sábado, 10 de julho de 2010

FC Porto nos Mundiais (XII)


1 – Número de golos marcados por Raul Meireles na fase de qualificação para o Mundial 2010.

2 – Golos marcados por Bruno Alves na fase de qualificação para o Mundial 2010.

6 – Número de jogadores do FC Porto convocados para o Mundial da África do Sul (Beto, Rolando, Bruno Alves, Raul Meireles, Fucile, Álvaro Pereira).

11 – Número de jogadores portugueses convocados para o Mundial da África do Sul, que já jogaram na equipa principal do FC Porto.

12 – Jogos em que Raul Meireles foi titular durante a fase de qualificação para o Mundial 2010 (foi o único que disputou todos os jogos).

14 – Número de jogadores do FC Porto que jogaram na Selecção portuguesa em fases finais de campeonatos do Mundo (1966 - 1; 1986 - 5; 2002 - 4; 2006 - 2; 2010 - 2).

20 – Idade de Paulo Futre durante o Mundial do México (é o jogador português mais novo que jogou na fase final de um Mundial).

360 – Minutos jogados por Bruno Alves durante a fase final do Mundial 2010 (foi um dos jogadores que fez o pleno dos quatro jogos).

1042 – Minutos jogados por Raul Meireles durante a fase de qualificação para o Mundial 2010 (foi o jogador mais utilizado).

4 comentários:

rbn disse...

O favoritismo do Brasil não é ficção, é a mais nua e crua das realidades.
O escrete(termo derivado da palavra inglesa scratch, muito usada na imprensa brasileira até os anos 50) pouquíssimas vezes em sua história entrou em campo como azarão.
E após 1958, quando ganhou o 1º de 5 títulos mundiais, começou a sua mística que perdura até hoje, sendo aquela camisa amarela a mais temida e respeitada pelos adversários.
Pouquíssimos países, em confronto direto com o Brasil, podem dizer que tem mais vitórias que derrotas.
E se nos últimos 40 anos, ganhou o mesmo que Argentina, Itália ou Alemanha, nos últimos 50 anos ganhou pelo menos o dobro de todos eles.
Foi eleita a seleção do séc. XX, a seleção de 1970 foi eleita a melhor de sempre nos mundiais e deu ao mundo o melhor jogador de sempre, que ganhou 3 dos 4 mundiais que disputou, um certo Pelé, que ganhou o 1º mundial aos 17 e o último aos 29, para além de ter feito o milésimo golo aos 28 anos,em 1969.E ainda o querem comparar com Maradona...
Resumindo:o Brasil é sempre favorito onde quer que jogue e contra qualquer adversário, mesmo que alguns impliquem ou tenham dor de cotovelo com isso...ou com os treinadores brasileiros, que por acaso são os responsáveis pelos maiores feitos desportivos das seleções AA lusas(Otto Glória em 1966 e Scolari em 2004 e 2006)...

Anónimo disse...

"O favoritismo do Brasil não é ficção, é a mais nua e crua das realidades".

A verdadeira realidade, passe a redundância, não o comprova.

Tem toda a razão, contudo, quando diz que "por acaso" os maiores feitos da selecção portuguesa foram obtidos com treinadores brasileiros (se podermos considerar um feito a maneira como Portugal perdeu o Euro 2004). É que foi mesmo "por acaso".

rbn disse...

Portugal perdeu em 2004 porque faltou nas 4 linhas o desequilibrador, o craque, o que resolve, o que fica para a história.
Nas 5 copas que o Brasil ganhou, Pelé e Garrincha desequilibraram em 58, Garrincha em 62, Pelé em 70, Romário e Bebeto em 94 e Ronaldo, Ronaldinho e Rivaldo em 2002.
Já Eusébio, Figo e outros que foram destaques na seleção, "sentiram o peso" na hora de decidir e deles esperava-se que desequilibrassem, o que não aconteceu nem em 1966 ou 2004 ou 2006.
Ficaram na história devido a Portugal ser uma seleção de poucas tradições no mundo da bola, e que começou a participar regularmente na alta roda a partir de 2000, e para quem fala mal da maior potência futebolística do planeta e nunca ganhou nada, os 3º e 4º lugares num mundial são um feito extraordinário, bem como estar presente em uma final da eurocopa.
Devias era dar graças a Deus de ter vivido em 2004 algo que se calhar nunca mais vais viver, porque comparar títulos nacionais do ben7ica com os da seleção brasileira é mesmo para rir...
E se há alguém em Portugal que se parece com o , com a mesma filosofia e vontade, este alguém é conhecido por Jorge Nuno Pinto da Costa.
Porque assim como o escrete, o lema de PdC é :o FCP entra sempre para ganhar.
A diferença é que o escrete tem o favoritismo em 90% ,enquanto o FCP, e mesmo a seleção rezam para só apanharem adversários fortes mais tarde.Mesmo a Espanha, finalista do mundial 2010, assim que soube que o resultado com o Chile dava o 1º lugar do grupo, nunca mais atacou, pois sabia que não pegava o Brasil.Dito em entrevista pelos jogadores espanhóis.

Anónimo disse...

"e para quem fala mal da maior potência futebolística do planeta"

Mas quem é que "falou mal" do Brasil? Eu limitei-me a dar a minha opinião, mas não "falei mal".

Se pensa que me apouca com os comentários que faz à selecção portuguesa, está enganado. É coisa que não me tira o sono.

Felicidades para 2014. Deve ser fácil: o Brasil joga em casa e são os maiores, claro.