sábado, 17 de julho de 2010

As televisões dos clubes de Lisboa

Não me surpreendeu minimamente o anúncio feito pelo site oficial do FC Porto, informando que os jogos particulares frente ao Ajax (18 de Julho) e à Sampdoria (25 de Julho) não teriam transmissão televisiva. É mais uma das consequências de vivermos no país mais centralista da Europa e quem manda, neste caso nas televisões, segue a mesma cartilha do poder político e económico.

De facto, visto do Terreiro do Paço, qual o interesse de jogos como um FC Porto x Ajax ou um FC Porto x Sampdoria? Então não é óbvio que o cartaz dos torneios de Guimarães ou do Guadiana é muito mais interessante?

O centralismo televisivo consegue ser ainda pior que o asfixiante centralismo politico e, por isso, é natural que as televisões de Lisboa só estejam dispostas a pagar pelos desafios dos clubes da capital e, particularmente, pelos que envolvem o clube do regime - o SLB. Aos outros, quanto muito, oferecem migalhas pelas transmissões televisivas, mesmo que, neste caso, estejamos a falar do clube português de maior sucesso nos últimos 30 anos.

Mas verdadeiramente escandaloso foi o que se passou na época 2002/03, quando o FC Porto x Lazio, das meias-finais da Taça UEFA, não foi transmitido (em directo) para Portugal.
Recordo esse jogo, disputado em 10/04/2003, como um dos melhores a que assisti até hoje. Debaixo de uma chuva diluviana, a equipa do FC Porto brindou os 50 mil privilegiados que encheram o já demolido Estádio das Antas com uma exibição memorável, em que até o Postiga marcou um golaço. Os outros dois milhões de portistas também puderam vibrar, ouvindo o relato na rádio...

22 comentários:

Carrela disse...

Grande verdade!
Tb estive nesse jogo e guardo "religiosamente" o bilhete com o 4-1 escrito :)

Não compensaria o FCP ter um canal?

Candido disse...

Jogo memorável do grande FCP!! Esta equipa de Mourinho era simplesmente a melhor do mundo e só foi pena que neste ano não estivéssemos na Liga dos Campeões pois tinham sido 2 seguidas, não tenho dúvidas!E o SLB ainda se quer comparar!!!! De longe o melhor clube do Portugal Democrático!!!

DragoesJuntos disse...

Eu fui um dos que esteve.....em casa a ouvir o relato!!!

Lembro-me como se fosse ontem, a cada golo trocava SMS com outros amigos portistas daqui de Lisboa. Até que ao 4.º golo já não chegavam os SMS eram chamadas a voar com a alegria e alguma tristeza à mistura por não estar a ver este magnifico jogo.

Esta época, já lá vão 3 jogos e nada de ver o meu Porto...seguindo-se pelo menos mais 2 que não vão ter transmissão na TV...é triste...

Remígio Manuel Silva da Costa disse...

Com um acompanhamento da comunicação social condizente com o sucesso que o Futebol Clube do Porto protagonizou nestes últimos trinta anos , hoje, não haveriam seis milhões de adeptos virtuais mas um país inteiro a vibrar com os êxitos do nosso clube.

Traficante de pneus disse...

O Jogo da minha Vida...
Até as lágrima me vêm aos olhos.

Anónimo disse...

O Porto é tratado como se não fosse um clube português.
Viram a capa d'a Bosta do dia seguinta à espanha ter sido campeã do mundo? e lembram-se da capa desse asqueroso pasquim no dia seguinte a sermos Bicampeões do Mundo em Yokohama?
Portanto acho que estamos abaixo dos castelhanos!
A única coisa que me preocupa é que com o passar dos anos e perante tanto "fascismo" alguns dos nossos começam a "ceder". enfim...

bLuE bOy disse...

@ José Correia,

ora nem mais, ora nem mais... o tempo passa, mas bom Portista que se preze, jamais esquece estas diabrites.

somos poucos, somos só nós... mas tb não precisamos de mais ninguém, afinal, somos mesmo únicos!!!

sou jovem ainda, diria até, mas não esqueço nunca, para mim, os 2 marcos mais negros da comunicação social, a desportiva, obviamente, neste país infestado de invejosos, ridiculos e mediocres:

1. na tB, já disseste tudo aqui neste post, por isso, nada mais há para dizer;

2. na escrita, a capa d'A BOLA da vergonha, numa célebre manhã de 13-12-2004... o fcPORTO tinha acabado de se sagrar bi-campeão mundial no dia anterior... esse nojo de jornal, intitulava o MAMMA MIA! em letras garrafais, acompanhada de uma imagem de cima a baixo de Trapattoni, som pano de fundo prós 4 que tinham acabado d'enfardar em Belém... deixando para o fcPORTO, um cantinho de jornal, em baixo, pa ver se escapava aos olhares menos atentos.

a partir daqui, destes 2 exemplos, para quê admirar?... o que temos que fazer ainda mais para nos respeitarem?

nada, digo eu... PQosP isso sim!!!

miguel87 disse...

Provalvelmente a melhor e mais completa exibição que vi de uma equipa de futebol durante 90 minutos! Que grande jogo esse Porto - Lazio!
Ainda tenho a transmissão diferida da RTP gravada em VHS.

miguel87 disse...

Chelsea, Inter, Real... o Mourinho pode ir para onde quiser que dificilmente vai conseguir pôr outra equipa a jogar futebol como este Porto de 2003!
Não sou do tempo do Brasil de '70 e '82 nem da Holanda do Cruyff por isso só posso comparar esta equipa ao Barcelona dos 2 últimos anos!

eumargotdasilva disse...

Concordo devemos reclamar por tratamento diferente; mas às tantas, acho que devemos fazer nós!
Esta história de nos queixarmos já me começa a agoniar! Vem a cena do Metro do Porto, e o estado é que diz como as obras vão ter de (não) ser feitas! Bota-se o TGV para Madrid e fecha-se o Aeroporto Sá Carneiro. O FCPorto destrói-se com submarinos travestidos de juizes nas instâncias do futebol, etc...
Tudo isto cansa muito!
Depois recordamos os 4-1 à Lázio ou os 4-0 do Lemos...
Acho que está a chegar a altura de dizer basta! E encontrarmos nós as soluções:
não querem o Metro e o aeroport, não pagamos impostos; não querem televisionar o fcp não pagamos taxa de audiovisual!
Ou nos vamos unir, ou vamos ser f*** (pardon my french!) mais uma vez!

Daniel Gonçalves disse...

Se a Comunicação Social não ofereceu ao Porto o montante monetário justo para a transmissão dos jogos, então concordo que não se deve ceder ao abaixamento do preço, que não é condizente com o historial do clube. Relativamente a esta discriminação dos media, penso que o caso mais grave é o da RTP, que é do Estado, portanto de todos os portugueses, paga pelos impostos de TODOS os portugueses, e não apenas pelos de um clube, partido, cidade, região, sendo que a culpa é do Conselho de Administração da dita estação, que não serve e não respeita a "Coisa Pública" mas apenas os seus gostos particulares. Depois do 25 de Abril ainda restam alguns "defeitos" na nossa Democracia, ou seja, considerar o Estado como propriedade particular, situação que já vinha do tempo da I República (mas estou a entrar por outros assuntos, fico por aqui).

Unknown disse...

"Acho que está a chegar a altura de dizer basta! E encontrarmos nós as soluções:
não querem o Metro e o aeroport, não pagamos impostos; não querem televisionar o fcp não pagamos taxa de audiovisual!
Ou nos vamos unir, ou vamos ser f*** (pardon my french!) mais uma vez!".

Absolutamente de acordo.

Para quê pagar impostos? Se a gestão é ruinosa (cada vez mais dívida do estado à semelhança da Grécia, Reino Unido e Espanha) e se os nossos interesses não são salvaguardados?

Nos últimos 2 anos tem aumentado o ataque aos resistentes ao centralismo (Porto e Madeira). Não concordo com tudo o se passa na minha região, mas se não houver o mínimo de união em assuntos do interesse geral então qualquer dia estamos a ter de enviar os nossos melhores alimentos para a dita capital e ficarmos nós com as tripas.

Já dizia Martin Luther King "A injustiça em qualquer lugar é uma ameaça à justiça em todo lugar.".

Bruno Paiva

victor sousa disse...

...e convém não esquecer quem era o administrador da RTP à altura, e as considerações que fez. Provavelmente é o mesmo que acha que as portagens nas SCUT's a norte são "descriminação positiva"...

André Oliveira disse...

Urge a FCP TV!

Camisola mais linda!

José Correia disse...

Analisando friamente o contexto em que vivemos em 2010, uma FCP TV (a Dragões TV) é algo que deveria ser uma das prioridades da Administração do FC Porto.

Jorge disse...

Vi o jogo ao vivo na televisao... ja que foi transmitido em directo nos EUA por um dos canais da Fox.

meirelesportuense disse...

Concordo com a criação de uma Televisão do Clube, se outros a têm porque não nós termos uma e assim acabava de vez a exploração da Sport Tv ao nosso Clube...No entanto parece-me que mesmos os que têm o seu próprio Canal, não deixam de passar direitos para auferir proventos pelas transmissões em outros Canais pagos...
Não esqueçam a guerra nas transmissões dos jogos dos júniores ainda no final da época anterior, foi na TVI e na sua Administração está lá um nosso associado de referência...

Orgulhoazulebranco disse...

É que se há clube que precisava de um canal só para si,sem dúvida que é o nosso!
Até lá,podia sempre haver um on-line...não é assim tãããooo difícil para uma instituição como o FCP

Replica disse...

Espero que o Porto saiba responder

a esses fdp.

Jorge Mota disse...

Fui as Antas e depois vi em diferido logo a seguir no coffee!!

Foi bom pq assim vi 2 espectaculos seguidos futebol e bebi 1as cucas!!

Ainda me lembro daquele silencio esmagador no golo do claudio lopez!!0-1!

So diziam ao meu lado:
«la se foi o sonho europeu»!!

Mas n foi pq partimos para 1a exibiçao TOP!!

Ja estou habituado a estas faltas de respeito!!E bom,assim ngm sabe nossa tactica!!!!

alemanha22 disse...

Jogo memorável... um dos melhores que vi ,também devia mostrar aquela maldade do DECO ao Simeone quando este vai a queima e o Deco passa-lhe a bola por cima,grande momento..a rtp em minúsculas porque não merecem mais estão a dar cabo do futebol em Portugal. Há muito tempo que eles tomaram partido pelo clube do regime tornando-os cegos,cínicos e patéticos . O importante é fazer jogos como estes..um abraço

alemanha22 disse...

eu vi o jogo no estádio e apanhei uma grande molha ,mas foi dos jogos que nunca esquecerei ...