segunda-feira, 5 de julho de 2010

Moutinho no Dragão


Embora à hora que escrevo estas linhas, a transferência de João Moutinho para FC Porto ainda não seja um negócio oficializado, pode-se deduzir, pela forma vincada de como a imprensa relata as negociações, que o jogador já não foge do Dragão. Ao que parece, trata-se da maior transferência de sempre entre clubes portugueses e, a troca de camisolas de um jogador de topo para um rival, com mútuo consentimento das equipas envolvidas.

Do ponto vista estritamente desportivo, a vinda de Moutinho tem de ser vista como uma Mais-Valia para a equipa azul e branca. A sua qualidade individual é mais do que conhecida, sendo que o seu ponto forte cifra-se na sua rapidez de execução, leitura de jogo, polivalência a todas as posições do meio campo e regularidade competitiva. O facto de ser um atleta Português, perfeitamente adaptado e conhecedor do nosso campeonato, desfalcando ao mesmo tempo um adversário directo da luta pelo título, são também argumentos importantes na justificação da aquisição do médio Algarvio. Dificilmente o FC Porto poderia encontrar melhor solução imediata para a provável saída de Raul Meireles.

Já no campo financeiro esta transferência revela algumas reticências, desde logo pelos números do negócio, que me parecem algo exagerados. Não que Moutinho não tenha já demonstrado no passado ser um jogador que valha esta maquia que será paga por ele, porem, na actualidade, está longe do fulgor que patenteava à 2 anos, nem creio que houvesse um outro clube disposto a cobrir o montante que a nossa equipa irá investir. Ainda assim, é um negócio que mais facilmente se percebe e aceita do que muitas outras aquisições sul-americanas de pacotilha que a SAD portista é tão pródiga em fazer.


Porem, o factor que mais gera inquietação nesta vinda de Moutinho, está no salário que médio poderá vir auferir no Dragão. Para muitos isto pode ser uma questão de somenos, mas relembro aos mais incautos que num passado, bem recente até, já tivemos problemas sérios por resolver por diferenças salariais no plantel (vide o caso C. Rodriguez Vs. Lisandro). Moutinho aufere 120 mil/mês no Sporting, pelo que virá ganhar mais para o FC Porto, colocando-o, por certo, no top dos mais bem remunerados do plantel. Oxalá isto não seja factor de azia para um dos nossos valores seguros.

Pinto da Costa tem tanto de bom dirigente como de populista. Sabe dar o pão e exibir o circo nas proporções exactas, bem ao gosto do Zé Povinho. E o Presidente sabe, melhor que ninguém, que transferências como a de Moutinho fazem encher o ego do adepto de tasco como se não houvesse amanha. Deixa-se facilmente levar em “loucuras” quando se trata de “sacar” trunfos ao adversário, pelo que receio que possa cometer o mesmo erro que já se verificou anteriormente. Moutinho é bom jogador e é bem-vindo. Mas não troco a sua aquisição pela “compra” de uma guerra com Falcao ou Hulk, só para citar 2 exemplos.

24 comentários:

Ricardo, RSW disse...

Concordo em absoluto com o artigo e assino por baixo.
Sem duvida que prefiro ver o FC Porto investir 10 milhões numa aposta segura do quem em 2 ou 3 estrangeiros de utilidade ou adaptação duvidosas, e sublinho o facto de que é um jovem e é Portugues.
No entanto é com alguma apreensão que antevejo o ambiente no balneario portista se alguem começar a amuar por questões relativas ao salario que ele irá auferir..
Veremos.

Miguel Lourenço Pereira disse...

Viva Nelson,

Excelente texto do qual discordo em parte, particularmente no real valor de Moutinho.

Posso dizer que nunca fui um máxima admirador de JM como o novo Deco, mas é indismentível que aos 23 é um dos médios centro europeus com maior margem de progressao, sem esquecer a bagagem que já leva em cima. Acho, sinceramente, que o JM dos últimos 2 anos nao vai aparecer pelo Dragao. É o caso recorrente de um jogador crucificado pelo peso do seu papel num balneario que é um verdadeiro barril de polvora. Ao fazerem dele o capitao (e bode espiatório), os dirigentes sportinguistas cortaram-lhe demasiado depressa a sua natural progressao desportiva. Ao rejeitarem outras ofertas (numa epoca onde, lembro-me, o pai tinha graves problemas financeiros), minaram-lhe a moral.

Ao chegar a um clube de topo, no seu proprio pais (onde tem de se afirmar para voltar à selecçao) e ganhando mais, certamente que JM voltará a ser o médio desiquilibrante que foi e que fará falta na esperada ausencia de RM. Naturalmente que é um jogador ambicioso, mas com grande mercado em Inglaterra e Espanha. Duas boas épocas e um Euro 2012 de bom nivel podem torná-lo num negócio mais rentável do que pode parecer à primeira vista.

Quanto ao salário, esse problema nunca deve ser um impedimento para que o FCP contrate os melhores. Se agora deixassemos de ir ao mercado reforçar-nos com jogadores de qualidade apenas por temer "birras" de jogadores no balneário, estariamos a criar um impedimento futuro grave. Uma coisa seria contratar um jogador com um salário desorbitado, fora do que podemos e habitualmente pagamos. Outro seria contratar jogador que estejam por debaixo do topo salarial, mas mesmo assim entrando na zona alta. Se o valor de mercado o exige, so be it.

Um abraço

Anónimo disse...

Aos nosso leitores que têm vindo a comentar este artigo: por razões que desconhecemos está a haver uma dificuldade em publicar os vossos comentários

Anónimo disse...

Além do que enumeras, Nelson, há ainda outra vantagem nesta contratação: é que é bem possível que faça desencadear uma guerra civil em Alvalade.

Orgulhoazulebranco disse...

Talvez por já ter tido essa experiência(Rodriguez vs Licha) quero acreditar que não voltará a acontecer!

(e já que falamos nisto,gostava um dia de ver a folha salarial do plantel...curiosiade)

RS disse...

Sobre a margem de progressão do João Moutinho, sou da opinião de que ele já não terá muito para evoluir. É um jogador que começou muito cedo e que, como tal, amadureceu muito cedo. O melhor João Moutinho já é conhecido de todos e penso que já não dará muito mais do que isso. Ainda assim é uma excelente contratação para o FCP.
Preocupa-me apenas ver entrar gente nova enquanto o contentor de sul-americanos ainda lá está...

José Rodrigues disse...

Não sei não, Alexandre. Tenho vários amigos lagartos q não ficaram nada chateados com o negócio...

Tenho sentimentos mistos sobre este negócio. Por um lado é como se disse preferir uma aposta segura e adaptada ao camp português a um taxi de argentinos; por outro, o custo da aquisição, o salário, o perder NAC, o encostar de Castro e a provável obrigação de vender mais do q estava previsto (adeus, Fucile?) para financiar o negócio.

Anónimo disse...

Fui espreitar um forum de sportinguistas, José Rodrigues, e as opiniões, como é natural, dividem-se. É que, se bem que muitos estivessem fartos do Moutinho, quase ninguém olha com bons olhos a sua saída para um rival.

http://www.forumscp.com/index.php?topic=24653.0

No resto, estou de acordo contigo: acho a contratação excelente, mas a "envolvente" financeira deixa-me algo apreensivo.

Anónimo disse...

Moutinho é um grande jogador e penso que fará grandes jogos pelo FCP.Espero é que justifique o dinheiro investido.

Excelente blog,parabens.
Acompanhe também: http://onossofuteb0l.blogspot.com

Saudações

Hugo disse...

A nível desportivo parece-me uma boa aquisição. O que me deixa apreensivo é o carácter e personalidade do Moutinho.

Bernini disse...

A saída do NAC é inevitável. É um central com inquestionável valor, ainda com grande margem de progressão, mas o que queriam? Mais uma época encostado? Mesmo após tantos deslizes do Rolando (e alguns do Maicon) na época passada o técnico nunca foi capaz de lhe dar uma oportunidade, e esta época não seria muito diferente, ainda para mais que até o tosco do Sereno seria colocado à sua "frente". Sendo assim é preferível vê-lo sair, ainda que para um rival, mas onde de certeza terá mais oportunidades porque eles têm ainda mais dificuldades naquele sector... Ganhará o futebol português!

Boa Sorte NAC!

Pedro disse...

10 milhões de euros não me parece um mau investimento.

E também é certo que Raul Meireles vai sair. A escolha era ir à América Latina, ou apostar num valor seguro. Apostamos num jogador jovem, queimado no Sporting, mas que sempre demonstrou raça e qualidade em campo.

Moutinho vai para o melhor clube Português, e tem todas as condições para dar um salto qualitativo.

Acredito que o FCP vai facturar perto de 20 milhões com o R.Meireles, o que suporta bem este negócio. Espero que o FCP consiga também vender 1 ou outro excedente.

Mas confesso que tenho mais expectativas com um tal de James Rodriguez.

Ps: Se B.Alves sair... vamos ter de ir ao mercado novamente....

Pacheco disse...

O Porto que eu saiba tem tectos salariais, razão pela qual o Lucho e o Lisandro se piraram.

A questão é que esse tecto é mais alto no Porto e no Benfica do que no Sporting, logo aqui ele ganha mais.

Também vou pela toada que mais vale gastar bom dinheiro num jogador que dê algumas garantias, do que em mais um contentor de Argentinos.

Agora, isto só faz sentido se o Meireles sair, senão isto é um perfeito absurdo.

DragoesJuntos disse...

Adorei esta compra do João Moutinho!
Devo também confessar que após visualizar as imagens dele a treinar no centro de estágios do Porto me deixou algo baralhado! É esquisito ver um jogador tantos anos de leão ao peito e agora com um dragão!

Unknown disse...

Mas não troco a sua aquisição pela “compra” de uma guerra com Falcao ou Hulk, só para citar 2 exemplos.

O Presidente - qualquer presidente - estava bem arranjado se tivesse de dar ouvidos (ou olhos) a todos os bloguers, que dizem, muitas vezes, o que sabem, mas não sabem o que dizem!

André disse...

a observação sobre a "compra" de uma guerra com falcao ou hulk é pertinente, nem todos os jogadores chateados dão o que o Lisandro deu na última época, e é assim que começa mau ambiente no balneário.
uma coisa é um salário que atraia um grande jogador, outra é contactar um gajo que deu nas vista num rival e dar-lhe um salário superior aos que já cá estavam a suar a camisola, eu também não gostava.

Jorge Mota disse...

Noticia de sonho,Realidade ainda mais bonita!

A construir EQUIPA TOP TOP!!!

Posso mesmo dizer q estamos perante todo um MEL DE ABELHA!!

Hihi

Obrigado Jorge Nuno

(afinal o meu amigo,amigo do Joao Mou, nao andava a delirar)

Jorge Mota disse...

Caros Amigos entao voces estao preocupados com os montantes?!?

Se o PORTO o quiser vender daqui 2 anos vende o a brincar por 25M!Bela taxa de juro!!

Nao estamos a falar de uma promessa,mas sim de 1 Jogador de TOP!

(135K E/mes)

meirelesportuense disse...

lamentável a conferência de imprensa do Sporting, um autêntico forrobodó de conversa rasteira...Com maçãs podres destas, eu queria descobrir o pomar do Bettencourt.
Não há mesmo vergonha, se não queriam que ele saísse não assinavam.
Agora depois de terem o cheque no bolso, vêm dizer mal da mercadoria, rasteiros!...Eu que até nem queria acreditar nesta aquisição e deplorava a saída do NAcoelho, só me apetece apoiar agora o Moutinho, devido a esta campanha de destruição pessoal.
Fica muito mal ouvir estas coisas, mas foi o melhor que poderia ter acontecido para o Moutinho esquecer o passado!...Obrigado Costinha.

Pedro disse...

O Costinha é sem dúvida a melhor contratação do Sporting, numa perspectiva de adepto rival...

A verdade é que na época passada no final dos jogos em que o Sporting perdia, era o J.Moutinho que dava a cara e ia ao centro do terreno agradecer aos adeptos, enquanto outros iam a correr para o balneário...

É um grande jogador que chegou ao melhor clube Português.

Anónimo disse...

Eu quero acreditar que o PC e o AVB vão saber gerir o balneário, mas é um risco que temos de correr, ou era melhor ficar sem o Meireles e apostar num "Valeri"?
Agora, e por um questão de apoio ao jogador, acho que o FCP devia permitir ao Moutinho responder em conferência de imprensa ao ditos do cabeça de giz e do outro monhé, e de preferência com o PC, o antero e o AVB ao lado dele, para nao deixa duvidas sobre estarmos ou nao do lado dele, porque aquilo foi porco, chegando a acusar-nos, veladamente, de aliciar o jogador antes de falar com o Sporting, porque se ele disse quando voltou de ferias, que tinha dado a palavra ao Porto, é sinal que falamos com ele, logo aliciamo-lo, o que é contra as regras da Liga, e essa é uma acusacao gravissima.

José Rodrigues disse...

como dizem uns amigos meus, ja' tinhamos uma Cebola e agora temos uma Maca~; valeu ao SCP ficarem com um melao, LOL

meirelesportuense disse...

E que melão!...Hoje foi notório o mau feitio do Dias Ferreira e a acidez emergente da digestão difícil que tem que fazer. Um conselho:-Compensan!...Já as tomamos com o Paulo Assunção, Lucho, Lisandro, Quaresma...Porque não me venham com cantigas, o dinheiro é uma forma de enganar a realidade e compensar uma perda, a verdadeira vontade de um adepto é que os melhores fiquem sempre.
Dói sempre ver partir alguém que julgávamos pertencer à família.
Se vai para a casa do vizinho da frente que não gostamos, muito pior, a dor é amplificada exponencialmente...

meirelesportuense disse...

Agora imaginem:
Helton;
Fucile, Rolando, Bruno Alves e Álvaro Pereira;
Fernando,
Varela, João Moutinho e Raul Meireles;
Hulk e Falcao.