quarta-feira, 17 de outubro de 2012

Os sportings de Lisboa e de Braga

Hoje foram publicadas duas notícias acerca do SCP e do SC Braga, que são ilustrativas do que tem sido a gestão destes dois sportings nos últimos anos.

«Pelo terceiro ano consecutivo, a SAD do SC Braga vai apresentar aos seus acionistas, na assembleia geral do próximo dia 26, um resultado positivo de 5,09 milhões de euros referente ao exercício da última época desportiva.
Os números foram anunciados publicamente ontem (terça-feira) e consolidam uma ideia: mesmo sem o acesso à Liga dos Campeões na última temporada, o que provocou uma quebra brutal nas receitas, os bracarenses conseguiram atingir nova marca importante devido aos valores históricos registados em transferências de jogadores. Neste capítulo, as vendas de Sílvio e Pizzi ao Atlético de Madrid ganham especial relevância. Depois de anunciada a transferência do lateral para os colchoneros por um valor global de 7 milhões de euros (o SC Braga detinha 70 por cento, pelo que recebeu 4,9 milhões), fica agora a saber-se que o avançado rendeu cerca de 9 milhões de euros à SAD arsenalista, que era detentora, apenas, de 63 por cento do passe. O empréstimo na época transata rendeu 1,1 milhões, aos quais se juntam 8,05 da transferência definitiva negociada este ano. Além de Sílvio e Pizzi, há a acrescentar a venda de Kalaba, o que produz mais-valias líquidas de transferências que ascendem aos 13,65 milhões de euros
in abola.pt, 17-10-2012


«Os leões pagam a Domingos Paciência cerca de 600 mil euros por ano (enquanto não termina o contrato, válido até Junho de 2013). O técnico vai auferir o salário até ao final do vínculo caso não arranje clube entretanto. Além de Domingos, saíram mais quatro elementos da equipa técnica: Rui Santos (preparador físico), Miguel Cardoso e João Carlos (adjuntos), enquanto Vital (treinador de guarda-redes) já assumiu o cargo no Sp. Braga, com Peseiro.
Com a saída de Sá Pinto, que ganhava por ano cerca de 500 mil euros, voltaram a sair treinadores adjuntos: no caso, Tiago Moutinho e Jorge Castelo.
De referir que a verba a pagar a Domingos e Sá Pinto, pelo que o CM apurou, não incluiu os adjuntos, que também têm direito às verbas relativas à validade dos contratos que tinham com o Sporting: o de Sá Pinto seria até Junho de 2014.
Segundo o CM apurou, perante estas obrigações financeiras, o Sporting está com problemas para fechar acordo com o novo técnico (será um estrangeiro), que não vai custar menos de um milhão de euros por temporada, ponderando a SAD a duração do novo contrato para não haver risco de ter de pagar ao novo treinador nova indemnização milionária.»
in Correio Manhã, 17-10-2012


Só falta dizer que, como toda a gente sabe, a culpa da desgraça leonina (falência técnica a que acresce uma década de jejum) é do Pinto da Costa, dos árbitros, do Sistema, ... e de a partir dos anos 80 o futebol se ter transformado numa indústria (Rui Oliveira e Costa dixit). Sim, porque enquanto o futebol era um desporto (até à década de 50), os elitistas dirigentes sportinguistas estavam bem adaptados e até tocavam violino…

Nota: Os destaques no texto a negrito são da minha responsabilidade.

9 comentários:

Anónimo disse...

D. Sebastião perdeu-se na bruma e não voltou. Hoje reclama-se por salvadores por esse país adentro . O SCB já tem o seu. No início do século tivemos os Loureiros feitos heróis : vendiam bem, foram campeões, estiveram a um pequeno passo de chegar a uma final europeia e, hoje, estão a disputar a 2ª divisão. O SCB vai bem : Salvador encostou-se ao FCP desportivamente e ao SLB , na pessoa do seu presidente, nos negócios. Goza ainda do apoio de Jorge Mendes que tem uma larga influência nos negócios do futebol . Tem sido hábil em tirar partido dessas ligações, mas o SCB não terá, na minha perspectiva, muita margem de crescimento porque não tem base social de apoio para a sustentar.
O SCP é um caso exemplar, a não seguir, mas não se deve atirar pedras ao telhado do vizinho. Aguardo, ansiosamente, os relatórios e contas do FCP e da SAD.

José Rodrigues disse...

"Salvador encostou-se ao FCP desportivamente"

Expliquem-me por favor o q e' q isto quer dizer, na pratica, com exemplos especificos.

E' q eu nao vejo nada disso. Alias, nem sei ao certo o q e' q isso querera' dizer.

José Rodrigues disse...

De resto, nos ultimos anos o Braga tem sido sem duvida o clube melhor gerido em Portugal. Os resultados desportivos *e* financeiros tem sido optimos, tratando-se de um Braga.

Claro q os resultados absolutos ficam aquem de um FCP, mas isso e' comparar batatas com cenouras porque os recursos de um e outro sao muito diferentes (certamente nao se pode pedir ao Salvador q ele consiga q o Braga passe a ter tantos adeptos como os grandes....).

Fazer essa comparacao seria equivalente a dizer q o Chelsea tem sido muito melhor gerido q o FCP porque foi campeao europeu e nos nao consigamos passar dos 1/8s, o q obviamente nao faz sentido concluir.

De facto como o anonimo diz o Braga tem condicionantes de peso (a tal base reduzida de adeptos) q vao certamente limitar o seu crescimento; dificilmente passam disto (o q ja' e' optimo).

Essa condicionante traduz-se em receitas, em relacao aos grandes, intrinseca- e consideravelmente mais baixas de TV (jogos nacionais), patrocinio, quotas, bilheteira e merchandising.

Estimo (falando de cor) q esse handicap deve andar entre 15 e 20 milhoes/ano em relacao a um FCP, o q e' uma diferenca brutal.

Anónimo disse...

O problema vai ser quando o Jorge Mendes começar a cobrar os favores! Ainda os obriga a contratar o Roberto...
É que ter lucro quando se vende um jogador que nem 5 jogos fez por 9 milhões e um lateral limitadíssimo por 7, não é muito difícil.
Sem o Jorge Mendes nem um nem outro saíriam nunca por mais de 5 milhões e já eram muito bem vendidos!

Costa disse...

5M pelo Pizzi ?!

Quem os daria, a não ser um 'Saragoza' ?!

Anónimo disse...

Sim, como eu disse já seria muito bem vendido!

André disse...

Não esquecer que o sucesso financeiro do braga deriva também por exemplo do acordo surreal que fez com a camara de braga no que toca ao estádio, o Braga recebe o patrocinio do naming do estádio- 4 milhões por época, a camara paga as despesas do estádio - de manutenção chegam a ser 400mil euros por ano e o braga paga uma renda mensal de...


de...


500 euros.


Assim é fácil fazer dinheiro.

José Rodrigues disse...

400mil e' dinheiro, claro, mas convenhamos q e' uma pequenissima fraccao do handicap q tem para com um FCP (como disse, deve andar por 15-20 milhoes/ano)... e e' tb uma pequena % do lucro q tem feito (no ano em causa, nao corresponde sequer a 10% do lucro feito).

Ou seja, e' um pequeno pormenor sem relevo (ainda q seja claramente uma benesse da CMB).

José Rodrigues disse...

Dei uma vista de olhos ao R&C deles.

E' verdade q eles tem um enorme handicap a relacao a nos no q diz respeito a receitas, o q os vai limitar. Mas apesar disso assinalo que:

1) o saldo deles de (creditos de curto prazo - activo de curto prazo) e' positivo, ou seja, a nivel de tesouraria nem precisam de vender ninguem nos px 12 meses para terem as contas equilibradas, nem precisam de contrair novos emprestimos.

Compare-se isso com um saldo equivalente de 100 milhoes negativos no nosso caso, a 1 de Janeiro (agora esta' melhor, mas ainda muito no vermelho)....

2) Mais: eles tem um passivo nao corrente (> 1 ano) de...2 milhoes (!!). O nosso e' de 50.

3) Os custos com pessoal deles e' 4x mais baixo do q o nosso. Quem me dera poder dizer q os nossos jogadores, treinadores e dirigentes eram 4x melhor do q os deles... melhores sim, 4x vezes claro q nao.