quinta-feira, 1 de julho de 2010

As dispensas do FC Porto

Por Filipe Sousa

A cada defeso – “época em que é proibido caçar” – a minha esperança, e a de outros portistas, é a de que, finalmente, o Porto faça uma dieta na sua extensa folha de pagamentos. Neste defeso, mais do que em qualquer outro de entre os mais recentes, é (ou seria) absolutamente obrigatório que essa dieta se concretizasse, dado que os milhões da Liga dos Campeões vão passar ao largo. Algumas vozes defendem - e estou basicamente de acordo - que um corte relevante nos custos com salários de jogadores que, muitas vezes, não chegam a fazer um único jogo oficial pela equipa principal, permitiria contratar jogadores mais “conceituados”. Ou seja, em vez de manter 10 jogadores emprestados de qualidade duvidosa – e neste grupo não incluo as “promessas” oriundas da formação, como são exemplos Ricardo Carvalho, Castro e Ukra, poder-se-ia contratar um ou dois jogadores de créditos firmados e com salário condizente com a sua “fama”.
Este é um dos cenários óptimos. Agora a realidade, e no caso específico do “meio-campo”.

A acreditar nas notícias, Castro, Pelé, Fernando e Souza, vão lutar por um (ou dois?) lugar(es) no plantel principal, durante o próximo estágio de pré-época. A “nota dissonante” aqui é precisamente o recém-chegado Souza, que, de novo, a acreditar nas notícias, não foi “pedido” ou “exigido” por Vilas (ou Villas?) Boas (VB), mas teve apenas o seu aval. Um parêntesis aqui. A juventude e famigerada inexperiência de VB, causam-me mais temor na sua convivência diária com os “tubarões” que gerem o Porto, do que nos confrontos com Manuel Machado, Rafa Benítez, Jorge Jesus ou o aprendiz de Jorge Jesus, José Mourinho.

De volta ao Souza. Tendo apenas o aval de VB, 20 e poucos anos, e nenhuma experiência de futebol europeu, não lhe auguro grande futuro no plantel principal nos próximos tempos. Logo, a conclusão óbvia é que se trata de mais uma “aposta de futuro”. Tendo em conta que certamente o Pelé, não vai agora “abrir o livro”, estes dois mais o Prediger, vão durante sabe-se lá quanto tempo continuar a pesar nas contas do Porto, sem oferecerem qualquer tipo de retorno. A pergunta é “para quê”? Mesmo que o Fernando seja transferido e o Castro tome o seu lugar, é no Souza que se vai apostar, no caso de lesão do Castro? Faz sentido manter esta política de “contratar para emprestar” (por somas relevantes, note-se), num ano que se prevê de “vacas magras”? Todos estes custos distribuídos, não permitiriam contratar um jogador com créditos firmados, e até manter outros?

Acreditei que os desaires da época passada (apesar do grandioso orçamento), de entre os quais a não qualificação para a Liga dos Campeões é de longe o mais gravoso, fizessem o Porto voltar a uma gestão mais "terra-a-terra", a uma política de contratações mais objectiva e ponderada, porque o tempo, até pelos factos relatados pelo José Correia no recente post “Do Terreiro do Paço nem bom vento…”, não permite grandes aventuras. Mas a aposta parece ser – até ver – na continuidade. E agora já não há a desculpa recente e recorrente, que todas as dúvidas abafa: (não) somos campeões. A margem de erro está substancialmente reduzida e a mudança de treinador pode resolver alguns problemas, mas não soluciona todos, e as contratações por “tentativa e erro” – como no fundo são todas – têm, mais tarde ou mais cedo, de deixar de ser feitas completamente às cegas. Este é um ano fundamental, (como sempre) mais importante que anterior mas que começa (quase) da mesma forma – mais uma época de fracasso pode embalar definitivamente o Clube do Regime - que não desdenha dos erros alheios, como o Porto outrora fez - para uma espiral de aumento de impost… perdão, de vitórias difícil de contrariar.

Nota final: O 'Reflexão Portista' agradece ao Filipe Sousa a elaboração de mais este artigo.

5 comentários:

Pacheco disse...

A contratação do Souza não me parece descabida, até porque o Castro joga uns passos mais à frente (onde o Meireles e o Tommy estarão de saída) e o Pélé parece estar vetado pela direcção.

A mim faz-me mais confusão a contratação do Kléber, com características e idade semelhantes às do Orlando Sá. Um é para rodar e ganhar experiência, mas o outro já pode vir para o plantel...?

Também me faz alguma confusão a contratação do Sereno, mas vou assumir que o B.Alves também pode estar de saída.

Finalmente, o tal James Rodriguez, extremo-esquerdo. Ora, de extremos temos o Hulk, o C. Rodriguez, o Varela (a grande surpresa da época passada), o Mariano e o Ukra. Ou seja, seis extremos... mesmo admitindo que finalmente se manda o Mariano para outra banda, ainda fica um a mais nas minhas contas. Ou seja, Ukra emprestado em Dezembro...

Sou daqueles que tem a opinião que a equipa do Porto o ano passado era melhor do que quiseram fazer crer, pelo menos ao nível do 11 principal e mais 2 ou 3 suplentes, tendo sido MUITO prejudicada pelas incontáveis lesões (de osso, não foram propriamente musculares) nas quais incluo o castigo do Hulk. Caramba, foi o Hulk, o Varela, o Micael, o Rodriguez, o Fernando, o Fucile, entre outros menos importantes como o M.Lopes, o Orlando Sá, o Farias, o Tommy, etc.

Não espero, não quero, uma grande revolução no 11.

Por isso, se a contratação do Souza e do Sereno ainda me pareceram úteis, a juntar às boas notícias da inclusão do Ukra, do Castro e do Viana pelo menos no estágio, as do James e do Kléber deixam-me um pouco preocupado com o que mais ainda poderá vir...

André Oliveira disse...

Pois..eu também não percebo, e as opiniões até dos adeptos do Vasco, não é a melhor..

http://misticadodragao.blogspot.com/2010/06/nao-percebo-mas.html

Bernini disse...

Confesso que estou um pouco desiludido e preocupado com o andamento das coisas... Sereno não tem categoria para vestir a nossa camisola, Souza é uma incógnita e James Rodriguez dificilmente pegará de estaca no 11... Com isto gastaram-se demasiados cartuchos (quase 10 milhões de euros), e continuam a existir as mesmas lacunas no plantel... A politica de aquisições está a ser a mesma do ano passado e é mais que óbvio que o AVB não tem o dedo nestas aquisições. Sendo assim parece que temos alguém conivente com a SAD que compra quem quer, à semelhança do que já acontecia com o Jesualdo... Desconfio que esta época vamos ficar a ver navios novamente...

O Kleber, apesar de algo caro, parece ser uma boa aposta, mostrou boas credenciais no Maritimo, e é sem duvida superior a esse Orlando Sá que nunca deveria ter vindo... O Walter, caso se confirme parece ser também uma belíssima contratação, mas o problema é que é tudo gente muito nova, e o que nós precisamos no momento são valores seguros e imediatos, porque o futuro é já amanhã...

Luis disse...

Apenas gostaria de lembrar, que na altura da contratação do Falcao, os adeptos do River diziam o mesmo que alguns do Vasco dizem do Sousa.
Os benfas diziam maravilhas do James, até ele ser contratado para o Porto, agora já não presta.
Calma e vamos deixar rolar a bola.

Anónimo disse...

Independentemente da qualidade das aquisições este gasto significa que vai ser necessário "facturar" mais do que o previsto ou aumentar a dívida, pois o orçamento para 2010/11 vai levar um rombo por causa da ausência da Liga dos Campeões. E a propósito de orçamento, não deixa de ser bizarro que o novo exercício teve hoje início mas o orçamento só verá a luz do dia daqui a uns meses, aquando da discussão das contas do exercício agora findo.