domingo, 14 de outubro de 2012

Adeus insígnias


«Bruno Paixão vai recorrer ao Tribunal Administrativo de Lisboa depois de a Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol não o ter incluído na lista de árbitros internacionais de 2013 enviada à FIFA. Segundo fonte ligada ao processo, Bruno Paixão contesta a classificação da época 2011/12, o 14º lugar, que, juntamente com o 17º da temporada anterior, o afasta da lista de internacionais.
Os fundamentos do recurso que Bruno Paixão pretende interpor junto do Tribunal Administrativo prendem-se com a decisão da Comissão de Arbitragem em baixar a nota de 3,4 que lhe foi atribuída pelo observador Humberto Gonçalves pela sua atuação no jogo Gil Vicente-Sporting relativo à época passada. Face ao protesto avançado pelo Sporting, que se queixou do trabalho do "juiz" setubalense, o presidente da Comissão de Arbitragem remeteu-o para o Conselho Técnico, o qual, depois de analisar o relatório do observador e as imagens do jogo, decidiu baixar a nota de Bruno Paixão de 3,4 para 2,0.
Esta alteração acabou por ter implicação direta na classificação do árbitro de Setúbal, que baixou de 8.º para 14.º lugar, quando, de acordo com os regulamentos, um árbitro internacional que obtenha uma classificação abaixo do 12.º lugar em dois anos consecutivos perderá as insígnias da FIFA. (…)
Da lista enviada pelo FPF, composta pelos árbitros internacionais Pedro Proença, Olegário Benquerença, Duarte Gomes, Jorge Sousa, Carlos Xistra, Artur Soares Dias e João Capela, não faz parte, além de Bruno Paixão, o juiz João Ferreira, também de Setúbal, por ter atingido o limite de idade.»
JN, 13-10-2012


Há muito que o Bruno Paixão devia ter perdido as insígnias da FIFA. Aliás, se não fosse o Sistema (o verdadeiro, controlado pelos clubes de Lisboa) nunca as teria tido. Mas o mais irónico disto tudo é ser um protesto do SCP que está na origem da sua descida na classificação, de 8º (!) para o 14º lugar e, consequentemente, fazer com que deixe de ter o estatuto de árbitro internacional.
A ingratidão é terrível e, para os lados de Alvalade, o monumental escândalo de Campo Maior já há muito tempo que foi esquecido.

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Ironia do destino! O "homem" que ofereceu um campeonato ao SCP, em tempos idos (+/-10 anos), com uma roubalheira mais que escandalosa ao FCP, em Rio Maior, vê-se agora afastado da internacionalização, graças, embora indirectamente, a uma reclamação do mesmo SCP.
Mas ele nunca deveria ter chegado a internacional. Se chegou só pode ter sido como pagamento de algumas encomendas!

André disse...

Qual campo maior, não foi o bruno paixão o arbitro do Sporting - porto para a taça onde conseguiu nos empurrar para os penalties depois de nos roubar o jogo todo? - lembro-me do penaltie do patricio sobre o hulk por exemplo

Silva Pereira disse...

Boa tarde,

Esse mafioso só quando for irradiado do futebol é que se faz justiça. Quanto ao João Ferreira o sistema já está a preparar a sua substituição.

Agora se me permitem vou abordar um tema que serve para ver ao ponto que a propaganda vai e que é facilmente desmontado.
Os calimeros e os seus arautos têm vindo a defender que os fracos resultados só devidos à juventude da sua equipa e falta de experiência e os pasquins subscrevem, talvez porque os jornaleiros para tirar o curso devem ter passado a matemática como o Relvas.

Então resolvi fazer as contas relativas ao jogo FCP-Calimeros, não considerei o GR pois que me parece para a questão não conta e nem considerei a expulsão e a lesão do Alex porque não tinha influência (21 anos cada):

Equipa inicial do FCP total 246 anos média 24,6 anos, após substituições 229 anos média 22,9 anos

Calimeros: equipa inicial 255 anos média 25,5 anos, após substituições 245 anos média 24,5 anos.

Como podem verificar a equipa do FCP é mais jovem em qualquer das situações. Isto serve para demonstrar como se dizem mentiras e se monta a propaganda.
Isto é a equipa inicial do FCP era 3,7% mais jovem do qua a do SCP
E no final a equipa do FCP era 7% mais jovem.
Isto serve para demonstrar como funcionam estes mentecaptos da propaganda, ou então são como as crianças que só sabem contar pelos dedos.

Anónimo disse...

Está bem, este nunca deveria ter tido as insignias porque a sua carreira fala por si...mas ainda assim ter que engolir com o Roubarte Gomes a internacional é mesmo muita fruta...tenho para mim que este roubarte gomes é o árbitro mais corrupto da atualidade e devia preocupar os próprios colegas...

meirelesportuense disse...

Realmente ninguém pode confiar na "memória dos homens"...Este Bruno merecia ser considerado o melhor árbitro dos melhores, porque sempre que o pode fazer prejudica o Porto, isso por si só mereceria de "todos os impolutos" um grito de enaltação e agradecimento.
Como o futebol é ingrato, especialmente o Sportinguista.
Nunca mais esqueço CampoMaior.
Acho muito bem que reclame, e devia fazê-lo junto da SIC, da Bola, do Record, da TVI e do Correio da Manhã, para além das Autoridades competentes como o célebre presidente do Conselho de Justiça!...