terça-feira, 23 de outubro de 2012

Prejuízo depois de 5 anos de lucro


Na apresentação à comunicação social dos resultados consolidados do exercício 2011/12, a Administração da FC Porto Futebol SAD, através de Angelino Ferreira, destacou o facto de a SAD ter prejuízo depois de cinco anos consecutivos de lucro.

De facto, entre 2006/07 e 2010/11, a FC Porto SAD obteve sempre resultados positivos, embora o lucro acumulado nestes cinco anos (15,9 milhões de euros) apenas tenha permitido recuperar pouco mais de metade do prejuízo de 30,5 milhões de euros que foi registado na época 2005/06.

O quadro seguinte corresponde precisamente às últimas duas épocas em que a FC Porto SAD teve prejuízo (2005/06 e 2011/12):

(clicar na imagem para a ampliar)

Algumas das rubricas podem ser mais difíceis de comparar, devido a haver critérios que, neste intervalo de tempo, tenham sido alterados. Contudo, entre as rubricas mais relevantes, chamo à atenção para o seguinte:

- Em seis anos (de 2005/06 para 2011/12), os 'Custos com Pessoal' aumentaram quase 15 milhões de euros (mais 43%);

- As 'Amortizações e perdas de imparidade com passes de jogadores' tiveram um agravamento de quase 82%, tendo disparado para um valor superior a 36 milhões de euros.

Em conjunto, estas duas rubricas passaram de um valor global de 54,7 milhões de euros em 2005/06 para 85,9 milhões de euros em 2011/12.

Ora, mesmo levando em conta o aumento verificado nos prémios que a UEFA paga pela participação na Liga dos Campeões, bem como, a renegociação em alta dos direitos de transmissão televisiva que a SAD (em bom tempo) fez com a Olivedesportos, parece-me óbvio que um valor desta dimensão não é sustentável.

Mais. Embora nestas duas épocas os prejuízos tenham superado a barreira dos 30 milhões de euros, convém salientar que em 2005/06 as mais-valias resultantes da venda de passes de jogadores foram inferiores a 5 milhões de euros (um valor excepcionalmente baixo para o que tem sido habitual na última década). Ou seja, se levarmos em conta este aspecto, eu diria que o prejuízo registado no exercício 2005/06 foi menos preocupante que o de 2011/12, época em que os 29,1 milhões de euros em mais-valias (provenientes das vendas de Falcao, Rúben Micael e Alvaro Pereira) não chegaram para impedir um prejuízo recorde de quase 36 milhões de euros.

Para a época atual (2012/13), a SAD parte com a "almofada" resultante das vendas dos passes do Alvaro Pereira e do Hulk, aos quais é provável que venha a juntar mais algumas vendas em Janeiro e Junho de 2013. Contudo, estando as receitas de Bilheteira em queda e com o dinheiro cada vez mais caro (entre 2005/06 e 2011/12 os encargos financeiros tiveram um agravamento de 80%!), parece-me inevitável repensar o modelo de gestão que foi seguido nos últimos anos, reduzindo e otimizando o montante gasto na compra de jogadores (esta época foi um bom exemplo, com um gasto de aproximadamente 11 milhões de euros na aquisição de apenas três jogadores) e ajustando salários ao atual contexto do futebol português.

Nota: O quadro foi construído com base em comunicados oficiais dos resultados consolidados da FC Porto Futebol SAD. No caso de detectarem algum erro, agradeço que o comuniquem na caixa de comentários ou através do e-mail do blogue.

5 comentários:

HULK 11M disse...

Os prejuízos financeiros regressaram com o regresso de Angelino Ferreira!
Coincidência? Ou talvez não?
Volta Fernando Gomes...

José Rodrigues disse...

Assinalo apenas isto: apesar das receitas "operacionais" terem crescido consideravelmente desde 05/06, se nao tivessemos vendido nenhum jogador nas duas epocas em causa tinhamos feito um prejuizo de 35M em 05/06 e um prejuizo de...65M em 11/12.

Essa diferenca de 30M e' brutal (para um FCP). A unica razao legitima possivel para explicar essa evolucao seria se o plantel agora fosse muito mais valioso (desportiva- e financeiramente) do q o plantel de 05/06.

Essa avaliacao e' subjectiva, mas no q me diz respeito nao me parece de todo q seja o caso: em 05/06 tinhamos jogadores como Pepe, B Alves, Lisandro, Anderson, Diego, McCarthy, Lucho e R Meireles (estes dois no seu apogeu).

Curiosamente (e isto e' um pequenissimo detalhe, ainda q demonstrativo de q e' possivel conseguir resultados sem gastar como loucos em contratacoes) havia um jogador nesse plantel q saiu a custo zero e passado meia duzia de anos (e ja' na ponta final da carreira) esta' a ser muitissimo bem aproveitado pelo Braga, tendo por ex marcado ontem 2 golos em Manchester (falo de Alan, claro).

José Rodrigues disse...

Errata: 'a lista acima mencionada de jogadores valiosos em 05/06, esqueci-me de Quaresma.

Anónimo disse...

Claro que não é coincidência; mas não é pelo o regreso de Ang. Ferreira, mas sim, pela o "bater de porta" de F.Gomes á politica Económica implementada e agravada por parte do nosso presidente Pinto da Costa para o futebol. Dai as afirmações de F. Gomes aquando da sua saida: "que não se identificava com esta politica... e que para ele não tinha pernas para alcançar o sucesso".

Silva Pereira disse...

Algumas leituras sobre o REl e Contas 2011/2012
Negativos:
1º Desde logo os resultados negativos, que fez que pela 1ª vez a SAD se apresente falida tecnicamente. Capitais próprios negativos em 13 milhões euros.
Reparar que no mapa apresentado no post anterior o somatório dos resultados dos 4 anos anteriores dão como resultados 13,617 milhões euros que são “comidos” pelo deste ano, dando origem a um somatório negativo de 22,146 milhões.
Preocupante se pensar que nesta década tivemos 8 títulos de campeões nacionais e 3 títulos internacionais, em consequência sucessivas presenças na LC e vendas extraordinárias.
Mesmo assim houve uma destruição de capital próxima de 87 milhões (capital social + RL)
2º O aumento excessivos das comissões (18 milhões) que tem como consequência o aumento dos custos (amortizações e imparidades) e a diminuição das mais-valias.
3º O aumento do passivo, nomeadamente o financeiro que origina o aumento do serviço da dívida (mais 2,3 milhões).
4º Preocupante a dependência das receitas das provas da UEFA (mais de 20%) nos proveitos operacionais excluindo passes.
Positivos:
1º Desde logo o tomar consciência dos custos com a massa salarial com a limpeza de balanço (balneário).
2º Na sequência disso a SAD do FCP está dentro do parâmetro da UEFA no que diz respeito aos custos com a massa salarial não ultrapassar os 70% dos proveitos operacionais (dos 3 “grandes” é o único)
3º Mesmo com cada vez mais participações dos fundos na percentagem dos passes dos jogadores o ativo (de passes) atingiu quase 100 milhões (mesmo s considerando que os passes são um ativo intangível).
4º Uma equipa composta de jogadores novos e que se prespectiva um bom futuro (pena que só 55% do passe do James seja da SAD)
5º A permanência do Dragão (estádio) na empresa Euro Antas que pertence ao FCP CLUBE (dos sócios)ao co0ntrário dos chifrudos em que o galinheiro já pertence aos credores.

Tenho toda a confiança na administração da SAD liderada pelo JNPC, mas esses factos mencionados deixam-me algo preocupado, no paradigma atual. Crise de Portugal em maior dimensão no Norte, que associadas às políticas fiscais do (des)Governo …IVA e IRS agravam as contas dos clubes.
SOMOSPORTO e como tal este clube saberão mais uma vez passar com distinção estas preocupações