domingo, 7 de outubro de 2012

Presidentes que não percebem nada de futebol


«Preto no branco: o Sporting está a ser vítima da incompetência dos seus dirigentes.
Os treinadores são achados através de processos erráticos, inconsistentes e irresponsáveis e acabam cozinhados em lume (mais ou menos) brando.
Não está em causa a vontade que todos têm tido em dar o seu melhor ao Sporting. Contudo, “o seu melhor” tem sido manifestamente insuficiente. E porquê? A primeira razão mais óbvia é que o Sporting tem tido presidentes que não percebem nada de futebol.
E se um clube de futebol vive essencialmente “do futebol”, o conhecimento sobre os seus meandros e sobre as razões que levam a potenciar o rendimento desportivo tem de ser inequívoco.
Nenhum dos últimos presidentes do Sporting percebia de futebol. Podiam perceber de construção civil, de relações bancárias, de vinho, de acções, de imobiliário, de cerveja, de golfe e de ténis, mas não percebiam o suficiente de futebol
Rui Santos, record.pt, 6 outubro de 2012


Há sócios do FC Porto que ainda se lembram do que era o clube, nomeadamente ao nível do futebol, antes de Jorge Nuno Pinto da Costa ter assumido a chefia do Departamento de Futebol, em meados dos anos 70 do século passado. Contudo, a maior parte dos sócios e adeptos do FC Porto estão "mal habituados" e só conheceram um presidente. O actual, que tomou conta do clube em 1982, com o sucesso a nível nacional e internacional que é conhecido.
Só que Pinto da Costa não é eterno. É mortal, como todos nós, e quando chegar a hora de escolhermos o seu sucessor, convém que os sócios do Futebol Clube do Porto se lembrem do (mau) exemplo do SCP.

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

3 comentários:

d.pEDRO disse...

E nossos antes PC QUANTOS SE APROVEITAVAM?

cESARIO bONITO E...

José Correia disse...

«em 106 anos de história passaram pelo Sporting 68 treinadores (quase metade nos últimos 30 anos, nunca é de mais repetir) e só 13 foram campeões nacionais. Os outros 55 eram incapazes?»
Alexandre Pereira, Editor TVI

Andre Correia disse...

Se os portistas comecam a discutir muito os problemas do sporting e lances de arbitragem qualquer dia temos por obrigacao discutir e dar atencao de futebol com a malta da academica,beira mar etc ;-) ;-) ..... ahahaha .....no campeonato portugues só existem 2 equipas o porto e as outras ....