administração são nossas e não serão reveladas", insistiu.”
in OJOGO, 01/01/2010

Nos últimos dias assistimos a algo que não é normal ocorrer no FC Porto: declarações aparentemente desalinhadas entre treinador e presidente (ou não, e então o que se está a passar é pura "estratégia"). Disse Pinto da Costa que a equipa não precisa de reforços porque o plantel é excelente e o Prof. Jesualdo não lhos tinha pedido. Agora é Jesualdo que vem dizer que são os jornais que estão a especular e que afinal até pode vir a pedir jogadores até à data de fecho do mercado.

Estaremos a assistir ao princípio do fim de uma relação em total sintonia entre o Presidente e o treinador a quem aquele decidiu um dia apelidar de Mestre?

Parece-me óbvio que a equipa precisa de jogadores de maior qualidade pelo menos para o meio campo mas também sou da opinião de que com este naipe de jogadores o treinador estaria na obrigação de apresentar futebol de melhor qualidade. Veremos se até 31 de Janeiro o FC Porto contrata ou não e se este plantel é suficiente para atacar o campeonato.

11 comentários:

SecretHell disse...

Penso que é claro que JF sai no final da epoca independentemente do que fizer este ano e que Domingos ja deverá estar apalavrado...O nosso presidente quendo referiu ao homologo da Oliveirense aos 60 min de jogo que iria dar porlongamento revela bem do estado animico que vai nas nossas hostes com as mas exibiçoes constantes da equipa...eu vi ontem um pouco do jogo do Braga e tenho cada vez mais esperanças que possam lutar com o clube do regime ate ao fim e que sejam campeoes...era a nossa sorte

Jorge Aragão disse...

As hipoteticas contratações já deviam estar concluidas como fizeram os rivais.
Também sabemos que quem chega leva 6 meses a pôr-se fino segundo os padrões de Jesualdo!!!
Algo está complicado por ali e pode vir a custar muito caro...

SecretHell disse...

Ha pouco nao referi mas é claro que nao faz sentido o Porto contratar agora qualquer jogador se daqui a 6 meses vai ter novo treinador...a nao ser que Domingos desse ja o aval ...o JF vai ter que se contentar com aquilo que escolheu e que foi bem caro...

Pedro disse...

Se Jesualdo for Campeão não tenho dúvidas que fica até fim do contrato.

Mas vamos por partes. Esta "espera" tem a ver com o túnel da luz. Corremos o risco (real) de ficar sem 4 titulares duma assentada + Sapunaru por uns meses. Creio que a SAD se existir um castigo pesado vai-se reforçar. Se não houver castigo, o que duvido, vai buscar pelo menos 2 jogadores, um extremo, e possivelmente um defesa direito (Sapunaru+Fucile em risco).

Não acredito, nem faz sentido nenhum essa falta de sintonia. Presidente e treinador são próximos, creio que a questão é mais no sentido emocional. Um acha que não vai haver castigo, o outro acha que nos vão fazer a cama.

Eu por mim falo, se nos castigarem os 5 jogadores não vou faltar a nenhum jogo, em casa ou fora. O plantel passa para plano secundário quando a luta se está a fazer fora dos relvados.

Por muito mal que o Porto esteja a jogar... pergunto como estaria a classificação com uma arbitragem séria no jogo da Luz.

E que dizer do Olegário ontem... é tudo feito ás claras.

Pedro disse...

Errata:

"Se não houver castigo" é obviamente corrigido para se houver castigo.

SecretHell disse...

Pedro disse...
Se Jesualdo for Campeão não tenho dúvidas que fica até fim do contrato.

E impossivel sermos campeoes este ano ...nao sei como ha portistas que ainda acreditam...mesmo que a equipa jogasse um super futebol ate ao final do campeonato , a estrategia do adversario esta muito bem montada fora das 4 linhas ...para alem do investimento feito eles controlam arbitragem , comunicaçao social, liga de clubes, dirigentes politicos , tem alianças com grandes empresas , etc...o Rui Santos disse ontem que perdemos o campeonato no tunel da luz e em parte a culpa é nossa porque fomos ingenuos e caimos na armadilha

Pedro Mota disse...

Eu acho que o Porto tem todas as condições para vir a ser campeão,pois 4 pontos não são nada,ainda para mais quando vamos receber Braga e Benfica em casa,podendo logo ai roubar 3 pontos a cada um..Eu acredito no titulo,temos plantel para isso,basta faze-lo render o que pode...Para mim se o Porto começar a jogar em 442 será quase invencivel..

Preto no Branco disse...

SecretHell:

"A estrategia do adversário está muito bem montada fora das 4 linhas", mas, também, muito mal montada dentro das nossas 4 linhas.

Eu também acredito que não vamos ser campeões, a não ser que houvessem mudanças radicais,e não pelos factores externos, porque esses sempre existiram, mas sim, por este (des)treinador.
A concorrência este ano é forte...

Gil

José Correia disse...

Pedro disse...
«se nos castigarem os 5 jogadores não vou faltar a nenhum jogo, em casa ou fora. O plantel passa para plano secundário quando a luta se está a fazer fora dos relvados»

É esse espirito que eu quero ver nos onze jogadores do FC Porto, sejam eles quais forem, quando entrarem em campo.
Pode ser que os vermelhos ainda se arrependam de, mais uma vez, quererem ganhar nos bastidores em vez de o fazerem de forma limpa dentro do campo.

pc disse...

Já não caíamos numa cilada desde o "pseudo-desvio" do Geraldão.
Parece-me, no entanto, que esta terá sido montada cedo de mais — ainda não acabou a 1ª volta! por isso, ainda vamos a tempo e ... como sabemos "largos dias..."

P. Cardoso disse...

reforços de inverno :

Ruben Micael (ou outro que possa chegar e jogar estilo Tiago)

e um extremo que saiba cruzar ( nao tenho visto jogos do Ukra, mas para 6 meses era capaz de fazer bem melhor que Mariano)

Reforços para o Verão: um ponta-de-lança estilo Cardozo e um treinador