
Estas eloquentes declarações foram proferidas por Olegário Benquerença, no dia 22 de Novembro de 2009, no I Congresso Internacional de Arbitragem, organizado pela APAF no Centro Cultural de Congressos das Caldas da Rainha.
Cerca de um mês e meio depois, no passado dia 3 de Janeiro, o senhor Olegário estava na "catedral" a arbitrar o SLB x Nacional, quando aos 29 minutos de jogo, sem estar a disputar a bola, Luisão pontapeou um adversário (Leandro Salino) que se encontrava caído no relvado. Benquerença viu, interrompeu o jogo e quando toda a gente esperava a inevitável expulsão do defesa-central encarnado, o árbitro limitou-se a mostrar um cartão amarelo ao internacional brasileiro.
Já ninguém se surpreende com as roubalheiras na "catedral" da Luz mas, desta vez, o país futebolístico ficou atónito. Como é que isto foi possível com um árbitro que está na calha para ser nomeado para o Mundial da África do Sul? Haverá explicações para tal actuação (a qual seria complementada até ao final do jogo por mais meia-dúzia de lances de inclinação acentuada do relvado da Luz)?

Contudo, se Olegário tivesse cumprido as leis em termos disciplinares, as maiores implicações seriam no campeonato. Como é sabido, Sidnei e David Luiz não estão disponíveis para a deslocação a Vila do Conde. Sidnei está a recuperar de uma lesão muscular, que o mantém afastado dos relvados há várias semanas e David Luiz, apesar da enorme impunidade de que tem gozado, viu o 5º amarelo no jogo com o FC Porto. Se também Luisão não pudesse jogar, a dupla de centrais encarnados no estádio dos Arcos teria de ser constituída por Miguel Vítor (que está sem ritmo de jogo) e por Roderick (ex-junior) ou Javi Garcia (adaptando um outro jogador ao lugar de trinco).
Estão a ver as implicações da (não)expulsão do Luisão?
Saliento que perante a agressão de Luisão, Olegário tinha três hipóteses: i) mandar seguir o jogo; ii) expulsar o central benfiquista; iii) mostrar o cartão amarelo. Já agora, porque razão optou pela terceira hipótese em vez de mandar seguir o jogo? Poderia alegar não ter visto, o que salvaguardaria a sua reputação. A resposta só ele poderá dar, mas se o árbitro dissesse que não viu o lance a situação enquadrava-se nos critérios de um processo sumaríssimo e nem com toda a ginástica do Mundo o dr. Ricardo Costa poderia salvar o central benfiquista. Percebem?

Sendo esta a realidade, o que queriam que o pobre árbitro, que não quer ser chulo nem palhaço, fizesse?
O Sistema agradece.
P.S. Como se não bastasse o “trabalho exemplar” de Benquerença, Vítor Pereira jogou pelo seguro e, de modo a não correr quaisquer riscos, tratou de nomear Bruno Paixão para dirigir o jogo de hoje entre o Rio Ave e o Benfica. O Sistema não dorme...
5 comentários:
Mais uma taça para ser ganha por um SLB a ser levado ao colo.
Admito que fui das poucas pessoas a defender a realização desta taça. Se países como a Inglaterra têm uma taça da Liga e jogam MUITOS mais jogos que nós no total da época, porque não haveriamos nós de ter uma também?
Agora, a manter estas constantes palhaçadas em prol de um clube (seja ele qual for), descredibilizam cada vez mais a porcaria da taça.
Mas sinceramente lá no fundo, até não me importo tanto... eles que sejam ajudados em TODOS os jogos da taça da liga. Só descredibilizam a taça e com cada jogo que são levados ao colo, vão-se acumulando as anormalidades. Eventualmente este "sistema" que está por detrás do slb a levar ao colo, acabará por não aguentar com tanto peso. Espero que esse dia esteja muito próximo...
O Benquerença também terá feito companhia ao Rui Santos e ao Vieira na entrega da petição na AR?
«A resposta só ele poderá dar, mas se o árbitro dissesse que não viu o lance a situação enquadrava-se nos critérios de um processo sumaríssimo e nem com toda a ginástica do Mundo o dr. Ricardo Costa poderia salvar o central benfiquista. Percebem?»
De facto, com o assinalar da falta e consequente exibição do cartão amarelo, Luisão fica salvaguardado de um processo sumarissímo.
Contudo, os regulamentos da Liga prevêm a possibilidade de instauração de Processos Disciplinares aos jogadores / Treinadores / Dirigentes que usarem de conduta inapropriada ou violenta para com outros Agentes Desportivos.
Perante a agressão bárbara de Luisão a Leandro Salino, o dr. costa deveria, ou melhor, tinha obrigação de instaurar um Processo Disciplinar ao central da equipa lá da Capital.
Enviar um comentário