domingo, 15 de abril de 2012

Fazer as coisas por outro lado


Nas vésperas da final da Taça Lucílio Baptista, Rui Miguel Tovar, do jornal i, contactou António Fiúza para uma entrevista telefónica.
A entrevista foi publicada no dia 13 de Abril e a seguinte parte é ilustrativa de que já nos tempos em que Luís Filipe Vieira era presidente do Alverca, se faziam as coisas por outro lado...

«Recua-se à época 1997/98, quando Fiúza é o vice do Gil e Vieira é o presidente do Alverca, a equipa-satélite do Benfica. Na Liga de Honra, o Gil acaba em quarto, a dois pontos do Alverca. Mas quem sobe é o Alverca! “Pelos regulamentos, o satélite não sobe de divisão. Como estavam a fazer um bom campeonato e andavam nos primeiros lugares, lembraram-se de deixar de ser um satélite do Benfica. Havia até jogadores que numa semana alinhavam pelo Benfica e na outra pelo Alverca. O presidente da Assembleia Geral da Federação alterou os regulamentos à pressa para ainda ir a tempo de eles conseguirem subir nesse ano. Os regulamentos foram alterados a quatro ou cinco jornadas do fim. Foi uma vergonha nacional.”

2 comentários:

José Correia disse...

«Dinis Resende não esquece essa temporada. Antigo defesa-central, barbudo, Sandokan como alcunha, figura incontornável nas cadernetas. Representou o Gil Vicente entre 1997 e 2000.
"Lembro-me perfeitamente. Tínhamos apostado forte na subida e descurámos um pouco o Alverca. Como eram equipa-satélite do Benfica, até puxávamos por eles quando defrontavam os outros candidatos à subida", recorda.
Sousa, José Soares, Bruno Basto e Hugo Leal jogaram pelos dois clubes na mesma época. Alverca e Benfica, Benfica e Alverca. Depois, havia Deco, Maniche, Caju. "Tudo do Benfica! A poucas jornadas do final, em mais um exemplo de chico-espertismo dos responsáveis pelo futebol português, o Alverca depois de ser considerado satélite e subiu. Ainda fizemos barulho na rua mas nada.
in Maisfutebol, 12/04/2012

JOSE LIMA disse...

Caro José Correia
Este ano, "a dança continua":
a “instituição” continua com clubes-amigos a quem até empresta dinheiro para salários.
Ora repare só nos jogadores “emprestados” a equipas da Liga Sagres.
BEIRA-MAR – Bruno Coelho, Javier Balboa, Nuno Coelho
UNIÃO DE LEIRIA – Elvis, Oblak, Pedro Almeida, Shaffer
PAÇOS FERREIRA – Fábio Faria, Melgarejo, Pedro Guedes
OLHANENSE - Luis Filipe
GUIMARÃES – Urreta
.
Depois tem 27 no plantel da 1ª equipa, cerca de 21 cedidos a equipas da Orangina ou secundárias, e mais de 20 emprestados a clubes estrangeiros, isto num total de 80 atletas!
Pobre Tesoureiro aos dias 5 de cada mês...
Ao pé "disto" o benefício que Paulo Cristovão poderia retirar com a tanga do suborno , era uma brincadeira de crianças...
Abraço