sábado, 31 de julho de 2010

Uma trapalhada "à Benfica"


“Dirigentes da Federação Portuguesa de Futebol aguardam que o técnico [Carlos Queiroz] seja ouvido pelo Conselho de Disciplina e só depois decidem a sua continuidade
(…)
A decisão sobre a continuidade do seleccionador deverá, assim, ocorrer duas semanas antes do primeiro jogo de Portugal na fase de qualificação para o Europeu de 2012, marcado para 3 de Setembro, em Guimarães, frente a Chipre, logo seguido, dia 7, de uma deslocação à Noruega.

Fonte da direcção federativa explicou ontem ao PÚBLICO que "a resolução de qualquer contrato é um acto muito reflectido", pelo que a FPF tem de aguardar que o Conselho de Disciplina ouça Carlos Queiroz e apure os factos ocorridos na Covilhã. Este órgão jurisdicional está a conduzir um processo de averiguações na sequência do inquérito enviado pelo Instituto do Desporto de Portugal (IDP), que aponta insultos de Carlos Queiroz ao presidente da Autoridade Antidopagem de Portugal (Adop), Luís Horta.

Desta investigação do Conselho de Disciplina podem advir dois tipos de consequências para Queiroz: por um lado, um processo disciplinar por eventual violação da legislação antidoping, no qual a Adop tem direito a dar um parecer, e cuja punição é uma multa. Por outro lado, concluído o processo do Conselho de Disciplina, a direcção decidirá se mantém Queiroz no cargo.”

Público, 31/07/2010

O que se passou na Covilhã (alegados insultos de Queiroz aos membros da Autoridade Antidopagem) não é nem nunca será motivo suficiente para se despedir um Seleccionador. Esta não passa de mais uma trapalhada “a la SLB” criada pelos lobbies que o polvo benfiquista tem nos bastidores das organizações que tutelam o futebol em Portugal.


Queiroz agrediu ou tentou agredir um jogador adversário em directo? Não. Fez algo de verdadeiramente grave como o próprio Governo quer fazer passar através das declarações do Secretário de Estado Laurentino Dias? Não. Quanto muito Queiroz esteve mal no tratamento verbal dado aos técnicos antidopagem e merece uma multa, nada mais que isso e caso encerrado.

Não está em causa o desempenho de Queiroz ao leme da Selecção. É evidente para todos que Portugal deveria ter feito mais no Mundial, deveria ter jogado com menos cuidados e arriscado mais. Mas se houvesse gente séria na Federação esta teria analisado a prestação portuguesa com ponderação e, sentindo necessidade de mudança, teria rescindido contrato com Carlos Queiroz nos termos legais e contratuais de boa-fé, nunca optaria por criar expedientes artificiais para finalmente poder rescindir com “justa causa” e não pagar qualquer indemnização (porque seria elevada e não há dinheiros públicos para isso).


Uma vez livres do estorvo importará garantir um seleccionador que (i) seja subserviente à “Instituição”, (ii) hostilize o FC Porto e/ou os seus atletas e (iii) promova os Quins e os suplentes do SLB em detrimento de outros jogadores emergentes de nacionalidade portuguesa. Ponto.

Para levar a cabo os seus intentos o lobby benfiquista cedo começou o seu trabalho de sapa através dos meios de comunicação social, dos seus lacaios na FPF e até de uma ajudinha do Governo. The Job is almost finished. Ainda bem porque isto já cheira mal.

11 comentários:

K disse...

Que isto tudo mete nojo, pela maneira suja como estão a fazer e pelas pessoas que o estão fazer, mete, mas...
o CQ para mim não serve para treinar a selecção A de Portugal.
Deve ser bom a treinar miúdos e deve ter o tipo de mentalidade que passa melhor para mentes menos evoluídas e em formação mas para quem já tem uns aninhos e já sabe a "missa toda" não "come" o que ele diz e nem lhe acha grande capacidade de coisa alguma.
Isto ficou patente nas várias declarações e episódios à volta de comentários e declarações de jogadores no Mundial de África.
Por isso, apesar de achar uma nojeira a forma pouco digna como estão a tentar enxota-lo concordo que deve sair mas com o mesmo respeito e a dignidade com que o contrataram.
E ele se não for o tipo quezilento que já foi em muitas situações (em quase todas as suas saídas dos diversos cargos que ocupou) aceita o óbvio e acerta contas e faz-se ao caminho.

Joaquim Varela disse...

Muito gostava eu de perceber que é que o Benfica tem a ver com isto...

Então a justificação nº (iii) é de morrer a rir. Cada vez há menos portugueses no seu plantel. Quando eles terminarem que é que se vai dizer? Que o seleccionador brasileiro/paraguaio/uruguaio/XY estão a soldo do clube?

PELAMORDEDEUS! Um mínimo de clarividência é o que se exige!

Mouro disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

Não percebeste, Varela? Pois olha que o texto é bem claro. Se calhar também não percebeste como é que o Benfica esteve por trás da escandalosa suspenção de Hulk e Sapunaru. Vocês nunca percebem nada, só a literatura da Carolina, espécie de Saramaga para a pova benfiquista.

Daniel disse...

Sou Portista, sócio, mas este tipo de mentalidade de mania da perseguição, de vitimização já aborrece. E muito! O Porto é forte, muito forte. As suas gentes é que não podem embarcar neste tipo de discurso. Mas que tem a ver o slb com isto? Porque é que ultimamente este blog (que até aprecio) insiste em pronunciar-se tanto na questão do seleccionador? Fala-se no slb no título do post, mas depois ao longo do post não se concretiza nada, nem tão pouco volta a aparecer o nome slb. Preocupemo-nos com a nossa equipa, que pela amostra de hoje não augura nada de bom para 2010/2011

maria do céu disse...

Acho que o que vem só agora a domínio público, não é correcto nem para C. Queiroz, nem para os portugueses que gostam de futebol. A F.P.F. deveria abrir logo um inquérito e proceder ás averiguações normais. A FPF deveria dar aos portugueses uma satisfação leal e aberta. O Prof. Queiroz tem um contracto de quatro anos. Ele não pediu para ser seleccionador, convidaram-no! Havia com certeza cláusulas de parte a parte para serem cumpridas. Acho como senhores credíveis deveriam sentar-se á mesa e deixarem falar o seleccionador. Scolari deu um murro no dragutinovic, no apuramento de2008,e FPF não fez nada mais do que colocar-se ao lado do seu seleccionador, tendo este unicamente de pagar uma multa e quatro jogos de suspensão, que passaram para três. Essas imagens deram volta ao mundo, e não passou disso. O Prof. Queiroz fez um percurso digno. Portugal veio para casa, depois de outras selecções mais credíveis o terem feito primeiro. Portugal conseguiu ter comportamento digno e fez o que pode e o deixaram. Angariou muitos benefícios para a FPF. Quando ganhamos à Coreia éramos os melhores do mundo! Qual é o drama? Querem arranjar pretextos para o mandarem embora? Arranjam melhor e mais barato? A minha opinião será dar-lhe uma segunda oportunidade, deixar trabalhar quem sabe e confiar. E agora um recado para toda a gente que gosta da selecção e os que não gostam, pergunto? Se C.Queiroz fosse às meias finais ou até à final, haveria agora tanta polémica? Era bom que todos repensassem bem antes de insultar um homem que tem prestígio, experiência e honra. Ele saberá defender-se ao abrigo da lei e como homem de palavra. Vamos deixar a clubite de lado e pensar que uma selecção representa um país e não um clube. Ponham os olhos no Vicente del Bosque! União !!!!!!

eumargotdasilva disse...

Amigo Daniel porque é que não quer entender? É tão simples como saltar à corda, e o próprio presidente do malfica o disse. Que precisava era de colocar as pessoas certas nos lugares certos.
Ou anda muito distraído ou não percebeu que isto se resumo a negócio? O que resultou da montra para vendas que foi o mundial?
O Ti Maria foi vendido porque jogou pela Argentina; o Luisão bem queria ir embora, mas quem foi embora foi o Brasil...e o único que o benfas podia ainda vender era o Coentrão... e, esse o Jesus logo disse que não saía...e etc...não estou para gastar o meu tempo com eles;
agora achar que não há maozinha de porco nisto é muita inocência demais!...

Joaquim Varela disse...

@V.R

Percebi perfeitamente o que esteve por detrás da "escandalosas suspensões" do Hulk e do Sapunaru:

1-A alteração dos regulamentos que foi proposta pelo FCP

2-O facto dos 2 jogadores terem agredido os stewards

Estes foram os 2 factos que mais influenciaram as "escandalosas suspensões" que referes. Depois podes ainda acrescentar a demora da justiça e os 1001 timings que a mesma tem de seguir.

No entanto, acho que esse é o maior erro que um adepto do FCP pode cometer. Pensar que estas "escandalosas suspensões" justificam a época passada do clube. Trata-se de um caso clássico de enfiar a cabeça na areia.

Anónimo disse...

@ Varela,

Decerto que os donos do blogue não querem ver isto trnsformado num debate, e por isso não quero alongar-me, embora possa dizer que o "entendimento" que o vosso adepto Ricardo Costa teve do regulamento que se aplica a essas agressões tenha sido completamente desbaratado pelo Conselho de Justiça. Pequeno pormenor.

Quanto a justificar a época do FCP com essas suspensões, eu não sou dos portistas que alinham nisso. Mas concordo que houve muitos meus correligionários que aprenderam muito com os benfiquistas ao longo dos últimos 25/30 anos, mormente na arte de enfiar a cabeça na areia.

dragaovenenoso disse...

Vamos ver este ano como vai ser com a faltas e cargas de ombro ao Hulk. Normalmente, sempre que há uma jogada corpo a corpo é falta do Hulk. Se este Walter for como o Hulk, também vai passar a vida a sofrer faltas sem serem assinaladas e sempre que fizer carga de ombro será falta.

Este tipo de controlo do jogo dentro do jogo já o conheço desde há uns anos atrás.

Veremos até que ponto é que este ano vão afastar as equipas do campeão em título à custa de faltas por assinalar, livres e castigos.

dragaovenenoso disse...

Quanto ao Queirós, também acho que ele não tem perfil para treinador de selecção. Como gestor do futebol, sim. E não esqueçamos que recebeu 700.000 euros de prémio pelo resultado obtido no Mundial. E falta saber o que aconteceu ao Nani.

E que tem mão do benfas isso não há dúvida. Aposto que o próximo seleccionador vai ser o Manuel José. Está livre e tudo. Enquanto esta cambada continuar por lá, nunca se chegará a melhores resultados.